IPTU pode ser pago com descontos até o dia 29 de maio

A Secretária de Fazenda de Tangará da Serra, Valnicéia Picolli esteve nos estúdios do programa o Povo no Rádio nesta 2ª-feira (27), para falar sobre o tema. Segundo ela, a distribuição dos carnês deve ser concluída no máximo até a próxima semana.

Ela ressaltou que o IPTU é o imposto do município e uma das principais rendas do município. “É importante que a população entenda isto e pague o IPTU. Desde que o prefeito Fábio assumiu esta gestão, a gente vem tentando facilitar a vida do contribuinte para conseguir pagar este imposto. Em 2013 conseguimos na Câmara com apoio dos vereadores que também tem esta preocupação, que fosse aprovado projeto de lei que desses 30% de desconto no valor do ITPU. Descontos também na dívida ativa e parcelamentos da dívida ativa”.

Neste ano, a Câmara também entendeu a necessidade e aprovou por unanimidade o projeto de lei visando desconto. “Quero aqui agradecer a Câmara de Vereadores. Neste ano está sendo concedido desconto de 25% no IPTU deste ano. Não conseguimos oferecer os 30%, mas os 25% também não é pouco. É um quarto do imposto. O vencimento prorrogamos também. O último dia com o desconto é 29 de maio e temos também desconto de 100% na dívida ativa nos juros e multa para pagamento até 22 de maio”, disse Valnicéia. De 23 de maio até 31 de agosto o desconto nos juros e multa da dívida ativa cai para 75%.

Ela ressaltou que sempre sai ganhando o contribuinte que paga dentro dos prazos previstos com desconto. “O bom pagador, que paga seu imposto em dia sempre é mais beneficiado. Em 2013, por exemplo, com os 30% de desconto, quem não pagou se for pagar este ano, tirando 100% do juro e multa, ainda paga 42% a mais do que quem pagou em 2013. A gente precisa deste dinheiro que está lá inscrito em dívida ativa, porque a população necessita de muitas ações. Nossa cidade tem um déficit de muitos anos de investimento em asfalto e saúde, por exemplo”, disse a Secretária.

Fonte: Marlenne Maria - Redação Radio Pioneira