Guias para pagamento do IPTU 2015 estão sendo entregues

A guia entregue é para pagamento em parcela única

A Secretaria Municipal de Fazenda de Tangará da Serra (Sefaz) iniciou na última semana, através dos fiscais do setor, a entrega das guias para pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) deste ano nos domicílios dos contribuintes tangaraenses.

De acordo com a secretária Municipal de Fazenda, Valnicéia Picoli, o trabalho iniciou no bloco central, onde a entrega já foi concluída, e agora está sendo realizada nos bairros tangaraenses. A previsão é que a entrega seja concluída até a próxima semana. “São mais de 40 mil carnês que serão entregues”, afirma a responsável pela pasta, ao destacar que a guia entregue é para pagamento em parcela única, com vencimento para o dia 29 de maio.

Ainda de acordo com a secretária, para aqueles que ainda não receberam sua guia ou que queiram parcelar o pagamento, as mesmas também podem ser emitidas pelo próprio cidadão pela internet, no site da Prefeitura – www.tangaradaserra.mt.gov.br. Na internet, os munícipes tangaraenses podem emitir boletos para pagamento em parcela única, com desconto de 25% para contribuintes sem débitos junto ao fisco municipal, além da opção de parcelamento em até nove vezes, de acordo com valor lançado. Àqueles que optarem pelo parcelamento, o primeiro pagamento também está programado para o dia 30 de abril.

Ao contribuinte com débitos municipais vencidos, inscritos ou não em dívida pública tributária e não tributária, bem como as que se encontram em processo de execução fiscal, a secretária lembra que o município concederá desconto de 100% dos juros e multa para o pagamento integral da dívida até o dia 22 de maio. “Se o contribuinte pagar seus débitos antigos até o dia 22 de maio, poderá procurar a secretaria para retirar seu carnê do IPTU deste ano com os descontos de 25%”, explica, ao destacar que a partir desta data, 23 de maio até 30 agosto, o contribuinte que acertar seus débitos atrasados, em cota única, ganhará desconto de 75% dos juros e multa. 

“O IPTU é a principal receita do município (…) uma receita extremamente importante que vai contribuir com ações na saúde, na educação, na infraestrutura, enfim, em diversos serviços de melhorias. Então é muito importante que a população pague seu IPTU para que o município possa devolver em ações”.

No ano passado, segundo a secretária, mais de 60% do valor lançado foi recebido e o objetivo para este ano é ultrapassar essa marca. “Por isso contamos com a colaboração da população”. O montante lançado em IPTU este ano ultrapassa os R$ 17 milhões.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS