Fethab: Luiz Henrique sugere parceria com cidades vizinhas

Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB) sugeriu ao Poder Executivo Municipal que procure prefeitos das cidades da região e definam, em conjunto, prioridades regionais. A proposta é que escolham estradas importantes para ambas as cidades, que precisam de reparos e manutenção, para que os recursos – aplicados em conjunto, rendam mais obras em favor da população.

O vereador também reclamou do montante a ser recebido por Tangará da Serra dos recursos do Fethab. O vice-presidente da Câmara Municipal, durante a discussão do projeto que altera o Orçamento do Município para o recebimento de mais de R$ 2 milhões e 700 mil durante o ano (PL 029), sugeriu que o Município de Tangará se empenhe em buscar parcerias com cidades vizinhas, que também receberão dinheiro do fundo, para otimizar os recursos.

“Acho que fazer essas parcerias é legalmente possível. E, além disso, há situações que interessam muito mais a Tangará do que a outras cidades, mas que podem ser entendidas como prioridades regionais. Com certeza, com esses recursos somados, será possível fazer mais. Fica a minha sugestão”, afirmou.

Luiz Henrique lamentou que os recursos são poucos diante do grande número de vias não pavimentadas. Outro fator a ser considerado, afirmou o parlamentar, é a importância de Tangará da Serra na arrecadação do Fethab.

“Que os recursos que estão previstos para serem recebidos são uma vergonha, são mesmo. É um dinheiro necessário, claro, mas é muito pouco diante do que se produz em Tangará da Serra, diante a contribuição que nossa cidade faz a Mato Grosso”, defendeu Luiz Henrique.

O QUE É - Fethab o Fundo Estadual de Transporte e Habitação, uma contribuição (imposto) definido pela legislação estadual de Mato Grosso, destinada a financiar o planejamento, a execução, o acompanhamento e avaliação de obras e serviços de transportes e habitação em todo o território mato-grossense.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa