Encontros buscam fortalecer a piscicultura em regiões polo

Evento objetiva agregar piscicultores, integrar cadeia produtiva e melhorar qualidade do produto

A piscicultura é um segmento do agronegócio que não para de crescer e de se destacar como vocação produtiva em Mato Grosso. Em 2013, o Estado conquistou o primeiro lugar do ranking nacional de produção de peixes, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em dezembro do ano passado. MT produziu 75 mil toneladas em 2013, perfazendo 20 mil toneladas a mais do que o Paraná, na segunda colocação.

Esta conquista foi um marco na história da piscicultura e do agronegócio mato-grossense, pois saltou duas colocações em um ano - ocupava a terceira colocação (48 mil toneladas), atrás de Santa Catarina e Paraná, em 2012. Cerca de 940 piscicultores e 4 mil pessoas atuam no ramo, de acordo com a Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat).

Visando agregar os piscicultores mato-grossenses, integrar os diversos elos da cadeia e a melhoria do produto, o Sebrae Mato Grosso vai realizar, em maio, três eventos para este segmento. O Encontro de Piscicultores será nos dias 7 e 8 de maio em Sorriso; 14 e 15 em Cuiabá; e nos dias 28 e 29 de maio em Tangará da Serra.

“Optamos por realizar encontros regionais e em Cuiabá, este ano, para agregar e facilitar a participação de produtores de peixes dos principais polos de piscicultura do Estado”, informa Valéria Pires, analista da Unidade de Agronegócios e gestora do Projeto de Piscicultura do Sebrae MT.

As inscrições para o Encontro de Piscicultores em Sorriso, Cuiabá e Tangará da Serra já estão abertas no 08005700800. O custo é de R$ 80/pessoa.

Fote: ExpressoMT - Assessoria Sebrae