Vereadores e especialistas discutiram recursos hídricos em Tangará

A Câmara Municipal de Tangará da Serra realizou na ultima sexta-feira o Evento “Água, nosso bem maior”, em comemoração ao Dia da Água. O evento foi realizado pelo Legislativo como resultado de um requerimento apresentado pelo vereador Sílvio Sommavilla (PV) - proposta que foi aprovada pelos demais parlamentares e pelo presidente da Câmara, vereador Romer Japonês (PR).

Em discurso, Sommavilla afirmou que é preciso entender que ainda há tempo de reverter a situação desastrosa que se apresenta para o futuro. “Até 2040, os números indicados por estudos sérios a respeito do tema, a precipitação de água será reduzida em 30%. Nossa região, pela quantidade de habitantes e pelo volume de água de que dispõe, não será tão prejudicada, mas podemos fazer mais pelas próximas gerações. E é por isso que temos que discutir água, nosso bem maior.

Durante o evento, especialistas falaram sobre os rios de Tangará da Serra, mudanças que já foram registradas e apresentaram aos presentes medidas que podem ser adotadas. Economia de água, reaproveitamento, aproveitamento da água das chuvas, sustentabilidade, ações de preservação ambiental e possíveis prejuízos – caso nada seja feito – foram temas discutidos pelos palestrantes.

Durante o evento, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Tangará da Serra (Samae), Wesley Lopes Torres, falou sobre o Projeto Produtor de Água, que tem como objetivo estimular a preservação ambiental. O engenheiro sanitarista Renato Gouveia apresentou dados e fotografias que mostraram as mudanças provocadas pela ação do homem no Rio Queima-Pé e a professora, doutora Edenir Serigatto, falou sobre os “Rios de Tangará: Belezas e desafios”.

PRESENÇAS – O evento contou com a presença do deputado estadual Wagner Ramos (PR), do deputado estadual Saturnino Masson (PSDB), e dos vereadores Niltinho do Lanche (Pros), Professor Vagner (PSDB), Fabão (PSDB), Azenate Carvalho (PMDB), Weliton Duarte (PT), Maurizan Godoi (PMDB) e Zedeca (PMDB).

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa