Sema divulga balanço do período de piracema, 654 kg de pescado ilegal

Mais de R$69 mil em multas aplicadas as pessoas que infringiram a lei

O período de piracema encerrou neste último sábado, 28. Quem gosta de pescar já aproveitou este domingo para exercer a atividade. De acordo com o diretor da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Jeferson Zuchi, em Tangará da Serra e região a fiscalização atuou neste período em parceria com a polícia militar e a polícia ambiental de Barra do Bugres. “Foi um ano em que observamos uma redução no número de apreensões e constatações de pesca ilegal, porém ainda é um número significativo de constatações de atos criminosos caracterizados pela pesca predatória”, disse Jeferson informando que o principal crime combatido neste período foi o transporte de pescado.

Foram apreendidos 654 kg de pescado e expedido mais de R$69 mil em multas aplicadas as pessoas que infringiram a lei. Segundo Jeferson as denúncias por parte da população colaboraram para identificar os principais pontos de pesca no rio Sepotuba e demais rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Pantanal. “Neste período realizamos barreiras, visitas a estabelecimentos e pontos de venda do pescado monitorando o estoque de pescado destes estabelecimentos devidamente cadastrados com intuito de coibir o comércio ilegal de peixes”. Informou o diretor.

O período de piracema, em que fica proibida a pesca, é definido pelo Conselho Estadual de Pesca com base em estudos e monitoramento de reprodução e desova dos peixes. O período teve início no dia 7 de novembro de 2014 e terminou em 28 de fevereiro de 2015. “Recebemos propostas feitas pelo Ministério Público Estadual para aumentar este período, por enquanto o Conselho Estadual de pesca está avaliando esta possibilidade e poderá ocorrer mudanças para o próximo período de piracema”, finalizou Jeferson.

Kelli Krause - Redação DS