Obras do aeroporto de Tangará

Uma das primeiras visitas dos técnicos do consórcio foi realizada em março de 2014

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) estuda iniciar ainda este ano as primeiras licitações do Programa de Investimentos em Logística em Aeroportos. A informação foi divulgada na última semana por um site de notícias da capital do Estado, afirmando que cinco aeroportos mato-grossenses estão entre os mais avançados e já poderão entrar no processo que deve começar no segundo semestre deste ano.

“Cinco aeroportos do Mato Grosso estão entre os 54 mais adiantados do programa. Caso eles estejam sem questões legais e ambientais pendentes, poderão iniciar o processo de licitação”, informou a assessoria de imprensa da SAC, afirmando estar entre eles o de Tangará da Serra. Também estão na lista os de Alta Floresta, Rondonópolis, Sinop e Vila Rica.

Para que isso seja possível, o Executivo Municipal de Tangará da Serra está buscando toda a documentação necessária. “Estamos providenciando o levantamento da ampliação de área para que eles possam licitar ainda este ano (…) é um procedimento que pode acontecer ao longo do ano e as obras, de fato, somente no ano que vem”, comentou o prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB).

Ainda de acordo com Junqueira, uma empresa foi contratada para elaboração do projeto de todos esses aeroportos regionais – Consórcio Progen/Planway – que já realizou todas as vistorias necessárias para sua produção. “Tudo isso está encaminhado, tanto é que já nos passaram uma cópia do projeto da área a ser desapropriada”, contou, ao ressaltar que agora o município está buscando os documentos necessários (legais e ambientais) para sua licitação. O aeroporto que será construído em Tangará será de Classificação 2C, com capacidade para seis aeronaves.

Fabíola Tormes - Redação DS