Município pode usar meios judiciais para garantir transporte coletivo

Turis divulgou que encerrará atividades em Tangará da Serra no final desse mês

Diante do empasse do encerramento das atividades prestadas pela empresa Turis em Tangará da Serra, o Município poderá buscar medidas judiciais a fim de garantir o serviço essencial à toda população da cidade. A companhia, que é responsável por realizar o deslocamento da população da cidade, deve paralisar os serviços de transporte coletivo a partir do dia 31 desse mês.

De acordo com o coordenador de Trânsito de Tangará da Serra, Tony Hirotta, a empresa ainda não notificou o município a respeito do fato. “Portanto como não recebemos oficialmente, a empresa tem obrigação por serviço essencial de continuar com as atividades. Ele [gerente da empresa] veio conversar pessoalmente e disse que iriam promover essa documentação, mas não promoveram, então não tem base legal”, afirmou Hirotta, ao destacar que durante dois anos, o Município procurou a empresa para realizar discussão de melhoria, porém a companhia nunca apresentou interesse.

“A própria empresa acusa a gestão de duas vezes eles nos procurar e não ouvirmos, contudo todas as vezes pedimos para eles apresentarem primeiro uma planilha orçamentária de custos para que aí sim pudéssemos discutir aumento. Como nunca foi apresentado não temos como autorizar aumento, sem preço real do custo na operacionalização do serviço. A empresa está criando um problema social sem que ela tenha interesse de resolver”, enfatizou o coordenador de trânsito.

Rodrigo Soares / Redação DS