Consumidores reclamam de aumento na conta de energia

Em alguns casos, conta quase dobrou o valor

Usuários de energia elétrica fornecida pela Companhia Energisa, de Tangará da Serra, estão preocupados com o aumento na conta de luz desse mês. Em alguns casos, a fatura atual quase que dobrou de valor, se comparando com o mês passado. O fato vem gerando espanto aos consumidores, que procuram explicações.

É o caso da secretária Maria Lúcia, que mostrou o aumento à reportagem do DS. Segundo ela, no mês de janeiro a conta chegou no valor de R$ 100, preço que geralmente era cobrado em todas as faturas, o que não foi muito diferente em fevereiro. Contudo, ao verificar o valor do mês atual, a secretária ficou espantada com R$ 182 de cobrança. “Fiquei assustada e preocupada, porque não mudei em nada a minha rotina. Sempre temos um cronograma para pagar em dia nossas contas, daí agora repentinamente quase dobra o valor da conta de energia. Um absurdo”, reclamou a consumidora, ao reforçar que o valor cobrado não corresponde com o uso real.

A situação não é diferente com o aposentado José Martins, que mesmo economizando sempre, a tática não funcionou no mês atual. “Minha conta antes vinha no valor de 150 reais e em março agora chegou em mais de 220 reais. Não usei a mais todo esse valor, ao contrário, sempre aconselho minha família a economizar, assim como faço”, relatou.

Vale destacar que desde o início desse mês a tarifa de energia elétrica aumentou cerca de 23,4% para todos os brasileiros. Em Mato Grosso o impacto foi ainda maior, chegando a 28,7%. Já no Norte e Nordeste, o aumento médio foi de 5,5 %. 

Para este ano 2015, o Governo Federal já anunciou dois aumentos no conta de luz, um ordinário e outro extraordinário que passaram a vigorar a partir do mês de março e no segundo semestre, respectivamente, o que justifica o aumento na conta de todos os consumidores.

A reportagem tentou entrar em contato com a empresa responsável pelo fornecimento de energia para falar sobre o assunto, mas até o fechamento dessa edição não obteve resposta.

Rodrigo Soares / Redação DS