Câmara realiza Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher neste sábado

A Câmara Municipal de Tangará da Serra realizará no próximo sábado, dia 07, uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento acontecerá no auditório da OAB a partir das 8h30, quando personalidades da cidade receberão certificado de Mulher Cidadã, de acordo com a Lei Municipal 3.715/2011.

“A Sessão Solene Especial é destinada especialmente a homenagear mulheres que no seu dia a dia, dedicam-se nas mais diversas causas para a defesa dos direitos da mulher e dos interesses sociais da coletividade”, explica o presidente da Câmara Municipal, vereador Romer Sator Yamashita.

A solenidade faz parte das comemorações dia Semana Municipal da Mulher, que tem como finalidade criar oportunidade e instrumentos para o debate sobre as políticas públicas para a questão de gênero e sobre os direitos e interesses das mulheres, com o objetivo de esclarecer, informar e formar a opinião pública acerca das políticas de gênero e dos direitos e interesses da mulher.

De acordo com a lei municipal, durante a Semana da Mulher os órgãos públicos municipais devem se empenhar em discutir a atenção integral à saúde da mulher; a participação da mulher no mercado de trabalho e na política; o combate ao preconceito e à violência doméstica e familiar contra a mulher; cultura, esporte e lazer; qualificação profissional e geração de ocupação e renda; e direitos reprodutivos e sexualidade. Já a Câmara Municipal é responsável por realizar a sessão solene com a entrega de títulos a personalidades femininas, sendo estas indicadas pelos vereadores.

A Sessão Solene Especial deve ser, de acordo com a lei, presidida por uma vereadora designada pelo Presidente da Câmara. Este ano a sessão será presidida pela vereadora Dona Neide (PSD). Durante o evento as homenageadas receberão o certificado “Mulher Cidadã” que é outorgado pela Câmara Municipal às mulheres que reconhecidamente tenham oferecido contribuição relevante em defesa dos direitos da mulher e dos interesses sociais da coletividade.

HOMENAGEADAS – Este ano, receberão a homenagem da Câmara das mãos da vereadora Azenate Carvalho (PMDB) as senhoras Francisca Maria Vieira, Isabel Sanches Rodrigues e Nair de Souza Oliveira. Das mãos da vereadora Dona Neide, receberão as homenagens as personalidades Maria de Fátima de Oliveira Rocha, Rozimar Torres e Brígida Maria Fischer. O vereador Fabio Brito (PSDB) vai entregar as homenagens à Sueli de Fátima da Silva Santos, Débora Tereza Mazzutti e Maria Socorro de Souza. E o vereador Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB) entregará homenagens a Célia Terezinha Gomes Bonzanini, Andrea Cristina Gonçalvs e Tânia Terezinha Walendowsku Zílio.

Já o vereador Maurizan Godói (PMDB) indicou para receberem as homenagens as senhoras Carmen Lucia Mendes de Araujo Olynto, Evânia Felix da Silva Gragel e Simone Maria Barbosa de Souza. E o vereador Niltinho do Lanche (Pros) apresentou os nomes de Adriane Fernandes de Souza, Nilvane Ribeiro Dalla Pria e Silvenice Maria de Oliveira Sampaio. O vereador Professor Sebastian (Pros) indicou Adma Garcia Maran Martinez, Jô Pacheco e Maria Angelina Rodrigues Souza. As indicadas do vereador Professor Vagner (PSDB) são Diva Rodrigues Da Silva Guimarães, Selma Ferreira Lima e Sandra Maria Rosolen Lima. E o vereador Rogério Silva (Pros) entregará homenagens a Verônica P. Missio, Leila Maria Ortega dos Santos e Angela Malsisa Ricci.

O presidente da Câmara, vereador Romer Japonês entregará o certificado “Mulher Cidadã” às suas homenageadas Márcia Regina Kappes Ribeiro, Maria Aparecida Santos Rosa e Mika Hirota Tanaka. O vereador Silvio Sommavilla (PV) indicou as senhoras Naurina Gonzaga Herrero, Maria Luiza Lang e Rosina Gomes de Souza; enquanto o vereador Weliton Duarte (PT) indicou Jandira Joaquina de Moraes, Catarina Furquim de Freitas e Lidia Soares Gonçalves. Já o vereador Wellington Bezerra (PR) indicou Iria Welter Girardi, Silvana Maria Vizzotto Varnier e Marlova Meliça Marangoni. E o vereador Zedeca (PMDB) terá como homenageadas as senhoras Delia Benedito da Silva, Osmarina Rodrigues Soares e Shirlei de Lourdes Hilario Faria.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa CMTS