Patrulha Mecanizada será entregue a comunidade Vale do Sol I

Atualmente a Secretaria de Agricultura tem seis patrulhas mecanizadas em atividade

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Tangará da Serra fará nesta quarta-feira, dia 21 de janeiro, a entrega de uma patrulha mecanizada a Comunidade Vale do Sol I, região mais conhecida como Boa Vista. 

O equipamento, composto por um trator 283, carretinha, arado, grade, roçadeira, três brocas perfuradoras, enxada rotativa e outros implementos, será utilizado pela comunidade a fim de auxiliar no desenvolvimento da agricultura local. “O que pretendemos com isso é melhorar o atendimento nesta comunidade, que anteriormente era realizado por particulares ou pela própria secretaria de Agricultura, através de nossos implementos, porém não da forma satisfatória, tendo em vista que tínhamos que atender também outras regiões. Então, tendo essa patrulha com a gestão da comunidade será mais fácil se organizarem de acordo com o calendário agrícola e atenderem os produtores locais”, explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ander Santos. 

A patrulha mecanizada, segundo o responsável, será repassado a associação através de um contrato de uso – Lei de 2013 – e deverá ser utilizada mediante plano de trabalho já apresentado ao município, sendo que sua utilização deverá ser comprovada através de relatório quadrimestral. “Nós damos esse auxílio, esse subsídio, porém a comunidade tem que estar organizada para atender os quesitos que regem a legislação”, ressalta. Ainda de acordo com Santos, o equipamento que será estregue atenderá cerca de 190 famílias que hoje residem no assentamento. “Esse trator irá atender toda a região”.

Atualmente a Secretaria de Agricultura tem seis patrulhas mecanizadas em atividade atendendo diversas comunidades rurais – uma na Triângulo, duas no Assentamento Antônio Conselheiro (Agrovilas 5 e 26), uma no Vale do Sol II, uma na Linha 12 e uma pá carregadeira com a Associação dos Avicultores.

Comitiva avaliará escoamento de grãos nas BRs 163 e 364

Uma caravana formada por produtores rurais e entidades do setor produtivo de Mato Grosso vai percorrer 730 quilômetros entre as rodovias federais BR-163 e 364 no estado para averiguar as condições dos corredores de escoamento de produção. A missão integra o projeto Estradeiro.

De acordo com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja-MT), o evento começa nesta quarta-feira, 21, pela BR-163, saindo de Cuiabá em direção a Sinop, e do norte do Estado segue até Rondonópolis, sul de Mato Grosso, com encerramento no dia 23. “A importância do percurso é avaliar o momento do início do escoamento da soja no Estado na safra 2014/2015 justamente no principal corredor, formado pelas BR-163 e BR-364, que se sobrepõem em diversos trechos, em direção ao sul do Estado”, disse a Aprosoja-MT. 

No primeiro dia do percurso, a Caravana sai de Cuiabá e segue para Sinop. No segundo dia, sai de Sinop por volta das 8 horas e vai até Rondonópolis, atravessando as BR-163 e BR-364. Os dois trechos prioritários das obras da Rota do Oeste (entorno de Rondonópolis e região do Posto Gil, em Diamantino) serão averiguados já nesse dia. Na manhã seguinte, a viagem segue até o canteiro de obras da empresa Rota do Oeste, que fica no Km 95 da BR-163, a cerca de 20 Km de Rondonópolis. O grupo retorna a Cuiabá na sequência.

Fabíola Tormes / Redação DS