Weliton Duarte comemora proximidade das obras de asfalto na região da Grande Esmeralda

O presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra, vereador Weliton Duarte (PT), está entusiasmado com a proximidade das obras de pavimentação asfáltica que serão realizadas na região conhecida como Grande Esmeralda – Vila Esmeralda, Jardim San Diego, Monte Líbano, Jardim Presidente e Vila Alta III. No total, os bairros receberão do Governo Zé Pequeno (PT), mais de 88 mil e 700 metros quadrados de asfalto.

“Os investimentos em pavimentação trarão, como reflexo, a melhora da saúde dos moradores. No período de seca é comum, principalmente entre crianças e idosos, o aparecimento de doenças respiratórias e dermatológicas. Isso, agora com as obras da Prefeitura, deve diminuir muito. É esse o objetivo, realizar obras que tragam mais conforto, obras que deixem os bairros mais bonitos, mas que tragam mais qualidade de vida para as pessoas”, afirma Weliton Duarte.

No Jardim Monte Líbano o asfalto chegará para os moradores da Rua 05 (entre a Rua 60 e a rua 50A, 540 metros), e para os moradores das ruas 3-A, 5A, 7A, 60A, 56A, 54A, 52A, 50ª e 09ª. No total serão 17 mil 721,16 metros quadrados de asfalto, sendo 1 mil 772 metros de extensão, e ainda 3 mil 325 metros de meio-fio.

Enquanto isso, o Residencial San Diego receberá 25 mil 490 metros quadrados de pavimentação. Em extensão, serão 2 mil549 metros de asfalto e ainda 5 mil e 98 metros de meio-fio. No bairro serão atendidos os moradores da Rua 03 (entre a Rua 74A e a rua 64B, com 620 metros de extensão), e ainda os moradores das ruas 05, 09, 60A, 62A, 64A, 64B, 66B, 68B, 70B e 74ª.

Na Vila Esmeralda I e II serão 11 mil 665 metros quadrados de asfalto, com extensão de 1 mil 241 metros e ainda 1 mil 914 metros de meio-fio. A Rua 17 receberá asfalto em 440 metros de extensão, a Rua 01 em 320 metros de extensão e a Rua 05 em 210 metros. Também receberão asfalto as ruas 02, 03 e 08. Os moradores do Jardim Presidente receberão 8 mil e 56 metros quadrados de asfalto. As ruas atendidas serão A, B, C, D, E, 14, 16, 18, 20 e 22, além das travessas 16-B e 18-B.

A Vila Alta III receberá um total de 25 mil 831 metros quadrados, sendo 2 mil 583 metros de extensão e ainda 5 mil 166 metros de meio-fio. Serão atendidos os moradores das ruas 07, 09, 36A, 34A, 32A, 13, 30B, 32A e da Avenida 38-A.

APROVADO NA CÂMARA - O presidente da Câmara também chamou a atenção para o fato de que o Projeto de Lei 073, que autorizou recursos de mais de R$ 6 milhões e 800 mil para as obra de pavimentação, recebeu amplo apoio no Legislativo. Segundo Duarte, a aprovação do projeto do Executivo por unanimidade, o que revela o interesse dos vereadores em aprovar iniciativas que tenham como objetivo melhorar a vida do povo.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

Wilson Verta toma posse com muitas ideias para contribuir com o Município

Na 32ª Sessão Ordinária realizada na terça-feira (23) o suplente a vereador Wilson Verta (PDT) tomou posse em substituição ao vereador que se licenciou Rogério Silva (PROS).

Verta que é há anos Cirurgião Dentista de profissão, Pós Graduado em Odontologia do Trabalho e Prótese Dentária e Mestrando em Educação da Ciência Médica, tendo também grande atuação no projeto esportivo “Estrela da Serra” de judô já há 12 anos passando pelo projeto aproximadamente 3.500 jovens.

Sempre atuando dentro da sociedade tangaraense Wilson Verta através de Clubes de Serviços, Conselho de Segurança, dentre outros.

Na tribuna falou, “agradeço a acolhida por todos os vereadores e estão todos de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo dentro deste legislativo. Em minha primeira fala não poderia ser diferente, um alerta, sobre a importância da segurança pública em nossa cidade. Estou envolvido há muitos anos em relação ao menor tanto que a minha indicação ao poder público é a viabilização da Praça dos Pioneiros com equipamentos esportivos e de lazer. Precisamos resgatar nossas crianças e jovens, não podemos deixar eles sem referencia e esta vem do professor, dos seus pais, enfim das pessoas de bem. Infelizmente hoje não vem acontecendo isso, por isso meu alerta, o que está sendo feito para este resgate destes jovens, nossos projetos sociais estão quase acabando, se nós não trabalharmos a base, o menor, através de esportes, projetos culturais, música, dança, nós estaremos perdendo estas crianças para as pessoas do mal, então peço que na próxima LDO seja incluído apoio a estes projetos de entidades sérias para que o Município ajude-as pois sai muito mais barato, como exemplo sito a Associação Fonte de Luz no Jardim dos Ipês, onde tem duas pessoas trabalhando e trinta pessoas voluntárias, desta forma gastando pouco com pessoal e esta contra partida o Município pode dar. Temos que refletir, pois em todos os bairros de nossa cidade nossas crianças e jovens precisam de atividades e o esporte é o mecanismo de resgate, temos que trabalhar para que seja incluída na LDO esta ajuda mesmo que básica para que possamos resgatar nossas crianças e jovens, não podemos deixar da maneira que está, pois se não trabalharmos a base teremos o bandido de amanhã. Temos também que trabalhar a terceira idade, pois com o resgate de nossas praças dando início pelas centrais que são referencia, mas que em todos os bairros tenham praças públicas para que da mesma forma tenham manifestações culturais, manifestações religiosas, atividades de forma geral, onde tem a pessoa da terceira idade, a família , não instala bandido, precisamos de lazer, Tangará da Serra não tem lazer, e onde não tem lazer tem o problema, agradecendo a todos’’, finalizou.

Lauro Vaccari 
Assessoria de Comunicação e Imprensa

CME Fábio Diniz Junqueira recebe evento Segurança e Cidadania

No último domingo, 21, a equipe de profissionais do CME Fábio Diniz Junqueira recebeu o evento Segurança e Cidadania que foi realizado pela Polícia Militar, Prefeitura Municipal e várias entidades parceiras.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Iolanda Garcia, o objetivo do evento foi levar ao cidadão serviços e orientações sobre a própria segurança e o exercício da cidadania. Todos moradores da grande região do Jardim dos Ipês participaram de mais de 30 atividades durante toda a manhã do domingo.

“A união da equipe para atender a comunidade demonstra a importância da unidade escolar para o local e firma a educação além das quatro paredes da sala de aula. “É importante conviver e estar presente na comunidade onde trabalhamos, afinal é para essa população que prestamos serviços”, declara a secretária.

Fonte: Assessoria SEMEC

Semas realiza encerramento do curso de gestantes

Na última sexta-feira, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Tangará da Serra realizou o encerramento de mais um curso para gestantes. Esta foi a 3ª edição deste ano e contou com participação de 24 mulheres.

Para a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes Blanco Pollon, essa interação com as gestantes é muito importante, pois além do aprendizado manual das técnicas de artesanato são aplicadas palestras quanto ao cuidado com o recém-nascido. Desta forma, após três meses, período de duração do curso elas saem com mais conhecimento tanto na parte de lidar com o filho quanto nas artes. No encerramento estiveram presentes todas as gestantes atendidas pelos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Foram entregues kits para cada participante contendo banheira, bolsa de maternidade, manta, fraldas e cueiro, tudo confeccionado pelas mãos das futuras mamães.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMTS

Serraprev realiza audiência pública nesta quarta-feira

O Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores Públicos de Tangará da Serra (Serraprev) realiza nesta quarta-feira, 24, audiência pública com todos os servidores efetivos durante os três períodos no Centro Cultural.

De acordo com o presidente do Serraprev, Heliton Luiz de Oliveira será apresentada a prestação de contas do Serraprev dos últimos três anos, explanação dos requisitos básicos para benefícios, contribuição de 11% sobre renda variável, afastamento do servidor – necessidade de elaboração de documento para opção de recolhimento, requisitos para Aposentadoria e Aposentadoria Especial, informar as alterações na Lei Complementar nº 153/2011 em seguida o espaço será aberto para os questionamentos dos servidores a fim de suprir as dúvidas.

Os horários das audiências serão pela manhã a partir das 8h, à tarde com início às 14h e à noite às 19h. A pauta nos três horários será igual. Foi dividido assim apenas para facilitar o acesso dos servidores. Os funcionários poderão comparecer na audiência no horário que foi combinado com o secretário de cada pasta. No encerramento será disponibilizado um certificado comprovando a participação e assim justificando a ausência no serviço, explica o presidente.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMTS

Proposta de passar primeiros socorros do SAMU para bombeiros em Tangará continua em estudo

A Prefeitura Municipal ainda não definiu a permanência ou não do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Tangará da Serra. O Prefeito José Pereira anunciou há alguns dias a possível extinção do Serviço no município tendo em vista que o Estado não está fazendo os repasses que deveria.

A Controladoria Geral da União (CGU) impede que o Município pague salários de servidores que não são do quadro efetivo, sob pena de responsabilização do gestor. Há também um mandato judicial fruto de uma Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público em função de problemas de funcionamento do órgão.

Estas questões levaram o chefe do Executivo a definir um destino para o Samu em Tangará. Para a população não ficar sem atendimento ele propôs à 3ª Companhia Independente Bombeiros Militar (CIBM) uma parceria. A ideia a princípio é disponibilizar estruturas físicas, materiais e humanas para que o serviço seja mantido com a mesma qualidade.

No entanto o tenente-coronel da 3ª CIBM Antônio Carlos Barbosa disse em entrevista à Rádio Pioneira que para firmar estas parcerias algumas exigências foram feitas ao Município. Quando foi proposta a parceria o comandante foi até Cuiabá para se reunir com seus superiores e recebeu orientações do que deveria ser feito. “Colocamos tudo o que queríamos no papel e encaminhamos a minuta ao prefeito. Estamos aguardando a resposta”, comentou. 

Barbosa destacou que entre as exigências do comando está a disponibilização das viaturas do Samu, enquanto não são devolvidas oficialmente para União, juntamente com profissionais concursados. “Ele submeteria uma escala com administrações distintas e trabalharíamos em parceria”, frisou.

Foi colocado ainda na minuta que quando as viaturas fossem devolvidas à União, o Município fizesse a aquisição de um novo veículo com as mesmas exigências do Samu e garantisse sua manutenção mecânica assim como a relativa ao material de Atendimento Pré- Hospitalar (APH). “Iremos ouvir oficialmente o posicionamento do Executivo. O serviço de atendimento pré-hospitalar é obrigatório e faz parte de nossas atividades, mas em caso de urgência e emergência, clínico não. Agora, tudo depende da visão das exigências da prefeitura. Partimos da nossa necessidade e agora estamos esperando o posicionamento do Executivo”, concluiu.

Fonte: Lucélia Andrade - Redação RP

Mais uma edição do Rebanhão é realizada em Tangará

A Renovação Carismática Católica (RCC) de Tangará da Serra realizou no final de semana a edição do Rebanhão 2014. O evento, que aconteceu no salão paroquial da Igreja Matriz, teve início no sábado e encerrou-se no domingo com a missa.

Superando as expectativas da organização, aproximadamente quatro mil pessoas de toda a região prestigiaram os dois dias de evento. “Um público realmente muito grande, superando as nossas expectativas devido até mesmo ao clima. O povo acolheu o chamado e compareceu”, afirmou Leandro Araújo, coordenador do Rebanhão 2014.

Além de missas, o evento contou novamente, com a participação da missionária e pregadora, Vera Casagrande da Comunidade Sagrada Família no Paraná, muito conhecida no meio religioso por ministrar palestras e conduzir momentos de oração, cura e libertação em eventos por todo o Brasil.

O Ministério Nova Canção foi responsável pela animação do público com canções de reflexão e louvor. Na noite de sábado (20), após a missa, a adoração e louvor para a juventude ficou por conta do Ministério Missão Maior.

Segundo Leandro, o Rebanhão tem a função de permitir que as pessoas tenham um encontro mais profundo com Deus e depois encaminhá-las a participar de outros eventos da paróquia. “A grande importância é levar o povo a conhecer Deus, é uma oportunidade diferente onde reúne pessoas que têm e que não têm uma convivência dentro da Igreja, ou mesmo por curiosidade, vão ao encontro com Deus e dessa forma começam a se engajar nos movimentos e pastorais que a paróquia oferece”, disse.

Leandro deixa ainda um convite a toda a população para participar das próximas edições. “As pessoas que não conhecem se preparem para o ano que vem. Faço o convite às pessoas que participaram do Rebanhão 2014 a participarem também dos grupos de oração da Renovação Carismática Católica e se preparem porque ano que vem terá muito mais”, encerrou.

Fonte: Redação Pioneira

Semana Farroupilha é encerrada com grande sucesso em Tangará

Quem passou pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aliança da Serra durante a Semana Farroupilha teve a oportunidade de prestigiar uma vasta programação preparada com muito carinho para população de Tangará da Serra.

Em sua XXVI edição o evento que teve aberta na última quarta-feira, 17, com acendimento da Chama Crioula e celebração da Missa Crioula foi marcado pelo tradicional Café de Chaleira, torneios de Bocha e Bolão, Grenal jantares , fandango e apresentações das Invernadas Artísticas. A animação ficou por conta do Grupo Herança de Gaiteiro.

No encerramento ocorrido neste domingo foi servido o tradicional e requisitado Costelão acompanhado de arroz, salada, maionese, mandioca e cuca. Houve ainda apresentações das Invernadas Artísticas [infantil e veterano] e fechando com chave de ouro a ‘Domingueira’ com o Grupo Herança de Gaiteiro.

Para o patrão do CTG Aliança da Serra, Jackson Storck todas as expectativas foram novamente superadas em mais uma edição da Semana Farroupilha. “O que nos deixa muito felizes. A diretoria e todo o CTG se empenhou ao máximo para que essa grande festa acontecesse e graças a Deus transcorreu dentro do esperado”, comentou o patrão aproveitando para agradecer ao apoio dos patrocinadores e colaboradores. “Se não fosse eles, não teríamos êxito e a Semana Farroupilha não seria esse grande sucesso”, concluiu.

Fonte: Redação RP

Piloto de avião que caiu e matou empresário morre após duas semanas na UTI

O piloto Reginaldo Souza Oliveira, 31 anos, morreu na manhã deste domingo (21). Gauchinho, como era conhecido, pilotava a aeronave que caiu no último dia 07 de setembro, em Tangará da Serra e vitimou o empresário Sérgio Varnier, 54 anos, dono de fazendas e de uma academia na cidade.

Reginaldo estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia do acidente. Porém, na manhã deste domingo acabou não resistindo e morreu. O corpo já foi levado ao IML de Tangará da Serra e logo deverá ser liberado para ser velado na Capela Santa Cruz localizada em frente ao Cemitério Jardim da Paz. O sepultamento do corpo aconteceu no ultimo domingo.

Gauchinho pilotava uma aeronave de pequeno porte que teria saído de Sapezal e se preparava para pousar em um aeroporto particular localizado nas proximidades de Tangará da Serra quando perdeu sustentação. Após a queda, os funcionários do aeroporto socorreram o piloto e o filho do empresário que também estava na aeronave, porém, Sérgio ficou preso entre as ferragens até ser consumido pelo fogo.

O filho do empresário não sofreu ferimentos graves e passa bem até o momento. O caso segue sendo investigado pela polícia. Na ocasião, uma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa-6), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), foi até o local para determinar as causas da queda.

Fonte: Wesley Santiago - Redação Olhar Direto

Executivo determina racionamento de água em Tangará

Levando em conta o período de estiagem em que o município de Tangará da Serra atravessa, e o volume de reservação de água bruta reduzida, aliado ao aumento de consumo, o Prefeito Municipal José Pereira Filho (Zé Pequeno) estabelece, a partir de hoje, o racionamento de água por tempo indeterminado mediante decreto 251, de 09 de setembro de 2014.

Essa determinação foi-se necessária para normatizar o uso desse bem natural e que deve ser preservado. Considerando a necessidade de sensibilizar, orientar e reeducar a população, para que utilizem água de modo racional e eficiente. “Queremos conscientizar a população quanto ao uso deste recurso natural tão precioso e que não é possível viver sem. Essa medida de contingencia à necessária como prevenção para que não venha faltar água potável nas residências. Um exemplo que pode ser adotado é a reutilização da água e assim evitar o desperdício”, explica o prefeito.

Diante do estado de racionamento fica vedada a irrigação agrícola na bacia do queima-pé à montante da Estação de Tratamento de Água (ETA); irrigação de jardins (regar gramas); lavagem de veículos com mangueiras; lavagem de calçadas externas com mangueiras; despejo de água em vias públicas (molhar ruas).

Ainda de acordo com o prefeito, serão tomados alguns cuidados como a intensificação das ações de fiscalização, mas conta com o apoio da população. O executivo solicita que esta fiscalização seja feita por todos, onde poderão denunciar o desperdício da água pelo 0800 647 4411 da ouvidoria ou pelo 115 do SAMAE. As penalidades para quem descumprir estas exigências serão graduais. A principio uma advertência, caso não seja resolvida será aplicada multa que é relacionada à intenção do desvio acometido.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Tudo pronto para mais uma edição da Semana Farroupilha em Tangará

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aliança da Serra inicia nesta quarta feira, as comemorações alusivas à Semana Farroupilha. Neste ano haverá jantares e o tradicional ‘Café de Chaleira’, além de ser acesa a chama crioula símbolo máximo da Semana que traz o verdadeiro sentido do tradicionalismo gaúcho.

Tradicionalmente a Semana Farroupilha acontece todos os anos dos dias 13 a 20 de setembro, mas esse ano o tempo foi reduzido como informa o patrão do CTG Jackson Storck. “Porém esse ano por motivo das atividades da Exposerra ficou difícil coincidir a data por isso reduzimos os dias este ano”, salientou.

Segundo o patrão toda tradição tem dia marcado e a Semana Farroupilha é uma a data que relembra a tradição gaúcha. “É um momento de alegria em que se revive toda a tradição em diversos lugares do mundo onde vive um gaúcho”, disse.

A programação começa na quarta (17) as 19h horas com missa crioula e logo após jantar o cardápio será estrogonofe; na quinta (18), 20:00 Jantar com cupim recheado, sexta (19) 20:00 o jantar terá porco a paraguaia, sábado (20) jantar dançante com cardápio italiano, domingo (21) almoço com costelão e domingueira após o almoço.

Todos os dia as 6:45 haverá o café de chaleira e na quinta e sexta acontece o torneio de bocha e bolão.A animação do jantar e da domingueira será por conta do grupo Herança de Gaiteiro.

Fonte: Heverton Luiz - Da Redação

Unemat realiza 4° Colóquio Internacional de Letras em Tangará



Teve início nesta segunda-feira no Centro Cultural de Tangará da Serra o 4° CILE - Colóquio Internacional de Letras promovido pela UNEMAT, com o tema “A língua nossa de cada dia”. O evento segue até a próxima sexta-feira.

Segundo o coordenador do curso de Letras, Flávio Benites, o Colóquio é bienal e a universidade oferece também aos acadêmicos o Silmat que é um evento intercalado.

Segundo o coordenador, a programação tem durante as tardes, sessões de cinema e grupos de trabalhos.“Que são propostas de pesquisas desenvolvidas com professores da instituição, professores convidados do Programa de Pós-Graduação e Estudos Literários, e também professores da rede estadual, parceiros das atividades, principalmente, do PIBID que é um programa de iniciação a docência”, disse.

As noites incluem as exposições “Academia Matogrossense de Letras, um patrimônio de todos” e “Manoel de Barros na mídia impressa”; apresentações culturais, lançamentos de livros, conferências com vários professores e mesa redonda com integrantes da Academia Matogrossense de Letras.

Internacionalmente, o evento conta com a participação do Prof. Dr. Idelber Avelar de Nova Orleãs, Estados Unidos e da Profª Drª Maria Eugenia Treviño da Universidad Autónoma de Nuevo León, México. As atividades no período vespertino iniciam às 14h no CEFAPRO, e durante a noite as 19h no Anfiteatro do Centro Cultural.

Flávio Benites ressalta a importância do evento para os acadêmicos do curso de Letras, pois, os alunos complementam a carga horária extra necessária para a conclusão do curso, e adquirem maior conhecimento na área. “É o aprendizado fora dos muros da universidade”, completa.

Sergio Baldinoti, diretor do campus Unemat Tangará, destaca que é importante o acontecimento de eventos como esses, para os acadêmicos e professores, pois acontece troca de saberes, de diálogos, entre outros países. Segundo Baldinoti, esses simpósios dão oportunidade de discussão e de conhecimento de outras culturas, outros povos; em especial no caso da Literatura, da Língua Portuguesa e da Linguística. “Esse momento de trocas é fundamental para o crescimento e para a melhoria de qualidade do ensino e também das pesquisas que os professores dos programas de mestrado e doutorado têm desenvolvido junto a universidade”, conclui.

Mais informações no site do evento: https://sites.google.com/site/cileivinternacional/home

Fonte: Da Redação RP

Abertas inscrições para o Exame de Seleção dos cursos Técnicos

As inscrições tiveram início em setembro e se estenderão até o dia 05 de outubro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, está com o período de inscrições aberto para o Exame de Seleção 2015 com ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2015 nos cursos de Educação Profissional Técnica.

Ao todo estão sendo ofertadas 2.025 (duas mil e vinte e cinco) vagas destinadas aos cursos de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio do IFMT, nos seguintes Campi: Campus Alta Floresta, Campus Barra do Garças, Campus Cáceres, Campus Campo Novo do Parecis, Campus Cuiabá – Bela Vista, Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Campus Confresa, Campus Juína, Campus Pontes e Lacerda, Campus Primavera do Leste, Campus Rondonópolis, Campus Sorriso, Campus São Vicente e Campus Várzea Grande.

Para o Campus Campo Novo do Parecis estão sendo ofertadas 105 vagas para o Ensino Médio Integrado em Técnico em Agropecuária. As inscrições tiveram início em setembro e se estenderão até o dia 05 de outubro, devendo ser efetuadas através do site http://selecao.ifmt.edu.br/ , com o preenchimento formulário de inscrição e do questionário socioeconômico e o pagamento de uma taxa de R$ 30, até dia 06 de outubro de 2014.

Prova de seletivo acontecerá no mês de novembro

A prova será realizada no dia 30 de novembro, das 8h às 11h, constituída de 40 questões de múltipla escolha, com 05 alternativas e uma única correta, abrangendo conteúdos programáticos pertinentes ao EnsinoFundamental, da 5a a 8a/9a séries. O local da prova será divulgado no dia 16 de outubro.

A publicação do gabarito será dia 01 de dezembro, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/ No dia 19 de dezembro serão divulgadas cinco listas, contendo 50% (cinquenta por cento), por curso e turno, dos candidatos da listagem geral que foram aprovados no processo seletivo; nas outras quatro listas constarão os nomes dos candidatos aprovados que se inscreveram como cotistas, por curso e turno.

As matrículas da 1º chamada ocorrerão nos dias 05, 06 e 07 de janeiro de 2015, das 8h às 17h. A 2º chamada será divulgada no dia 12 de janeiro de 2015 e a matrícula se efetivará dia 14.
A relação de documentos, vagas e outras informações pertinentes a este Exame de Seleção está disponível no edital Nº 050/2014, em anexo ou no http://selecao.ifmt.edu.br.

Carla Londero - Assessoria de Comunicação

Membros da comissão de transporte escolar e conselho de Educação tomam posse

Tomaram posse na última terça-feira 09/09, os membros da Comissão de Transporte Escolar e os membros do Conselho Municipal de Educação. O ato foi realizado na sala do Conselho de Educação e contou com a presença dos representantes de cada setor definido no decreto.

Segundo a secretária de Educação e Cultura Iolanda Cristina do Nascimento, a comissão de transporte escolar foi criada com a finalidade de acompanhar a execução do próprio segmento no âmbito municipal e estadual e ainda auxiliar na aplicação dos recursos. Essa parceria entre poder público, pais, alunos e professores aproxima a sociedade das ações que devem ser executadas pela secretaria e ajuda no processo organizacional diante de diretrizes que precisam ser determinadas. Desta vez o diferencial é que os representantes do poder executivo são dois motoristas. Uma mudança importante, pois são os principais envolvidos.

O decreto 239, de 3 de setembro de 2014 nomeia como membros da comissão de transporte escolar de Tangará da Serra, o estudante Lucas Cruz dos Santos como titular e tem como substituto Dieison Viena Nunes, representando os pais estão Sr. Francisco Smorecki titular e Flávia de Andrade da Silva suplente, dentre os professores municipais como titular e eleito presidente da comissão o professor Palminio Garrido e a suplente Marilsa Consuelita Teodoro, dos professores estaduasi estão Angela Cristina Alves como titular e suplente João Paulo da Silva, da assessoria pedagógia o titular é Valdir Alves de Andrade e a suplente Eunice Maria Cipriano, representando o poder executivo estão dois motorista, sendo Eliezer Moreira dos Santos como titular e eleito vice-presidente da comissão e tem como suplente Agnaldo Eugenio Galdino e representando o conselho do Fundeb/Pnate o titular Euler Oliveira da Cunha e suplente Rodrigo Gonçalves.

Conselho

Já a tarde foi a vez de empossar cinco novos membros do conselho Municipal de Educação. Este conselho é formado por 14 membros, porém é renovado a cada ano sendo a mudança de nove ou cinco membros renovando sempre apenas uma parte do conselho para dar sequência aos trabalhos. Essa alteração aconteceu devido mudança na lei 2.559 de 9 de junho de 2006 onde acrescentou novos segmentos para compor o conselho.

Foram nomeados os representantes da Educação do Campo Antonio Gesuar Simon como titular e Maria Rita da Silva suplente; da educação Indígena do município fica definido como titular o Claudemiro Zanoizokaise e suplente Nilze Zonizokemairo; da Rede Estadual de Ensino temos a Eunice Maria Cipriano como titular e João Paulo da Silva como suplente; já os representantes do Ensino Superior de Tangará está como titular Geni Conceição Figueiredo Zacarkim e suplente Gilmar Utzig e os representantes da Apae e Aadata temos como titular Nilcimar Marques de Almeida Tayano e Maria Ivanilda Moura.

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Tangará conta com um stand na 23ª Exposerra

Desde ontem, a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra está com um stand na 23ª Exposerra. Todas as noites as equipes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Turismo estão à disposição para levar informação junto aos visitantes.

Segundo a secretária de Saúde Luciléia de Oliveira este espaço conta com um enfermeiro e dois técnicos em enfermagem todas as noites, das 18h às 24h ficando à disposição da população para prestar atendimento se necessário. Os trabalhos são coordenados pela enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Juliana Herrero. Os profissionais prestam ainda informações sobre doenças que também acometem o campo, como a hantavirose, leishmaniose e dengue, a fim de esclarecer as dúvidas quanto à prevenção destas doenças.

Já a Secretaria de Turismo expõe pontos que se destacam em Tangará e ainda orientam a população sobre roteiros turísticos e as opções que o município oferece em benefício aos visitantes, explica a coordenadora de eventos Thiarliana Gomes.

E ainda, a presença da Secretaria de Educação e Cultura por meio do departamento de Cultura com a exposição Retrato de Tangará da Serra 1975 por meio de fotos que contemplam faixadas de lojas e casas desta época. Essas fotos fazem parte do acervo do memorial de Tangará, explica o Chefe do Departamento de Cultura Anselmo Parabá.

Toda a organização do local só foi possível com o apoio da Secretaria de Infraestrutura.

Assessoria de Imprensa

Semec entrega materiais esportivos para os Centros Municipais de Ensino

Foram entregues na última sexta-feira os materiais esportivos para os Centros Municipais de Ensino de Tangará da Serra. A Secretaria de Educação e Cultura investiu aproximadamente R$ 45.000,00 para aquisição destes materiais.

Os materiais foram distribuídos de acordo com a necessidade de cada unidade, ainda não é o suficiente para suprir a demanda, mas já ajuda nos trabalhos de educação física, explica a secretária de Educação e Cultura, Iolanda Cristina do Nascimento.

Até o momento foram disponibilizadas 53 bolas de futebol de campo, 32 bolas de basquetebol mirim, 15 bolas de futebol society, 12 redes oficiais de futsal de nylon, 42 bombas para encher bolas, 15 bolas de tênis de campo, 23 bolas de handebol Suécia H1L e 20 bolas de handebol Suécia H2L, 22 redes oficiais de voleibol, 3 garrafas térmicas, 227 colchonetes, 63 bolas de voleibol, 12 bolas de futsal Max 100, 5 bolas de basquetebol feminino oficial, 3 redes oficial de futebol de campo, 20 cronômetros oficiais com cordão de suporte para o pescoço, 89 jogos de cartão de árbitro, 30 apitos profissionais, 50 bicos para bombas, 10 cronômetros simples e 14 apitos Fox 40.

Assessoria de Imprensa

Tangará fica entre as 10 melhores notas de Mato Grosso no Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 mostrou que Tangará da Serra ultrapassou a meta de 2011, que era de 5.1 e passou para 5.4, ficando entre as dez primeiras notas do Estado de Mato Grosso. O Ideb nacional conquistou a nota 5.2.

O Ideb é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação, explica a secretária de Educação e Cultura Iolanda Cristina do Nascimento. A cada ano essa nota vem aumentando em Tangará da Serra. Em 2005, quando o Ideb foi calculado pela primeira vez, os anos iniciais do Sistema Municipal era 3.5 e cresceu para 5.4 em 2013. Os anos finais em 2005 tinha nota 3.8, em 2013 atingiu a nota 4.5. O Sistema Estadual, em Tangará da Serra, nos anos iniciais em 2005 era de 3.7, em 2013 atingiu 5.3. Os anos finais em 2005 era 3.1 em 2013 atingiu 4.5.

Para a secretária este avanço nos anos iniciais é muito positivo. Porém, nos anos finais, em comparação com os dados de 2011, teve um decréscimo nas notas. Então agora a Semec irá em cada unidade de ensino para fazer um diagnóstico e identificar quais foram os fatores que determinaram essa queda, apesar de ser pequena é necessário verificar para buscar novas alternativas e assim conquistar uma pontuação melhor para o próximo índice.

O Sistema Municipal subiu de 5.1 para 5.4 e teve 55% dos centros municipais de ensino com a nota superior a nacional. O Sistema Estadual manteve a mesma nota de 2011, 5.3 e teve 63% das Escolas com nota superior a nota nacional.

O País também ultrapassou as metas previstas para os anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental em 0.3 pontos.

Resultado do Ideb nos Centros Municipais de Ensino – Anos Iniciais:

Antenor Soares e José Nodari passaram de 6.0 em 2011 para 6.4 em 2013, Joana D' Árc de 5.2 para 5.8, Dom Bosco manteve a mesma nota de 2011 sendo 5.3, assim com Silvio Paternez com 5.2 nos dois últimos balanços, Fábio Diniz Junqueira aumentou de 4.7 para 4.9, Gentila Susin Muraro de 4.1 para 4.6, já a Décio Burali caiu de 4.5 para 4.4. A Ulisses Guimarães não realizou a prova em 2011 e em 2013 obteve a nota 3.7, já a Jucileide Praxedes que em 2011 teve 3.7 em sua pontuação, em 2013 sem média nacional na prova Brasil 2013. Quando o assunto são os anos finais o único Centro Municipal de Ensino que obteve nota superior a 2011 foi Joana D' Árc que passou de 4.5 para 5.4, os demais caíram.

Assessoria de Imprensa

Setur realizará reunião para fomentar o turismo em Tangará

A Secretaria Municipal de Turismo de Tangará da Serra (Setur) realiza nesta quarta-feira, 10 de setembro, no gabinete do prefeito José Pereira Filho (Zé Pequeno) uma reunião com todos os empresários e representantes do trade turístico. Todos os empresários que correspondem ás áreas de hotelaria, restaurantes, agências de viagens, empresas de eventos e transporte turístico são convidados para tratar de assuntos a fim de fomentar o turismo no município.

Segundo o turismólogo Guilherme Schenkel essa ação foi apresentada pelo prefeito na qual será discutido sobre como o poder público pode contribuir mais com as empresas deste setor, a importância de participar do fórum regional de turismo que irá acontecer no final do mês em Campo Novo do Parecis, sobre a criação de roteiros turísticos comerciais de Tangará da Serra e ainda o Cadastur, um programa do Ministério do Turismo.

Mais informações a respeito da reunião podem ser obtidas pelo email [email protected] ou pelo telefone 3311-4847 / 4916.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Tangará tem 784 alunos inscritos no programa Brasil Alfabetizado

Desde 2013 Tangará da Serra adota o programa Brasil Alfabetizado. Este ano, a Secretaria de Educação e Cultura (Semec) teve 784 alunos inscritos com idade acima de 15 anos, que participam de 10h semanais de aulas presenciais.

De acordo com chefe do departamento pedagógico, Edson César Castoldi, o programa do Governo Federal foi instituído em 2003 cujo objetivo é diminuir o índice de analfabetismo. No ano passado Tangará teve 250 alunos inscritos e este ano a adesão foi maior. “Quanto mais adeptos, mais chance de diminuir o nível de analfabetismo no Brasil”. 

Esta formação corresponde o período entre abril e novembro de cada ano. Atualmente no município são 60 alfabetizadores e 11 coordenadores que trabalham no projeto e recebem bolsas para prestar o serviço. Para os alunos, além do aprendizado recebem materiais didáticos e merenda. Os recursos são administrados pela Semec e Seduc.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sinfra realiza pavimentação asfáltica nos bairros São Domingos e Tangará II

A Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) de Tangará da Serra realiza atualmente o trabalho de pavimentação asfáltica nos bairros São Domingos e Tangará II simultaneamente. Os recursos são provenientes do próprio município.

Segundo o Secretário de Infraestrutura Francisco Clemente, são dois bairros antigos de Tangará da Serra que recebem este serviço. No Jardim São Domingos são aproximadamente 12 mil m² de asfalto e no Tangará II são mais de 13 mil m² de pavimentação.

O bairro São Domingos com este trabalho terá 100% de asfalto, já no Tangará II essa quantidade ainda não será suficiente para contemplar todo o bairro, mas já está dentro do cronograma de ações para o próximo ano. Na sequência o bairro que receberá asfalto é o San Diego. “Só este ano em toda a cidade já foram feitos mais de 91 mil m² de asfalto”, ressalta Clemente.

Assessoria de Imprensa

Professor Sebastian propõe criação de Departamento ou Secretaria Municipal de Segurança Pública

Professor Sebastian (Pros) apresentou esta semana na Câmara Municipal proposta de criação de um Departamento ou uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. Segundo o vereador, os assuntos relacionados à segurança pública devem ser tratados com mais vigor por parte do poder público – o que deve ocorrer a partir de um órgão específico para tratar do tema.

“Um departamento, ou secretaria, onde os problemas possam ser considerados de forma preventiva e na reparação de danos, controlando problemas onde muitas vezes não é dada a devida relevância.”, defende o vereador.

Para o vereador Professor Sebastian, da forma em que está hoje, a comunidade se acostuma em ver os problemas sendo resolvidos apenas com legislações ou situações de emergência, sem que haja um estudo de possibilidades. Um órgão específico, que realizasse estudos, verificasse os problemas e apresentasse soluções, na avaliação do parlamentar, conseguiria alcançar resultados de mais qualidade em favor da segurança da população.

“Segurança pública é dever da sociedade e deve ser um tema tratado como responsabilidade de todos, com cumplicidade entre policiais e órgãos competentes em meio a população, formando um conjunto que possa assim realizar os trabalhos de melhorias não apenas emergenciais mas também sociais. Que a partir de informações haja um conceito de qualidade”, afirmou Professor Sebastian.

RESULTADOS – Na avaliação do vereador, a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública possibilitará que o Município realize estudos mais avançados dos casos de desemprego, impunidade, saúde, que podem subsidiar as decisões dos gestores. “Haverá um conhecimento maior (...) para que possamos encontrar as devidas respostas, desenvolvendo então formas de combate e prevenção”, conclui o autor da proposta.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Enduro fim dos Tangarás acontece nos dias 27 e 28 de setembro

O evento contará com pilotos de várias cidades matogrossenses

Tangará da Serra será palco de uma eletrizante disputa de motos Off Road nos dias 27 e 28 deste mês, o Enduro dos Tangarás. A prova será disputada em duas categorias, sendo importada (com tecnologia e de ponta) e ainda a categoria nacionais (que estão entrando no mercado, ou seja os iniciantes).

A competição será disputada num percurso de 20km, sendo o trajeto bem variado, com troncos, riachos, raízes, pedras, subidas muitas técnicas e descidas emocionantes, vencendo aquele que fizer duas voltas com o menor tempo. De acordo com José Abdo, um dos participantes, o circuito esta localizado no sem terra e estará liberado para reconhecimento durante todo o dia 27. “No dia 27 a pista estará liberada para que os pilotos possam fazer o reconhecimento, já no dia 28 às 6h30 haverá uma largada simbólica no pesqueiro piracema e às 8h a largada oficial se dará em um morro chamado pelos motociclistas de mirantino, que está localizado próximo a serra do limão. Queremos salientar que tudo isto está sendo possível devido a união de dois clubes off road de Tangará, sendo os Rapa-nui e os trilheiros da serra, juntamente com a associação de ciclismo tangaraense (ACT)”, disse José Abdo, explicando ainda a ideia de organizar o evento surgiu devido as dificuldades encontradas pelos ciclistas tangaraenses que disputam competições estaduais e nacionais. “O evento é totalmente em caráter beneficente em prol dos ciclistas tangaraenses, tudo que arrecadarmos será em prol dos atletas da ACT”, salientou José Abdo que também é presidente da ACT.

A organização preveem a participação de 120 motociclistas, vindos de Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Comodoro, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio verde, Nova Mutum, Nobres, Barra do Bugres, Cuiabá, além de Vilhena-RO e Tangará da Serra. 

“Estamos a procura de parceiros para o evento, as empresas ou pessoas interessadas em ajudar poderão entrar em contato comigo mesmo pelo telefone 9987-5806”, finalizou José Abdo.

Luciano Góis - Redação DS

Tatiani Diel não é mais secretária de Turismo de Tangará

Está é a quinta baixa enfrentada em pouco mais de três meses da ‘Era Zé Pereira’, além de outras duas mudanças ocasionadas

O staff municipal está novamente em mudança. A alteração no primeiro escalão em Tangará da Serra aconteceu esta semana quando a então secretária Municipal de Turismo, Tatiani Diel, pediu demissão do cargo. 

“Após uma conversa com o prefeito, eu já havia informado que nos próximos dias pediria exoneração e assim fiz. Dia 1º de setembro protocolei meu pedido de exoneração do cargo”, contou Diel, ao destacar que os motivos de sua saída são pessoais. “As empresas que tenho hoje, que ajudar meu marido [Sílvio Delmondes] a tocar e como está ficando muito trabalho pra mim, preferi abrir mão da Prefeitura”. 

Tatiani Diel ficou a frente da pasta do Turismo por exatamente um ano. Ela foi nomeada no dia 1º de setembro do ano passado para substituir Hiara Hernandes (que foi nomeada Secretaria de Indústria e Comércio no lugar de Airton Franchini) “Nesse período fizemos alguns eventos, sempre com custo reduzido, mas ainda assim eu vejo de forma positiva essa minha passagem pela Secretaria de Turismo”, lembrou, ao aproveitar ainda para agradecer a todos pela oportunidade. E desde o início desta semana o prefeito José Pereira Filho (PT) está acumulando as funções e respondendo interinamente pela pasta. 

Está é a quinta baixa enfrentada em pouco mais de três meses da ‘Era Zé Pereira’, além de outras duas mudanças ocasionadas pela saída de José Pereira da Educação e de Fábio Junqueira que respondia interinamente pela Secretária de Saúde. Na Secretaria de Educação assumiu e permanece a até hoje a professora Iolanda Garcia e na pasta da Saúde, na ocasião, foi nomeado o servidor Kleito Merlo. Porém, no mês passado, o mesmo foi exonerado do cargo e substituído pela servidora Luciléia Oliveira Rodrigues, que era coordenadora da Vigilância Epidemiológica. 

Já a primeira baixa ocorreu no dia 26 de maio, quando o então secretário de Esporte José Bernadino renunciou ao cargo. Em seu lugar assumiu o servidor Fábio Laurito. Outras duas mudanças foram registradas nas secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Planejamento, onde assumiram os servidores Ander Santos e Hélio Clementino, respectivamente.

Fabíola Tormes - Redação DS

Técnicos trabalham para solucionar pane na Estação de Tratamento de Água em Tangará

A Estação de Tratamento de Água (Eta) de Tangará da Serra sofreu uma pane elétrica na madrugada desta quarta-feira. O problema já está sendo solucionado, porém sem previsão para o fornecimento de água.

Segundo o diretor do Samae, Wesley Torres, uma equipe de eletricista está atuando desde o momento que problema ocorreu. 

Para tanto, o diretor solicita que a população economize água ao longo do dia, pois, não se sabe quando o abastecimento retornará ao normal, portanto conta com a colaboração de todos os cidadãos tangaraenses.

Assessoria de Imprensa

23ª Exposerra espera receber 80 mil pessoas entre quarta e domingo da próxima semana

Uma das principais feiras do estado e evento mais esperado da região, Exposerra aquece economia de Tangará da Serra e deverá movimentar R$ 50 milhões em negócios e serviços.

Tangará da Serra e a região sudoeste de Mato Grosso já respiram o clima da 23ª Exposerra - Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Tangará da Serra - e da 34ª Festa do Peão.

Referência no calendário de eventos do estado, a Exposerra terá sua abertura oficial no próximo dia 10 (quarta-feira), com a feira seguindo até o próximo domingo, dia 14, no Parque de Exposições. A expectativa de público é de 80 mil pessoas nos cinco dias da feira.

Organizado pelo Sindicato Rural de Tangará da Serra, o evento é o mais esperado do ano pela população regional e pelas classes produtora e empresarial, oferecendo oportunidades de divulgação de novos produtos, máquinas, veículos, serviços e tecnologias, exposição, julgamento e leilões de animais, palestras e lazer, além das montarias em touro da tradicional Festa do Peão - evento paralelo que tem neste ano a sua 34ª edição - e dos shows artísticos.

Todas as informações sobre o evento podem ser visualizadas no site www.exposerra.com.br

Atrações

São inúmeras as atrações da 23ª Exposerra, a começar pelos quatro shows nacionais inéditos – Lucas Lucco (10.09), Capital Inicial (11.09), Thaeme & Thiago (12.09) e Henrique & Juliano (13.09). Também haverá sorteio de prêmios.

O rodeio, considerado o melhor do estado, colocará na arena, durante quatro noites, os melhores peões do Brasil e as melhores companhias de touros.

Também serão atrativos ao público uma praça de alimentação com pratos variados, incluindo a culinária típica de regiões do Brasil, exposição de animais, e os estandes com carros, motos, caminhões, máquinas e implementos agrícolas, tecnologias diversas, artesanato e outros.

Julgamento e leilões

Na exposição de animais, os destaques serão especialmente bovinos, ovinos e equinos. Os bovinos em exposição participarão de julgamento nos dias 12 e 13, com pontuação válida para o ranking nacional da raça Nelore.

Tradição em todas as edições da Exposerra, os leilões de gado oferecerão aos criadores o melhor da raça Nelore da região polarizada por Tangará da Serra. Para o dia 13, às 12h00, está programado o Leilão Paint Núcleo MT, com touros de alto padrão, provados e identificados com o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), próprios para melhoramento genético. Já no dia seguinte, 14, também às 12h00, ocorre o Leilão de Gado Geral, com bovinos para cria, recria e engorda, com lotes selecionados entre os melhores rebanhos da região.

(*) Informações adicionais: Assessoria de Imprensa (Sergio 65-9620-4262)

Sergio Roberto Reichert - Assessoria SRTS 
Jornalista - DRT-MT 0924

Dona Neide reivindica criação de Disque Idoso em Tangará

Dona Neide (PSD) está reivindicando ao Poder Executivo Municipal a criação do serviço Disque Idoso em Tangará da Serra. O objetivo, explica a vereadora, é que o Município providencie uma linha, com número para ligações gratuitas com a finalidade de receber denúncias de maus tratos, abandono e de violência contra pessoas idosas.

“Os idosos têm sido vítimas dos mais diversos tipos de violência que vão desde insultos e espancamentos pelos próprios familiares, até os maus tratos sofridos em transportes públicos e instituições públicas e privadas”, afirma a vereadora ao justificar o pedido.

A vereadora lembra que os idosos têm direito a respeito e a dignidade, o que precisa ser garantido pelo poder público através de medidas de proteção. “Nossa sociedade não pode mais se calar diante de qualquer tipo de violência. Não podemos mais tolerar este comportamento. O idoso deve denunciar, deve procurar ajuda, pois tem direito ao respeito, a inviolabilidade de sua integridade física, psíquica e moral”, diz.

Dona Neide afirma que para que os idosos sejam realmente respeitados, é dever de todos zelar pela dignidade, colocando-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. “Se o idoso não denuncia, nós cidadãos precisamos denunciar! Cada denuncia pode evitar uma morte e é dever do Município colocar a disposição dos idosos os meios necessários para que essas denúncias aconteçam”, concluiu a vereadora.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

Azenate sugere convênio entre Município e Hospital Psiquiátrico

Azenate Carvalho (PMDB) defende esta semana na Câmara que o Governo do Município formalize pactuação de convênio com hospital psiquiátrico “Casa de Saúde Paulo de Tarso”, localizado em Rondonópolis. Segundo a vereadora, atualmente os pacientes de Tangará da Serra, que necessitam desse tipo de tratamento, não são atendidos.

“É de suma importância que o Município pactue um convênio com a Casa de Saúde Paulo de Tarso, localizada na cidade de Rondonópolis, pois é certo que o referido hospital é referência no atendimento e tratamento de doenças psiquiátricas no Estado de Mato Grosso”, explica a parlamentar.

Segundo Azenate, com o convênio o poder público municipal estará atendendo os munícipes portadores de doenças psiquiátricas de Tangará da Serra. No hospital, também poderão ser atendidas pessoas com doenças mentais ou de transtornos mentais.

O HOSPITAL - A Casa de Saúde Paulo de Tarso é uma entidade privada, sem fins lucrativos, localizada na Rua Mário Mendes de Albuquerque, em Rondonópolis, Mato Grosso.. O hospital especializado em psiquiatria é mantido pela Associação Espírita beneficente Paulo de Tarso e firma convênios com órgãos públicos e atendimentos particulares.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Tangará passa a atender em novo horário

A partir hoje (01/09), a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra atende em novo horário. O expediente matutino será das 7h às 11h e vespertino das 13h às 17h. 

O Prefeito Municipal de Tangará da Serra, José Pereira Filho (Zé Pequeno) no uso de suas atribuições decretou a alteração do horário de atendimento mediante uma pesquisa realizada entre os servidores.

Desta forma o decreto 233, de 27 de agosto de 2014 passa a vigorar a partir do dia 1º de setembro. O horário estabelecido fica distribuído da seguinte forma: das 7h às 9h expediente interno, das 9h às 11h atendimento ao público. À tarde, das 13h às 16h atendimento externo e das 16h às 17h trabalhos internos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

400 jovens realizam Juramento à Bandeira em Tangará da Serra

Na última sexta-feira, 400 jovens participaram do ato de Juramento à Bandeira realizado pela Junta de Serviço Militar de Tangará da Serra. O evento aconteceu na Vila Olímpica, com a presença do delegado da 10ª Delegacia do Serviço Militar de Rosário Oeste, Capitão Firmino. 

Esses jovens se alistaram este ano em Tangará da Serra um ato obrigatório em que todos os brasileiros natos, do sexo masculino que completam 18 anos devem fazer, ficando a serviço do país. Ficam isentos de prestar o serviço, mas assumem o compromisso de se necessário estarão à disposição da nação, explica do Capitão. 

Segundo o secretário da Junta Militar de Tangará da Serra, Rubens Augusto, na oportunidade os jovens receberam ainda o Certificado de Dispensa da Incorporação (CDI). Este documento é também obrigatório para assumir emprego, participar de concursos públicos e até mesmo tirar passaporte. 

Participaram do evento o Prefeito Municipal José Pereira Filho (Zé Pequeno), o secretário de Esportes, Fábio Laurito e os vereadores, Sebastian Ramos e Wellington Bezerra.

Fonte: Assessoria de Imprensa