Zé Pequeno nomeia servidor Dunga novo Secretário de Esportes

Na tarde de ontem o Prefeito Municipal de Tangará da Serra, José Pereira Filho, Zé Pequeno, nomeou o professor formado em Educação Física, Fabio Laurito, o Dunga, como novo gestor da Secretaria Municipal de Esportes.

A secretaria estava sem gestor desde a última segunda-feira quando o então secretário José Bernadino entregou a carta com pedido de exoneração. 

Dunga atualmente respondia pela coordenação de esportes, coordenando as competições: Jogos Escolares Mato-grossense Fase Municipal, Campeonato Municipal Aberto de Futsal Feminino, e ainda Campeonato Municipal Sênior de Futsal, porém a experiência de Dunga na função já vem de muito tempo, pois o professor respondia também pela coordenação de esportes nos anos de 2010/2011/2012 quando a secretaria era gerida por Wellington Bezerra.

De acordo com Dunga, neste momento o mesmo irá se inteirar da situação do Estádio Municipal Mané Garrincha, da instalação das academias da terceira idade e ainda das melhorias na estrutura da Vila Olímpica. “Vamos saber como está o andamento destas importantes obras e quero também fomentar a inicialização do esportivo para crianças”, disse Dunga.

Luciano Góis - Redação DS

Claudinho Frare cobra do Estado mais efetivo para PM em Tangará

O Vereador Claudinho Frare (PR) cobrou do secretário de Estado de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso Alexandre Bustamante dos Santos o urgente envio de efetivos da Polícia Militar para o município de Tangará da Serra. O vereador reclamou que vem crescendo gradativamente nos últimos anos o número de crimes, o que exige uma medida por parte do Estado.

“O número de marginais, delinqüentes, usuários de drogas e assaltantes também vem aumentando. Nos últimos dois meses, nosso município vem tendo um número muito elevado de criminalidade pondo em risco a vida de nossos munícipes”, afirma o vereador.

Segundo Frare, há uma intenção de todos em encontrar uma solução para o problema, mas a responsabilidade recai sobre o Estado que tem o poder de aumentar o efetivo do policiamento repressivo. Aumentar o número de policiais militares, na avaliação do vereador, deve em poucos meses resultar numa redução dos números de crimes ocorridos na cidade e na região. Além disso, defende o vereador, é preciso uma articulação do Governo de Mato Grosso com o Governo Federal para ampliar o número de policiais nas fronteiras.

“Ladrões de fora ou até mesmo da região, se aproveitam da facilidade de acesso que liga nosso município através de estradas para a fronteira da divisa com a Bolívia. E por serem pouco fiscalizadas essas fronteiras, eles aproveitam para praticarem seus crimes aqui, colocando pessoas de famílias trabalhadoras, honestas e que contribuem com o crescimento de nossa região em perigo. Apontando armas para suas cabeças, agredindo fisicamente que é a maioria dos acontecimentos e também às vezes até abusando sexualmente quando não tiram a vida destas honrosas pessoas”, alerta o vereador.

Segundo Frare, informações fornecidas pela própria polícia dão conta de que entre os crimes mais praticados na região estão os roubos de caminhonetes para suposta troca por drogas, e os assaltos a residências e propriedades rurais. “Moradores de Tangará da Serra e de toda a região têm sofrido muito com estes crimes e algo precisa ser feito urgentemente”, concluiu.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Zé Pequeno é recebido por Duarte na Câmara e se reúne com vereadores

O prefeito, José Pereira Filho (PT), foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Weliton Duarte (PT), na manhã de segunda-feira, dia 26. Zé Pequeno esteve na sede do Poder Legislativo para conversar com os vereadores a respeito de projetos encaminhados pelo Poder Executivo, que estão tramitando na Casa de Leis.

Na avaliação do presidente da Câmara Municipal, a disposição do prefeito em reunir-se com os parlamentares é importante para a harmonia entre os poderes. Segundo Weliton Duarte, a reunião tornou possível que dúvidas fossem tiradas pelos vereadores e, ainda, que os legisladores apresentassem suas opiniões ao prefeito.

“Avalio como muito proveitosa essa reunião. Todos os vereadores colocaram suas opiniões, apresentaram suas idéias a respeito dos projetos que deram entrada na Casa e o prefeito conversou com os vereadores a respeito desses projetos, confirmando que todos seguirão da mesma forma como deram entrada na Câmara”, disse Duarte.

Após o encontro, Zé Pequeno contou ter solicitado a reunião ao presidente da Câmara e disse que sua intenção foi transmitir aos vereadores a mensagem de que o momento pelo qual passa a cidade exige dos agentes políticos muita paciência e cautela, com foco em preservar os interesses do Município e da população de Tangará.

“Pedi para o presidente [da Câmara] uma conversa com os vereadores, que possa facilitar e acertar a tramitação desses projetos que são projetos de interesse público. Então o propósito da reunião foi esse. (...) Então foi uma reunião de trabalho em função de alguns projetos que estão em tramitação”, disse Zé Pequeno, ao afirmar que a aproximação com a Câmara não faz parte de nenhuma mudança que esteja sendo implantada, mas antes é resultado do seu perfil enquanto gestor.

“Esse é o meu perfil (...) Acho que as forças do Município, que puderem, num momento de dificuldade desses, estarem agrupadas, articuladas para poder fazer tramitar todos os processos que dependem do Poder Executivo, que dependem do Poder Legislativo com o objetivo de dar andamento nos processos e atender a população, nós não vamos ter dificuldade nenhuma de estar vindo conversar e de estar recebendo os vereadores na Prefeitura pra conversar”, concluiu.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

“Câmara cumpriu o que determina a legislação”, diz Duarte sobre extinção do mandato de Junqueira

Weliton Duarte (PT) divulgou nota de esclarecimento da Câmara Municipal afirmando que o impasse registrado na última semana se deu pela resistência do ex-prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB), em cumprir o que lhe foi imposto – a extinção do mandato, declarada no dia 21 de maio pelo Decreto 0675/2014. Segundo o presidente da Câmara, é preciso deixar claro que o Legislativo Municipal cumpriu comando constitucional.

“A Câmara quer deixar claro à população que toda essa situação não foi por ela causada, pois apenas cumpriu o que determina a legislação e que todo o impasse que ocorre neste momento se dá pela resistência do senhor Fábio em cumprir o que lhe foi imposto, sendo que se existe alguma aberração jurídica neste caso, como ele mesmo alega, a mesma deve ser resolvida judicialmente, pois, reiteramos que apenas se cumpriu um comando constitucional”, afirma Duarte, na nota publicada no site oficial da Câmara Municipal (www.camaratga.mt.gov.br) e encaminhada à imprensa.

Sobre o fato de Junqueira, mesmo após ter sido devidamente notificado da extinção de seu mandato e da posse do vice, ter se recusado a deixar o cargo, a nota afirma que foi uma afronta à decisão do Poder Legislativo e à recomendação do Ministério Público Estadual. Ainda segundo afirma o texto assinado por Duarte, foi essa atitude que causou insegurança. Já sobre o Mandado de Segurança impetrado por Junqueira na 5ª Vara Cível da Comarca (que tramita sob o código 170314), requerendo a revogação da decisão da Câmara, o presidente do Legislativo, vereador Weliton Duarte, afirma que o ex-prefeito teve seu pedido indeferido.

“A Justiça entendeu que a conduta da Câmara está de acordo com a legislação em vigor e não fere qualquer direito do senhor Fábio. Sendo assim, enquanto não se tem uma decisão judicial em contrário, o legítimo prefeito de Tangará da Serra é o senhor José Pereira Filho, conforme já determinado pela Câmara Municipal, não tendo o senhor Fábio Martins Junqueira nenhuma legitimidade para responder pelo Município”, esclarece a nota da Câmara.

No texto, o presidente da Câmara afirma ainda que a extinção do mandato se deu conforme a Lei Orgânica Municipal. Além disso, defende, há entendimento sedimentado pelos tribunais que concordam com a decisão do Poder Legislativo.

“Conforme entendimento já sedimentado pelos nossos tribunais, o gozo dos direitos políticos é pressuposto não só para a posse no cargo, mas também para sua manutenção, de forma que o detentor de cargo eletivo que tem seus direitos políticos suspensos deixa de preencher os requisitos para o desempenho do mesmo, de forma que deve ser extinto”, afirma a nota assinada por Duarte.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Desfile Cívico fecha com chave de ouro festividades dos 38 anos de Tangará

O evento aconteceu na tarde do último sábado (24) e mesmo com a baixa temperatura registrada levou grande público à Avenida Brasil. Escolas e entidades tem o desfile cívico já tradicional em Tangará da Serra como um momento para externar civismo e carinho pelo município.

José Pereira Filho, que muitas vezes participou do desfile enquanto ainda aluno em Tangará da Serra, ressaltou a importância do momento. “Já participei como aluno, participei de fanfarras, fui também instrutor de fanfarra e é um momento que como cidadão eu não perco. É um momento particular que tenho de externar todo este carinho pelo município. Dá vontade de estar lá tocando fanfarra, e participando. Mas, só a presença aqui já me deixa muito feliz”, declarou.

Ele lembrou que a transferência da data foi necessária, mas que o desfile precisava ser realizado. “A previsão era o dia 13 de maio tivemos a dificuldade do passamento do vereador Odair e por isso o desfile foi transferido, mas ele não poderia deixar de acontecer. Considero o desfile cívico, o principal momento do aniversário do nosso município. Não é um evento festivo, mas é um evento que nos faz refletir sobre nosso município, externar o carinho, o civismo que temos com nosso município e com nossa pátria”.

A maior demonstração de importância do evento, segundo Zé Pequeno, foi a grande presença de público. “Apesar da transferência da data, a população está nas ruas, vemos muitas mães inclusive com crianças no colo. É um momento especial. Então parabéns Tangará pelos seus 38 anos”, declara.

O desfile cívico em Tangará da Serra é uma tradição cultivada pela própria comunidade que, além de prestigiar o evento no momento do seu acontecimento, prepara com carinho nas escolas e entidades a participação. “O que faz com que seja o principal momento das festividades é a presença da nossa população e a oportunidade que se tem de fazer referência a nosso município e externar todo este sentimento de carinho e gosto pelo nosso município. Ficamos felizes porque o propósito é este momento de reflexão e de interação da comunidade, da sociedade tangaraense”, destacou José Pereira Filho.

A avaliação do evento foi muito positiva segundo José Pereira Filho que estava à frente da Secretaria de Educação durante a organização. “Estamos muito contentes. Tangará é uma cidade jovem e tem muito que desenvolver, muito que crescer e a cada ano novos elementos vem para este desfile o que faz com que fique cada vez mais denso, de melhor qualidade. Escolas e instituições se organizam, se preparam e isto se verifica agora aqui na avenida. É por isso que não poderia deixar de acontecer, mesmo com esta transferência”, ressaltou.

Fonte: Marlenne Maria com Gilvan Melo

Justiça nega liminar impetrada por Junqueira

Junqueira recebeu a decisão na tarde de hoje

O Poder Judiciário de Mato Grosso, através da Comarca de Tangará da Serra, negou a liminar impetrada pelo então prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB), contra o Decreto da Câmara de Vereadores que extinguiu o seu mandato e deu posse ao então vice, José Pereira Filho (PT), o Zé Pequeno.

A decisão foi do Magistrado, responsável pela 5ª Vara Cívil, Marcos Terencio Agostinho Pires. “Essa decisão define apenas que o ato impugnado vai ser mantido até as futuras decisões, seja de toda a matéria, ou de um futura liminar em instâncias superiores. É uma análise superficial da matéria e acreditando que há legitimidade, decidimos que o ato será mantido”, destacou.

A decisão tomada ainda cabe agravos, tanto em primeira ou demais instâncias. Ainda segundo informações do juiz é uma negação apenas em relação a liminar e não na ação como um todo. “Vamos analisar melhor essa ação. Não julgo a improbidade administrativa, pois isso não nos cabe, julgamos apenas o ato de extinção do mandato”.

Junqueira recebeu a decisão na tarde de hoje, 23.

Fonte: Paulo Ramos / Redação DS

Câmara empossa Zé Pequeno no cargo de prefeito

O ato foi realizado no Plenário “Vereador Daniel Lopes da Silva”

O vice-prefeito de Tangará da Serra e secretário Municipal de Educação, José Pereira Filho (PT), o Zé Pequeno, foi empossado na manhã de ontem, 22, como novo prefeito do município. 

A posse, dada pelo presidente da Câmara de Vereadores local, vereador Weliton Duarte (PT), ocorreu em consequência da extinção do mandato do prefeito Fábio Junqueira (PMDB), declarada pelo Poder Legislativo Municipal através do Decreto 0675/2014, em cumprimento a uma Notificação Recomendatória do Ministério Público do Estado.

“Esta é uma situação desconfortável e que também não é uma situação boa para a nossa cidade (…) fui notificado hoje [quinta-feira] pela manhã e estou cumprindo meu dever constitucional”, declarou o agora prefeito de Tangará da Serra, informando ainda que protocolou um documento no gabinete do prefeito informando que estaria na posse cumprindo esse dever e de que estaria aguardando a manifestação dele quanto ao ato de transferência de cargo. “Daí para frente está na mão do prefeito a condução desse processo, da própria Câmara e do Ministério Público”.

“A Câmara tomou todas as medidas que tinham que ser tomadas, da forma certa, da forma justa. E a partir de agora, iremos encaminhar o procedimento e a posse do prefeito para o Ministério Público que deve tomar as medidas cabíveis quanto a isso”, afirmou o presidente da Câmara, Weliton Duarte, logo após a solenidade.

Logo após a posse, José Pereira Filho se reuniu com 12 vereadores presentes no ato de posse. Não participaram apenas os parlamentares Luiz Henrique (PTB) e Rogério Silva (Pros).

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Quinta edição da Expoflor inicia na próxima semana

Serão 11 dias de exposição, com mais de 300 espécies de plantas

O perfume e o colorido das flores e plantas de Holambra, São Paulo, estarão novamente em Tangará da Serra, a partir da próxima semana. A já tradicional ExpoFlor, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tangará da Serra, inicia no dia 29 de maio e segue até o dia 8 de junho.

Serão 11 dias de exposição, com mais de 300 espécies de plantas (flores, folhagens e plantas frutíferas), vindas diretamente da “Cidade das Flores”, com preços populares, onde o objetivo é popularizar o hábito de cultivar flores e plantas, melhorando a qualidade de vida das pessoas, além de arrecadar fundos para a manutenção da escola. “Estamos trazendo todas as flores da época, além de muita novidade e muita coisa bonita de Holambra”, adianta a diretora da Escola Raio de Sol, da Apae, Magda Ferreira de Andrade Luppi. 

Em sua quinta edição, o evento promete repetir o sucesso das anteriores, trazendo muitas novidades. “Por isso gostaríamos de convidar toda a população tangaraense para a partir do dia 29 de maio, às 10h da manhã, na quadra da Apae, participarem de mais essa Expoflor. Venha e visite a feira não só no primeiro dia, pois a cada três a quatro dias temos mais novidades”, convida, ao destacar que serão comercializadas cerca de quatro mil itens entre plantas e flores, como Orquídeas de todas as formas e cores, Rosa do Deserto, entre outras espécies, além as flores da estação. 

Mas além da grande variedade de plantas e flores, a Associação oferecerá outros atrativos como a comercialização de vasos e ainda uma pequena praça de alimentação, sendo que esta será oferecida e organizada pelo Clube de Mães da Apae, além de orientação às pessoas quanto aos cuidados específicos com o cultivo das plantas e flores, assim como a maneira correta para harmonizá-las no ambiente. “É uma promoção que já se tornou tradição e que ajuda muito a Apae de Tangará da Serra, pois 20% do que é gasto na feira fica para a Apae”.

A 5ª Expoflor será realizada, diariamente das 10h às 22h, na quadra poliesportiva da Apae.

Fabíola Tormes - Redação DS

Tangará se destaca na 5ª Corrida Várzea Grande

Município foi representado por 18 atletas

Atletas da Associação Tangaraense de Atletismo disputaram no último domingo a 5ª Corrida de Aniversário de Várzea Grande, evento este realizado pela categoria adulta e ainda na categoria infantil.

Tangará da Serra foi representado por 18 atletas, tendo dois conquistado bons resultados para o município. O professor e atleta Oliveira fez uma excelente prova e conquistou a primeira colocação na faixa etária acima de 50 anos, já o atleta Alex Oliveira também fez uma boa prova e conquistou o primeiro lugar pela categoria 12 a 15 anos. “Ficamos muito felizes por mais uma vez representar bem nossa cidade”, disse Oliveira, atleta e presidente da Associação Tangaraense de Atletismo.

“Estamos um pouco chateados pois Tangará da Serra pelo segundo ano consecutivo não organiza a principal corrida no município que é a Corrida Cidade de Tangará “10 milhas”, evento este que sempre trouxe para Tangará atletas de renome estadual e até nacional”, finalizou o presidente agradecendo ao Secretario Municipal de Esportes pelo apoio com o transporte para que pudesse deslocar os atletas de Tangará até a cidade de Várzea Grande.

Luciano Góis - Redação DS

6º Moto Encontro foi organizado pelos Estradeiros da Serra

Uma passeata também foi organizada dentro do 6º Moto Encontro

Em comemoração aos 11 anos do Estradeiros da Serra, o grupo organizou no final de semana o 6º Moto Encontro, evento este que contou com cerca de 400 motociclistas de Sinop, Sorriso, Colíder, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Diamantino, São José do Rio Claro, Rosário Oeste, Nobres, Barra do Bugres, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Pedra Preta, Jaciara, Juína, Juara, Campo Novo, Sapezal, Cacoal – RO.

De acordo com Carlinhos da Nilcar, presidente em exercício do Estradeiros da Serra, o evento teve início ainda na sexta com a recepção dos motociclistas de outras cidades, sendo em três pontos: Linha 12, no Ponto da Melancia e na frente da Mecânica BR Diesel. “Após recepcionar os motociclistas, fomos para nossa sede própria onde no período da noite servimos um jantar a todos os motociclistas e logo na sequência todos puderam curtir um som com o DJ Magno”, disse Carlinhos.

No sábado as recepções continuaram, já as 10h30 aconteceu uma passeata com saída da sede percorrendo até a Avenida Brasil – Tancredo Neves, e retornando a sede, num total, aproximadamente 12km, ao retornar para a sede todos os motociclistas receberam um delicioso almoço, tendo o estradeiro preparado 22 costelões à todos os presentes.

Logo após o almoço foram feito a exposição de motos e ainda o show com uma Banda Musical de Tangará. Já na tarde foi servido um escaldado, já no período da noite foi servido um delicioso jantar que marcou o encerramento do 11º aniversario do Estradeiros da Serra.

“Queremos agradecer a todos os patrocinadores e apoiadores, além dos integrantes do grupo Estradeiro da Serra que contribuíram para mais este sucesso”, salientou Carlinhos informando ainda que o evento contou com mais de 1.200 pessoas entre motociclistas, familiares, amigos e organizadores.

O Estradeiros da Serra completou 11 anos e conta atualmente com 49 integrantes.

Luciano Góis - Redação DS

Caminhada cobra combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

Diversas pessoas estiveram envolvidas na ação

Alunos da rede estadual e municipal de ensino, professores e integrantes da sociedade civil organizada, Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, Apae, CMDCA e servidores das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, promoveram uma caminhada na manhã de sexta-feira pelas avenidas principais da cidade, como parte da Campanha Nacional de Combate à Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes.

Um dos objetivos é conclamar a sociedade para agir em defesa das crianças e adolescentes, vitimas de exploração sexual, chamando a atenção de todos para a problemática que assola o país e faz centenas de vitimas diariamente, nas mais diferentes camadas sociais da população.

A Secretaria Municipal de Educação, Marlene Júlia Scarpat, falou da importância do movimento como forma de despertar nas pessoas o compromisso e a responsabilidade como cidadãos para garantir proteção integral as crianças e adolescentes, principalmente no tocante a exploração sexual.

“Além do trabalho diário que realizamos em conjunto com diversos setores, a caminhada é um grito para que todos ouçam e passem a integrar os movimentos de combate a exploração sexual. O importante é que todos denunciem casos que envolvam crianças e adolescentes para que as autoridades possam punir seus agressores” sugeriu a educadora.

Em Nortelândia, existe um trabalho permanente sendo desenvolvido em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, com o objetivo de conscientizar a população quanto à importância de se combater a exploração de crianças e adolescentes, com diversas ações deflagradas junto a população e principalmente as pessoas que estão fora dessa faixa etária para que se tornem defensores da integridade de crianças e adolescentes.

As secretarias trabalham de forma coordenada, em que os profissionais da educação desenvolvem atividades nas escolas, e os servidores da Assistência Social nos bairros junto às famílias. Um programa está em fase final de elaboração e implantação, envolvendo representantes de toda a sociedade civil organizada, para juntos trabalharem não só o combate a exploração sexual, mas também os casos de envolvimento com drogas e outras mazelas que afetam crianças, adolescentes e jovens no município.

ASCOM

Gilcélio toma posse, licencia-se e Zedeca ocupa vaga na Câmara

Assim que iniciou a sessão ordinária de quinta-feira, dia 15, o presidente da Câmara Municipal, vereador Weliton Duarte (PT), convocou o primeiro suplente da Coligação “Tangará Melhor, Nós Podemos I”, Gilcélio Peres (PT). Gilcélio ocupou a tribuna do Legislativo para anunciar seu pedido de licença.

Aos demais vereadores, Peres justificou o pedido afirmando que está a frente do processo de implantação do Campus do IFMT em Tangará da Serra, ocupando cargo de dedicação exclusiva. Após a aprovação do pedido de licença, Duarte fez a convocação do segundo suplente da mesma coligação, Melquezedeque Ferreira Soares, o Zedeca (PMDB).

Agora retorna à Câmara Municipal. Em entrevista à imprensa, logo após ser empossado no cargo, Zedeca afirmou que não esperava a licença de Gilcélio Peres. “Eu esperava que seria ele (a ficar na vaga), mas como ele passou essa responsabilidade para mim, então eu não posso correr. Tenho que assumir em responsabilidade com o Município”, afirmou Zedeca.

Natural de Umuarama, no Paraná, casado, com 54 anos, Zedeca já foi vereador em Tangará da Serra, na 8ª legislatura, entre 2009 e 2012.

GILCÉLIO – Após a aprovação do pedido de licença, Gilcélio Peres desejou bom trabalho ao suplente Zedeca e aos demais vereadores. “Quero desejar ao Zedeca sorte, bom trabalho, que tanto ele quanto os demais vereadores são pessoas da confiança do povo, legitimo representantes da nossa comunidade, todos vão honrar a memória e legado do vereador Odair”, afirmou.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Polícia Civil de Tangará da Serra recebe Moção de Aplauso

Homenagem foi uma indicação do vereador Niltinho do Lanche (PROS)

A Polícia Judiciária Civil de Tangará da Serra recebeu na tarde de ontem, durante a Sessão Ordinária, uma Moção de Aplauso e Congratulação. A indicação foi do vereador Niltinho do Lanche (PROS), que destacou o importante trabalho de segurança que a Polícia Civil vem desenvolvendo no município recentemente, atuando de forma bastante competente e eficaz.

A delegada Núbia Beatriz Reis, agradeceu a homenagem e falou sobre o caso da morte de um taxista, que gerou repercussão e que também já foi solucionado. “Gostaria de agradecer em nome da Polícia Civil, e lembrar de um caso que chamou muito atenção que é do taxista. Empenhamos em um trabalho rápido, identificamos o suspeitos e fizemos pedido de prisão. Deu tudo certo e a Polícia Civil agradece essa Moção de Aplauso”, agradeceu a delegada, ao lembrar que ela está de saída da cidade de Tangará da Serra, e que agora irá assumir as funções em Cuiabá, conforme já noticiado pelo DS. “Com tristeza estou indo para Cuiabá, mas não descartando a possibilidade de voltar. Gostei muito da cidade, da população e de todos os policiais que são muitos comprometidos”, finalizou.

Rodrigo Soares - Redação DS

Professor Odair deixa legado para Saúde Pública

Odair escolheu Tangará da Serra para morar, crescer e formar sua família há 25 anos

Natural de Rondonópolis, Odair José da Silva Dias, mais conhecido como Professor Odair, morreu na noite do último domingo, 10 de maio, aos 37 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a semana passada e fazia tratamento após ser diagnosticado com pneumonia. O quadro dele se agravou e o parlamentar não resistiu. 

Casado e pai de duas filhas, ele escolheu Tangará da Serra para morar, crescer e formar sua família há 25 anos. Biólogo, pós-graduado em Gestão Ambiental, vereador e ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, assim como ex-secretário de Saúde, além de funcionário público municipal e estadual, Professor Odair deixa um grande legado por onde passou, especialmente na saúde pública, setor que trabalhou e ‘lutou’. 

“Entendo que a política é um espaço de ética e de melhoria do bem coletivo, por isso quero ser o seu representante na Câmara Municipal, para que Tangará da Serra entre no caminho do desenvolvimento com políticas públicas e cidadania”, defendia Odair, antes e durante sua passagem pela Câmara Municipal, cargo ao qual ele foi eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), em 2012, na coligação Tangará Melhor! Nós Podemos I (PT / PTB / PMDB), com 701 votos.

“Infelizmente uma perda muito grande não somente para a família, mas para todos os munícipes de Tangará, pois era um vereador muito atuante, principalmente na saúde”, destaca o presidente da Câmara de Tangará da Serra, vereador Weliton Duarte. “E a perda do Odair faz levantarmos uma bandeira ainda mais forte pela defesa da saúde, bandeira essa que ele defendia com tanto entusiasmo”, completa o vereador Sebastian Ramos.

Fabíola Tormes - Redação DS

ULTIMAS NOTICIAS - Câmara vai marcar nova data para Sessão Solene alusiva aos 38 anos de Tangará

A informação é do presidente da Câmara de Vereadores Welliton Duarte. A sessão solene fazia parte da programação oficial de festividades alusivas aos 38 anos de Emancipação Político Administrativa de Tangará da Serra e estava marcada para esta terça-feira (13). O evento foi desmarcado junto com outros atos alusivos à data em virtude da morte do vereador Professor Odair.

Reportando-se ao fato, o presidente da Câmara destacou: “Infelizmente, uma tragédia. Uma pessoa querida na sociedade tangaraense, que desenvolvia um papel importantíssimo na Câmara. Ele lutava com a bandeira da saúde e era um educador. Na Câmara atuava em comissões diversas e presidente da Comissão de Saúde. Via-se o respeito em analisar projetos a fundo e a preocupação com o município. Ficamos muito tristes mesmo, tentando consolar família e amigos, mas a tristeza é profunda”.

Segundo ele, a Sessão Solene vai acontecer em data a ser confirmada. “A partir desta quarta-feira sentaremos com todos os vereadores para dar sequência às atividades, decidindo a nova data da sessão solene. Vamos realizá-la sim e pedimos aos munícipes que façam as orações para que a família suporte a dor deste momento”, destacou o vereador.

CADEIRA – Em relação à vaga na Câmara deixada pela morte do vereador professor Odair, Welliton Duarte informou que vai consultar o Tribunal Regional Eleitoral. “Infelizmente algo que não queríamos que acontecesse desta forma, mas temos que chamar de imediato o suplente. Vamos fazer uma consulta no cartório eleitoral para posteriormente chamar o suplente que irá correr atrás da documentação para o mais rápido possível estar aqui trabalhando com os demais vereadores”, destacou. Caso seja confirmado que a vaga é da Coligação pela qual o vereador havia sido eleito, a cadeira será assumida pelo suplente Gilcélio Peres, do PT.

ANIVERSÁRIO DE TANGARÁ – Em relação aos 38 anos do município, o presidente da Câmara parabenizou a população pela data. “Parabéns a este povo que luta pela cidade. Precisamos sempre trabalhar pelo desenvolvimento desta cidade que a cada dia cresce mais com este povo hospitaleiro”. 

Fonte: Marlenne Maria com Heverton Luiz

ÚLTIMA HORA: Morre vereador Professor Odair José

O Velório acontecerá na Escola Pedro Alberto Tayano na Vila Esmeralda

Internado na UTI do Hospital das Clinicas de Tangará da Serra desde o início da semana passada, depois de ter sofrido um ataque cardíaco em função de uma forte pneumonia, o Vereador Odair José da Silva Dias – PTB, faleceu na noite deste domingo (11/05) por volta das 22 horas com quadro gravíssimo de infecção em razão do problema.

De acordo com o companheiro de partido, Vereador Luiz Henrique Barbosa Mathias, houve uma tentativa de mantê-lo medicado na noite passada para transferi-lo para Cuiabá esta manhã, mas o vereador não resistiu e faleceu.

O Prefeito Fábio Junqueira decretará esta manhã, luto oficial por um período de três dias e ponto facultativo nesta segunda-feira para que todos os servidores municipais possam comparecer ao velório. Toda programação alusiva ao aniversário de Tangará programada para hoje foi cancelada e o desfile cívico também foi cancelado. A Câmara Municipal também cancelou a Sessão Solene de entrega de títulos de cidadania marcada para acontecer na terça-feira.

O Velório acontecerá na Escola Pedro Alberto Tayano na Vila Esmeralda, escola onde o vereador ministrava aulas. O horário do sepultamento ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição.

Redação DS

Em Tangará cidadãos são homenageados com a entrega da Ordem do Brasão do Município

Fazendo parte das comemorações ao 38º aniversário de emancipação política administrativa de Tangará da Serra a Prefeitura Municipal realizou na noite deste sábado (10/05), a entrega das comendas do Brasão do Município. A homenagem a 60 cidadãos que fazem parte da história de Tangará aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Entre os homenageados o pastor da igreja Assembleia de Deus, Silas Paulo de Souza, que disse que quando recebeu a notícia estava em uma convenção e ficou surpreso. “Surpreso, porque realmente é uma grande honra receber uma homenagem deste nível. Agradeço a Tangará da Serra, ao Executivo, Judiciário e todo pessoal que tem estado junto com a gente todo este tempo”, disse.

O representante de um Centro Espírita de Tangará, Jorge Nécio, também recebeu com surpresa a homenagem, mas ficou muito feliz por sem lembrado. “Estou há 42 anos em Tangará, vim para cá com 15 anos de idade e foi aqui que criamos nossa história”, comentou.

Para o Prefeito Fábio Junqueira o Município tem orgulho das pessoas que passaram por aqui e auxiliaram no desenvolvimento da cidade. A comenda da Ordem do Brasão do Município foi criada no ano 1977. “Instituímos a outorga desta comenda, criada no ano de emancipação do município. E agora pela terceira vez ela é feita; segunda neste mandato”, diz.

De acordo o prefeito há muitas pessoas nos diversos segmentos que também merecem ser homenageadas, mas infelizmente não é possível fazê-las de uma vez. “Por isso a cada ano escolhemos 60 cidadãos para receber esta importante homenagem do Município”, salientou.

Fonte: Redação com Lucélia Andrade - Da Redação RP

Campanha atingiu apenas 42% da meta em Tangará

A procura ainda está muito baixa

Termina nesta sexta-feira, dia 9 de maio, em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com números muito aquém do esperado. 

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, divulgado na manhã de ontem, 44% dos 80% esperados da população-alvo foram imunizados. Este número fica ainda mais baixo quando detalhado por Estados: Mato Grosso alcançou até o momento apenas 37% da meta. 

Já em Tangará da Serra, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 42% da população-alvo (cerca de 7 mil pessoas) foram vacinadas. “Nenhum grupo prioritário até agora atingiu a meta em Tangará da Serra”, alerta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luciléia Oliveira Rodrigues, ao destacar que estamos entrando num período suscetível a problemas respiratórios, como já pode ser observado com o aumento das internações hospitalares. 

Para a coordenadora, o número imunizações mostra que a população não esta se preocupando e se prevenindo contra esses problemas, pois, de acordo com ela, a vacina contribui para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

Entre os grupos de risco, os que mais têm procurado os postos de vacinação no município são os trabalhadores da saúde, que alcançaram 50% da meta, seguidos pelos idosos e puérperas, com 48%, gestantes com 47% e crianças com apenas 41%. Já dos indígenas ainda não há dados.

Fabíola Tormes - Redação DS

Câmara realiza Sessão Solene em comemoração aos 38 anos de Tangará

Os vereadores tangaraenses concedem honrarias a 42 personalidades. A Sessão Solene de comemoração ao 38º aniversário de emancipação político administrativa de Tangará da Serra (Decreto Legislativo 56/2012) será realizada pela Câmara Municipal no daí 13 de maio. O evento acontece às 8h30 no auditório da OAB/MT em Tangará.

Na solenidade os homenageados receberão o título de Cidadão Benemérito Tangarense. Para a definição dos nomes, os parlamentares levaram em consideração as ações realizadas pelas pessoas indicadas.

“É concedido o título (...) homenagem a que fazem jus por seus trabalhos, amor e carinho demonstrados a esse Município, colaborando com sua grandeza e prosperidade com relevantes serviços prestados ao Município de Tangará da Serra”, afirma o Decreto Legislativo 02, aprovado por unanimidade pelos vereadores.

HOMENAGEADOS – Este ano serão homenageados pelo Poder Legislativo tangaraense os cidadãos: Albersone Xavier da Silva; Alceu Luiz Grapeggia; Antonio Adriano Gonçalves; Antonio Verciano Neto; Aparecida da Silva Pinto; Aparecido Antunes de França; Argemiro Pedro Lanza; Arielzo da Guia e Cruz; Balduina Mafizzoni Gotardo; Benito Serrano Neto; Darcy Alves Moreira; Décio Tadeu Frare; Edilton Rezende da Silva; Eliseu Sismer; Emílio Nascimento; Euripedes Ferreira Santos; Francisco Bernardo do Nascimento; Gazino Mendonça; Geraldo de Assunção Pedra; Gilson Rodrigues Gonçalves; Heitor José Godrim; João Venildo Jesus dos Santos; Osvaldo Ângelo Morizzo; José Delcaro; José Leal; José Martinez Garcia; Luciano de Sales; Manoel do Nascimento; Marcos Eiti Nishimura; Maria de Lurdes da Silva; Maria Judete dos Santos Chaves; Maria Luciene Vieira de Oliveira; Messias Francisco dos Santos; Nelson Gonçalves da Costa; Nilcimar Marques Tayano; Paulo Salvador; Reinaldo Valeriano dos Santos; Ricardo Wilhan Daher; Roberto Tadeu; Salazar Jonas Marquetti; Silvio Joabe Delmondes de Oliveira; Vlademir Carlos Mendes.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Aprovada estruturação do Controle Interno do Poder Executivo

Os vereadores aprovaram, por sete votos a três, o Projeto de Lei 021 que prevê a estruturação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Municipal. Apesar da aprovação, para ser encaminhado à sanção, o PL 021 ainda depende de uma segunda votação, na próxima semana.

De acordo com o texto, a estruturação tem como objetivo assegurar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Município. Além disso, o Executivo defende que a proposta promoverá a avaliação dos resultados obtidos pela administração.

Pelo projeto, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo será exercido diretamente pelos diversos níveis de chefia e pela Controladoria Geral Municipal, que avaliará a eficiência e a eficácia do sistema de controle e irá, ainda, assegurar a observância dos dispositivos constitucionais e da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Caso o projeto seja aprovado em segunda discussão e sancionado pelo prefeito, o Sistema de Controle Interno passará a ser integrado pela Controladoria Geral Municipal, vinculada diretamente ao prefeito; pelas Unidades Executoras Sistêmicas dos diversos sistemas administrativos; e pela Unidade Setorial de Controle Interno do SAMAE, vinculada diretamente ao Diretor da autarquia.

A votação do PL 021, em segunda discussão, acontece na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal que – em função das comemorações alusivas aos 38 anos de emancipação político-administrativa de Tangará da Serra – será realizada na quinta-feira, dia 15 de maio.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Tangará da Serra sediará curso para árbitros de karate



No próximo sábado, dia 10, acontecerá na sede provisória da Federação de Karate Interestilos de Mato Grosso (FKIMT), localizada na Avenida Brasil, 1343-N, Jardim Europa, na Cidade de Tangará da Serra, o 1º Curso de Arbitragem de Karate Interestilos.

O curso será ministrado pelo renomado Prof. Francisco Santiago, Árbitro Internacional e Membro da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Karate Interestilos (CBKI). Ele vem de São Paulo/SP, a convite da FKIMT para atualizar os Árbitros oficiais do Estado de Mato Grosso de Karate Interestilos.

É esperada a participação de aproximadamente 60 karatecas entre faixas verde, roxa, marrom e preta. O Curso será teórico na parte da manhã e prático à tarde e terá prova com questões de múltipla escolha que dará aos Faixas Pretas a classificação para atuar nos eventos estaduais.

Mato Grosso já tem árbitros nacional e Intercontinental. O Professor Antonio Felipe, Presidente da FKIMT, ressalta a importância do evento. “Este curso vem ao encontro de muitos karatecas ávidos por conhecimentos sobre o assunto, que por algum motivo não podem participar dos Cursos promovidos pela CBKI nos Campeonatos Regionais e Nacionais. Já estão confirmados karatecas das Cidades de Sapezal, Campo Novo, Brasnorte, Tangará da Serra e outras localidades que deverão confirmar presença”, afirmou.

Fonte: Marlenne Maria - da Redação Pioneira

Município de Tangará da Serra investe em maquinário

Dos maquinários, o rolo compactador já chegou ao município

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra através da Secretaria de Infra Estrutura (Sinfra), fez a aquisição de uma importante máquina para dar início às obras de asfaltamento dos bairros e distritos da cidade. Estão previstos mais de 250 mil metros quadrados de asfalto para esse ano e para realizar essa quantidade de obras foi comprado com recursos próprios um Rolo Compactador no valor de R$ 349 mil. 

Além do Rolo Compactador recém chegado, foram licitados na modalidade de registro de preço, outras máquinas sendo: quatro caminhões (que estão programados para chegar na próxima semana), duas motoniveladoras, (uma delas também está programada para chegar na próxima semana), além de pá carregadeira, mini carregadeira, caminhonete simples para dar apoio nas obras e uma máquina para varrer as ruas.

“Para realizar a quantidade de asfalto que vamos fazer esse ano com máquinas antigas, que quebram constantemente e dão muita manutenção não seria possível. Esse Rolo Compactador pode ser usado tanto no preparo da base do asfalto, com as chamadas ‘patas de compactação’, quanto no acabamento do asfalto com a superfície de seu rolo sendo retirada, ele passa a ser liso, possibilitando assim muito mais proveito dessa máquina”, comentou o secretário Chico Clemente.

As obras de asfalto da cidade estão previstas para começar nos próximos dias. Quase todos os bairros de Tangará serão contemplados, sendo que alguns serão completamente asfaltados e outros parcialmente, além dos distritos de São Joaquim do Boche e Progresso. “Com a chegada dos novos equipamentos será possível montar uma equipe que ficará constantemente fazendo a manutenção das estradas rurais do Município. Estamos investindo R$ 3.333.200,00 nessa nova frota”, finalizou Clemente.

Vando Nascimento - Assessoria de Imprensa

Acits realiza 1° Liquida Materiais de Construção nesta semana

Presidente da Acits revela detalhes da nova data do comércio tangaraense

Observando que o movimento em época de Liquida Tangará não crescia, o presidente da Acits (Associação Comercial e Empresarial) de Tangará da Serra junto com representantes do segmento de materiais de construção, decidiu lançar a 1ª Liquida Materiais para Construção.

“O Liquida Tangará tem um apelo maior por roupas, sapatos, acessórios, enfim, qualquer segmento, menos materiais para construção”, explica Babyton Pasetti, presidente da Acits Tangará da Serra. “Nesses dias de Tangará Liquida não aparecem clientes nas lojas, por mais que tenham descontos”.

As lojas participantes irão praticar, entre a quinta-feira e o sábado que antecede o Dia das Mães (dias 08, 09 e 10 de maio), descontos de até 70% em alguns itens. “Cada empresa terá o seu cartaz com o selo identificando que participa da campanha. Ele tem o intuito de exatamente movimentar o setor de materiais de construção, para ser um diferencial para este segmento”, finaliza Babyton.

Stéfani de Castro - Redação DS

UNIC promove evento para discutir sobre liderança

Giancarllo Ferreira de Vasconselos é especialista em Gestão empresarial

Na quarta-feira, dia 7 de maio, das 8h às 12h, a UNIC Tangará da Serra promoverá no campus um café da manhã com gestores das áreas de Recursos Humanos, formadores de opinião e empresários, de diversas empresas privadas e públicas da região, para trocar experiências e discutir sobre um tema muito relevante no atual cenário corporativo: a liderança inspiradora. Na ocasião, o especialista em Gestão Empresarial, Giancarllo Ferreira de Vasconcelos, ministrará a palestra “Como ampliar os resultados com as pessoas dentro das organizações”. Inscrições gratuitas para vagas limitadas direto no site www.programaaprimorar.com.br.

FEIRÃO DE CARREIRAS - Com o tema “Aprimore sua carreira”, a instituição lançará o Feirão de Carreiras no dia 31 de maio, que proporcionará aos colaboradores das empresas participantes do Aprimorar a possibilidade de aperfeiçoarem suas profissões, uma vez que o evento reúne cursos gratuitos com certificação; orientação profissional com aplicação de testes vocacionais; assessoria sobre facilidades de pagamento, como o Fies; inscrição gratuita para o vestibular; além de proporcionar um bate-papo com os coordenadores de cursos para esclarecer dúvidas sobre as graduações. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Informações no site: www.programaaprimorar.com.br.

Assessoria

Prefeito recebe comissão de diretores do Lions Club

O Prefeito Fabio Martins Junqueira recebeu na última sexta feira em seu gabinete uma comissão de diretores do Lions Club o motivo da ilustre visita ao chefe do executivo é a XV Convenção do Distrito LB-4 que acontece em Tangará da Serra nos dias 02, 03 e 04 de maio, durante a conversa os diretores do Lions convidou o Prefeito para prestigiar o evento, Junqueira confirmou presença na noite desse sábado em um jantar de confraternização.

Estiveram reunidos com Junqueira o Sr. João Zanata do Lions Club Tangará da Serra, Parailio L. Souza do Lions Club Cuiabá – Visão Solidária, Neusa Maria de Almeida Trevisolli 1ª Vice Presidente Lions Club Tangará da Serra, Joenir Bosco C.M. Ferreira Presidente do Distrito Leo LB-4, Renato Adriano Dummel Presidente do Lions Club Tangará da Serra, Elbio Gonzales Ex Governador do Distrito LB-4 e também os Srs. Whady Lacerda Diretor Internacional e Presidente do Instituto Lions da Visão, o colombiano Libardo Bastidas Passos Diretor Internacional do Lions e Ideraldo Pires da Costa Governador do Distrito LB-4. Junqueira fez questão e assinou o Decreto Nº 115 declarando Hóspedes Oficiais do Município de Tangará da Serra os Srs. Ideraldo Pires, Whady Lacerda e Libardo Bastidas durante os três dias que ficarão em nossa cidade participando da Convenção do Distrito LB-4.

Fonte: Vando Nascimento
Assessoria de Imprensa

Luiz Henrique alerta para excessiva carga tributária e má qualidade de serviços públicos no Brasil

Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB) discursou esta semana na tribuna da Câmara alertando a população para a excessiva carga tributária. Em 2014, segundo dados que citados pelo vereador, os brasileiros vão gerar R$ 5 trilhões em riqueza, dos quais R$ 2 trilhões serão recolhidos aos cofres públicos. Na contramão, reclama o vereador, o País registra os piores números no desempenho dos serviços públicos oferecidos a população.

“Em infraestrutura estamos atrás de 103 países. Em ferrovias, existem 120 [países] a nossa frente. Rodovias, 123. Aeroportos, 131. Portos, 123. Acesso a escola básica, 69 países a nossa frente. Acesso a universidade, 85. (...) Qualidade das ciências, 129 países a nossa frente. (...) Expectativa de vida, 78 países a nossa frente. Nível de nossos cientistas e engenheiros, 112 países a nossa frente. Qualidade das matemáticas e ciências, 136. Exportações, 145. Dentre tantos outros números”, citou Luiz Henrique.

Na avaliação do vereador, por ser 2014 um ano de eleições, os números chamam ainda mais a atenção para que a população atribua responsabilidades a quem de direito. “Imaginem só, R$ 2 trilhões saem dos bolsos dos brasileiros. Eu trouxe os números para chamar a atenção porque nós vamos ter eleição agora no final, início do mês de outubro. Precisamos também atribuir responsabilidades. Aqueles que acham que está tudo bem, apanhe isto que está colocado aqui. Que o País recolhe esse tanto de dinheiro do bolso do povo e nos deixa nesta condição degradante e vergonhosa na efetivação das políticas públicas no gasto desse dinheiro”, alerta o vereador.

Segundo Luiz Henrique, este é o momento em que aqueles que acreditam que “está tudo bem” devem sair as ruas e defender o que está acontecendo. “Que saiam pelas ruas dizendo que está bom. Que está uma maravilha, que o Povo está satisfeito e continuem deixando o País nesta situação. Em situação terrível em função da má aplicação dos recursos públicos. E os que não estão satisfeitos, entre os quais me incluo, continuaremos cobrando”.

AVISO – Às lideranças do PTB em nível estadual Luiz Henrique disse já ter avisado que não devem esperar apoio a qualquer posição partidária que vá contra os interesses do povo. “Não vou ficar defendendo bandeiras de grupos em troca de continuísmos aflorados nas entranhas de partidos ou de grupos não. De jeito nenhum. Vou defender que as mudanças sejam feitas para o bem da nossa população”, afirmou.

Fonte: Redação RP com Assessoria

Aberta inscrições para escolha da Rainha da Exposserra

Rainha e Princesas de 2013

Estão abertas as inscrições para as garotas interessadas em participar da escolha da Rainha da Exposserra 2014, que este ano chega a sua 23º edição. As inscrições seguem até o dia 05 de julho, e podem participar candidatas de 16 até 23 anos de idade, que não sejam casadas e que também não tenham filhos. De acordo com a diretora da Revista Imagem, Elis Regina Dall Agnol, para efetuar o cadastro é necessário as candidatas levarem 3 quilos de alimentos não perecíveis até algum dos pontos de inscrição, que será doado para uma instituição de Tangará da Serra. “Após a arrecadação desses alimentos, divulgaremos na imprensa nas próximas semanas para qual instituição iremos fazer a doação”, comentou Elis Regina, ao destacar que no ano passado, em pouco mais de 40 dias, mais de 60 meninas se inscreveram para participar do evento. “Nossa expectativa para esse ano é superar o número de participantes, visto que nessa edição teremos um tempo maior para as candidatas se inscreverem”, disse.

Assim, como nas edições passadas, dez candidatas serão pré selecionadas para participar do baile, que acontece no dia 06 de setembro com local ainda a definir. “E nesse ano, estamos trazendo várias novidades para essa festa, com uma nova estrutura”, adiantou a diretora da Revista Imagem ao DS. Os pontos de inscrições são no Código Girl, Lara Frantz, TV Banda, Rede TV! e Revista Imagem.

Rodrigo Soares - Redação DS

Termina na próxima quarta-feira o prazo para regularizar situação com a Justiça Eleitoral

Termina na próxima terça-feira dia 07 de maio, o prazo para quem quer tirar seu primeiro título de eleitor, ou regularizar pendências com a justiça Eleitoral. Adolescentes de 16 e 17 anos, e maiores de 18 anos que ainda não possuem o documento podem comparecer na Cartório Eleitoral localizado na Rua José Ismael do Nascimento, mais conhecida como Rua 1, munidos de RG, CPF, certificado de reservistas (para homens) e comprovantes de residência em seu nome, ou de parentes (Pai, mãe, irmãos, etc.). O documento sai na hora e é de graça. 

Quem tem multas e não justificou sua ausência em eleições passadas também pode ir ao órgão para regularizar sua situação de maneira rápida e eficiente. 

Especialmente nesta segunda, terça e quarta-feira o órgão atenderá das 8h às 17h.

Stéfani de Castro - Redação DS

Começou ontem a campanha de vacinação contra febre aftosa

No estado de Mato Grosso, apenas o gado com idade de até 24 meses será vacinado

Iniciou ontem, dia 01, a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de rebanhos bovinos e bubalinos em 21 estados brasileiros. A vacinação correrá até o dia 31 de maio. Todo o rebanho será vacinado nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. Já a imunização em animais com idade até 24 meses está prevista nos estados do Acre (exceto os municípios da fronteira com a Bolívia que vacinam todos os animais), Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. 

Segundo o responsável pela Coordenação de Febre Aftosa (CFA) do Mapa, Plínio Lopes, a meta é que aproximadamente 166 milhões de cabeças sejam vacinadas nesta nova etapa. “A campanha é fundamental para manter as zonas livres com vacinação e prevenir a reintrodução da doença no território nacional”, acrescenta o coordenador.

O produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial, que têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério o relatório das atividades da campanha de vacinação contra a doença.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.

Stéfani de Castro - com Assessoria