Tangará realiza Conferência de Saúde do Trabalhador

Cerca de 150 pessoas compareceram ao evento

Aconteceu ontem(29/04), no Centro Cultural do município, a Conferência de Saúde do Trabalhador, que foi uma realização Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra (ERS/TS), onde o objetivo principal é a “implementação da política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora”. 

Entre as atividades da conferência estava a votação dos delegados que irão representar a região na fase estadual da Conferência, que se realizará nos dias 05 e 06 de junho, em Cuiabá. Segundo o coordenador do evento, Marco Aurélio da Cruz, compareceram à Conferencia aproximadamente 150 pessoas da cidade de Tangará da Serra e da região. 

Os delegados eleitos foram divididos em três categorias. Na categoria Gestores (que engloba representantes do governo) foram eleitos Zelia Gama como titular e Aline Priscila como suplente. Os representantes dos Trabalhadores da Saúde a titular é Maria Suelane e a vaga suplente ficou com André Rodrigo Vaz da Luz. E representando os Usuários foram eleitos Marisa Batista de Santana e Michele de Melo Mariano como titulares, e Elisabeth das Dores Rodrigues Ramos e Amanda Jéssica Souza Rodrigues como as suplentes.

Stéfani de Castro - Redação DS

Município trabalhará normalmente nesta sexta-feira

Prefeitura paralisa atividades somente no Dia do Trabalhador

Com o feriado do Dia do Trabalhador comemorado amanhã, 1º de maio, alguns órgãos públicos paralisam as atividades em Tangará da Serra. Nas escolas da rede municipal de ensino as aulas voltarão apenas na próxima segunda-feira, 05, em horário normal de funcionamento. Nas escolas da rede estadual, de acordo com o calendário do ano letivo de Tangará, o feriado não será emendado, em decorrência da última greve que comprometeu o funcionamento.

É o mesmo caso dos bancos de Tangará da Serra, em que as atividades paralisam somente nesta quinta-feira, 01. O comércio de Tangará da Serra também não emenda o feriado, retornando as atividades normalmente na sexta, 02. “Porém, existem os mercados que tem alvará diferenciado, que podem abrir na quinta-feira, dependendo de seu funcionamento interno”, informou a Associação Empresarial e Comercial de Tangará da Serra (Acits).

Na Unemat, as aulas retornarão também apenas na segunda-feira, 05, com os horários normalizados. Na Unic, o feriado não será emendado e as aulas voltarão normalmente na próxima sexta-feira, 02. “Como já teve um extenso feriado recente e emendou bastante dias, optamos por não emendar dessa vez, ainda mais que vem por aí a copa”, comentou a secretária da Universidade.

Judiciário também funciona normalmente na sexta-feira

O expediente no TJMT bem como nas unidades judiciárias de Mato Grosso terão horário de funcionamento normalizado na próxima sexta-feira, 02. Dessa forma, todas as audiências marcadas na data deverão ocorrer normalmente, assim como o atendimento ao público. É o mesmo caso dos cartórios extrajudiciais, que funcionarão normalmente, como de costume. Os prazos também fluirão sem prorrogação.

Segundo informações da assessoria do TJMT, na quinta-feira, 1º de maio, assim como a todos os órgãos públicos, as atividades serão paralisadas. “Os prazos que vencerem nesta data serão automaticamente prorrogados para o próximo dia útil”, informou a assessoria através de nota.

Dia do Trabalhador – A data é comemorada em muitos países homenagiando os trabalhadores de todas as profissões. No Brasil, é celebrada como feriado nacional desde setembro de 1925 por decreto do presidente Artur da Silva Bernardes.

Rodrigo Soares - Redação DS

Inauguração de creche abre programação festiva de Tangará

Tangará da Serra passou a contar com 61.300 eleitores

Na próxima quinta-feira, dia 8 de maio, o Executivo Municipal de Tangará da Serra inicia a programação festiva em comemoração aos 38 anos de emancipação político-administrativa da cidade, com a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil ‘Dona Mariquinha Tavares’, do Jardim Califórnia.

A programação prévia do evento, repassada ontem, 29, à imprensa pelo prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB) terá eventos cívicos, artístico-culturais e esportivos, inaugurações e lançamentos de obras, além das solenidades especiais. “Temos uma programação que se inicia dia 8 de maio, com a previsão da inauguração da Creche ‘Dona Mariquinha Tavares’, no Jardim Califórnia. Estamos ultimando os preparativos para poder fazer a entrega dessa creche”, adiantou, ao ressaltar que no outro dia o Executivo dará sequência a programação com ato cívico e lançamento da pedra fundamental de três creches – no Jardim dos Ipês, Morada do Sol e Jardim Acapulco. Ainda neste dia haverá a abertura do Museu Itinerante, com a presença de expositores de diversos Estados brasileiros e outros países. E, finalizando a programação da sexta-feira, haverá um show com Edmilson da Banda Terra, no Centro Cultural, em horário a ser confirmado.

No dia 10 (sábado) está programada uma sessão especial para entrega da Honraria do Mérito de Comenda da Ordem Municipal do Brasão e no domingo, 11, uma corrida ciclística e Culto em Ação de Graças que será realizado na Praça dos Pioneiros. No dia 12, a programação continua com a entrega de convênios de patrulhas mecanizadas ao município e início de um ciclo de palestras da Seapa. Nesta mesma data, a noite, haverá um Missa de Ação de Graças ao aniversário do município na Praça dos Pioneiros, assim como um show com a Banda Buana, na esquina da Praça da Bíblia.

Já no dia 13 de maio, data oficial da emancipação do município, os destaques ficarão por conta da sessão solene a ser realizada pela Câmara Municipal, para entrega de Títulos de Cidadão Honorário Tangaraense a personalidades do município e de todo Estado, assim como o tradicional desfile cívico, a tarde. 

Além destas, segundo o chefe do Executivo Municipal, outras atividades serão incluídas na programação, como o lançamento da pavimentação asfáltica marcada para iniciar neste ano no trecho da segunda pista da Avenida Tancredo Neves. “Vamos iniciar os trabalhos de pavimentação asfáltica justamente por aquele trecho e depois daremos sequência, durante o ano, a pavimentação de cerca de 250 mil metros de asfalto”. Deverão também ser incluídas na programação a inauguração de algumas Unidades de Saúde do Município. “No mínimo seis das unidades estarão prontas e portante serão inauguradas no dia 15”, finalizou.

Fabíola Tormes - Redação DS

Pagamento da parcela única do IPTU 2014 é prorrogado

A informação foi repassada pela secretária durante coletiva à imprensa

Devido a falhas no sistema de impressão e entrega das guias para pagamento do IPTU 2014, a Secretaria de Fazenda de Tangará da Serra decidiu prorrogar o prazo para o contribuinte pagar a taxa, em parcela única, com desconto de 10%, assim como o primeiro pagamento. A informação foi repassada ontem, 29, pela secretária Municipal de Fazenda, Valnicéia Picoli, durante coletiva à imprensa.

Segundo Picoli, muitas guias foram impressas sem a numeração no código de barras, necessário para o pagamento do imposto. “Sem essa numeração o banco não consegue fazer a leitura. Então, no dia 25, que foi o último dia, muitas pessoas estavam dentro do banco e não conseguiram efetuar o pagamento em razão da falta desses números no código de barras”, explicou, destacando que no mesmo dia essas pessoas procuraram a Secretaria de Fazenda, porém não tiveram tempo hábil para a quitação do débito. “Em razão disso, para oportunizar ao contribuinte pagar seu débito sem ficar prejudicado, o prefeito Fábio [Junqueira] editou um decreto 112, de 2014 prorrogando o prazo para o dia 15 de maio”.

Ainda de acordo com a secretária, não é necessário solicitar ou imprimir uma segunda via para pagamento (com exceção aquelas com defeito), pois no Decreto há um artigo autorizando os bancos a fazerem o recebimento na mesma via, com vencimento agora para o dia 15 de maio, sem acréscimo de multa ou juros. 
Àqueles que optaram pelo parcelamento, a secretária aproveita ainda para informar que as datas de vencimento das demais parcelas permanecem inalteradas. 

Fabíola Tormes - Redação DS

Prefeitura revela números do PPA em audiência pública

Secretário de Planejamento, Arilson Hoffmann, explicou os números do PPA

Aconteceu na tarde de ontem, 28, no Auditório da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, a Audiência Pública que revelou os índices do PPA (Plano Plurianual) referentes ao exercício de 2015. É uma audiência pública realizada anualmente. 

O Secretário de Planejamento do município, Arilson Hoffmann, focou a explicação nos números de arrecadação de imposto que Tangará da Serra recolhe, e fez um comparativo com os outros municípios que compoem o rol de maiores cidades do estado, entre eles Lucas do Rio Verde, Sinop, entre outros. Conforme os números apresentados, Tangará é o município que menos arrecada receita em imposto per capita. Ou seja, a contribuição por habitante, é menor que todos os outros municípios da lista. 

Segundo o prefeito Fábio Junqueira, a população tem que participar mais, pagando seus impostos em dia para que o poder público possa transformar essa receita em obras para a própria população.

Stéfani de Castro - Redação DS

Ipes Tangará da Serra sedia Congresso Regional Anglo

‘O processo neuropsicológico da aprendizagem’ foi um dos temas tratados no Congresso

O Instituto Presbiteriano de Educação Simonton (Ipes) de Tangará da Serra e o Sistema Anglo de Ensino promoveram no último sábado, dia 26 de abril, o Congresso Regional Anglo Centro-Oeste. O evento, realizado nas dependências da escola tangaraense, reuniu cerca de 100 educadores de escolas conveniadas ao Sistema Anglo de diversas cidades mato-grossenses. “É um investimento que o Anglo faz, em parceria conosco, para atender as escolas e os profissionais da educação que usam o material Anglo. Por isso sentimo-nos honrados em receber educadores de outras escolas e também esses palestrantes de alto nível”, destacou o diretor do Ipes, Marcos dos Anjos.

A capacitação pedagógica foi conduzida pela equipe de autores do material didático do Anglo e outros profissionais, e entre os assuntos abordados estiveram: ‘O processo neuropsicológico da aprendizagem’ e a ‘Inclusão mais que um desafio escolar, um desafio social’, palestras ministradas pelos profissionais Egídio Romanelli e Jairo de Paula, respectivamente, além das reuniões com autores Ricardo Leite, que falou sobre ‘Ensino de procedimentos de pesquisa’, Luiz Carlos Ferrer, que tratou sobre ‘Contar ou fazer, eis a questão’, Ronaldo Carrilho com o tema ‘As intenções das ciências exatas no material do Ensino Médio’ e também José Carlos Pires de Moura, falando sobre ‘O sistema escravista em três tempos’.

Uma das participantes do evento foi a educadora Maria Elizabete Carminhola Macedo, que foi buscar no Congresso Regional praticamente uma única coisa: aprendizado. “Eu vim buscar e é isso que eu pretendo levar para os nossos alunos, um aprendizado melhor. Tanto é que agora de manhã estávamos em um debate de o que é ser estudante, como fazer esse aluno ser um estudante melhor. E é isso que estou buscando para minhas aulas, não diretamente na disciplina que leciono, mas de um modo geral de como lidar com esses alunos”.

Fabíola Tormes - Redação DS

Saúde realiza Dia ‘D’ de imunização contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, realiza neste sábado o dia ‘D’ de imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

De acordo com a enfermeira da USF Goiânia, Juliana Herrero, todas as Unidades de Saúde da Família (USF’s) e Unidade Central, exceto a da Vila Esmeralda que estará junto com a unidade do Jardim Presidente, estarão abertas neste sábado das 8h às 16h30. Já naquelas unidades que ainda estão em reforma, os atendimentos serão deslocados, como na unidade do Tarumã, onde a campanha ocorrerá na Escola Bento Muniz, na Araputanga que será no Cras ao lado da unidade, assim como na Vila Nazaré que será na escola Décio Burali. 

“Tudo já está pronto para este sábado e a expectativa é receber o maior número de pessoas das 18.447 do grupo prioritário. Por isso gostaríamos de convidar a todos para mais este compromisso com a saúde, principalmente as crianças e idosos”, convida a enfermeira, ao lembrar que o objetivo da campanha, além da prevenção da gripe nos grupos vacinados, é a redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

A campanha iniciou na última terça-feira, dia 22 de abril, em todo o país, com o objetivo de imunizar cerca de 49,6 milhões de pessoas. Em Tangará da Serra a meta do governo é vacinar 80% das 18.447 pessoas que compõem o grupo prioritário, sendo 6.555 idosos de 60 anos e mais, 6.092 crianças, 1.025 gestantes, 168 parturientes, 1.548 profissionais de saúde, 1.402 indígenas e 1.658 pessoas com comorbidade. Em Mato Grosso a meta é de 682.996 pessoas.

Fabíola Tormes - Redação DS

Câmara aprova recursos para CREAS e Unitan

O Poder Legislativo aprovou a alteração de metas financeiras do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias abrindo crédito no Orçamento do Município para 2014 no valor de R$ 95 mil para a custear despesas da Secretaria Municipal de Assistência Social e no valor de R$ 56 mil para despesas da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o Projeto 037/2014, a abertura de crédito especial no valor de R$ 95 mil visa custear contrapartida de valor do contrato de repasse (contrato número 772878/2012/FNS/CAIXA) formalizado entre o Município e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, através do Fundo Nacional.

De acordo com o contrato, a contrapartida do Município é necessária para que seja viabiliza em Tangará da Serra a construção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Já o Projeto 036/2014, também aprovado na Câmara, permite a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 56 mil. Os recursos serão utilizados para custear despesas com aquisição de equipamentos para coleta de sangue, realizada pela na Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (Unitan).

Segundo o Executivo, com os recursos serão adquiridos um homogeneizador, uma centrifuga hematológica, uma estufa de secagem e esterilização, uma centrifuga microprocessada variável de 500 a 4.000 RPM e uma câmara de conservação de sangue. Os projetos 036 e 037 foram aprovados por unanimidade.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Mais de 20 policiais do Comando Regional de Tangará são promovidos

O coronel Gley Alves, que atingiu o topo máximo em sua carreira, destacou a importância da promoção para os profissionais da polícia

A Polícia Militar de Mato Grosso promoveu 652 policias nesta segunda-feira, 21, sendo 527 praças e 125 oficiais. Do Comando Regional de Tangará da Serra (CRVII), 21 foram promovidos a sargentos, cabos, tenente coronel e coronel. A cerimônia de formatura aconteceu no dia de Tiradentes, o patrono das Polícias do Brasil, no quartel do Comando Geral da PM, em Cuiabá.

Entre alguns dos promovidos, o comandante do CRVII, Gley Alves, que até então era tenente coronel, passou a assumir o cargo de coronel. O comandante adjunto do CRVII, Major Cruz, passará a assumir as funções de tenente coronel, além dos soldados William e Ataulfo, que foram empossados como cabos.

O coronel Gley Alves, que atingiu o topo máximo em sua carreira, destacou a importância da promoção para os profissionais da polícia. “A gente verifica que é um grande tipo de valorização. Reflete na atenção funcional do profissional, no bom atendimento a comunidade. Um policial promovido significa que seus atos e méritos fizeram isso acontecer, gerando ainda melhor bom desempenho”, disse o coronel. 

De acordo com o comandante geral da PM, coronel Nerci Adriano Denardi, o grande número de promoções ocorre “devido ao gargalo que existia na corporação, de pessoas que aguardavam na fila pela promoção”.

Na próxima quinta-feira, acontecerá um coquetel a partir das 9h, com a entrega de placas aos promovidos. 

Rodrigo Soares - Redação DS

Secretária de Saúde de Tangará da Serra pede demissão

O anúncio foi feito agora pouco durante a recepção dos profissionais Mais Médicos

A secretária de Saúde de Tangará da Serra, Helena Maria Cavalini, anunciou na tarde da última quinta-feira, 17, durante a recepção dos profissionais do Mais Médicos no município, seu pedido de demissão da pasta. 

Em seu momento de apresentação aos 18 novos médicos que chegaram à Tangará, Cavalini disse que o pedido foi feito diretamente ao prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB), já na tarde de ontem.

De acordo com Fábio, ele mesmo irá coordenar os trabalhos da saúde em Tangará da Serra, pelo menos nos próximos dias, até que seja decidido quem irá assumir oficialmente o cargo.

“Isso será feito através dos coordenadores e chefes de departamentos. Terei conversas diariamente entre esses trabalhadores da saúde, e vamos conduzir durante alguns dias diretamente até tomar decisão do que faremos”, afirmou Junqueira.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Comércio abrirá neste sábado até às 18h

As lojas de todos os setores varejistas, funcionam em período integral

Em função da Páscoa, comemorada no próximo domingo, o comércio tangaraense ficará aberto neste sábado até às 18h. A determinação é do Sindicato do Comércio Varejista de Tangará da Serra (Sincovatan) e Sindicato dos Empregados no Comércio em Geral de Tangará da Serra (Secgts), conforme a cláusula décima quarta da Convenção Coletiva de Trabalho.

Dessa forma, segundo informações da Câmara de Dirigentes Logistas de Tangará da Serra (CDL), neste sábado, 19, as lojas de todos os setores varejistas, funcionam em período integral. O objetivo é oferecer um tempo maior àquelas pessoas que durante a semana não puderam comprar não somente o ovo de páscoa, mas também outros itens de vestuário, entre outros.

Fabíola Tormes - Redação DS

Vereadores aprovam projeto que autoriza R$ 2 milhões para conclusão da Unidade Mista

Os vereadores tangaraenses aprovaram o Projeto de Lei 31/2014 que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 2 milhões 4 mil e 500 reais, na estrutura da Lei Orçamentária Anual. Com a aprovação em discussão única, o projeto agora segue à sanção do Executivo Municipal.

De acordo com a mensagem do projeto, a aprovação a alteração no Orçamento 2014 é necessária para que a Secretaria Municipal de Saúde possa dar continuidade as obras de ampliação do Hospital Municipal – antiga Unidade Mista de Saúde.

Aos vereadores, o Poder Executivo argumentou que o convênio que o Município tinha para a realização das obras não foi cumprido, tornando necessária a alteração orçamentária para que a obra possa ser realizada com recursos próprios. “Tendo em vista que o recurso disponibilizado pelo Governo Federal não foi possível realizá-lo, pois o Estado de Mato Grosso não cumpriu com a contra partida conforme cronograma estabelecido em convênio”, diz o texto recebido pelo Legislativo.

Na discussão do projeto, na sessão ordinária de terça-feira, dia 15, a proposta foi aprovado por unanimidade. Agora, com o PL 31 aprovado, o Executivo Municipal poderá então concluir as obras do Hospital Municipal com recursos próprios.

PARECERES - Antes de ser votado em plenário o projeto recebeu pareceres favoráveis dos vereadores Professor Odair (PTB), Claudinho Fraire (PR) e Dona Neide (PSD) da Comissão de Saúde, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos; e dos vereadores Silvio Sommavilla (PV), Rogério Silva (PROS), e Fábio Brito (PSDB) da Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final e Eficácia Legislativa. O projeto ainda recebeu parecer favorável dos vereadores Sílvio Sommavilla, Vagner Constantino Guimarães (PSDB) e Professor Odair da Comissão de Finanças e Orçamentos.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Termo de cooperação com Itaipu Binacional poderá ser assinado no aniversário de Tangará

A informação foi repassada à reportagem da Rádio Pioneira na manhã desta 3ª-feira (15), pelo Engenheiro Agrônomo Décio Elói Siebert, presidente da Bacia do Sepotuba. Ele explicou que a assinatura do referido termo nesta data depende apenas de haver tempo hábil para a preparação e análise de todos os documentos.

O engenheiro avaliou na oportunidade o andamento dos trabalhos do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal. “Conforme queríamos e prevíamos, os trabalhos estão caminhando muito bem e aquilo que se pensava em desenvolver, aos poucos começa a se transformar em ações. Ainda algumas pessoas olham com certa desconfiança, não sei por quê. Mas, os projetos começam a se transformar em realidade”, disse.

Nesta quarta-feira (16), às 16h00min nas dependências da Câmara de Vereadores de Tangará da Serra será realizada reunião para apresentar os resultados parciais do trabalho que vem sendo realizado. O encontro é aberto a todos os interessados. “Estamos convidando representantes da sociedade civil, poder público, usuários de agua, empresários, enfim, pessoas que tem alguma vinculação com a água e que tem ligação com o pacto do pantanal”, explica Décio.

O trabalho está conquistando aliados de peso como a Itaipu Binacional que assinará um termo de cooperação com o estado de Mato grosso para desenvolvimento de trabalhos na região. “Se possível, pretende-se, se houver tempo hábil para elaboração e aprovação pelos departamentos jurídicos, que seja assinado aqui em Tangará da Serra no dia do aniversário do município. O Prefeito já manifestou este interesse junto ao Secretário de Meio Ambiente”, explica Décio.

A Itaipu desenvolve na Bacia Paraná III, área de contribuição do lago Itaipu um programa denominado Cultivando Água Boa que, além do alcance ambiental tem alcance social e econômico. “Além de recuperar estradas, matas ciliares e se preocupar com a recuperação ambiental, o programa tem levado alternativas de renda para os pequenos produtores. Hoje 80% da merenda escolar destes 29 municípios no Paraná é adquirida diretamente dos produtores, organizados em pequenas cooperativas e em associações”, explica.

Produção de mel, produtos orgânicos, plantas medicinais e outros projetos locais contam com apoio da Itaipu Binacional para sua viabilização.

Aqui na região, salienta-se além dos assentamentos, a existência de milhares de propriedades rurais de pequeno porte no entorno de Tangará e das cidades vizinhas. “Vemos este projeto como forma da Itaipu trazer estes 10 anos de experiência e adaptarem à nossa realidade. Certamente com a participação da Itaipu teríamos abertura de novas portas para buscar recursos junto ao Governo Federal”, explica o Engenheiro.

Outro Projeto - Além da parceria com a Itaipu, outro projeto ganha corpo a partir do trabalho do Pacto pelas Cabeceiras do Pantanal. Com financiamento do Instituto HSBC de solidariedade serão implantadas 40 biofossas, visando tratamento de esgoto doméstico. “A princípio a Embrapa desenvolveu este projeto pensando em tratamento de esgoto na área rural, mas nada impede que seja implantado na zona urbana. É um processo simples, e que possibilita o reuso da água em irrigação de horta ou pomar. E se ninguém quiser reusar, pelo menos não se corre risco de contaminação do lençol freático. Além da instalação destas biofossas teremos oportunidade de capacitação para técnicos dos 25 municípios da região, com técnicos da Embrapa, preparando-os para desenvolverem estas ações”, explica Décio Siebert.

Ele lembrou ainda que muitos municípios da região não tem rede de esgoto e em Tangará da Serra em muitos bairros ainda não há esta benfeitoria.

Pauta da reunião – No encontro desta quarta-feira (16), será apresentado um balanço do trabalho que vem sendo feito no Pacto. “Foi contratado através de recursos conseguidos pelo WWF um consultor de Minas Gerais, que organiza com base em informações oficiais, um diagnóstico da realidade dos 25 municípios para estabelecer ações prioritárias dos projetos. É importante a participação de toda a comunidade”, destaca Décio Elói Siebert.

Fonte: Marlenne Maria - da Redação Pioneira

Wagner credencia Tangará para receber unidade do Ganha Tempo

Parlamentar cita como ganhos: eficiência no atendimento, qualidade dos serviços, comodidade em ambiente único e benefícios para a região

A Assembleia Legislativa deu o primeiro passo para que Tangará da Serra, polo do médio norte mato-grossense, possa vir a proporcionar facilidades no dia a dia dos cidadãos da região em muitas das suas necessidades importantes. Isso será possível a partir da implantação do sistema de atendimento multifuncional do Ganha Tempo, solicitado ao governo pelo deputado Wagner Ramos (PR).

Para a secretária-adjunta de Cidadania, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Dalva Figueiredo Couto, por suas características a proposta do parlamentar representa grande investimento para um município. “Existem critérios para que um município se qualifique, mas essa estrutura será um dos principais cartões de visitas de Tangará”, disse ela.

Em seus primeiros nove anos de funcionamento em Mato Grosso (2003-2012), o Ganha Tempo ultrapassou a casa dos seis milhões de atendimentos apenas em Cuiabá e Várzea Grande com média geral de satisfação na casa dos 80%. Os dados são obtidos em pesquisas realizadas mês a mês pelos servidores do órgão. O trabalho revela, ainda, se o serviço requisitado foi atendido e a forma como o cidadão foi tratado pelo atendente.

“O resultado disso é a qualidade dos serviços oferecidos, a comodidade por conta da organização de vários parceiros em único ambiente, a eficiência no atendimento e o conforto do local. Certamente, a partir de Tangará os benefícios atingirão mais facilmente a população do médio norte”, disse Wagner.

No Ganha Tempo funcionam postos do Procon (onde se obtém orientações sobre direitos do consumidor), Rede Cemat, CAB (água e esgotos), lotérica e o Sine – Sistema Nacional de Empregos (busca de vagas de trabalho e obtenção de Carteira de Trabalho e seguro-desemprego). Também, Detran (pagamento de taxas), caixas eletrônicos, Junta Comercial, TRE, Sefaz, Junta Comercial e acesso gratuito à Internet, entre outros serviços.

De acordo com Dalva Couto, como o Ganha Tempo não é autossustentável, o trabalho inicial para funcionamento de sua estrutura é de construção de parcerias individuais com órgãos, setores e empresas envolvidos, a partir da prefeitura local. Segundo Wagner, no que depender dele os recursos poderão ser viabilizados por meio de emenda parlamentar.

Seu pedido por um Ganha Tempo no município-polo do médio norte foi feito por meio da Indicação nº 225/2014, encaminhada ao governador Silval Barbosa e ao Secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Jean Estevan Campos Oliveira.

Fernando Leal - Assessoria de Gabinete

Subseção inaugura Sala da OAB no Cisc em Tangará da Serra

“Pela primeira vez a OAB/MT possui uma sala dentro de uma delegacia”

Foi inaugurada na última sexta-feira, 11, a Sala da OAB/MT no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Tangará da Serra com a presença de toda a diretoria da subseção, advogados e autoridades. O presidente da OAB/Tangará, Josemar Carmerino dos Santos, comemorou o fato inédito no Estado. “Pela primeira vez a OAB/MT possui uma sala dentro de uma delegacia. Agora os advogados poderão atender seus clientes com segurança e conforto”, sublinhou.

Participaram da inauguração, além do presidente da subseção, a vice-presidente, Viviane Anne Diavan; o secretário, Rafael Soares Martinazzo; o presidente da Comissão de Prerrogativas, Roquelino Luiz de Oliveira; o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Alexander Fabiano Ribeiro dos Santos e o conselheiro estadual Jonas Coelho. Também estavam presentes os delegados da Polícia Civil de Tangará da Serra Vitor Chab Domingues e Nubia Beatriz Gomes dos Reis.

Conforme Josemar Carmerino, o espaço foi oferecido pelo delegado João Romano, que hoje não está mais em Tangará da Serra. A subseção fez as devidas reformas na sala, instalou mobiliário e ar condicionado. “Elogiamos a iniciativa do delegado que hoje está na Força Nacional. É realmente um grande avanço para a classe advocatícia já que essa demanda por estrutura para o melhor atendimento a clientes é antiga”, pontuou.

O presidente da OAB/MT, Maurício Aude, elogiou a atuação da subseção. “Parabéns à diretoria da OAB/Tangará pela atuação em parceria com as instituições constituídas. Esperamos que seja a primeira de muitas salas a serem inauguradas na capital e pelo interior do Estado”, consignou.

Rodrigo Soares
Redação DS

Tangará da Serra sedia Conferência de Saúde do Trabalhador

Diretor do Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra, Rinaldo Soares Cardoso

O município de Tangará da Serra sediará no próximo dia 29 de abril a Conferência Regional de Saúde do Trabalhador. O evento, que está sendo organizado pelo Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra (ERS/TS), acontecerá no Centro Cultural, durante todo o dia. 

Segundo o diretor ERS/TS, Rinaldo Soares Cardoso, técnicos e gestores das Secretarias Municipais de Saúde, Conselhos Municipais de Saúde, sindicatos, associações e cooperativas, dentre outros setores interessados (tanto patronal, quanto de empregados), assim como autônomos, pequenos produtores e população em geral dos 10 municípios que compõem a regional foram convidados para o evento. “Estamos esperando para este encontro em torno de 100 pessoas de toda a região. Espero que a comunidade esteja participativa a este evento, que é aberto a toda a comunidade”, convidou Cardoso, ao destacar que os preparativos já estão sendo ultimados. “A programação já está pronta e como temos apenas um dia para a discussão do tema, estamos preparando um evento bem dinâmico e rápido”.

A conferência inicia às 7h30 com credenciamento dos participantes, seguindo durante todo o dia. O encerramento está previsto para às 17h.

Propostas ajudarão a compor a Política do Trabalhador

Durante a conferência regional que será realizada em Tangará da Serra, os participantes discutirão o tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado”, através de quatro sub-eixos, a fim de elaborar propostas que serão levadas à etapa estadual e nacional da Conferência. Assim, as propostas e as demandas contidas nos relatórios de cada conferência devem compor um plano para implementação da Política Nacional do Trabalhador e da Trabalhadora.

“Todos os dias é importante discutir a saúde do trabalhador (…) Temos várias doenças inerentes a saúde do trabalhador, o local onde desenvolve seu trabalho pode contribuir ou não para sua saúde, os vícios de postura, enfim, todos esses assuntos serão discutidos ao longo do evento, e todos esses assuntos atingem todas as classes laborais”, destacou Rinaldo Cardoso.

Ainda de acordo com o diretor, ao final do evento será realizada uma plenária para apresentação e aprovação das propostas que serão levadas para Conferência Estadual, assim como a eleição dos delegados que representarão a região.

Fabíola Tormes - Redação DS

Aprovada por unanimidade suplementação para Sinfra

                                         
O projeto foi protocolado em regime de urgência especial

Os vereadores de Tangará da Serra votaram na sessão ordinária da tarde de ontem, 08, o Projeto de Lei Ordinária nº 035/2014, que abre crédito adicional suplementar de R$ 1.322.247,51 para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra). O projeto foi protocolado em regime de urgência especial.

Nas falas de abertura alguns ânimos estavam exaltados, como por exemplo o do vereador Sílvio Sommavilla (PV). “Tem cabo eleitoral mandando mais que o prefeito. (…) Fábio (Junqueira) sabe de quem ele tem apoio e de quem ele não tem”, falou o vereador fazendo alusão ao apoio divulgado de Claudinho Frare (PR) e Romer Japonês (PR). Inclusive, este apoio gerou muitos comentários por parte da maioria dos vereadores.

Os parlamentares seguiram fazendo suas falas, e um ponto em comum chamou atenção de quem assistia à sessão: a declaração de que todos os vereadores estariam fazendo esforços para manter a paz com o Executivo, e que apesar de haver momentos de discordância, não haveriam rusgas políticas entre os Poderes.

Sobre o Projeto de Lei Ordinária nº 035/2014: a suplementação é necessária para que o município possa comprar quatro caminhões novos, mais um rolo compactador para a Sinfra, que possui uma frota bastante desgastada com 15 caminhões basculantes para atender a demanda de serviços na cidade e na zona rural. Segundo o secretário de infraestrutura, Francisco Clemente, “seriam necessários 19 caminhões basculantes para atender sem prejuízos ou demora”. Ele ainda revelou que a secretaria está trabalhando para a aquisição de outros equipamentos. “Estamos também num processo para aquisição de patrola, uma carregadeira e uma mini carregadeira”, disse explicando que tiveram alguns problemas na licitação, mas que já estão sendo resolvidos. 

A votação do Projeto de Lei Ordinária nº 035/2014 foi aprovada por unanimidade, porém alguns vereadores demonstraram insatisfação ao ver que mais um pedido de suplementação tenha sido feito, alegando que o prefeito Fábio Martins Junqueira não tenha feito corretamente o planejamento orçamentário.

Stéfani de Castro - Redação DS

Apoio a instalação do Hospital Regional pode ser manifestado no site da Câmara

A campanha pela coleta de assinaturas em apoio a instalação do Hospital Regional em Tangará da Serra ganhou mais uma ferramenta. Desde sexta-feira, dia 04, cidadãos de qualquer lugar podem manifestar apoio a proposta através de um formulário on line no site oficial da Câmara Municipal de Tangará da Serra (www.camaratga.mt.gov.br).

A decisão foi tomada pelo presidente da Câmara, vereador Weliton Duarte (PT), em atendimento a solicitação da Comissão Temporária em Prol da Implantação do Hospital Regional (Comissão Pró-HR). Para assinar o internauta deve preencher o formulário com dados como “nome”, “registro geral (RG)”, número de telefone para contato, e-mail e cidade.

Ao inserir seus dados o cidadão estará aderindo a campanha que pretende levar 100 mil assinaturas ao Governo de Estado do Mato Grosso e ao Governo Federal, solicitando a instalação de um Hospital Regional em Tangará da Serra.

Entre as justificativas para a proposta está a competência constitucional concorrente, com relação à saúde, que é direito de todos e dever do Estado. Através da mobilização popular a campanha pretende sensibilizar todas as esferas de poder para que atendam Tangará da Serra e toda a região circunvizinha.

“Em decorrência das necessidades urgentes, aliada a escassez de profissionais, equipamentos e demais aparatos médico-hospitalares na região, o que tem causado sérios transtornos a população regional”, justifica o texto do Abaixo-Assinado.

A campanha pela coleta de assinaturas foi lançada pela Comissão Pró-HR na última quinta-feira, dia 03, em Audiência Pública realizada no Plenário “Vereador Daniel Lopes da Silva”, na Câmara Municipal.

A COMISSÃO - A Comissão Temporária em Prol da Implantação do Hospital Regional é composta pelo vereador Sìlvio Sommavilla (PV) como presidente; pelo vereador Professor Odair (PTB), como 1º vice-presidente; o vereador Rogério Silva (PROS), como 2º vice-presidente; Professor Sebastian (PROS), como 1º secretário; Fábio Brito (PSDB), como 2º secretário; e Azenate Carvalho (PMDB), como 3ª secretária. Os vereadores Claudinho Frare (PR) e Dona Neide (PSD) atuam como membros da comissão.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Professores da Unemat campus Tangará aderem à paralisação

Ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto

Segundo informações da Assessoria da ADUNEMAT (sindicato dos docentes da instituição), na tarde da quarta-feira, 02, foi realizada uma Assembleia Geral dos docentes da Unemat, onde eles aprovaram por unanimidade fazer uma paralisação e exigir do governo do estado que seja mantida a proposta de alteração do Plano de Carreira (PCCS) dos docentes, tal como foi aprovada pelo Conselho Universitário da Unemat - Consuni em 18 de dezembro de 2013. 

Conforme a assessoria, “a proposta de PCCS dos docentes aprovada no Consuni estava dentro das possibilidades do orçamento da Unemat, deste ano e dos anos seguintes, assim como a garantia orçamentária para a manutenção, o custeio e os investimentos necessários para a Instituição. Desta forma é inaceitável para os docentes e para a comunidade acadêmica da UNEMAT que o governo do Estado decida alterar, significativamente, pontos do plano de carreira e retirar a tabela de correção remuneratória escalonada que estava presente na proposta encaminhada pela Universidade.” 

A redação DS foi até o campus da Unemat Tangará da Serra para procurar alguém que pudesse ceder informações acerca da adesão, ou não, da paralisação. Ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto. Nos foi informado somente, que uma reunião seria feita na noite da quinta-feira em Cáceres, para a decisão se de fato a greve seria deflagrada, ou não.

Unemat se manifesta através de comunicado

Em comunicado emitido ontem, 03, em nome da instituição, a reitoria da Unemat lamenta a decisão de alguns professores de aderir à mobilização pela greve, e que a instituição desde o ano passado vem trabalhando e negociando junto ao governo estadual a aprovação de um novo plano que contemple as necessidades e valorize os professores. “A direção da Unemat espera que os docentes da instituição retomem suas atividades de modo a não prejudicar os acadêmicos, já que as alterações no Plano de Carreiras e Salários dos docentes aprovado nesta semana vai garantir ganhos substanciais para os professores que terão melhores condições de atuarem no serviço público. O aumento médio de salários é da ordem de 25%. Em alguns casos, com a mudança de nível, este aumento chega a 40%. (...) É importante deixar claro para a comunidade acadêmica e também para a sociedade de modo geral que a Reitoria da Unemat compreende e defende melhores condições de trabalho e de remuneração para os seus servidores tanto docentes como técnicos administrativos, mas deve respeitar a legislação e não se furtará em defender os interesses coletivos que primem pela excelência na oferta do ensino público de qualidade.”

Stéfani de Castro - Redação DS

Marli Franchini deixa Secretaria de Assistência Social

A ex-secretária foi indicada pelo Partido Progressista

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Tangará da Serra terá um novo titular a partir dos próximos dias. A informação foi confirmada ontem, dia 2 de abril, por telefone, por Marli Franchini.

Em conversa com o DS, a ex-titular da pasta apenas confirmou sua saída da Assistência Social, porém preferiu não responder quais os motivos que a levaram a entregar a coordenação. A ex-secretária foi indicada pelo Partido Progressista (PP) – legenda que fez parte da coligação ‘Tangará Melhor! Nós Podemos’, e assumiu o cargo logo no início da gestão Fábio Junqueira, em 2013.

Sobre o pedido de exoneração do cargo, entramos em contato com o Executivo Municipal que, por enquanto, apenas confirmou a saída de Marli Franchini da Assistência Social. Já sobre o substituto, o Executivo adiantou que conversações já estão sendo feitas e que nos próximos dias anunciará o nome do novo secretário.

BAIXAS – Esta é a segunda baixa no quadro de secretários neste ano. A primeira mudança foi registrada com a saída de Júnior Pimenta da Secretaria Municipal de Educação em março. Em seu lugar assumirá na próxima segunda-feira, 7, o vice-prefeito de Tangará da Serra, José Pereira Filho (PT), popular Zé Pequeno.

Fabíola Tormes - Redação DS

Judocas do Projeto Estrela da Serra participarão do Brasileiro

Três dos sete tangaraenses representarão a cidade no Brasileiro

Pelo 11º ano consecutivo, o Projeto Estrela da Serra é referencia nacional para Tangará. Com vasta experiência e títulos de âmbitos estaduais e nacionais, dessa vez sete judocas estarão representando Tangará da Serra no Campeonato Brasileiro, que acontecerá no próximo dia 11, em Ji-Paraná RO. E para fazer bonito na competição, o professor Artur afirmou que os treinamentos dos participantes já estão sendo intensificados, tudo com a intenção de trazer um bom resultado para Tangará. “Desde o primeiro campeonato a gente está treinando forte, lapidando algumas coisas. O Sensei Wilson está treinando passando algumas coisas para a gente, e agora é só treinar forte com foco na parte técnica”, comentou o judoca, ao destacar que para os sete tangaraenses carimbar passaporte para o Brasileiro, foi necessário passar na seletiva estadual, que aconteceu no último mês.

Apesar de algumas dificuldades financeiras, o Projeto Estrela da Serra, em praticamente todas as competições que representa Tangará da Serra, conquista as primeiras colocações. É o caso do judoca Ruan Pablo, por exemplo, que derrotou atletas de todo o Brasil se tornando assim campeão brasileiro no jogos Escolares. As empresas que se interessarem em colaborar com o projeto, basta se dirigirem até a Rua Avelina Jaci Bom, 287- W, ao lado da Praça Memorial.

OS JUDOCAS - Segundo informações do professor Artur, Tangará da Serra será representada pelos atletas Ruan Pablo (categoria até 81 kg.); Wesley Damião (categoria até 66 kg.); Maiara Oliveira (categoria até 63 kg.) Katrieu (categoria até 60 kg.); Maicon Lázaro (categoria até 55 kg.)Taís Silva (categoria até 48 kg.) e Luís Gustavao (categoria até 42 kg.).

Rodrigo Soares - Redação DS

Na tribuna da Câmara, comandante regional da PM anuncia ação preventiva

O comandante do VII Comando Regional da Polícia Militar tentente coronel PM Gley Alves de Almeida Castro anunciou esta semana, na Câmara Municipal, a realização de um evento organizado pela Polícia Militar no dia 1º de maio. O anúncio foi feito pelo comandante na tribuna do Legislativo, a convite dos vereadores Weliton Duarte (PT), Romer Japonês (PR) e Niltinho do Lanche (PROS). Segundo o tenente coronel, o evento faz parte da estratégia, de ações preventivas desenvolvidas polícia.

“É uma política de comando, da instituição Polícia Militar através do Comando Regional VII, mas que faz parte do conjunto de outras medidas buscando a prevenção primária. Trabalhar o foco prevenção e não só o foco repressão”, explicou Gley Alves ao confirmar que o evento será realizado na Vila Esmeralda, visando atender os moradores de todos os bairros próximos.

Durante o evento, com outros parceiros, a Polícia Militar pretende levar ações, atendimentos, serviços de atendimento ao cidadão, de orientações jurídicas e palestras a respeito da Lei Maria da Penha. “É um crime que vem acontecendo muito aqui em Tangará da Serra”, explicou o coronel, referindo-se a violência contra a mulher.

Gley Alves afirmou que foi feita uma parceria com a Unic, que se predispôs a levar serviços jurídicos, odontológicos, de fisioterapia e outros. Além disso, serão oferecidos serviços relacionados a confecção de identidade, cortes de cabelo, manicure e entretenimento às crianças.

“É um trabalho, vereadores, que a gente entende necessário porque é um trabalho que visa, sobretudo, uma aproximação maior das instituições que compõem a segurança pública com a comunidade. É estreitar os laços de relacionamento e principalmente de confiabilidade entre o indivíduo, o cidadão da comunidade com as instituições de segurança pública, sobretudo com a Polícia Militar”, defendeu Alves, dirigindo-se aos parlamentares municipais.

RESULTADOS – A aproximação, de acordo com a filosofia adotada pela polícia, permite que a PM faça um diagnóstico futuro dos problemas afetos a segurança na região atendida. “Nós trabalhamos o policiamento ostensivo buscando a preservação da ordem pública, mas sobretudo segurança pública está ligada a diversos fatores”, justificou o tenente coronel ao anunciar que a ação inicia na Vila Esmeralda, mas deve ser ampliada. “A gente vai iniciar na região da Esmeralda, mas a proposta é fazer mais três até o final de 2014”, concluiu.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa