Vereadores aprovam projeto que permite contratação temporária de 25 médicos

Por unanimidade os vereadores tangaraenses aprovaram o Projeto de Lei 022/2014 que cria cargos e vagas para que o Município de Tangará da Serra faça a contratação de médicos. O projeto, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado com emenda apresentada pelos vereadores Rogério Silva (PROS), Azenate Carvalho (PMDB) e Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB).

De acordo com a mensagem que acompanhava o projeto, as novas vagas são consideradas de extrema necessidade para Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que atualmente os profissionais atuam através de contratações emergenciais. As contratações, segundo o Executivo, são autorizadas por lei, mas o prazo se expirará em 28 de fevereiro.

Ainda para justificar o projeto, o Executivo lembrou que foi realizado concurso público de provas para os cargos, mas apenas um médico pediatra participou do certame e foi aprovado, quando a necessidade do Município era de dois pediatras. Além disso, foram ofertadas doze vagas para médicos de 20 horas, para atuarem na Atenção Básica, entretanto, apenas oito candidatos foram aprovados. E foi ofertada uma vaga para médico ginecologista, porém, não houve candidato aprovado. Outro problema relatado é que no processo seletivo (edital complementar), realizado pelo Município, não houve nenhum candidato inscrito para o cargo de médico clinico geral plantonista.

EMENDARogério Silva, Azenate Carvalho e Luiz Henrique Barbosa Matias apresentaram na Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final e Eficácia Legislativa (CLJRFEL) emenda acrescentando, às vagas criadas, uma vaga de médico nefrologista com jornada de 40 horas. Além disso, a emenda ainda trouxe a previsão de que o Poder Executivo deverá publicar o edital de concurso público, para o preenchimento dos cargos criados, no prazo de 60 dias.

Além disso, de acordo com a emenda apresentada pelos parlamentares, o Município deverá – obrigatoriamente – concluir a realização do concurso e dar posse aos aprovados até o prazo de 180 dias da publicação da lei que autoriza a contratação temporária. A emenda foi aprovada e o texto foi incluído no projeto, que segue agora a sanção do prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB).

OS CARGOS – Pelo texto aprovado pelos vereadores ficam criadas duas vagas de cardiologista (20h), duas de cirurgião (40h), duas de ortopedista (20h), uma vaga de pediatra (30h), 15 vagas de médico plantonista (12h), uma de psiquiatra (10h) e uma de médico ultrassonografia (20h).

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Tangará realizou a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil

No último dia 20 de fevereiro foi realizado em Tangará da Serra a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, o evento contou com uma grande participação de representantes da sociedade e setor público como Polícia Militar, Bombeiros e servidores do Município o evento foi durante toda a tarde e o Superintendente de Defesa Civil Sérgio Roberto Delamônica Corrêa foi o mediador da discussão. Após explicar o que é a Defesa Civil e qual é a sua função foram formados grupos de discussão e debate onde foram abordados os vários temas, entre eles a eleição dos delegados para participarem da Conferência Estadual em Cuiabá que por sua vez elegerá delegados para a Conferência Nacional que acontecerá em Brasília.

Os delegados escolhidos são:

Jamil Nobres da Silva
Anthero Luiz dos Santos
Cleide Lourdes do Nascimento
Alexandre Pereira de Andrade
Maria Aparecida M. C. Nunes
José Carlos Barbosa
Arilson Hoffmann
Hugo Leonardo Moreno dos Santos
Rudimar maeschner
Abel Rocha da Silva

Com a criação da Defesa civil em Tangará da Serra temas de suma importância para a população passarão a ser discutidas constantemente, ações em que a população precisam de apoios como alagamentos, vendavais e outras intempéries da natureza são de responsabilidade da Defesa Civil, o coordenador Ander Santos afirmou que agora começam os encaminhamentos práticos aqui em Tangará da Serra.

Vando Nascimento
Assessoria de Imprensa

Tangará é contemplada com seis médicos do Provab

Secretária Helena Cavalini comemora chegada de novos médicos para a Atenção Básica do Município

A Prefeitura de Tangará da Serra passará a contar a partir de 6 de março com seis novos médicos atuando pelo sistema público de saúde do Município. De acordo com a Secretária, Helena Maria Cavalini, os profissionais que atuarão na Atenção Básica são fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Programa de Valorização a Atenção Básica (PROVAB). 

O Programa existente desde o ano de 2011 custeia a manutenção de médicos em Municípios e é através desse programa que os profissionais disponíveis recebem dez pontos na prova de residência. "No ano passado realizamos o cadastro do Município juntamente com o Ministério da Saúde. Ainda em 2013 Tangará recebeu um médico do Provab, o Dr. Bruno Silvestre. 

Este ano de 2014 o Município novamente se cadastrou, sendo contemplado com seis médicos, que já se apresentaram com a documentação exigida pelo Ministério da Saúde e a Prefeitura, estando aptos a trabalhar a partir de 6 de março na Atenção Básica", explicou a Secretária. Helena Cavalini informou ainda que no dia 6 haverá uma reunião pela manhã no auditório da Prefeitura com os profissionais, coordenação da Atenção Básica, coordenação de projetos e os médicos do Provab para as últimas adequações e escolhas dos PSF’s onde atuarão. "Contando com os médicos efetivos, os atualmente contratados e os médicos do Provab, Tangará aumentará sua porcentagem de cobertura na atenção básica", salienta a Secretária. 

Além desses profissionais enviados pelo Provab, Tangará da Serra já foi contemplada com dois médicos do programa Mais Médicos, sendo que um, brasileiro formado em Cuba, já está atuando no Município e o outro, do Chile, chegará no dia 12 de março. "Essa conquista é resultado de muito trabalho de toda a Secretaria de Saúde", conclui Helena Cavalini.

Diego Soares - Assessoria de Imprensa

Gilcélio Peres assume como diretor do campus avançado de Tangará

O reitor da IFMT veio acompanhado do dep. Fed. Valtenir e foram recebidos pelo prefeito Fábio Junqueira e outra autoridades locais

O prefeito municipal Fábio Martins Junqueira, recebeu na tarde de sexta-feira, 21, a visita do reitor geral do Instituto Federal de Mato Grosso, José Bispo Barbosa, que veio oficialmente apresentar ao prefeito e comunidade, o novo diretor da instituição, Gilcélio Peres. Na ocasião, estiveram presentes na visita o deputado federal Valtenir Pereira (Pros-MT) que atualmente é o principal parceiro do instituto. Segundo o novo diretor, o deputado vem atendendo a alguns pedidos do IFMT e buscando recursos que podem ser aplicados na nova unidade em Tangará. 

O deputado foi acompanhado por seu correligionário, o vereador Rogério Silva. Esta segunda visita do reitor, segundo Gilcélio, teve o objetivo de visitar o prédio onde funcionará a unidade, como também os espaços que serão utilizados pelas duas escolas que a princípio funcionarão juntas até a realocação do Secitec para um novo prédio. Gilcélio destaca o papel importantíssimo da prefeitura em função da instituição. "...E um possível parceiro, havendo algum tipo de necessidade da instalação do IFMT que a prefeitura possa ser parceira", destacou. 

Contra todas as especulações, o novo diretor do campus avançado, ressalta que o IFMT está totalmente constituído, e confirma oficialmente a previsão de início dos cursos para junho. "O IFMT de Tangará da Serra está criado, ele é o campus avançado de Tangará da Serra e já existe. Ele tem o diretor geral... Minha missão é até o mês de junho definir os cursos. Então eu tenho que conduzir agora a instituição, no sentido de ouvir a comunidade, fazer um levantamento de dados, um levantamento econômico da nossa cidade e depois uma audiência pública pra definição dos cursos que serão ofertados aqui". 

Será feito em etapas, destaca Gilcélio Peres, uma pesquisa mercado e a realização de audiências públicas. Após a definição dos cursos haverá lotação dos servidores que já trabalham no IFMT de outras cidades, e que queiram ser removidos para Tangará. E conseguinte, o preenchimento das vagas remanescentes de através de concurso público, para ai dar início aos trabalhos. "Nossa previsão é começar alguns cursos que não sabemos quais são ainda, no segundo semestre. Por isso que neste primeiro momento não haverá uma mudança brusca", reafirmou. 

A princípio, está prevista a contratação de 20 professores e 10 técnicos administrativos. Números estes que podem variar de acordo com a demanda da instituição, explica o diretor.

Deyvson Aguiar - Redação DS

Resultado do teste seletivo da Escola Técnica Estadual será divulgado na próxima semana

Quase 400 candidatos realizaram as provas do teste seletivo da Escola Técnica Estadual – SECITEC – que aconteceu na manhã deste domingo no prédio da instituição de ensino em Tangará da Serra. Os cursos ofertados foram Recursos Humanos, totalizando 301 candidatos inscritos e Meio Ambiente, 79. O resultado dos aprovados será divulgado na próxima semana através do site www.secitec.mt.gov.br e no mural da escola. O candidato também pode ligar nos telefones 3326-0115 e 3326-0116.

O diretor da Escola Técnica Estadual, Juvenil Gilberti, afirmou à Rádio Pioneira, que os candidatos compareceram e as provas ocorreram de forma tranquila. Uma novidade, de acordo com ele, é que devido a grande procura para o curso de RH, foi solicitado o aumento no número de vagas, que passou de 40 para 80 ofertadas. “Com isso conseguimos contemplar uma quantidade maior de candidatos. O teste seletivo é uma forma democrática de ofertar o curso técnico, já que a quantidade de pessoas que querem ingressar na escola é maior do que a nossa capacidade de oferta”, comentou.

As aulas para os dois cursos estão previstas para iniciar no final de março.

Fonte: Lucélia Andrade - Da Redação Rádio Pioneira

Sinfra apresenta relatório de ações realizadas em 2013

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Tangará da Serra, gerida pelo Secretário Chico Clemente, apresentou relatório específico das ações realizadas no ano de 2013 quando os trabalhos realizados pela atual gestão iniciaram. O relatório demonstra avanços na parte estrutural da cidade e melhorias significativas, tanto na zona urbana, quanto na rural. 

De acordo com os dados apresentados pelo relatório anual da Sinfra em 2013 foram realizados 2.482 atendimentos de iluminação pública, limpeza em 13 mil quilômetros de vias públicas, 480 metros quadrados de jardinagem em canteiros e praças da cidade, assim como a manutenção em 19.680 metros quadrados de vias pavimentadas. 

Além disso, a Sinfra realizou cerca de 200 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, superando a marca de outras gestões no primeiro ano de mandato, mesmo com a interdição da Usina de Asfalto feita pela Sema nos meses de setembro e outubro, quando pela primeira vez a Prefeitura passou a ter licenciamento ambiental, fazendo com que a Usina de Asfalto passasse a funcionar regularmente. 

A Sinfra executou ainda manutenção em 85 mil metros de sarjetas e meios-fios, construção de 300 metros de galerias de águas pluviais, manutenção em 65 bocas de lobo, construção de dois bueiros urbanos, manutenção de 495 quilômetros de estradas rurais, construção de três bueiros e duas pontes na zona rural, aquisição de dois novos veículos, roçagem, gradeação, plantio de grama e cercamento do aeroporto municipal, regularização e ampliação do cemitério Jardim da Paz, além da adequação e reforça da oficina, lava-jato e usina de asfalto da Prefeitura.

Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Odair e Claudinho cobram do Executivo instalação de USF no Assentamento Antonio Conselheiro

Odair José da Silva Dias (PTB) e Claudinho Frare (PR) cobraram esta semana do Poder Executivo a instalação de uma Unidade de Saúde da Família Rural no Assentamento Antônio Conselheiro. Ele afirmou que a USF deve ser instalada em um local estratégico, que permita o acesso dos moradores a fim de que o maior número de pessoas seja atendido.

“Para garantir uma atenção de qualidade à saúde do homem do campo, se faz necessária a implantação de uma Unidade de Saúde da Família na zona rural, sendo que a mesma facilitaria o acesso dos moradores aos serviços básicos de Saúde sem sair da sua região”, afirmou Odair ao explicar que a unidade melhoraria a qualidade de vida dos trabalhadores rurais.
CICLOVIA – Odair José voltou a sugerir ao Poder Executivo a construção de uma ciclovia sinalizada ligando o Residencial Alto da Boa Vista ao Anel Viário. Esta é a terceira vez que o vereador faz o pedido ao Executivo – a primeira foi em abril e a segunda em dezembro de 2013. Para justificar o pedido o vereador explica que a ciclovia garantirá mais segurança aos ciclistas que diariamente utilizam a Estrada Cinco.

“A medida pleiteada tem como intenção evitar que os moradores que residem no bairro Alto da Boa Vista trafeguem pela Estrada Cinco com segurança, pois a mesma possui grande fluxo de veículos sem uma via própria para os ciclistas. Isolar o ciclista do trânsito de veículos automotores é melhoria na qualidade de vida da população. Ocasiona também baixo impacto no meio ambiente e evita a interrupção do tráfego permitindo sua maior fluidez”, defende Odair.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Município realizará a 1ª conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil

No próximo dia 20 de fevereiro será realizado em Tangará da Serra a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil o evento será no auditório da Prefeitura e toda a população é convidada a participar, na ocasião serão escolhidos delegados para participarem da Conferência Estadual que acontece na Capital Cuiabá que também terá delegados eleitos para participarem da Conferência Nacional a ser realizada em Brasília. A programação será a seguinte:

12h30min – Chegada dos participantes

-Ï Cadastramento 13h00min – Abertura da Conferência Municipal

13h40min – Apresentação e Aprovação do Regulamento da Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil

14h00min – Palestras

„Ï Apresentação sobre a Campanha Cidades Resilientes

„Ï Apresentação sobre a Defesa Civil Municipal

„Ï Apresentação sobre a 1ª CNPDC

15h00min – Intervalo

15h30min – Grupos de Trabalho por eixo temático

„Ï Inscrição para os Grupos de Trabalho

„Ï Instalação dos Grupos de Trabalho

„Ï Divisão em subgrupos

„Ï Leitura do Texto de Referência (por eixo temático)

„Ï Debates

„Ï Elaboração de propostas de princípios e diretrizes

„Ï Sistematização das propostas dos Grupos de Trabalho

„Ï Inscrição de candidaturas de Delegados para a Conferência Estadual

16h30min – Plenária de encerramento

„Ï Apresentação e validação dos relatórios dos Grupos de Trabalho

„Ï Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual

„Ï Encerramento

Esta conferência é uma iniciativa da Administração Municipal, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente o decreto para sua criação foi assinado pelo Prefeito Fábio Junqueira ainda no ano de 2013 onde começaram os preparativos para a realização do evento.

Vando Nascimento
Assessoria de Imprensa

SICREDI 25 Anos de história e de vitórias

Antônio Geraldo Wrobel, presidente da Sicredi Sudoeste, lançando livro que conta os 25 anos de história da cooperativa

Em 31 de março de 2014, a cooperativa Sicredi Sudoeste comemora 25 anos de fundação. Na noite da última sexta-feira (14), a sede social do Lions Clube recebeu dezenas de associados para a assembleia anual de prestação de contas e, ainda, para iniciar as comemorações do jubileu de prata da cooperativa. Para marcar o aniversário de 25 anos, foi lançado um livro na noite festiva, intitulado ‘Desafios, Oportunidades, Conquistas – Sicredi Sudoeste 25 Anos’.

O livro conta a história de engajamento, empreendedorismo e coragem de 47 associados, inicialmente, que fundaram a cooperativa, que se tornaria uma das melhores e mais rentáveis do país. O primeiro exemplar foi entregue a um dos fundadores, Luiz Benetti, de 66 anos, pelo vice-presidente da Cooperativa, João Carlos de Oliveira, simbolizando a comemoração do aniversário sicrediano. 25 anos depois, a Sicredi Sudoeste conta com mais de 36,9 mil associados e a meta para 2014 é aumentar esse número em 10%, alcançando os 40 mil correntistas. “Hoje, estamos fazendo a prestação de contas aos nossos associados, demonstrando a evolução que a cooperativa teve neste período (…). Estamos comemorando 25 anos de fundação da cooperativa. Estamos lançando o livro contando a nosso história, como evoluiu a nossa cooperativa, tem depoimentos dos sócios fundadores, enfim, uma retrospectiva de como foram esses 25 anos da Sicredi Sudoeste”, pontuou o presidente da cooperativa, Antônio Geraldo Wrobel.

Atualmente, com a ampliação do número de associados, a cooperativa vem ganhando força, contando com um capital de quase R$ 500 milhões e o retorno de benefícios e das sobras às comunidades locais de 19 localidades.

Para o ano de 2014, além de chegar ao 40 mil associados, a Sicredi, que passou a fazer parte do sistema nacional de crédito cooperativo em 1997 e fazer a livre admissão de associados em 2003, espera continuar crescendo. “Nós esperamos que os próximos anos sejam, no mínimo, iguais aos que temos tido nos últimos dois, três anos. A evolução está sendo muito boa e nós estamos ampliando nossas atividades e conclamando nossos associados para que utilizem cada vez mais nossos produtos, que são de ótima qualidade e oferecem um bom retorno para todos”, finalizou Wrobel, comemorando a data com euforia.O crescimento e evolução a cooperativa e seus resultados foram repassados aos associados por João Coelho Pinheiro, um dos diretores da Sicredi Sudoeste, expondo as vantagens da integração ao cooperativismo. Segundo ele, a Sicredi devolve ao correntista a média dos lucros, que são as sobras, estimulando assim que os recursos fiquem nos municípios dos quais são provenientes os associados, estimulando a economia local.

Fonte: Luciana Menoli - Redação O Jornal

Lafetá reafirma instalação de Hospital Regional em Tangará da Serra

A convite do deputado Wagner Ramos, secretário de Estado de Saúde conheceu a realidade da saúde pública no município.

O secretário de Estado de Saúde, Jorge Lafetá, garantiu nesta sexta-feira (14.02) que Tangará da Serra é um dos municípios no estado que receberá um hospital regional. O representante do governo esteve em Tangará da Serra a convite do deputado estadual Wagner Ramos (PR), para conhecer a realidade da saúde pública local.

Para a implantação do hospital, segundo o secretário, já há provisionamento de R$ 18 milhões no Orçamento Geral da União para este ano, através de emendas dos deputados federais Júlio Campos (DEM) e Eliene Lima (PSD). Já a contrapartida do estado consiste em emenda de autoria do deputado Wagner Ramos, no total de R$ 1,5 milhão, para descentralização do atendimento na saúde. O recurso já está disponibilizado através do Fundo Estadual da Saúde (FES).

Apesar da confirmação das obras, não há previsão de início dos trabalhos, já que tudo dependerá de certame licitatório e demais trâmites.

VISITAS – O secretário Jorge Lafetá chegou a Tangará da Serra na manhã desta sexta-feira, vindo de Campo Novo do Parecis. Ele desembarcou no Aeroporto Municipal por volta das 11h00, acompanhado do deputado Wagner Ramos.

O secretário e o deputado eram esperados pelo vice-prefeito José Pereira Filho (Zé Pequeno, PT) e por vereadores. Em seguida, houve breve reunião,  reservada, entre o próprio Lafetá, o deputado, e o prefeito Fábio Junqueira (PMDB), na prefeitura. Logo após, foi realizada uma vistoria na Unidade Mista de Saúde e no Hospital Materdei.
Em visita à Unidade Mista de Saúde, secretário afirmou que obras de ampliação serão retomadas ainda este ano.

Durante as visitas, Jorge Lafetá reconheceu a necessidade de mais investimentos na estrutura da saúde em Tangará da Serra. “Nós temos conhecimento da demanda do município, da sua condição de pólo da saúde e que, por isso, há necessidade de investimentos. Há recursos da União para o hospital regional e o estado já garantiu a contrapartida. Além disso, a Unidade Mista de Saúde terá as suas obras de ampliação retomada ainda este ano”, afirmou o representante do Paiaguás.

Após a visita no Materdei, Jorge Lafetá seguiu ao aeroporto de onde retornou à capital. Na segunda-feira (17) o secretário deverá visitar os municípios Nortelândia e Arenápolis.

Fonte: Sérgio Roberto - Redação Acontece MT


Major Barbosa é o novo secretário executivo do GGI

O Major Barbosa, comandante do Comando Regional VI do Corpo de Bombeiros, tomou posse na manhã de ontem, 12, do cargo de secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Tangará da Serra. De acordo com o Major, sua função a partir de agora será coordenar as reuniões do GGI. "Nós temos por objetivo resolver os problemas, dando uma solução para a segurança de nossa cidade", explicou o novo secretário executivo, ao explicar que a troca de cargo acontece todos os anos. 

Segundo ele, as expectativas para esse ano são das melhores possíveis, onde serão traçadas metas e objetos a fim de coibir a criminalidade na região. "Os secretários que passaram por aqui alcançaram algumas conquistas, como a câmera de monitoramento. Agora, estamos prestes a alcançar mais uma, que é a instalação de semáforos, bandeira também levantada pelo GGI", disse. Já no primeiro dia de mandato, Barbosa já se reuniu com o prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB) para agendar uma nova reunião, onde serão solicitadas algumas coisas. 

"A questão da iluminação que tem alguns pontos críticos e o horário de funcionamento de bares serão alguns tópicos discutidos e analisados", finalizou.

Rodrigo Soares - Redação DS

Cefapro de Tangará está atendendo em novo endereço

A mudança para o novo prédio iniciou na semana passada e ainda está em processo de organização

Profissionais que atuam no Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) de Tangará da Serra estão atendendo em novo endereço, nos fundos da Escola 29 de Novembro. De acordo com a diretora da unidade local, Lenilda de Souza, a mudança para o novo prédio iniciou na semana passada e ainda está em processo de organização. "Ainda estamos colocando as coisas nos lugares, mas já estamos atendendo", disse, ao convidar, em especial, os gestores das unidades escolares "para que venham nos visitar, conhecer as novas instalações. 

Estamos de portas abertas para receber a todos". O novo espaço contém salas de direção e coordenação, dos formadores e ainda salas exclusivas para cursos, além de uma biblioteca que futuramente será equipada, auditório com capacidade para mais de 200 lugares, entre outros. "Temos um prédio para atender as nossas necessidades e do povo tangaraense", afirma a diretora, ao destacar que o novo prédio, agora próprio, traz uma nova perspectiva. "Para começar 2014 com muita garra, muita vontade e com a equipe toda empenhada para fazer o melhor pela formação continuada". 

Quanto a data de inauguração do novo prédio, Lenilda de Souza afirma que a mesma será marcada posteriormente pela Secretaria de Educação (Seduc). "Estamos agora organizando o espaço para essa inauguração". Vale ressaltar ainda que o Cefapro tem a função de executar a política do Estado de Formação Continuada do Ensino Fundamental, Escola Ciclada e Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Fonte: Fabíola Tormes
Redação DS

Vereadores autorizam recursos para reformas de escolas e novo Plano Diretor

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 03/2014, de autoria do Executivo Municipal, que altera o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento de 2014, autorizando a abertura de crédito no valor de R$ 937 mil para que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura receba recursos dostermos de convênio 176/2013 e 177/2013 que mantém com o Governo do Estado de Mato Grosso. De acordo com o Município, o objetivo dos convênios é reformar e ampliar as escolas estaduais “Petrônio Portela Nunes” e “Jada Torres”.

O PL 03/2014 foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares tangaraenses na sessão de terça-feira, dia 11. Segundo o texto aprovado na Câmara, a Escola “Professora Jada Torres” terá por parte do Governo do Estado investimentos de R$ 338 mil, com uma contrapartida de investimentos do Município no valor de R$ 33 mil. Já a Escola “Ministro Petrônio Portela Nunes” receberá investimentos de 599 mil. As duas escolas receberão, no total, mais de R$ 937 mil em obras.

NOVO PLANO DIRETOR – Foi aprovado ainda, também por unanimidade, o PL 06/2014 que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 200 mil para custear despesas da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento,com a contratação de pessoa jurídica para realização de serviços técnicos, operacionais e de mobilização sociocomunitária. De acordo com o Município, os serviços são necessários para que seja iniciado o processo de revisão e de elaboração do Projeto de Lei do Plano Diretor Participativo do Município de Tangará da Serra.

UNIFICAÇÃO - A Câmara também aprovou o Projeto de Lei 09/2014 que autoriza crédito adicional suplementar no valor de R$ 559 mil para que a Secretaria Municipal de Administração cubra despesas com a manutenção do novo prédio da Prefeitura. De acordo com a justificativa do projeto, os recursos serão utilizados para custear serviços de terceiro de modo a viabilizar o pagamento de energia elétrica, telefone, pagamentos de faturas do correio e outras, tendo em vista a unificação de todas as secretarias em um único prédio.

Fonte: Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Indústria e Comércio promove programa Pró-Cidadão

A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SICS) de Tangará da Serra, gerida pela Secretária Hiara Hernandes, realizará no próximo dia 19 de fevereiro das 9h às 16h, em frente a feira do produtor da Vila Esmeralda, o “Pró-Cidadão”, programa de orientação. 

De acordo com Hiara Hernandes o Pró-Cidadão apresentará informações gerais relacionadas ao Centro de Atendimento ao Empreendedor Individual com orientações sobre micro empreendedor individual, sobre a formalização, alteração, declaração anual, baixas e impressão de boletos mensais, assim como linhas de financiamentos oferecidas pela agência de créditos do MT Fomento. 

A Secretária salientou ainda que em relação ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) serão repassadas informações a respeito da emissão de carteiras de trabalho e sobre seguro desemprego. “Convidamos a população em geral para que participe do evento e receba as informações que serão repassadas pelo Pró-Cidadão”, disse Hiara.

Fonte: Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Ságuas e Rosa Neide visitam Tangará e falam de investimentos

O Deputado Federal Ságuas Moraes e a Secretária de Estado de Educação, Rosa Neide, visitaram Tangará da Serra nesta sexta-feira, 07, tendo sido recepcionados pelo Prefeito, Fábio Junqueira, pelo Vice-prefeito, Zé Pequeno, pelo Deputado Estadual, Wagner Ramos, pelo Presidente da Câmara, Weliton Duarte, por secretários municipais e demais autoridades locais.

Antes de seguirem para visitações a escolas estaduais contempladas com reformas e ampliações pela Seduc, Ságuas e Rosa Neide participaram de uma reunião no gabinete do Prefeito onde receberam demandas.

Fábio Junqueira agradeceu a atenção dada pelo Estado a Tangará da Serra, reafirmou seu compromisso com o Governador Silval Barbosa, mas cobrou novos investimentos. À Rosa Neide, Junqueira pediu ainda mais atenção e recursos para a Educação. Ao Deputado Ságuas, a quem afirmou ser a voz de Mato Grosso em Brasília, o Prefeito pediu uma colaboração mais intensa para a Saúde Pública local. “Tangará padeceu por 10 anos. Nesse período faltou tudo, apoio do Estado, políticas de gestão do próprio Município e agora toda a fonte de recursos e investimentos parece não ser o ideal, mas isso ocorre em função do período em que a coisa não andou. Tangará deve ser a cidade de Mato Grosso que mais enfrentou crises políticas e isso nos atrasou muito. Queremos agora que o Estado nos ajude a mudar essa realidade”, pontuou Junqueira.

Fonte: Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Rogério Silva sugere abertura de avenida ligando aeroporto ao Residencial Alto da Boa Vista

Rogério Silva (PROS) sugeriu ao Governo do Município a elaboração de projeto e viabilização de obras de infraestrutura – ponte, pavimentação e galerias – para estender a Avenida Beija-Flor, ligando o Residencial Alto da Boa Vista ao aeroporto municipal. Silva lembrou que há pouco tempo foram anunciadas para 2015 as obras que possibilitarão a utilização do aeroporto para voos comerciais.

“Ficaria bem mais fácil o acesso ao aeroporto através do bairro Alto da Boa Vista. Com o bairro seria revitalizado e ganharia a possibilidade de empreendimentos. Não podemos nos esquecer de que aquela é uma região esquecida pelo poder público e seria importante o Município incluir a extensão desta avenida no cronograma de projetos a serem executados”, afirmou Silva.

Em discurso na tribuna da Câmara, o vereador lembrou que ao lado do Jardim dos Ipês está o Jardim Industriário, que também poderia interessar a novos investidores. “Que seja estudada a abertura desta avenida que é importante não só para os moradores daquela região como para a cidade de Tangará da Serra”, concluiu.

Silva destaca ainda que o Governo do Estado está realizando os estudos técnicos e que após a conclusão das obras o aeroporto será regional, o que torna urgente a necessidade de que o Município pense na proposta de extensão da Avenida Beija-Flor. Para ele, caso não seja possível a realização imediata das obras com recursos próprios, o Município poderia incluir no Plano Plurianual (2014-2016) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (2015).

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Frare defende utilização de redutores eletrônicos para evitar acidentes

Claudinho Frare (PR) apresentou ao Executivo Municipal sugestão de ações voltadas à redução do número de acidentes no trânsito. Ele disse reconhecer que o aumento do número de veículos é resultado do desenvolvimento pelo qual passa o município e o País, mas lamentou que junto com isso o número de acidentes tenha crescido.

“Devido ao crescimento socioeconômico da cidade houve aumento de veículos, aumento do movimento e foram gerados acidentes. Fizemos essa indicação para que o Executivo viabilize alguma ação para melhorar o trânsito e diminuir os acidentes”, afirmou Frare ao defender a instalação de redutores de velocidade eletrônicos.

Segundo o vereador, os equipamentos poderiam ser instalados nos pontos críticos – verificados pelo poder público através de estudos sobre os acidentes registrados nos últimos meses. Os redutores eletrônicos, na avaliação do vereador, agirão de forma a prevenir futuros acidentes.

“Em função do grande fluxo de veículos automotores que não respeitam as Leis de Trânsito, bem como de outros que transitam por estas vias de acesso, é de suma importância que se instale redutores de velocidade eletrônicos nesses pontos. Esses redutores obrigarão os condutores a respeitar e diminuir a velocidade dos veículos, evitando assim acidentes e garantindo a tranquilidade do trânsito e a segurança dos munícipes”, conflui Frare.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

População do Jardim dos Ipês e bairros vizinhos comemoram obra na Avenida das Amoreiras

Irreconhecível. Este é o termo mais correto para definir o que alguns meses de obras proporcionaram à região do Jardim dos Ipês após a pavimentação da Avenida das Amoreiras.

A obra está em fase final, onde estão sendo colocados os meios-fios e as canaletas, mas já dá outro aspecto àquela comunidade, que festeja mais qualidade de vida e facilidade no acesso ao Centro de Tangará da Serra. A obra é uma iniciativa do deputado estadual Airton Português (PSD), que esteve no município em dezembro, vistoriando seu andamento.

O Jardim dos Ipês foi criado ainda na gestão Muraro, há quase 15 anos atrás. Na época, o bairro ficava isolado do Centro, até que a região ficou mais povoada com o surgimento de novos bairros e, ainda, o crescimento do próprio Jardim dos Ipês. A Avenida das Amoreiras sempre foi a via arterial que ligou o bairro ao Centro da cidade e os moradores da comunidade tinham um sonho antigo de vê-la asfaltada para terminar com o sofrimento da poeira, no tempo da seca, que deixava, principalmente, idosos e crianças doentes, e do lamaçal na época das chuvas, quando ficava praticamente intransitável.

No final de 2013, com a lama asfáltica sendo depositada, o sonho se tornou realidade. “Adeus ao barro, adeus ao pó”, comemoraram os moradores do bairro. A obra teve início no final de maio de 2013. Depois de muitos revezes, que tiveram a pronta intervenção e solução do deputado Airton Português junto ao governo do estado, ela será entregue em breve.

VIABILIZAÇÃO – O asfaltamento da Avenida das Amoreiras era um anseio antigo do Jardim dos Ipês, bem como do São Luís e, ainda, do Alto da Boa Vista, já que os moradores desses bairros também se utilizavam da via para chegar ao Centro.

Hoje, duplicada, com canteiro central e iluminação em toda sua extensão, a Amoreiras está proporcionando mais qualidade de vida à população da região, bem como mais dignidade. Este pleito antigo teve gestão de lideranças comunitárias do bairro, que recorreram a Português para que ele viabilizasse o asfaltamento da via. “Já tínhamos solicitado de vários deputados, em várias legislaturas, e ninguém havia proporcionado ao Jardim dos Ipês a atenção devida. Solicitamos ao deputado Airton Português, mas não esperamos que fôssemos atendidos tão pronta e rapidamente como fomos. Ele nos surpreendeu quando telefonou avisando que havia destinado uma emenda parlamentar para, finalmente, asfaltar a avenida (Amoreiras)”, conta Athaíde Galdino, que é morador do Jardim dos Ipês há vários anos e uma das lideranças comunitárias locais.

Por Luciana Menoli / Redação O Jornal

Estádio Municipal Mané Garrincha pode ser liberado ainda essa semana

Estádio está interditado desde o dia 29 de janeiro de 2013

A 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Tangará da Serra deverá vistoriar ainda essa semana o Estádio Municipal Mané Garrincha, que está interditado há exatamente um ano e seis dias. De acordo com a tenente Leilson, o CB está fazendo a preparação da equipe que fará os procedimentos, que demanda uma quantidade grande de militares devido a ser uma área extensa. 

Se caso os equipamentos que foram instalados passarem na vistoria, o principal campo de eventos esportivos de Tangará da Serra poderá ser liberado ainda essa semana. "Vamos está lá fazendo essa vistoria, procedendo a verificação in loco daqueles itens que foram apontados com irregularidades", confirmou o tenente do CB. 

Vale lembrar que o estádio foi interditado nas vésperas em que Tangará da Serra receberia uma partida dentro de casa válida pela Copa do Brasil. Com isso, a equipe feminina do Serra, que se preparou fortemente para o jogo, precisou jogar sem a presença do público tangaraense em um estádio na capital mato-grossense. Na ocasião, o time de Tangará da Serra não conquistou bom resultado, sendo derrotado pelas adversárias são paulinas com um placar de 2 a 0.

Rodrigo Soares - Redação DS

Campanha de doação de sangue supera expectativa

Com a grande procura por doação, órgão fará uma campanha por mês

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Tangará da Serra (Unitan), recebeu diversos doadores de sangue, nessa primeira campanha mensal, realizada nesse sábado, 02. Houveram diversos doadores novos e a campanha superou as expectativas do órgão. Segundo Pedro Henrique Barbosa de Souza, bioquímico da Unitan, o estoque da unidade já era crítico, e havia real necessidade da campanha. "[O estoque] estava num nível crítico. 

Na semana que antecedeu essa coleta, não foi uma semana boa. Então foi de suma importância essa coleta hoje". A enfermeira da Unitan, Cláudia de Oliveira, diz que é preciso criar o hábito de doar. "Mulheres de 4 em 4 meses, e homens de 3 em 3 meses". E já convida a população para a nova campanha. "No dia 8 de março já está marcada a próxima coleta". Os estoques de todos os hemocentros do Estado têm que ser dobrados para a Copa, ela explica, "para uma eventual necessidade".

Quem apareceu por lá também foi a Nubia Oliveira, doadora há mais de seis anos. Ela convidou seu amigo, Thiago Maldonado que também é contador, que doou sangue pela primeira vez. Nubia explica a importância de doar. "Eu acho muito importante estar fazendo esse tipo de campanha. Ajudar as outras pessoas porque um dia eu posso tá precisando também".

Deyvson Aguiar - Redação DS

Wagner Ramos figura entre os seis mais cotados no estado para deputado estadual

Wagner Ramos é o único representante da região polarizada por Tangará da Serra.

O deputado estadual por Tangará da Serra, Wagner Ramos (PR) figura entre os seis nomes mais cotados pelo eleitor mato-grossense nas eleições de 2014. Ao lado dos experientes Emanuel Pinheiro e Jota Barreto, o tangaraense está entre os principais nomes do Partido da República para o pleito proporcional de outubro.

A amostragem é do Instituto Mark, em parceria com o portal Rdnews. O instituto ouviu 1.098 eleitores de 75 municípios entre os dias 16 e 21 deste mês. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE-MT, sob número MT-00001/2014.

Conforme o levantamento, o grande destaque na preferência do eleitorado na corrida por vagas na Assembleia Legislativa é o deputado estadual Walter Rabello, do PSD, com 11,9% na modalidade estimulada.

Em seguida, aparecem os também deputados Emanuel Pinheiro (4,4%), Dilmar Dal Bosco e Teté Bezerra (ambos com 3%), além do próprio Wagner Ramos e Jota Barreto (os dois com 2,7%), Baiano Filho (2,6%), Romoaldo Júnior (2,1%) e Guilherme Maluf (2%).

Dos que estão de fora do Legislativo mato-grossense, os mais cotados são os ex-deputados Gilson Oliveira (2,7%), de Sinop, e Maksuês Leite (2%), de Cuiabá, além do empresário Eduardo Moura (2,6%).

Serão abertas nas eleições de outubro 24 cadeiras na Assembleia. O quociente eleitoral deve ficar em torno de 75 mil votos por partido e/ou coligação.

Sergio Roberto
Redação Acontece MT com RD News.