Nova diretoria da Casa da Criança é empossada

Após duas vezes presidente, Dirce Lorenzetti assume no lugar de Sebastião Ribeiro

Foi realizada na tarde de ontem, 30, a posse da nova diretoria da Casa Transitória da Criança, localizada no bairro do Jardim Europa. A nova diretoria é composta pela presidente Dirce Lorenzetti. Sua vice, Nadinei Perozza Ferres. Ricardo A. Barbosa e Edinéia Mosquim Poloni, como respectivos 1° e 2° secretários. Também Adriana Franciosi e Marilene Bruneto Ponazzolo, 1ª e 2° tesoureiros. Para o ex-presidente, Sebastião Ribeiro da Silva Filho, que estava à frente da Casa da Criança desde janeiro de 2010, foi um período de quatro anos de aprendizado e de muita satisfação. 

"Nesse trabalho, penso eu, foi de aprendizado de administração de uma instituição beneficente. Como é a Casa Transitória da Criança. E sempre é um aprendizado por todas as ações que nós vamos realizando. Então é nesse sentido que eu enalteco a oportunidade que eu tenho de estar aqui aprendendo". Ele diz que o trabalho da nova diretoria será de continuidade do que ele já veio realizando, devido à Dirce Lorenzetti, já vir de um trabalho como vice-presidente. Ele garante que a Casa irá sim, "continuar em boas mãos" com essa nova direção. Sebastião Ribeiro elenca os principais ganhos na Casa, a realização das metas estipuladas durante seu mandato.

"A nível de município, nós regularizamos e está escriturado o terreno... A nível federal nós temos a entidade pública federal. Então, esses foram alguns ganhos que nós tivemos para a Casa nesse período administrativo", ressalta. Em 2013 foram atendidas um total de 77 crianças durante todo o ano. Também a aprovação de projeto para a compra de equipamentos para uma brinquedoteca às crianças de até seis anos. O projeto será patrocinado pelo grupo Amaggi. Só em 2013, foram arrecadados mais de R$ 74 mil em doações em dinheiro, fora a doação de outros bens, informa o ex-presidente. 

Quem assume agora a instituição beneficente agora é Dirce Lorenzetti, que ajudou a fundar a instituição assumindo a presidência há 20 anos. A nova presidente já foi presidente da Associação de Pais de Alunos Excepcionais (APAE) em 1996. Com uma vasta experiência no meio social, e o amor ao que faz ela expressa de onde vem sua vocação. 

"Hoje eu estou assumindo novamente, com todo esse meu amor e esse meu prazer. Isso me satisfaz imensamente e acho que dou um pouquinho de mim e não sei viver sem isso", expressa a nova presidente.

Deyvson Aguiar - Redação DS







Sommavilla defende que Município abrigue pessoas em situação de abandono

O Vereador Sílvio Sommavilla (PV) defendeu esta semana que o Executivo Municipal crie um programa permanente visando abrigar, encaminhar ou até internar - quando for o caso - pessoas que se encontrem em situação de abandono nas ruas e praças da cidade. Segundo ele, o objetivo é oferecer as pessoas moradoras de rua chances de que um dia retornem ao convívio social.

“Para que isso seja possível, se faz necessário uma mobilização total que identifique quem são essas pessoas, quais os problemas e que tipo de tratamento é necessário para sua reabilitação”, afirma Sommavilla.

Na avaliação do vereador, após a coleta destes dados o Município deve decidir, com base nas informações, o encaminhando - sempre que possível - para instituições que acolham essas pessoas. “Muitos são dependentes químicos e precisam de um tratamento antes de retornarem ao convívio social”, explica..

PERMANENTE – Segundo Sommavilla, são insuficientes as ações isoladas que o Município vem realizando. Esse modelo já se mostrou ineficaz. Para o vereador, a experiência mostra que é preciso que o novo programa seja inclusivo e permanente, para evitar que novas ou as mesmas pessoas voltem a ocupar as praças e ruas, vivendo em situação de vulnerabilidade.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa


Agricultores convocados para participarem de Programa de Alimentação Escolar

“O Prefeito determinou que desse uma atenção especial a esse programa”, afirmou o Secretário Junior Pimenta.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, para alimentação escolar. O limite individual de venda do Agricultor Familiar para a alimentação escolar deverá respeitar o valor máximo de até R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Serão adquiridos: Abacaxi, Abóbora madura, Abobrinha Verde, Açúcar mascavo, Alface, Banana maçã, Banana Nanica, Banana da Terra, Batata Doce, Bebida Láctea, Beterraba, Carne Bovina, Cenoura, Cheiro Verde, Chuchu, Colorau, Couve, Frango caipira sendo entregues Coxa/sobrecoxa e/ou peito, Laranja, Limão, Mamão Formosa, Mandioca descascada, Maracujá, Melancia, Mexerica, Milho Verde, Ovos, Pimentão, Polpa de Frutas, Rapadurinha, Repolho Verde e Tomate.

No dia 30/01(Quinta-feira) acontecerá uma reunião para esclarecimentos e dúvidas no Centro Cultural às 15:30h e dia 03/02(Segunda-Feira) será oferecido auxílio no preenchimento de propostas às 14:00h no Centro Cultural. Os produtores deverão levar dois envelopes grandes e cópia de RG, CPF, DAP, Certidão de Débitos junto a Fazenda Municipal e cartão do banco. Para habilitação do grupo formal ( cooperativa) deverá apresentar no Envelope nº 001 os documentos abaixo relacionados:

a. Prova de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;

b. Cópia da Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP Jurídica para associações e cooperativas;

c. Cópias das certidões negativas junto ao INSS, FGTS, Receita Federal e Dívida Ativa da União e Fazenda Municipal;

d. Cópia do Estatuto e ata de posse da atual diretoria da entidade, registrado na Junta Comercial, no caso de cooperativas, ou Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, no caso de associações.

Em se tratando de empreendimentos familiares, deverá ser apresentada cópia do Contrato Social, registrado em Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas; Para habilitação do grupo informal (Agricultor familiar) deverá apresentar no envelope nº 001 os documentos abaixo relacionados:

a. Cópia de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);

b. Cópia da DAP principal (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar- PRONAF), ou extrato da DAP, de cada Agricultor Familiar participante;

c. Certidão de Débitos junto a Fazenda Municipal;

No envelope nº 002 deve ser entregue o Projeto de Venda.

Os Grupos Formais/ Informais deverão apresentar a documentação para habilitação e Projeto de Venda no dia 04 de fevereiro 2014, às 08:00 horas, na Sala de Licitações, Avenida Brasil nº 2.350-N- 2º Piso- Jd. Europa- Tangará da Serra-MT (Novo prédio da Prefeitura). Os vencedores, antes da contratação, deverão apresentar amostras para todos os itens ganhos. As amostras dos produtos deverão ser entregues no Centro Cultural situado à Av. Brasil nº 376- E, Centro, nesta cidade, no dia 06 de Fevereiro de 2014, às 14:00 horas, onde a Comissão Técnica fará a avaliação e seleção do produto a ser adquirido, que os quais deverão ser submetidas a testes necessários. Os produtos serão pedidos conforme a sazonalidade, que deverão ser entregues no exercício de 2014.

O local de entrega será no Centro Cultural situado, à Av. Brasil nº 376- E, a exceção do frango caipira e carne bovina, que serão entregues diretamente nos Centros Municipais de Ensino localizados na zona urbana. Os gêneros alimentícios deverão ser entregues semanalmente, nas segundas feiras, no período de 7:00 as 11:00 conforme planilhas de entrega, que serão informadas a cada participante com a antecedência mínima de 5 dias. Para todos os gêneros alimentícios é necessária a apresentação de amostras.

“O Prefeito Fábio Junqueira determinou que desse uma atenção especial ao programa, ele melhora a qualidade da merenda escolar e gera emprego e renda em nosso município” afirmou o Secretário de Educação Junior Pimenta.

Fonte: Vando Nascimento
Assessoria de Imprensa PMTS

Prédio da OAB de Tangará é modelo de acessibilidade

O prédio apresenta pisos táteis em sua totalidade, além de rampas de acesso

Mesmo não estando no mapa de acessibilidade obrigatório (conforme matéria principal desta página), a 10ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Tangará da Serra é exemplo a ser seguido. Bem mais que rampas de acesso, a Subseção da OAB local, ao construir seu prédio, preocupou-se também em oferecer acessibilidade e segurança a todo cidadão, principalmente as pessoas com deficiência visual e física ou com mobilidade reduzida. Inaugurada em outubro de 2002, o prédio apresenta pisos táteis, de alerta e direcional, em sua totalidade, além de rampas de acesso.

"Quando estávamos construindo a OAB [prédio], eu como sendo um cadeirante, um deficiente físico, me preocupei também com deficiente visual. Então fizemos a calçada como a lei determina para acesso de cadeirantes e piso tátil em todo o entorno da OAB, para dar acessibilidade também a esses deficientes [visuais]", contou o presidente da Subseção da OAB de Tangará da Serra, Josemar Carmerino dos Santos, ao destacar que a aplicação desta lei trará benefícios não somente aos deficientes físicos ou visuais, mas a toda a população. 

"Temos vários tipos de calçadas em Tangará da Serra, uma mais alta, uma diferente da outra em nível. E com a padronização, com pisos táteis a deficientes visuais e outras melhorias, vamos verificar que as pessoas deixarão de andar nas ruas e passarão a andar nas calçadas, como é o certo". Além da Subseção da OAB de Tangará da Serra, outros prédios, como agências bancários e federais, assim como algumas empresas particulares (como a calçada no entorno do O Boticário da Avenida Brasil) já estão adequadas quantos as normas de acessibilidade, sendo também exemplos a serem seguidos.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Depois de 15 anos e desgostoso com a política atual, Arquimedes deixa PMDB

A base partidária da gestão Fábio Junqueira e o PMDB sentirão, já nestas eleições, os efeitos da perda de uma das figuras mais respeitadas politicamente no município. Entregou ofício solicitando a desfiliação do Partido da Mobilização Democrática Brasileira (PMDB), esta semana, o engenheiro Arquimedes Estrázulas Pires. O motivo principal, segundo ele, é o descontentamento com os rumos que a política brasileira tem tomado. “Cansei da politica como ela é praticada no Brasil”, justifica.

Arquimedes contou com exclusividade à reportagem do O Jornal sobre sua saída do PMDB, salientando que entregou a desfiliação à presidente do partido em Tangará, Edna Campos, ao prefeito Fábio Junqueira, que ajudou a eleger, e ao Cartório Eleitoral. O engenheiro sempre foi atuante na política, tendo se filiado no PMDB no início de 1999, depois de ter participado de eleições estaduais. “Fui candidato a deputado federal e alguns amigos se juntaram e me deram dinheiro para a campanha. Com R$ 3 mil consegui R$ 10 mil votos e fiquei como primeiro suplente. Celcita pinheiro, na mesma época, gastou R$ 7 milhões para ser eleita. Depois disso, Wilson Santos me convidou para ir para o PMDB”, conta.

Nesta semana, Arquimedes fez pronunciamento em seu programa de rádio, na Rádio Tangará, falando sobre o descontentamento com a política. Esse descontentamento culminou com sua retirada das fileiras partidárias. “Eu me recuso a participar da política da forma como está. A política que se faz hoje é partidária, não é de princípios, não é ética. Eu não quero participar desta forma. Além disso, a desfiliação me dá maior liberdade para opinar”, destaca ele.

PT E PMDB – Conforme ele ainda, a política tem que ser conduzida com transparência, dignidade e ética. “Não como é feita no Brasil. O ilícito virou a coisa certa”, assevera, criticando duramente a linha política do PT, com programas como o Bolsa Família que, segundo ele, se prestam para manutenção do partido no poder.

Arquimedes citou o caso das doações para pagar a dívida de José Genoíno e a intenção de Delúbio Soares também pedir doação aos correligionários.

Para fazer uma correlação, o PMDB é da base aliada do governo federal, atualmente, onde o vice-presidente é do partido. Ainda, é base do governo Silval Barbosa, com várias secretarias. Em Tangará da Serra, o PT também está unido ao PMDB, sendo o prefeito Fábio Junqueira do PMDB e o seu vice, Zé Pequeno, do PT, tendo ainda vários secretários.

Por Luciana Menoli/Da Redação O Jornal

Secretaria de Esportes realiza a 1ª Copa de Futsal Masculino

As fichas de inscrição podem ser retiradas na Secretaria de Esportes em horário de expediente

Estão abertas desde o último dia 23/01 as inscrições para a 1ª Copa Municipal de Futsal Masculino – Aberto 2014, as inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Esportes de Tangará da Serra até o dia 06/02, o custo de cada inscrição será R$ 300,00 por equipe e o total arrecadado vai ser revertido 100% para a premiação das equipes vencedoras, primeiro, segundo e terceiro colocados a porcentagem que será destinada para cada colocação será discutida no congresso técnico no dia 07/02 onde serão tomadas todas as demais decisões a respeito da competição.

“Nós acreditamos que aproximadamente 10 equipes devem se inscrever para a Copa, e quanto mais equipes melhor a premiação das equipes vencedoras fica melhor, incentiva a população a vir participar e haverá um número maior de esportistas participando, nós convidamos e contamos com a participação de toda a população para prestigiar o evento e incentivar nossos atletas”, afirmou o Secretário José Bernadino.

O local dos jogos será a Vila Olímpica e se der um número maior de equipes será usado o Ginásio Municipal de Esportes a idade mínima para se inscrever é 18 anos, para maiores informações e esclarecer qualquer dúvida podem procurar a Secretaria de Esportes do Município no prédio da Prefeitura Municipal.

Fonte: Vando Nascimento
Assessoria de Imprensa

Prefeito anuncia que aeródromo de Tangará será contemplado pelo Estado

O Banco do Brasil representando a Secretaria Nacional de Aviação Civil, celebrou contrato com o Consórcio Esteio Engefoto, formado pelas empresas Esteio Engenharia e Aerolevantamentos S.A e Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos S.A, para a prestação de serviços técnicos especializados de levantamento aerofotogramétrico e perfilamento a laser com fornecimento de mosaico fotogramétrico, modelos digitais de superfície e do terreno e ortofotos para os aeródromos do Lote 1, do Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos Regionais.

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira, recebeu comunicação no último dia 21 de janeiro do Governador do Estado, Silval Barbosa, que no Lote 1 está contemplado o aeródromo de Tangará da Serra e que técnicos das empresas citadas instalarão marcos georeferenciados que servirão de balizamento dos serviços. De acordo com o Prefeito, até maio desse ano deverão estar concluídos os referidos serviços.

Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Núcleo Industriário do Jardim dos Ipês será regularizado

O Núcleo industriário é destinado exclusivamente para indústrias

O Residencial Jardim dos Ipês existe a mais de 14 anos em Tangará da Serra, junto ao bairro foi criado o Núcleo Industriário com vários lotes para serem doados a empresas do Município ou que viessem a se instalar em nossa cidade, no entanto muitas dessas doações foram feitas, mas o processo de regularização não foi concluído e agora todos imóveis serão revistos e regularizados o trabalho está sendo feito pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

“Primeiramente estamos fazendo o levantamento individual dos 19 empreendimentos que existe no Núcleo Industriário do Jardim dos Ipês, estamos revisando toda a documentação desde o início quando o empresário requereu até agora e cada caso será avaliando de forma individual, existe uma grande maioria dos empreendimentos que o proprietário não possui a escritura da área e o nosso objetivo é regularizar todas as situações”, explicou a Secretária Hiara Hernandes.

A situação fundiária de Tangará da Serra tem sido uma preocupação do Prefeito Fábio Junqueira, que está delegando as Secretarias e criando comissões para levantar e resolver os problemas tanto na zona rural quanto na urbana. “Alguns bairros em Tangará tem mais de 30 anos e até agora a situação fundiária ainda não foi resolvida um exemplo disso é a Vila Goiás e novos bairros foram criados e continuaram com o vício de fazer as coisa e deixar pela metade o Jardim Belas Vista e Morada do Sol só foram regularizado no ano passado, na nossa gestão e agora estamos resolvendo o Núcleo Industriário do Jardim dos Ipês, não queremos prejudicar os empreendimentos que ali estão e sim regularizar todos eles”, enfatizou o Prefeito.

A Secretária explica ainda que em aproximadamente 10 dias um relatório com tudo que foi apurado será entregue ao Prefeito para avaliação de cada caso. “O Núcleo Industriário é destinado exclusivamente para a implantação de indústrias e não é permitida a venda da área, qualquer pessoa que esteja comprando não faça qualquer negociação sem antes procurar a secretaria o nosso objetivo é resolver todas as situações”, finalizou a Secretária.

Vando Nascimento
Assessoria de Imprensa

Câmara votou mais de 200 projetos em 2013

Em 2013 foram realizadas 46 sessões ordinárias, mais de 20 sessões extraordinárias – algumas delas convocadas pelo Executivo e outras pelo próprio Legislativo com o objetivo de discutir a tempo projetos que precisavam ser votados. Também foram produzidos mais de mais de 2 mil ofícios, aproximadamente 2 mil sugestões ao Executivo e 341 requerimentos solicitando informações e fiscalizando o Poder Executivo.

Foram votados cerca de 280 projetos do Executivo e Legislativo, foram realizadas três sessões solenes e ainda oito audiências públicas – algumas sobre temas que não eram da competência de resolução do Legislativo, mas que foram realizadas com o objetivo de discutir assuntos que dependem de discussão com a sociedade.

Os números confirmam o esforço do Legislativo para discutir os assuntos de relevância para Tangará da Serra. E é esse trabalho, aliado a persistência na divulgação daquilo que é decidido pelos vereadores, que faz a Câmara ser reconhecida como a Casa da Transparência. Na medida em que promove a democratização das informações, o Legislativo facilita a fiscalização por parte do povo, reduz tempo, aumenta a eficiência e a credibilidade institucional.

E quanto as suas próprias informações a Câmara Municipal tem feito sua parte e avançado cada vez mais. Além de manter a divulgação institucional de tudo o que é votado e discutido em plenário, mantém serviço de informação jornalística no site oficial www.camaratga.mt.gov.br.

E mais, no portal da Câmara na internet os tangaraenses têm acesso a informações relativas prestação de contas, demonstrativos de gastos, contratos, licitações, atos, portarias, decretos, leis e resoluções. E ainda o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) – que permite que mais informações sejam solicitadas – e a Ouvidoria Legislativa, implantada este ano através da Lei Complementar 176/2013. Pelo telefone 0800 642 4010 o tangaraense tem a oportunidade de exercer a cidadania recebendo, encaminhando e acompanhando sugestões, reclamações, elogios ou denúncias.

PRIMEIRA SESSÃO - A primeira sessão ordinária de 2014 será realizada no dia 04 de fevereiro, de acordo com o artigo 45 da Lei Orgânica de Tangará da Serra. Será a primeira sessão a ser conduzida pela nova Mesa Diretora composta pelos vereadores Weliton Duarte (PT) como presidente da Câmara, vereador Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB) como vice-presidente, vereador Romer Sator Yamashita (PR) como primeiro secretário e vereador Professor Odair (PTB), segundo secretário. Apesar disso, a Câmara Municipal está atendendo normalmente, diariamente, das 7h às 11 e das 13h às 17h.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Instituto Federal em Tangará iniciará atividades em 180 dias

Por enquanto, os trabalhos na Escola Técnica ainda serão compartilhados entre o Estado e o Governo Federal

Após reunião entre o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec), Rafael Bastos e reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), José Bispo Barbosa, foram definidos os prazos para que o instituto assuma os prédios das Escolas Técnicas Estaduais (ETE) de Diamantino e Tangará da Serra, doados pelo estado para o funcionamento dos campi avançados do IFMT nos municípios. A reunião foi realizada no último dia 16, em Cuiabá. 

De acordo com a assessoria de imprensa do IFMT, em dois meses o Instituto Federal vai assumir o prédio da Escola Técnica de Diamantino e, no prazo de 180 dias, a de Tangará da Serra. Por enquanto, os trabalhos ainda serão compartilhados entre o Estado e o Governo Federal, até que os cursos técnicos ofertados pelo Governo e, ainda em andamento, sejam finalizados. "Porém, ainda assim dependemos da autorização do Ministério da Educação para o funcionamento do instituto, mas acreditamos que a previsão será mesmo de 180 dias para Tangará da Serra", adiantou a assessoria. 

Já em relação aos cursos que serão ofertados, a assessoria informou ser procedimento padrão a realização de audiências públicas nos locais onde serão instalados os campi para, juntamente com a população, definir quais cursos oferecer. "Assim que iniciarmos os trabalhos, as demandas serão levantadas em audiências públicas para assim definirmos quais os cursos a serem ofertados, dentro dos arranjos produtivos locais". Além de tratarem sobre o início dos trabalhos do instituto em Diamantino e Tangará da Serra, o reitor e o secretário estadual falaram também sobre a expansão do IFMT no interior do Estado, especificamente em Lucas do Rio Verde. A mensagem da doação do prédio está na Secretaria de Estado de Administração (SAD) e deve ser enviada à Assembleia Legislativa para o aval dos deputados.

Fabíola Tormes - Redação DS

Tangará adere a Agenda de Compromissos dos Objetivos do Milênio

O Prefeito Fábio Junqueira fez a adesão do Município de Tangará da Serra a Agenda de Compromissos do Milênio do Governo Federal, O conteúdo da Agenda 2013-2016 está estruturado sobre os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Cada ODM conta com programas federais para auxiliar os municípios na melhoria dos indicadores sociais.

“Com a adesão a Agenda de Compromissos do Milênio do Governo Federal, nossa cidade só tem a melhorar, Com os oito passos a seguir, você se informa sobre como contribuir de modo prático para a implementação dos ODM em cada município por meio da Agenda, e colabora para o enfrentamento dos desafios colocados pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio com efetividade, este é um programa onde todos devem participar, opinar, contribuir e colaborar.” explicou Junqueira.

A Agenda tem oito compromissos que ao aderirem os prefeitos assumem o compromisso de aplicar em seus municípios; Erradicar a extrema pobreza e a fome, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e a valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Com a adesão a agenda o Prefeito Fábio Junqueira terá acesso através de um portal as informações Conhecendo os principais programas do Governo Federal selecionados na agenda para contribuir com o alcance de cada Objetivo de Desenvolvimento do Milênio no município de Tangará, acesso ao indicador informado sobre a realidade da nossa cidade em cada programa federal.

O esforço e a ousadia dos governos municipais de implementar ações que contribuam para o alcance dos compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e para melhorar a gestão dos Programas Federais, em seu território, são reconhecidos publicamente por diversas premiações promovidas pelo Governo Federal, pela iniciativa privada e por organismos internacionais.

Fonte: Vando Nascimento
Assessoria de Imprensa

CAPS de Tangará atende em novo endereço

O Centro de Atenção Pisco Social (CAPS) de Tangará da Serra está atendendo em novo endereço, antes todos os pacientes eram atendidos na Avenida Ismael José do Nascimento (Rua 01) o local era alugado e com a mudança da Prefeitura para o prédio da antiga Unitas, assim como todas as Secretarias do Município, alguns locais que eram ocupados pelas mesmas ficaram vazios, pois a estrutura é própria, dentro da programação feita pelo chefe do executivo de Tangará Fábio Junqueira no objetivo de economizar com aluguéis a estrutura que antes era usadas pelas Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente ficou desocupadas e desde o final de dezembro de 2013 o CAPS está atendendo no local que fica na Rua Boa Vista Nº 400-E Vila Goiás ao lado da Secretaria de Infraestrutura.

O horário de atendimento é das 7h ás 11h da manhã e no período da tarde dás 13h ás 17h, para esclarecer qualquer dúvida o telefone é 3326 4450.

Fonte: Vando Nascimento
Assessoria de Imprensa

Rapaz morre atropelado em frente ao Parque de Exposições de Tangará

Wemerson Santana da Costa, 19 anos, morreu após ser atropelado em frente ao Parque de Exposições de Tangará da Serra.

O acidente aconteceu na madrugada deste domingo (19). No local acontecia o show de uma dupla sertaneja. O jovem teria se envolvido em uma briga e saiu correndo em direção à rodovia, momento em que foi atropelado por uma Picape Strada.

O condutor do veículo não parou para prestar socorro. Testemunhas também não souberam informar a princípio a placa do veículo.

O corpo do rapaz foi transladado para Barra do Bugres onde residia, para velório e sepultamento.

Fonte: Marlenne Maria com Heverton Luiz - Redação RP

Palestra sobre cateterismo reúne público expressivo na Univida em Tangará

O evento foi realizado na manhã deste sábado. O assunto foi abordado pelos cardiologistas Dr. Danilo Arruda de Cuiabá e Dr. Fábio Pinatto de Tangará da Serra.

Em torno de 120 pessoas compareceram e além das informações repassadas, saborearam delicioso café da manhã.

O médico cardiologista Dr. Danilo Arruda agradeceu pela oportunidade de repassar informações à população sobre o tema. “Estamos desmistificando o que se fala a respeito, da segurança, da necessidade e do grande benefício que o exame pode proporcionar ao paciente. O grande benefício é verificar se o paciente tem veia entupida ou não, e uma vez que tenha veia entupida possibilitar o tratamento evitando infarto e o risco de morte súbita”, explicou ele à reportagem Pioneira. 

Segundo o médico, o interesse demonstrado em torno do assunto foi grande. “Percebemos interesse muito grande. Perguntas de pessoas que tiveram problemas e que querem saber por que se faz e como se faz o exame”, disse.

Vanuza Soares, integrante da equipe Univida destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado para promover saúde. “Trouxemos agora a primeira palestra de muitas que faremos neste ano. E hoje com o tema cateterismo. Estamos muito felizes com a expressiva presença de público. Queremos agradecer aqueles que aceitaram nosso convite e esperamos que venham sempre. Estamos sempre de portas abertas para acolher toda a população. Os nossos associados e os não associados também, que venham conhecer nossos benefícios. Logo reiniciaremos nossas caminhadas também, porque buscamos isto: promover a qualidade de vida de toda a população”, afirmou.

Fonte: Marlenne Maria com Heverton Luiz - Redação RP

Prefeitura inicia cobrança de taxas para terrenos em desuso

As alíquotas variam de 0,3% até 0,7% do primeiro ao quinto ano, acrescidas no IPTU

Já está em vigor o decreto municipal Nº 371, regulamentado em 4 de novembro de 2013, que prevê a cobrança de maiores taxas para quem tem imóveis ou terrenos em desuso em Tangará da Serra. É o chamado ‘IPTU Progressivo’. Ou seja, o imposto pago a mais por quem mantém imóveis ou terrenos baldios, inutilizáveis ou subutilizáveis. 
Também construções abandonadas, em ruínas, condenadas ou interditadas, ou simplesmente em desuso, sem função social mas que continuam gerando custos sociais, pagos pelo município. Esses custos sociais podem ser entendidos como o não pagamento de taxas para manutenção de serviços essenciais de infraestrutura urbana. Como taxas de iluminação, de água e esgoto, entre outros investimentos nos bairros. Bem como a construção de escolas e creches e até pavimentação asfáltica. Um dos objetivos dessa cobrança, conta a secretária de Fazenda, Valnicéia Picolli, "é o atendimento da função social da propriedade", a redução desse custo social e, principalmente, "evitar a especulação imobiliária". 

Ela ainda explica que já existe uma Lei Complementar 053/99, em vigor desde 2000, que estava sem aplicação até o momento, mas que passará a cobrar sua aplicabilidade. A cobrança dessa taxa funcionará com uma alíquota progressiva em até 5 anos. A variação mínima é de 0,3%, e a máxima fica em 0,7% para o quinto ano. "Se um terreno sem calçada, muro ou nenhuma benfeitoria, atualmente paga 2% de IPTU. Com a aplicação da progressividade sobe para 2,3% no primeiro ano’, exemplifica a secretária.

Deyvson Aguiar - Redação DS

Motoristas do transporte escolar passam por formação

Prefeito Fabio Junqueira e o Secretário Junior Pimenta participaram do encerramento do curso

Os motoristas de ônibus da Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra participaram de um curso de qualificação com duração de 50 horas, foram ministradas aulas de direção defensiva e relacionamento interpessoal o objetivo é melhorar a qualidade do serviço prestado aos alunos que usam o serviço de transporte do Município, no total 32 profissionais participaram da formação.

No encerramento do curso realizado no último sábado o Secretário de Educação Junior Pimenta falou da preocupação com os alunos que são transportados. “Nós temos que melhorar a cada dia as condições do serviço prestado aos alunos e para isso acontecer temos que investir em nossos profissionais, um motorista bem preparado e com condições adequada de serviço trabalha satisfeito e é mais seguro para todos. São mais de 3.500 alunos, aproximadamente 45 ônibus que rodam mais de 4.000 quilômetros por dia a nossa responsabilidade é muito grande e vamos cada vez mais investir nos profissionais” afirmou o Secretário.

O Prefeito Fábio Junqueira também participou do encerramento do curso. “Hoje 98% do serviço de transporte escolar em Tangará da Serra é feito pelo município, nós somos referência em transporte escolar para as outras cidades do estado, em algumas delas 60% do transporte é feito por empresas terceirizadas e isso gera inúmeros problemas. Esse ano conseguimos 13 ônibus novos adaptados para as estradas rurais e para os alunos com necessidades, vamos melhorar cada vez mais, vocês estão trabalhando com vidas e são crianças indefesas que dependem totalmente da capacidade individual de cada um condutor, confio em vocês e sei que com essa capacitação a qualidade do serviço será ainda melhor”, enfatizou o Prefeito.

Fonte: Vando Nascimento
Assessoria de Imprensa

Autor internacional Augusto Cury participará do 3º Salão do Livro

Augusto Jorge Cury ministrará a palestra ‘Pais Brilhantes, Professores Fascinantes’

Será realizado entre os dias 2 a 6 de junho deste ao a terceira edição do Salão do Livro de Tangará da Serra. Promovido pela Livraria Ideias, a programação do evento está praticamente definida, tendo como principal atração o autor internacional Augusto Cury. "Uma das maiores atrações do 3º Salão do Livro de Tangará da Serra é o autor internacional Augusto Cury, que estará em Tangará no dia 02 de junho, participando de dois momentos de autógrafos e ministrando uma palestra", contaram os organizadores, ao destacarem que o contrato assinado com o autor foi possível graças à parceria feita com o Colégio Ipes, que em 2014 é um dos patrocinadores master do evento. 

Augusto Jorge Cury, que ministrará a palestra ‘Pais Brilhantes, Professores Fascinantes’ é um médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor. Seus livros já venderam mais de 16 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicados em mais de 60 países. Foi considerado pelo jornal Folha de São Paulo o autor brasileiro mais lido da década. Além dele, já estão confirmadas as presenças de Hamilton Werneck, Marta Cocco, Roberto Boaventura, Lúcia Fidalgo, Lucélia Elizabeth Paiva, Luiz Gabriel Tiago, Fernando Carraro e novamente da escritora Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira de Letras. 

"Para cada palestra há um ingresso individual. Os ingressos podem ser adquiridos pelo e-mail: [email protected]". Para 2014, a expectativa é de um público entre 20 e 25 mil visitantes. A entrada continuará franca para toda a população que poderá visitar os estandes, participando dos momentos de autógrafos, apresentações teatrais, lançamentos de livros, contação de histórias, oficinas de desenho e mais algumas surpresas planejadas para o público. 

No 2º Salão do Livro de Tangará da Serra, realizado de 17 a 21 de junho de 2013, participaram conosco os escritores nacionais Ana Maria Machado, Gabriel, o pensador, Celso Antunes, João Pedro Roriz, Gustavo Cerbasi e Felipe Lima.

Fabíola Tormes - Redação DS

Semáforos serão instalados somente a partir de abril

Os sinaleiros serão instalados em cinco pontos do Centro da cidade

Marcados para serem instalados, inicialmente, em dezembro passado, os semáforos serão fixados somente a partir de abril deste ano. O motivo do adiamento, segundo o Superintendente de Transportes Aéreos e Viários do município, Tony Hirota, é que apenas uma empresa participou do processo licitatório realizado no mês passado e, na oportunidade, apresentou um preço bem maior ao autorizado. 

"Dessa forma tivemos que cancelar o processo", explicou o superintendente, destacando que a partir de agora terão que refazer a planilha orçamentária para readequar para uma nova suplementação, conforme orçamento deste ano, para assim encaminhar o projeto para aplicação de recursos para instalação dos semáforos para análise e votação da Câmara Municipal de Tangará. 

"É uma questão de adequação contábil. Vamos tentar acelerar ao máximo para que em março tenhamos, pelo menos, o processo de licitação em andamento", disse, ao lembrar que logo na volta do recesso parlamentar, o processo será encaminhado para a Câmara e, assim que aprovado, dar início a uma nova licitação. Os sinaleiros serão instalados em cinco pontos do centro da cidade, considerados mais críticos, sendo eles no cruzamento da Avenida Tancredo Neves com Avenida Ismael José do Nascimento, faixa de pedestre da Caixa Econômica, cruzamento da rua João do Prado Arantes, a 14, com a Avenida Brasil, faixa de pedestre elevada em frente à Praça da Bíblia e cruzamento da rua Sebastião Barreto, a 8, com a Avenida Brasil.

Fabíola Tormes - Redação DS

Por intermédio do vice-prefeito escolas serão reformadas em Tangará

Zé Pequeno informou ainda que ao todo são mais de R$ 2.500.000,00 de investimentos no Município

Através do empenho do vice-prefeito de Tangará da Serra, Zé Pequeno, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) firmou convênios para reforma e ampliação de duas escolas estaduais existentes no Município. Os convênios foram consolidados em reunião ocorrida entre Zé Pequeno e a Secretária de Educação do Estado, Rosa Neide de Almeida, mas já haviam sido encaminhados ainda quando o hoje Deputado Federal, Ságuas Moraes respondia pela pasta.

Na Escola Estadual Professor Jada Torres serão investidos R$ 338.359,45 em ampliação de sala de aula, cozinha, despensa, refeitório, áreas de circulação, realização de instalações elétricas e hidro-sanitárias. Neste convênio estabeleceu-se R$ 33.835,94 como contrapartida da Prefeitura.

Outro convênio firmado foi para reforma geral da cobertura existente e ampliação da cozinha, despensa, área de serviço, bem como realização de instalações elétricas e hidro-sanitárias na Escola Estadual Ministro Petrônio Portela Nunes no Distrito de São Jorge. Nessa escola serão investidos R$ 599.078,89.

Os dois convênios que beneficiarão escolas de Tangará da Serra totalizam R$ 937.438,34. Sobre essa conquista, o vice-prefeito destacou. “No final do ano, no dia 30 de dezembro, portanto, penúltimo dia do ano, consolidamos dois Processos que se iniciaram quando o Deputado Ságuas era Secretário de Educação, agora consolidados com a Secretária de Educação Rosa Neide. Aqui o Prefeito Fábio Junqueira autorizou contrapartida de 10% para a Escola Jada Torres e assinou os convênios do Estado com o Município. Agora é o Município licitar e iniciar as obras nas duas escolas”, explicou. Zé Pequeno informou ainda que ao todo são mais de R$ 2.500.000,00 de investimentos que resolverão sérios problemas do Município e gerarão emprego e renda na execução dos mesmos.

Fonte: Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Natal Criança Feliz: Prefeito e Primeira Dama distribuem brinquedos

Prefeito Fábio Junqueira e a Primeira Dama Helena Junqueira entregando os brinquedos em Progresso

A campanha Natal Criança Feliz que foi organizada pela Sala da Mulher, coordenada pela Primeira Dama de Tangará da Serra Helena Junqueira, realizada durante o mês de dezembro último fechou o ano com chave de ouro, foram arrecadados e distribuídos mais de mil brinquedos para crianças carentes.

“Para que a campanha pudesse ser realizada, foi necessária a participação do comércio e da população Tangaraense, várias caixas com a identificação da campanha foram distribuídas pelo comércio, a imprensa fez um grande trabalho de divulgação as pessoas entenderam e fizeram as doações dos brinquedos, eu quero aqui agradecer a todos que contribuíram a imprensa por ter divulgado, os comerciantes que permitiram as caixas em suas lojas e também contribuíram com brinquedos e a cada cidadão de nossa cidade que depositou seu brinquedo novo ou usado para que pudéssemos juntos fazer a alegria de muitas crianças que passariam o natal sem um brinquedinho, que Deus abençoe grandemente a cada um vocês”, agradeceu Helena Junqueira.

Os locais escolhidos para receberem as doações foram os Distritos de São Joaquim do Boche e Progresso, por onde a caminhonete que levava os brinquedos passava uma enorme fila de crianças iam saindo de suas residências para ganharem um brinquedo, e a alegria de cada um era notável ao saírem correndo felizes por terem sidos agraciados com carrinhos, jogos, mini games, quebra cabeças, bonecas ou qualquer outro brinquedo muito simples, porém com grande valor para os pequenos.

O Prefeito Fábio Junqueira fez questão de participar e foi junto a Primeira Dama entregando os brinquedos. “Logo após a criação da Sala da Mulher a Helena lançou a campanha, mesmo tendo sido realizada em pouco tempo posso afirmar que o objetivo foi alcançado ao ver a alegria dessas crianças ao receberem esses brinquedos, minha esposa já me falou que nesse ano de 2014 quer fazer uma campanha ainda maior e eu tenho certeza que a população de nossa cidade que sempre foi muito solidária vai contribuir e eu como Prefeito não estarei medindo esforços para que mais crianças sejam contempladas”, afirmou o Prefeito.

Fonte:Assessoria de Imprensa


CDL realiza sorteio da promoção Natal Premiado em Tangará

A promoção Natal Premiado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tangará da Serra sorteou na noite desta sexta-feira em torno de 80 mil reais em prêmios. O sorteio de um automóvel Ford Fiesta 4 Portas, dois caminhões cheios de prêmios (móveis e eletrodomésticos), duas motos Dafra 150 e mais 10 vales compra no valor de R$ 1.000,00 foi realizado no Módulo Esportivo.

A animação da grande festa ficou por conta de Marcelo Nunes e João Viola, Zé Roberto e Lino Viola e a cantora Gospel Paloma Oliveira. Todos os ganhadores segundo a CDL são de Tangará da Serra.

Quem levou para casa o automóvel foi Leticia de Souza Oliveira. Já as motos saíram para Daniele C. Zacarkin e Josué P. Silva. Os vales compras saíram para: Marcelo Shiadi, Dener Alves Soares; Luiz Felipe F. de Arruda; Benedito Paulo Carvalho da Silva; José Felix Santos; Jurandir Shiadi; Mariane C. Pereira; Josielmo Ferreira; Douglas Trindade e Romildo M. Rodri. E os caminhões de prêmios foram sorteados para Mario Alves Moreira e Jonatan Farsen.

Fonte: Lucélia Andrade/ Gilvan Melo - Redação RP