Fabão defende criação de Centro de Controle de Zoonoses em Tangará

Fábio Brito (PSDB) defendeu na Câmara Municipal a criação de um Centro de Controle de Zoonoses em Tangará da Serra. O vereador encaminhou proposta ao Poder Executivo indicando pela criação ou instalação do centro em virtude do grande número de animais soltos nas ruas da cidade.

“É inadmissível que uma cidade do porte de Tangará da Serra, com quase 100 mil habitantes, não tenha um centro de zoonoses. Depois de observado e ouvido grande parte da população, que nos cobrou este serviço, encaminho a indicação”, afirmou Fabão.

Segundo o vereador tucano, o Centro de Zoonoses é a opção que tem o poder público para garantir o bem-estar de animais e também da população. Agindo no controle das doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos (zoonoses), e também na prevenção de epidemias, o centro age como instrumento de saúde pública.

O QUE É - Este tipo de unidade de saúde já pode ser encontrado hoje em todos os estados do País. Retirando das ruas os animais acometidos por doenças transmissíveis, o Centro de Zoonoses evita a propagação de problemas. Além disso, nestes locais são realizados treinamentos, cursos e estágios específicos para os profissionais da área da Saúde e podem oferecer esclarecimentos e ajudar na educação do público em geral para que o controle da população de animais domésticos.

Outra ação diz respeito a orientação da população para o controle de animais sinantrópicos como morcegos, pombos, ratos, abelhas e mosquitos, entre outros transmissores de zoonoses. Em cidades que implantaram centros de zoonoses, percebeu-se a redução de casos de doenças como raiva, leptospirose, toxoplasmose, histoplasmose, leishmaniose e até a dengue.

Além disso, os centros de controle contam com animais para adoção, como cães e gatos. “Formulamos a proposta, com apoio dos demais vereadores, e acreditamos que o assunto merece atenção do Poder Executivo Municipal”, concluiu o vereador.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa