Semec proporciona atendimento psicológico aos alunos dos CME

Desde junho a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) conta com o atendimento psicológico para as crianças e adolescentes matriculados no sistema municipal de ensino, disponibilizando atendimento clínico da queixa escolar, onde são realizados os procedimentos de avaliação psicológica, ludoterapia breve e psicoterapia breve.

A percepção de que o aluno necessita de alguma avaliação é observado pelo professor em sala da aula. Em seguida encaminhado para a sala multifuncional onde será analisado se realmente este aluno apresenta dificuldades de aprendizagem, transtornos das habilidades escolares e transtornos globais do desenvolvimento. Após o diagnóstico este estudante passa a ser acompanhado por uma equipe de profissionais da Semec, explica o chefe do departamento pedagógico, Edson César Castoldi.

E ainda de acordo com Castoldi, as famílias também participam do processo de avaliação psicológica, onde é proporcionado um espaço de escuta acolhedora do sofrimento familiar e trabalho coletivo no processo de resolução dos conflitos intrafamiliares. As temáticas sobre o desenvolvimento psicológico infantil, transtornos das habilidades escolares, transtornos do comportamento da criança e do adolescente, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), Transtornos do espectro autista, indisciplina e a importância da participação da família na vida escolar dos filhos estão sendo trabalhadas nos encontros de formação de professores, proporcionando um espaço de conhecimento voltado para o entendimento do nosso corpo discente.

Desde o inicio da oferta de atendimento sete avaliações psicológicas foram concluídas com orientações aos pais e a escola sobre o resultado da avaliação e procedimentos para melhor desempenho do aluno, 21 crianças e/ou adolescentes estão em processo de avaliação psicológica ou ludoterapia, a oferta do serviço se estende ao Centro Municipal de Educação Especial Isold Storck onde é realizado atendimento de quatro deficientes visuais.

Fonte: Assessoria de Imprensa SEMEC