Semec inicia na segunda-feira os preparativos para alinhamento do PNE

Na próxima segunda-feira, 20/10, às 13h30 a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) iniciará preparativos para o alinhamento dos Planos Nacional e Estadual de Educação com vistas à consolidação do Sistema Nacional de Educação. O evento ocorrerá no dia 20 de outubro, as 13h30 horas, no auditório da Prefeitura Municipal.

Nesta data, serão instituídos fóruns por eixos temáticos, obedecendo às metas do Plano Nacional de Educação, tendo por finalidade mobilizar os segmentos educacionais para proceder ao levantamento de dados sobre oferta e estratégias para consolidar metas do Plano Nacional de Educação, explica a secretária Iolanda Garcia.

Ainda de acordo com a secretária, a Semec mobilizará instituições públicas e privadas que trabalha com formação profissional, com ensino médio anual, com ensino técnico profissionalizante de nível médio e com ensino superior para construírem o diagnóstico, discutirem e proporem estratégias de atendimento frente às metas do PNE. Devem participar profissionais da educação básica, entidades sindicais, universidades e faculdades, Judiciário, Ministério Público, Conselhos para a construção de estratégias voltadas para consolidar os direitos de aprendizagem, a inclusão, a gestão democrática, o controle social, acesso, permanência e qualidade da educação básica, indicadores de qualidade, educação de jovens e adultos, ensino técnico de nível, ensino superior e valorização dos profissionais da educação.

Os trabalhos iniciarão dia 20 de outubro de 2014, com previsão de entrega de propostas pelos respectivos fóruns temáticos em 15 de fevereiro de 2015. Na oportunidade será eleito um coordenador e relator. O coordenador cuidará da agenda e do funcionamento do fórum temático, convocando, mobilizando, agendando. O relator registrará as informações levantadas, as propostas apresentadas e redigirá a minuta com o diagnóstico e as propostas aprovadas pelo respectivo fórum que subsidiarão as conferências escolares. 

Eleitos os representantes dos respectivos fóruns temáticos, o Prefeito Municipal os nomeará, em conformidade com os prazos e atribuições previstas nesta programação.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMTS