Executivo decreta em Tangará estado de emergência

Na última quarta-feira, a partir das 16h, um temporal com vento aproximadamente a 140KM atingiu Tangará da Serra e causou muitos danos ao município. Devido o fato o Prefeito José Pereira Filho (Zé Pequeno) declarou na tarde de ontem situação de emergência.

Em coletiva o prefeito explicou como ocorreram os procedimentos após a tempestade a fim de garantir a integridade física das pessoas, como os atendimentos que foram prestados seja ele na área social ou assistência à saúde, desobstrução de ruas com participação também da Policia Militar, Corpo de Bombeiros bem como a ação da própria população. Durante a madrugada o executivo reuniu com todos os secretários para traçarem um plano de ação, onde a Sinfra continuou com os trabalhos de limpeza e desobstrução das ruas, já que toda a cidade foi atingida. A Assistência Social dando atenção principalmente ao Bairro Barcelona, onde muitas casas foram destelhadas. A Secretaria de Planejamento realizando o levantamento dos prejuízos. A Semec realizando vistorias em todas as escolas municipais para conferir in loco como estava a situação. A Saúde realizando os atendimentos emergenciais, já que algumas unidades estão prejudicadas. Bem como as demais secretarias prestando assistência conforme necessidade e prioridade. Outros pontos atingidos do setor público estão a Rodoviária, o Estádio Municipal e o comércio.

De acordo com o prefeito, o decreto 347, 16 de outubro de 2014 considerando a ocorrência dos seguintes danos: tombamento de árvores; destelhamento e tombamento de casas, comércios e órgão públicos (unidades de Saúde da Família, Posto de Saúde, Hospital Municipal, Escolas, Rodoviária, Almoxarifado Municipal, Central de Medicamentos, Garagem Municipal de Ônibus Escolar); quedas de fios de alta tensão, tombamento de torres de telecomunicação, perda no abastecimento de água e energia, perda de estruturas de galpões e aviários destruídos, fez-se necessário esta atitude a fim de dar celeridade nas ações e procedimentos as serem executados. “Este decreto precisa ser validado pela Defesa Civil do Estado de Mato grosso e pela estrutura Federal Defesa Civil. Este procedimento de emergência permite intervenção mais rápida às dificuldades que enfrentamos, auxiliando no atendimento as demandas sociais para recuperação das casas bem como recuperação do patrimônio público”.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMTS