Artistas se reúnem para criação do Plano Municipal de Cultura

Evento contou com a participação de membros de diversos segmentos

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra através do Departamento de Cultura realizou no último sábado a Conferência Municipal de Cultura nas dependências da Biblioteca Municipal do Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho.

Com a presença de diversos segmentos, mas com a ressalva da falta de muitos promotores de cultura de Tangará da Serra os artistas discutiram políticas culturais e buscaram a criação de um texto-base para o plano municipal de cultura. 

“Cada segmento da música, teatro e dança, por exemplo, montou sua proposta a curto, médio e longo prazo buscando evidenciar as demandas e os objetivos de cada segmento”, disse o coordenador explicando que a partir disso todas elas passarão pelo Conselho de Cultura para receber suas contribuições e em seguida apresentadas ao Executivo Municipal. “Este por sua vez fará as correções e preposições necessárias e encaminhará para o Legislativo que deverá criar o Projeto de Lei”, ressaltou.

Tornando-se lei, o Plano Municipal poderá ser incluído no Sistema Nacional de Cultura estando apto a participar de editais junto ao governo federal através dos Ministérios da Cultura e Cidade, entre outros.

Além disso, os governantes do futuro assim como a atual gestão, poderão se programar dentro da pasta da cultura, fazendo com que os investimentos sejam direcionados na forma que ela é desenvolvida na cidade.

Paulo Ramos - Redação DS