Executivo determina racionamento de água em Tangará

Levando em conta o período de estiagem em que o município de Tangará da Serra atravessa, e o volume de reservação de água bruta reduzida, aliado ao aumento de consumo, o Prefeito Municipal José Pereira Filho (Zé Pequeno) estabelece, a partir de hoje, o racionamento de água por tempo indeterminado mediante decreto 251, de 09 de setembro de 2014.

Essa determinação foi-se necessária para normatizar o uso desse bem natural e que deve ser preservado. Considerando a necessidade de sensibilizar, orientar e reeducar a população, para que utilizem água de modo racional e eficiente. “Queremos conscientizar a população quanto ao uso deste recurso natural tão precioso e que não é possível viver sem. Essa medida de contingencia à necessária como prevenção para que não venha faltar água potável nas residências. Um exemplo que pode ser adotado é a reutilização da água e assim evitar o desperdício”, explica o prefeito.

Diante do estado de racionamento fica vedada a irrigação agrícola na bacia do queima-pé à montante da Estação de Tratamento de Água (ETA); irrigação de jardins (regar gramas); lavagem de veículos com mangueiras; lavagem de calçadas externas com mangueiras; despejo de água em vias públicas (molhar ruas).

Ainda de acordo com o prefeito, serão tomados alguns cuidados como a intensificação das ações de fiscalização, mas conta com o apoio da população. O executivo solicita que esta fiscalização seja feita por todos, onde poderão denunciar o desperdício da água pelo 0800 647 4411 da ouvidoria ou pelo 115 do SAMAE. As penalidades para quem descumprir estas exigências serão graduais. A principio uma advertência, caso não seja resolvida será aplicada multa que é relacionada à intenção do desvio acometido.

Fonte: Assessoria de Imprensa