Produtores rurais de Tangará da Serra aprovam treinamento promovido pela Iniciativa 2,4-D

Público recebeu informações sobre a importância do herbicida 2,4-D para o manejo de plantas daninhas resistentes e tecnologia de aplicação

São Paulo, 22 de julho de 2014 – Mais de 70 agricultores da região ouviram atentos as recomendações passadas pelos professores Marco Antonio Gandolfo e Mauro Rizzardi, durante o treinamento sobre a molécula 2,4-D e tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, no Ricardo’s Grill. O consultor e agricultor Adriano Marcelo Nora, que acompanhou o evento, afirmou que o conteúdo trará impactos positivos na aplicação de herbicidas nas propriedades da cidade. “Foram abordadas questões importantes sobre tecnologia de aplicação e manejo de resistência, mostrando que um erro pode custar muito caro e que vale a pena realizar uma boa aplicação.”

O professor Mauro Rizzardi abordou informações técnicas sobre a molécula 2,4-D, suas características, situação regulatória, segurança no campo e manejo de resistência de plantas daninhas. “O 2,4-D é um herbicida amplamente utilizado para o controle de plantas daninhas de folhas largas. No Brasil, é muito usado na dessecação de pré-plantio da soja, mas também em culturas como cana-de-açúcar, milho, café, trigo, aveia, centeio, arroz e pastagens formadas. É uma ferramenta essencial no manejo de plantas de difícil controle, como Buva, Leiteiro, Picão-preto e Nabiça”, explica Rizzardi.

Já o professor Marco Antonio Gandolfo falou sobre a importância da escolha e utilização correta dos equipamentos de pulverização, observação das condições climáticas como vento e umidade, além de como evitar a deriva. “Um defensivo agrícola só será realmente eficaz se sua aplicação for feita de maneira correta. Consciência ambiental, conhecimento das causas de deriva e procedimentos seguros garantem um resultado positivo. Entre as principais dicas, destaco a utilização de equipamentos de pulverização em boas condições, tamanho de gotas e pressão de pulverização adequados, além da observação das condições climáticas”, afirma Gandolfo.

O evento foi realizado na última segunda-feira (21/07) pela Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas Atanor, Dow AgroSciences, Milenia e Nufarm para gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, e faz parte do projeto que ministrará mais de 30 cursos sobre 2,4-D e tecnologia de aplicação nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia, de abril a agosto de 2014.

Na manhã seguinte, os pesquisadores ministraram treinamento para os produtores rurais de Sapezal, no restaurante De Carli, às 18h30.

Sobre a Iniciativa 2,4-D

A Iniciativa 2,4-D é um grupo formado por representantes das empresas Atanor, Dow AgroSciences, Milenia e Nufarm, que, com apoio acadêmico, tem como propósito gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, além de apoiar projetos que abordem esta questão, como o Projeto “Acerte o Alvo – evite a deriva na aplicação de agrotóxicos”, realizado no Paraná. O foco é educar o produtor sobre a importância da utilização correta de tecnologias que garantam a qualidade da aplicação dos defensivos agrícolas. O grupo defende que o uso adequado das tecnologias de aplicação e a precaução para evitar a deriva são essenciais para garantir a eficácia e a segurança ambiental na utilização de defensivos agrícolas. A Iniciativa 2,4-D se apresenta como fonte de informação e esclarecimento, que, apoiada por estudos acadêmicos, visa desmistificar o emprego do 2,4-D.

Assessoria