Iniciativa 2,4-D realiza treinamentos em Tangará da Serra

Pesquisadores Marco Antonio Gandolfo e Mauro Rizzardi ministrarão cursos sobre o herbicida e tecnologia da aplicação

A Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas Atanor, Dow AgroSciences, Milenia e Nufarm para gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, realiza dois treinamentos para produtores rurais de Tangará da Serra no dia 21 de julho. Os cursos serão ministrados pelo Professor Doutor da Universidade do Norte do Paraná, Marco Antonio Gandolfo, e Professor Doutor da Universidade de Passo, Mauro Rizzardi.

No treinamento sobre 2,4-D serão abordadas informações técnicas sobre a molécula, suas características físico-químicas, situação regulatória, estudos de toxicidade, ecotoxicidade, segurança no campo e manejo de resistência de plantas daninhas. Sobre tecnologia da aplicação, os participantes aprenderão a importância da escolha e utilização correta dos equipamentos de pulverização, observação das condições climáticas como vento e umidade, além de como evitar a deriva.

Segundo a coordenadora da Iniciativa 2,4-D, Ana Cristina Pinheiro, o principal objetivo é divulgar conhecimento técnico sobre o herbicida e as boas práticas agrícolas na aplicação. “Acreditamos que assim poderemos auxiliar na capacitação dos produtores, técnicos, operadores de equipamentos, com conceitos das boas práticas agrícolas, para evitar o problema da deriva e gerar benefícios para toda a sociedade, implementando o conceito de sustentabilidade no uso de defensivos agrícolas”, explica.

Os eventos fazem parte do projeto que ministrará mais de 40 cursos sobre 2,4-D e tecnologia da aplicação em parceria com entidades como a Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Paraná (EMATER). O programa passa por 30 cidades dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Rondônia, de abril a setembro 2014.

SERVIÇO

Cursos 2,4-D e Treinamento Tecnologia da Aplicação

Data: 21/07/2014.

Horário: 18h30.

Local: Ricardo´s Grill – Avenida Brasil, 1080-W, Centro, Tangará da Serra, MT.

Sobre a Iniciativa 2,4-D

A Iniciativa 2,4-D é um grupo formado por representantes das empresas Atanor, Dow AgroSciences, Milenia e Nufarm, que, com apoio acadêmico, tem como propósito gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, além de apoiar projetos que abordem esta questão, como o Projeto “Acerte o Alvo – evite a deriva na aplicação de agrotóxicos”, realizado no Paraná. O foco é educar o produtor sobre a importância da utilização correta de tecnologias que garantam a qualidade da aplicação dos defensivos agrícolas. O grupo defende que o uso adequado das tecnologias de aplicação e a precaução para evitar a deriva são essenciais para garantir a eficácia e a segurança ambiental na utilização de defensivos agrícolas. A Iniciativa 2,4-D se apresenta como fonte de informação e esclarecimento, que, apoiada por estudos acadêmicos, visa desmistificar o emprego do 2,4-D.

Para maiores informações ligue: 0800-7722492.

Fonte:
ML&A Comunicações
Roseli Rodrigues/ Mariana Faria/ Fernanda Elen
Tel: (11) 3811-2825/ 3811-2820 – r. 831 / r. 833