Fábio Diniz é contemplada com Programa ‘Mais Cultura’

Instituição é a única de Tangará da Serra que aprovou o projeto

O Cento Municipal de Ensino Fábio Diniz Junqueira, situado no jardim dos Ipês, em Tangará da Serra, tem uma motivação extra para trabalhar junto com toda a comunidade escolar.

A escola foi premiada, a única do município, com o Programa ‘Mais Cultura’, realizado pelo Governo Federal. O projeto visa potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral. A instituição tangaraense foi escolhida com projeto de inclusão através do teatro e das artes plásticas.

A professora e então diretora da instituição, Adriana Cristina, afirma que o benefício já tem destino e visa à inclusão social e o desenvolvimento de dons artísticos. “Nós recebemos a notícia com muito entusiasmo. Nós já conhecíamos o programa e fomos atrás de uma entidade para estar trabalhando conosco, então convidamos o grupo Viva Graça, pois dentro do edital, de todas as exigências, especificava que precisava ser uma instituição com CNPJ, espaço próprio e comprovação das atividades, e o grupo entrava em todos estes pré-requisitos, então nós os convidamos, eles aceitaram de imediato, mandamos o projeto e fomos contemplados com a aprovação”.

Adriana adianta que as atividades devem iniciar a partir da próxima semana, onde deverá atender mais de 100 pessoas, divididas em turmas distintas, entre alunos, pais, comunidade do bairro e funcionários da escola. “Já na próxima semana, tendo já feito o cronograma de trabalho, nós vamos estar abrindo as inscrições para que toda a comunidade possa participar. (…) Todos os materiais serão adquiridos com a verba, que será usada também no pagamento dos monitores”.

Serão abertas duas opções de cursos entre “artes cênicas com foco para as artes circenses, onde vamos trabalhar com a expressão corporal, posicionamento, voz, emocional, enfim, diversos pontos que este segmento contribui para todos que têm o acesso a ele. Outra vertente será a pintura em tecido e tela”.
O Governo Federal, através deste programa, disponibilizou R$ 21 mil para realização das oficinas.

Paulo Ramos / Redação DS