Fabão defende instalação de Albergue Feminino em Tangará

Fábio Brito (PSDB) defendeu esta semana na Câmara Municipal a instalação de um Albergue Feminino em Tangará da Serra. O local, segundo o vereador, poderia atender mulheres em situação de vulnerabilidade temporária, com ou sem filhos, vítimas ou não de violência doméstica. A instalação, na avaliação do vereador Fabão, deve ser tomada como prioridade pelo Poder Executivo Municipal.

“A instalação de um albergue feminino em nosso município é de extrema importância, com o objetivo de atender mulheres acima de 18 anos (...). Priorizando idosas e mulheres com filhos e casos em que as mulheres estiverem desprotegidas vitimas de violência domestica, migrantes, imigrantes e refugiadas”, afirma o vereador.

Fabão lembra que o local também servirá para mulheres que eventualmente venham para Tangará da Serra em busca de emprego e fiquem sem local para ficar. “Os homens são atendidos pelo albergue que o Município já mantém, mas hoje não existe um local para acolher as mulheres e crianças”, conta Fabão.

VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES - Segundo Fabão, no local o Município deverá promover abrigo e ainda atendimento às necessidades básicas das mulheres atendidas, como higiene e alimentação. O vereador explica que para as mulheres em situação de vulnerabilidade temporária o resguardo a ser oferecido por parte do poder público, em muitos casos, pode ser a única oportunidade de acolhimento.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso, em 2013 a Delegacia de Polícia Judiciária Civil instaurou em Tangará da Serra um total de 305 inquéritos policiais de violência doméstica. Destes, a grande maioria é de casos de violência contra as mulheres – o que justifica a reivindicação do vereador Fabão.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa