Tangará da Serra adere à campanha de Combate a Exploração do Trabalho Infantil

Dia 12 de junho é o dia Mundial de combate à exploração do trabalho infantil. Tangará da Serra aderiu ao Programa Nacional de Combate à Exploração do Trabalho Infantil. No dia 09 de junho, segunda-feira, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura estará mobilizando os Meios de Comunicação para colocar o tema em debate em Tangará da Serra.

O Governo Municipal entende que a data de 12 de junho, dia Mundial de Combate à Exploração do Trabalho Infantil, será ofuscada pela abertura da Copa do Mundo. Nesse sentido, a antecipação do lançamento da Campanha na data de 09 de junho é perfeitamente justificada.

Da metodologia:

A campanha será lançada no dia 09 de junho, através da imprensa local, para a sociedade tangaraense; No mês de julho será realizada a qualificação dos profissionais da educação e o material será disponibilizado aos Centros Municipais de Ensino para desenvolver o tema junto à Comunidade Escolar. Nos meses de agosto e setembro, serão desenvolvidos trabalhos de natureza pedagógica, artística, recreativa e cultural com a comunidade Escolar; No mês de outubro será realizada a Mostra Municipal de trabalhos alusivos à erradicação do trabalho infantil.

“A erradicação do trabalho infantil exige ações imediatas que assegurem a efetiva retirada, do mercado de trabalho, das crianças que se encontram em situação de exploração, a regularização do trabalho dos adolescentes e a melhoria das condições de trabalho dos adultos, além de respostas de longo prazo que interfiram nas relações econômicas e sociais das populações de baixa renda. Também é preciso buscar, por meio de um permanente processo de conscientização da sociedade, romper as atuais barreiras culturais, com base nas quais ainda se aceita o trabalho precoce quando necessário ao complemento da renda das famílias pobres. Entretanto, não se pode negar que a melhoria da condição social e o rompimento das barreiras culturais passam necessariamente pela educação”. (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente)

O Governo Municipal conclama os meios de Comunicação a abrirem espaço em sua grade para a agenda de Combate à Exploração do Trabalho Infantil. O professor Rodney Garcia, técnico da SEMEC e Presidente do Conselho Municipal de Educação, estará à disposição da imprensa para falar sobre a temática.

Autor: Vando Nascimento
Fonte: Assessoria de Imprensa