Campanha atingiu apenas 42% da meta em Tangará

A procura ainda está muito baixa

Termina nesta sexta-feira, dia 9 de maio, em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com números muito aquém do esperado. 

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, divulgado na manhã de ontem, 44% dos 80% esperados da população-alvo foram imunizados. Este número fica ainda mais baixo quando detalhado por Estados: Mato Grosso alcançou até o momento apenas 37% da meta. 

Já em Tangará da Serra, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 42% da população-alvo (cerca de 7 mil pessoas) foram vacinadas. “Nenhum grupo prioritário até agora atingiu a meta em Tangará da Serra”, alerta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luciléia Oliveira Rodrigues, ao destacar que estamos entrando num período suscetível a problemas respiratórios, como já pode ser observado com o aumento das internações hospitalares. 

Para a coordenadora, o número imunizações mostra que a população não esta se preocupando e se prevenindo contra esses problemas, pois, de acordo com ela, a vacina contribui para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

Entre os grupos de risco, os que mais têm procurado os postos de vacinação no município são os trabalhadores da saúde, que alcançaram 50% da meta, seguidos pelos idosos e puérperas, com 48%, gestantes com 47% e crianças com apenas 41%. Já dos indígenas ainda não há dados.

Fabíola Tormes - Redação DS