Termo de cooperação com Itaipu Binacional poderá ser assinado no aniversário de Tangará

A informação foi repassada à reportagem da Rádio Pioneira na manhã desta 3ª-feira (15), pelo Engenheiro Agrônomo Décio Elói Siebert, presidente da Bacia do Sepotuba. Ele explicou que a assinatura do referido termo nesta data depende apenas de haver tempo hábil para a preparação e análise de todos os documentos.

O engenheiro avaliou na oportunidade o andamento dos trabalhos do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal. “Conforme queríamos e prevíamos, os trabalhos estão caminhando muito bem e aquilo que se pensava em desenvolver, aos poucos começa a se transformar em ações. Ainda algumas pessoas olham com certa desconfiança, não sei por quê. Mas, os projetos começam a se transformar em realidade”, disse.

Nesta quarta-feira (16), às 16h00min nas dependências da Câmara de Vereadores de Tangará da Serra será realizada reunião para apresentar os resultados parciais do trabalho que vem sendo realizado. O encontro é aberto a todos os interessados. “Estamos convidando representantes da sociedade civil, poder público, usuários de agua, empresários, enfim, pessoas que tem alguma vinculação com a água e que tem ligação com o pacto do pantanal”, explica Décio.

O trabalho está conquistando aliados de peso como a Itaipu Binacional que assinará um termo de cooperação com o estado de Mato grosso para desenvolvimento de trabalhos na região. “Se possível, pretende-se, se houver tempo hábil para elaboração e aprovação pelos departamentos jurídicos, que seja assinado aqui em Tangará da Serra no dia do aniversário do município. O Prefeito já manifestou este interesse junto ao Secretário de Meio Ambiente”, explica Décio.

A Itaipu desenvolve na Bacia Paraná III, área de contribuição do lago Itaipu um programa denominado Cultivando Água Boa que, além do alcance ambiental tem alcance social e econômico. “Além de recuperar estradas, matas ciliares e se preocupar com a recuperação ambiental, o programa tem levado alternativas de renda para os pequenos produtores. Hoje 80% da merenda escolar destes 29 municípios no Paraná é adquirida diretamente dos produtores, organizados em pequenas cooperativas e em associações”, explica.

Produção de mel, produtos orgânicos, plantas medicinais e outros projetos locais contam com apoio da Itaipu Binacional para sua viabilização.

Aqui na região, salienta-se além dos assentamentos, a existência de milhares de propriedades rurais de pequeno porte no entorno de Tangará e das cidades vizinhas. “Vemos este projeto como forma da Itaipu trazer estes 10 anos de experiência e adaptarem à nossa realidade. Certamente com a participação da Itaipu teríamos abertura de novas portas para buscar recursos junto ao Governo Federal”, explica o Engenheiro.

Outro Projeto - Além da parceria com a Itaipu, outro projeto ganha corpo a partir do trabalho do Pacto pelas Cabeceiras do Pantanal. Com financiamento do Instituto HSBC de solidariedade serão implantadas 40 biofossas, visando tratamento de esgoto doméstico. “A princípio a Embrapa desenvolveu este projeto pensando em tratamento de esgoto na área rural, mas nada impede que seja implantado na zona urbana. É um processo simples, e que possibilita o reuso da água em irrigação de horta ou pomar. E se ninguém quiser reusar, pelo menos não se corre risco de contaminação do lençol freático. Além da instalação destas biofossas teremos oportunidade de capacitação para técnicos dos 25 municípios da região, com técnicos da Embrapa, preparando-os para desenvolverem estas ações”, explica Décio Siebert.

Ele lembrou ainda que muitos municípios da região não tem rede de esgoto e em Tangará da Serra em muitos bairros ainda não há esta benfeitoria.

Pauta da reunião – No encontro desta quarta-feira (16), será apresentado um balanço do trabalho que vem sendo feito no Pacto. “Foi contratado através de recursos conseguidos pelo WWF um consultor de Minas Gerais, que organiza com base em informações oficiais, um diagnóstico da realidade dos 25 municípios para estabelecer ações prioritárias dos projetos. É importante a participação de toda a comunidade”, destaca Décio Elói Siebert.

Fonte: Marlenne Maria - da Redação Pioneira