Tangará da Serra sedia Conferência de Saúde do Trabalhador

Diretor do Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra, Rinaldo Soares Cardoso

O município de Tangará da Serra sediará no próximo dia 29 de abril a Conferência Regional de Saúde do Trabalhador. O evento, que está sendo organizado pelo Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra (ERS/TS), acontecerá no Centro Cultural, durante todo o dia. 

Segundo o diretor ERS/TS, Rinaldo Soares Cardoso, técnicos e gestores das Secretarias Municipais de Saúde, Conselhos Municipais de Saúde, sindicatos, associações e cooperativas, dentre outros setores interessados (tanto patronal, quanto de empregados), assim como autônomos, pequenos produtores e população em geral dos 10 municípios que compõem a regional foram convidados para o evento. “Estamos esperando para este encontro em torno de 100 pessoas de toda a região. Espero que a comunidade esteja participativa a este evento, que é aberto a toda a comunidade”, convidou Cardoso, ao destacar que os preparativos já estão sendo ultimados. “A programação já está pronta e como temos apenas um dia para a discussão do tema, estamos preparando um evento bem dinâmico e rápido”.

A conferência inicia às 7h30 com credenciamento dos participantes, seguindo durante todo o dia. O encerramento está previsto para às 17h.

Propostas ajudarão a compor a Política do Trabalhador

Durante a conferência regional que será realizada em Tangará da Serra, os participantes discutirão o tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado”, através de quatro sub-eixos, a fim de elaborar propostas que serão levadas à etapa estadual e nacional da Conferência. Assim, as propostas e as demandas contidas nos relatórios de cada conferência devem compor um plano para implementação da Política Nacional do Trabalhador e da Trabalhadora.

“Todos os dias é importante discutir a saúde do trabalhador (…) Temos várias doenças inerentes a saúde do trabalhador, o local onde desenvolve seu trabalho pode contribuir ou não para sua saúde, os vícios de postura, enfim, todos esses assuntos serão discutidos ao longo do evento, e todos esses assuntos atingem todas as classes laborais”, destacou Rinaldo Cardoso.

Ainda de acordo com o diretor, ao final do evento será realizada uma plenária para apresentação e aprovação das propostas que serão levadas para Conferência Estadual, assim como a eleição dos delegados que representarão a região.

Fabíola Tormes - Redação DS