Professores da Unemat campus Tangará aderem à paralisação

Ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto

Segundo informações da Assessoria da ADUNEMAT (sindicato dos docentes da instituição), na tarde da quarta-feira, 02, foi realizada uma Assembleia Geral dos docentes da Unemat, onde eles aprovaram por unanimidade fazer uma paralisação e exigir do governo do estado que seja mantida a proposta de alteração do Plano de Carreira (PCCS) dos docentes, tal como foi aprovada pelo Conselho Universitário da Unemat - Consuni em 18 de dezembro de 2013. 

Conforme a assessoria, “a proposta de PCCS dos docentes aprovada no Consuni estava dentro das possibilidades do orçamento da Unemat, deste ano e dos anos seguintes, assim como a garantia orçamentária para a manutenção, o custeio e os investimentos necessários para a Instituição. Desta forma é inaceitável para os docentes e para a comunidade acadêmica da UNEMAT que o governo do Estado decida alterar, significativamente, pontos do plano de carreira e retirar a tabela de correção remuneratória escalonada que estava presente na proposta encaminhada pela Universidade.” 

A redação DS foi até o campus da Unemat Tangará da Serra para procurar alguém que pudesse ceder informações acerca da adesão, ou não, da paralisação. Ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto. Nos foi informado somente, que uma reunião seria feita na noite da quinta-feira em Cáceres, para a decisão se de fato a greve seria deflagrada, ou não.

Unemat se manifesta através de comunicado

Em comunicado emitido ontem, 03, em nome da instituição, a reitoria da Unemat lamenta a decisão de alguns professores de aderir à mobilização pela greve, e que a instituição desde o ano passado vem trabalhando e negociando junto ao governo estadual a aprovação de um novo plano que contemple as necessidades e valorize os professores. “A direção da Unemat espera que os docentes da instituição retomem suas atividades de modo a não prejudicar os acadêmicos, já que as alterações no Plano de Carreiras e Salários dos docentes aprovado nesta semana vai garantir ganhos substanciais para os professores que terão melhores condições de atuarem no serviço público. O aumento médio de salários é da ordem de 25%. Em alguns casos, com a mudança de nível, este aumento chega a 40%. (...) É importante deixar claro para a comunidade acadêmica e também para a sociedade de modo geral que a Reitoria da Unemat compreende e defende melhores condições de trabalho e de remuneração para os seus servidores tanto docentes como técnicos administrativos, mas deve respeitar a legislação e não se furtará em defender os interesses coletivos que primem pela excelência na oferta do ensino público de qualidade.”

Stéfani de Castro - Redação DS