Vereadores denunciam qualidade de obra da Avenida Brasil

Fotos da visita foram entregues ao promotor

A qualidade das obras de pavimentação da Avenida Brasil ligando com asfalto a Vila Alta V, Jardim Monte Líbano e o Jardim San Diego ao Anel Viário, em Tangará da Serra, está sendo questionada.

Nesta semana, vereadores tangaraenses visitaram a localidade e constataram, segundo eles, um asfalto de péssima qualidade e outros trabalhos como a drenagem superficial e a galeria de águas pluviais, também de qualidade duvidosa. “Algo de muito estranho, infelizmente, existe por traz de tudo isso, principalmente envolvendo políticos”, declara o vereador Sílvio Sommavilla (PV), que esteve presente na visita a obra na última segunda-feira. 

“A Câmara de Vereadores, a população, a imprensa, enfim, todos, é importante que fiquem atentos, que possam ver o desleixo, a irresponsabilidade e o crime que está sendo cometido com uma cidade que não merece, porque não tem qualidade nenhuma essa obra. Além de crimes ambientais, crimes contra as normas técnicas da engenharia (…) sem falar da drenagem, que não existe. Está sendo utilizado papelão para fazer os moldes (…) o asfalto não consegue sequer grudar no solo porque não foi feita a compactação, além de muita pouca pedra, pedriscos e outros materiais. E tudo isso pode ser percebido ao visitar o local, pois são muitas valas abertas que mostram as camadas somente de terra”, denuncia. 

Segundo Sommavilla, por tratar se uma obra com recursos do Ministério das Cidades com contrapartida do Estado, todas as informações colhidas foram apresentadas ao Ministério Público Estadual, através da Promotoria local. “Pela informação que tivemos nesta vistoria é que está faltando somente o canteiro central. O resto estaria pronto. Então para termos uma celeridade maior batemos as portas do Ministério Público para que possam fazer a vistoria e se estivermos falando a verdade propor essa Ação Civil Pública e assim buscar na justiça o bloqueio dos repasses a empresa responsável pela obra”, informa. 

Ainda de acordo com vereador, a obra se arrasta há mais de dois anos. A primeira ordem de serviço para a realização da obra foi emitida pelo Município em setembro de 2011, após a assinatura do contrato entre a Prefeitura e a empresa vencedora da licitação. Na época o prazo previsto para a conclusão das obras era de 90 dias, o que não foi cumprido por um problema no convênio. 

Após isso (quase um ano depois), as adequações necessárias foram feitas e o convênio foi retificado, e, finalmente, a obra foi retomada. “Fazem três anos que estamos aguardando uma obra de prolongamento da Avenida Brasil, justamente para contemplar aquela região que não tem muito valor na cidade, se analisarmos por ser a principal avenida do Município. Uma obra boa, que dinheiro tem”, destaca.

Vale lembrar que a pavimentação da Avenida Brasil até o Anel Viário é resultado de uma emenda ao Orçamento da União de 2011 no valor de R$ 2 milhões e 367 mil de autoria do deputado federal Eliene Lima (PSD). Os recursos são do Ministério das Cidades com contrapartida do Estado. As obras são de pavimentação asfáltica do tipo Tratamento Superficial Duplo (TSD) com sinalização viária, drenagem superficial e galeria de águas pluviais. 

Além do pedido de representação ao Ministério Público, a Câmara Municipal solicita ainda ao Executivo de Tangará que não receba a obra. “Não tenho dúvida de que o município não receberia uma obra dessa, mas para não deixar dúvidas e para reforçar, com apoio da Câmara e da população, o pedido que será encaminhado é para que não receba”, finaliza.

Fabíola Tormes - Redação DS