Sommavilla reforça o convite e ressalta importância de Audiência Pública nesta sexta

Sílvio Sommavilla (PV) defende que a Audiência Pública “Cultivando nossas águas – Água e Energia”, que será realizada na próxima sexta-feira, dia 21, tem como objetivo despertar consciências e discutir com a população tangaraense sobre um assunto que diz respeito a todos nós, a AGUA ,um recurso essencial para a Vida e está cada vez mais escasso. Segundo ele, a audiência pública é um dos instrumentos que fortalece a democracia, pelo fato de que não há em nenhum momento qualquer objeção a participações de quem quer que seja. Durante o evento.

“Todos podem participar. Chegamos aqui com esse pensamento e ele se consolida toda a vez que temos agendamento de audiências. Neste ano serão dezenas. Penso que o Legislativo precisa inaugurar uma agenda de debates permanentes, caso contrário ficará circunscrito a reedição de eventos tradicionais. Isso aconteceu no ano passado e nós vamos continuar ampliando as discussões com toda a coletividade através dessas audiências públicas. Existem outros instrumentos, mas eu acredito que este é que vai despertar algum interesse de toda a população para no mínimo atualizar suas informações e partilhando experiências em assuntos de interesse comum”, afirma Sommavilla.

Para o vereador, se a população deseja ver os problemas coletivos resolvidos, precisa se apropriar de situações e avançar nas discussões. Caso contrário, avalia o parlamentar, mudanças até podem ocorrer, mas não em regra. Segundo ele, o motivo é que o sistema atual funciona muito bem no papel, mas na prática, nas ações, na celeridade, quando não existe interesse por parte do Executivo de todas as esferas, se prolonga em muito a resolução de determinados problemas.

ÁGUA E ENERGIAA Audiência de sexta-feira, dia 21, visa comemorar o Dia Mundial da Água.“Ano passado nós tivemos Audiência Pública, este ano nós vamos realizar no dia 21 de março, às 19h no Plenário da Câmara Municipal de Tangará da Serra, com parceria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Sepotuba, que mantém uma participação ativa em defesa dos recursos hídricos de nossa região.

O vereador ressalta que este ano o foco das discussões é “Água e Energia” em função de que existem muitas solicitações de outorgas para a instalação de várias usinas hidrelétricas na região. “Isto não quer dizer que serão autorizadas. Na audiência pública teremos um sensor pois serão várias as manifestações, e a viabilidade ou não desses empreendimentos será facilmente identificada,salienta o vereador.

Na avaliação de Sommavilla, a sociedade tangaraense deve estar alerta para o tema. “Certamente a audiência pública vai despertar não somente o poder público, mas todos os empresários de modo geral a discutir esse tema, um bem finito. Cada vez vamos gastar, utilizar, vamos precisar de mais água e cada vez teremos menos água se continuar do jeito em que está a relação homem e natureza, a exemplo do Rio Queima-pé, que está dentro de uma micro-bacia que precisa de cuidados especiais dos proprietários e também do poder público”,o mesmo acontecendo com o ararão.

“Nosso convite então a toda a população de Tangará da Serra, da região também se quiser participar, mas especialmente de Tangará, a sociedade organizada, representantes de entidades, partidos políticos, poderes constituídos para que participem dessa audiência pública para discutir água e energia”, e quem sabe identificarmos ações concretas para esse ano.conclui.

O EVENTO - A audiência é na sexta-feira, dia 21, às 19h no Plenário vereador Daniel Lopes da Silva, na Câmara Municipal de Tangará da Serra. A audiência terá transmissão ao vivo pelo Canal 02 da TV a Cabo e pelo site oficial da Câmara Municipal (www.camaratga.mt.gov.br), no link “Tv Câmara”.

Marcos Figueiró
Assessor de Imprensa