Professora Iolanda Garcia lança seu primeiro livro infantil

Ela está interinamente à frente da Secretaria de Educação do Município

Chegará às livrarias nos próximos dias o primeiro livro escrito e produzido pela Professora Iolanda Cristina do Nascimento Garcia. Ela, que é professora especialista e mestranda em Estudos Literários, depois de ter coescrito algumas obras, agora lança sua primeira obra infantil. 

Professora Iolanda disse que a ideia de escrever esse livro não surgiu de imediato. Como mestranda de Estudos Literários, ela conta que teve que ler inúmeros contos e histórias infantis. E foi a partir de um texto escrito por ela que começou a desdobrar toda a história da personagem principal. “A partir daí comecei a pensar em uma história que pudesse aglomerar esses vários contos”, comenta.

O livro é de literatura infantil e conta a história de uma menina negra e seus sete irmãos, que vivem uma vida simples de interior, de mata, da vida no campo. A narrativa baseia-se em traçar sempre uma relação da personagem principal com algum personagem de contos conhecidos, como por exemplo Branca de Neve ou a Menina Bonita do Laço de Fita. Iolanda diz que “o importante é enfatizar essa busca na memória dessa menina vivendo nesse ambiente rural, e de seus afazeres, e a relação que ela faz com os personagens dos outros contos”, comenta.

A importância da literatura na era da tecnologia

Para Iolanda, o livro continua sendo importante.“Esse mundo do ler e ter o livro na mão, faz com que você possa estar em qualquer ambiente da casa, e ter acesso à história. Você pode mostrá-lo a alguém, ele está disponível o tempo todo para você.” afirma.

Mesmo nesse mundo de tecnologias e modernidades que mudam a cada segundo, a professora acredita que a leitura ainda tem a sua magia, pelo seu colorido, por seus desenhos (o livro oo tem ilustrações de Hudson Freire, ilustrador conhecido por seus trabalhos com escritores de renome como Ana Maria Machado), pela possibilidade de transportar o leitor ao mundo ficcional de fantasia. 

Iolanda ainda afirma que para ela, como professora, emociona esse processo de escrita e produção de um livro, principalmente se tratando de um livro infantil. “Foi uma escrita que me deixou muito contente depois de pronta, e ouvir de pessoas que tiveram acesso ao livro, contar que se emocionaram com a história, foi muito gratificante”, finaliza a professora.

Vale lembrar que o livro será comercializado pelo preço de R$20, e é uma publicação da Editora Ideias.

Stéfani de Castro - Redação DS