4º Campeonato de Canto de Pássaros começa domingo na Vila Olímpica em Tangará

O evento deste domingo marca a abertura de um campeonato que acontecerá em seis etapas até o final deste ano. Segundo o presidente da Associação de Criadores de Pássaros de Tangará da Serra – ACRIPATS, José Adriano, neste ano o campeonato vai resgatar duas modalidades. “As categorias já vem pré-definidas: fibra em todas as espécies, canto livre e repetição. Em anos anteriores não tivemos nem canto livre nem a repetição. Estamos, portanto, neste ano, resgatando estas duas modalidades”, explica.

A primeira etapa do campeonato acontece no próximo domingo 14 de julho, pela manhã, no Ginásio da Vila Olímpica. As demais etapas serão realizadas mês a mês, no mesmo local nos dias 04 de agosto, 01 de setembro, 27 de outubro, 24 de novembro e a etapa final dia 15 de dezembro.

Na etapa final será sorteada entre os participantes uma motocicleta. Para concorrer, os criadores precisam obrigatoriamente participar de cinco etapas do campeonato.

Segundo José Adriano, para participar do campeonato, é preciso ser passarinheiro: “Tem que ter passarinho regularizado, tem que ter o cadastro federal, estar em dia com o IBAMA e ser filiado a uma associação. O cadastro pode ser feito pelo site: http://www.tendadosbicudos.com.br/ ou http://curiodefibra.blogspot.com.br", explica.

Todas as etapas do campeonato serão realizadas na Vila Olímpica Rei Pelé, no Ginásio de esportes e são abertas à comunidade. “Queremos convidar a população que queira nos visitar em nosso evento, até para ter conhecimento sobre como acontece. É uma disputa de canto de pássaros e é muito bonito. Para nós é gratificante que as pessoas estejam presentes conhecendo de que forma se procede um campeonato de canto de pássaros”, convida José Adriano.

Fonte: Redação RP

Agendamento para exame supletivo online em agosto e setembro começa dia 15

Os interessados em obter o certificado de ensino fundamental e médio podem fazer o agendamento do exame supletivo online, a partir de segunda-feira (15). As provas serão aplicadas de 1º de agosto a 30 de setembro, em 22 Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) em Mato Grosso.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para efetivar a inscrição o candidato precisa responder um questionário socioeconômico. Os agendamentos podem ser feitos pelo site www.seduc.mt.gov.br .

Os dias e horários disponíveis são segunda-feira das 7h30 às 13h30; terça e quinta das 18h às 22h; quarta-feira das 13h30 às 19h30 e sexta-feira 8h30 às 13h30. O candidato que agendar as provas, mas não comparecer poderá fazer a justificativa para ausência e remarcar a prova, cinco dias antes do exame.

Os candidatos deverão acertar pelo menos 50% das questões. Se a pontuação for menor, a remarcação da prova deve ocorrer após 75 dias. Em todo o Estado são guardados 60 mil agendamentos.

Fonte: Redação RP com Só Notícias

Fábio anuncia a moradores asfaltamento da Cohabinha

O prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira, visitou na manhã desta segunda-feira, 08, os moradores do bairro Cohabinha juntamente com o secretário municipal de Infraestrutura, Chico Clemente, para anunciar o asfaltamento completo daquela localidade.

O anúncio do asfaltamento foi feito pelo prefeito e logo em seguida as máquinas da Sinfra iniciaram o balizamento das ruas do bairro. “A Cohabinha é um loteamento popular com participação do Município com o governo federal. Foi iniciado em 1997, então, estamos com quase duas décadas sem asfalto nessa comunidade. São cerca de quatro quadras e isso não justifica ficar tanto tempo sem receber o asfalto”, afirmou Junqueira.

Segundo o chefe do Executivo, diferentemente do que aconteceu em outras oportunidades em que as ruas do bairro receberam o balizamento, porém, o asfalto não foi feito, agora será. “É um asfalto realizado para tirar essa comunidade do abandono em que se encontra em matéria de pavimentação urbana”, frisou.

Junqueira informou ainda que loteamento popular existente antes desse, apenas a Cohab Tarumã que foi o primeiro loteamento feito pelo Poder Público com sorteio de casas na forma de habitação popular. “A Cohabinha, mesmo sendo então o segundo loteamento feito pelo Poder Público, ficou sem asfalto por essas quase duas décadas”, pontuou.

ZONA RURAL – O prefeito destacou ainda que a prefeitura está atuando na área rural. “No Antonio Conselheiro, por exemplo, estamos por iniciativa própria, arrumando todas as estradas. Tem lá uma equipe da Sinfra que está arrumando as estradas. Estamos atendendo, na medida das possibilidades, toda a zona rural”, disse.

Segundo Junqueira a prefeitura tem buscado apoio do Incra para que, com repasses de recursos, seja possível desenvolver ações mais amplas. “A Sinfra comandada pelo Chico Clemente aumentou sua capacidade de ação e tem trabalhado muito. Vamos buscar essa parceria com o Incra para melhorar ainda mais a qualidade do serviço oferecido. Nesse local, por hora, não tem participação do governo do estado e federal. O trabalho ali é exclusivamente da prefeitura que está fazendo o serviço de forma integral”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa