Iniciam obras da rede de esgoto em Tangará da Serra; recursos são do PAC

As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) já começaram em Tangará da Serra. O Prefeito Municipal, Fábio Martins Junqueira, acompanhou o início da construção da rede de esgoto juntamente com os Secretários de Infraestrutura, Chico Clemente, Planejamento, Arilson Hoffman e o Diretor do Samae, Wesley Lopes Torres.

O ponto de partida é a Rua 42, na Vila Horizonte. Lá foi aberto o primeiro dos 70 quilômetros de rede de esgotamento sanitário, obra que significa investimento total de R$ 8.542.710,03.

“Sabemos que uma obra desse volume causa certo desconforto na população, mas pedimos a compreensão das pessoas, pois essa obra também significa um grande avanço sob diversos aspectos, inclusive de saúde pública, já que estamos levando esgotamento sanitário para nossos bairros. A compreensão da população nesse momento é fundamental, a obra é temporária e quando estiver concluída todos perceberão o quão importante ela é”, pediu Fábio Junqueira.

De acordo com o Diretor do Samae, Wesley Lopes Torres, as ruas dos setores N e W de Tangará da Serra receberão as obras de esgotamento sanitário. “Iniciamos pela Vila Horizonte e teremos 18 meses pela frente para implantar toda a rede nesses setores, levando futuramente saúde e bem estar para a população tangaraense”, afirmou.

MAIS OBRAS – Além da construção da rede de esgotamento sanitário nesses setores do Município, as obras do PAC também prevêem a construção da estação elevatória e do reator anaeróbico. Segundo o projeto, essas especificamente representam um investimento total de R$ 2.727.398,00. A execução dessas obras fica a cargo da empresa Lúmen, já a construção da rede de esgotamento sanitário está sendo feita pela Construtora Guaxe.

Fonte: Redação RP com Assessoria

Tenista mato-grossense está entre as 15 melhores do país

Mais uma vez, o esporte de Mato Grosso é destaque a nível nacional. O ranking da Confederação Nacional de Tênis aponta a tenista rondonopolitana Eduarda Ferreira, na 11ª colocação, na categoria 16 anos simples. Ela, muito orgulhosa com a colocação que ocupa, soma 267,5 pontos. Lara Soares, do Distrito Federal, lidera com 737,5 pontos, seguida das paulistas Erika Pereira, com 567,5 e Sophia Chow, 520.

Uma das últimas competições que a tenista mato-grossense participou foi ano passado, onde garantiu o vice-campeonato em uma das competições mais importantes do país, o Brasil Master Cup, realizado na Costa do Sauipe (BA), sendo bem visualizada em âmbito nacional. A jovem perdeu a final para a paulista Nicoli Pereira com pequenos parciais de 6/2; 7/6 e 8/6. Na disputa na semifinal, Eduarda venceu a paranaense Vitoria Okuyama, por 6/3 e 6/1.

Fonte: Redação DS

Confirmada mais uma morte causada pela dengue em Tangará

A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (26) pela Coordenadora Vigilância Epidemiológica Lucileia Oliveira Rodrigues em entrevista coletiva junto com a Coordenadora de Vigilância ambiental Maria do Carmo de Lima.

A jovem Ester Amélia Regis, 18 anos, morreu no dia 7 de março deste ano. A coordenadora explicou que de acordo com o relato da mãe, a jovem apresentou choque no dia 7 de março, com febre e dor de cabeça na madrugada daquele dia. Às nove horas teria dado entrada na Unidade Mista com dores na nuca, o que levantou suspeita de meningite e até hantavirose chegou a ser investigada, em virtude de a família ter limpado um galpão abandonado 30 dias antes do ocorrido.

A confirmação da dengue como causa da morte chegou na última sexta-feira, dia 22. “Deu positivo para dengue tipo IV. Este exame foi mandado para laboratório dia 7 e o resultado veio para nós dia 22. É o primeiro caso de morte por dengue tipo IV em Tangará. Tivemos somente dois casos de dengue tipo IV na cidade. A Ester também tinha algumas complicações, como por exemplo, tomava remédios para crescimento. Estas complicações acabaram não ajudando no diagnóstico”, explica Lucileia Rodrigues.

Em relação à evolução da doença, a técnica explica: “Depende muito do estado do paciente. Todos os tipos de dengue têm os mesmos sintomas e sempre depende do organismo do paciente e dos cuidados para a evolução. A gente começa tratando a dengue tipo clássica e os derrames é que acabam levando à morte”, disse ela.

Segundo a coordenadora Lucileia, o atendimento dos casos é feito desde as unidades de saúde, com pedidos de exames, notificações e em alguns casos internações hospitalares com hidratação. Em todos os casos está sendo pedido hemograma e quando os sintomas perduram sete dias é pedida a sorologia.

A jovem Ester residia no Jardim Atlântida. Segundo a Coordenadora de Vigilância Ambiental, Maria do Carmo de Lima, é um bairro com poucos casos registrados de dengue, mas foram encontrados focos do mosquito transmissor. “Em todos os bairros existem focos”, diz ela, confirmando que desde o início do ano, com a intensidade das chuvas, as autoridades previam problemas com a dengue, até em virtude dos dados de anos anteriores, que apontavam para uma realidade difícil.

De janeiro a março de 2012, foram registradas em Tangará 137 notificações de casos. No mesmo período em 2013, foram 935 notificações.

Maria do Carmo afirmou ainda que são vários os fatores que contribuem para o crescimento do número de casos, garantindo que o trabalho das autoridades vem sendo feito. “Todas as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde são realizadas todos os anos. Os agentes estão indo de casa em casa, mutirões de limpeza e bloqueios são realizados. Mas a população deixa de fazer sua parte. Estamos com 16 bairros onde coletamos muitas larvas”, diz a coordenadora.

Ela alerta ainda que a população precisa atentar para os sintomas e a prevenção da doença, evitando lixos que acumulem água. Em Tangará, pesquisas mostram que o maior problema é o lixo.

Fonte: Redação RP

Em mobilização, escola João Batista cobra novo prédio

E a mesma cena se repete. Estudantes e servidores da Escola Estadual João Batista, de Tangará da Serra, se mobilizaram ontem pela manhã para cobrar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do Governo do Estado, a construção do novo prédio da instituição de ensino, que ainda não saiu do papel – apesar das constantes promessas – ou a reforma do atual, que está caindo aos poucos, conforme já noticiado pelo Diário da Serra em outras ocasiões.

Com as caras pintadas, os estudantes do período matutino da escola deram um abraço simbólico no terreno e em seguida seguiram em procissão até a Assessoria Pedagógica da Seduc na cidade, que fica na avenida Brasil, anexa a Escola Estadual 29 de Novembro. Em 2012, o DS mostrou na série Raio-X da Educação a situação de penúria da estrutura física da escola, que desde que foi construída, em 1984, nunca mais recebeu investimentos do Governo do Estado para reforma e ampliação.

O DS mostrou também que o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, garantiu que uma nova escola seria licitada e construída nos moldes do projeto de Escola Modelo, com 18 salas de aula e entrada e saída de alunos voltada para a Avenida Ismael José do Nascimento (Rua 01).

Fonte: Redação DS

MST volta a trancar MT 358 em Tangará da Serra

Cerca de 200 famílias de trabalhadores rurais ligadas ao Movimento dos Sem Terra (MST) fechou ontem a MT 358, próximo ao Distrito de Progresso, em Tangará da Serra. Apesar de algumas reivindicações serem específicas dos sem terra tangaraenses – como a desapropriação de uma área - o manifesto não é local. Os protestos estão previstos para acontecerem até a próxima quarta-feira, dia 27, em quatro regiões de Mato Grosso. A principal reivindicação é pelo assentamento de 10 mil famílias que o MST diz ter distribuídas em acampamentos no estado.

“Queremos sensibilizar órgãos públicos para atenderem nossa pauta que é antiga. Estamos com 10 mil famílias acampadas em Mato Grosso e algumas estão há doze anos em baixo de lona, sem assistência, sem cesta básica e temos também a pauta dos assentamentos que é pela abertura, construção e reforma de estradas, e também pela construção de escolas e postos de saúde. No geral nossos assentamentos também estão um caos e é dever do Incra cumprir função de organizar, reformar e dar apoio”, afirma a coordenadora do Acampamento Ernesto Che Guevara Eloísa Cerino.

Fonte: Redação DS

Tangaraense mostra exemplos de sustentabilidade e proteção ambiental

Até mesmo a sua casa, localizada no centro da cidade, foi construída com materiais ecológicos. Ele participa como membro ou como diretor de diversas ONG’s de proteção ao meio ambiente e tem amizade com uma série de ambientalistas e pesquisadores de renome internacional, como Gérard Moss – idealizador do Projeto Brasil das Águas. Antônio Carlos Cabral Amaral é um exemplo tangaraense de que para contribuir com o meio ambiente basta ter consciência e força de vontade.

Empresário em Tangará, Cabral vive a percorrer o Brasil em uma Land Rover Discovery palestrando e apresentando alternativas sustentáveis de construção de um mundo mais solidário e menos agressivo. Para Cabral, a água é o próximo petróleo do planeta, pois a poluição e o desperdício estão acabando com esse recurso natural precioso e finito. E realmente, segundo especialistas, a água será o pivô das próximas guerras. Cabral, que devido a perseguições políticas no passado ameaçou ir embora de Tangará, é um modelo que deve ser usado pela gestão pública municipal para a construção de um Tangará da Serra melhor.

Fonte: Redação DS

Karatê tangaraense participa de campeonato Estadual

A Seleção Tangaraense de Karatê participará do 18º Campeonato Mato-grossense de Karate Interestilos - fase I, que se realizará nos próximos dias 23 e 24, na Cidade de Campo Novo do Parecis-MT. 

Os melhores karatecas da Interestilos se farão presentes nesta 1ª fase do Campeonato objetivando suas classificações para compor a Seleção Estadual que estará representando o Estado de Mato Grosso no Zonal Centro Oeste Brasileiro que acontecerá nos dias 06 e 07 de Abril, na Cidade de Anápolis-GO.

Karatecas de Tangará da Serra estão treinando desde o começo do ano para iniciar a temporada de competições de 2013. “Nossos alunos estão bem focados, e bem preparados para participar. Sem dúvidas, bons resultados virão”, comentou o Prof. Felipe, técnico da Seleção Tangaraense.

A Seleção viajará no dia 22 (sexta), às 19h, saindo da Sede da Associação Olímpica de Karatê com ônibus cedido pela Secretaria M. Esportes.

O Evento é uma realização da FKIMT e a organização é da Associação Okinawa de Karate com apoio da Secretaria M. Esportes daquele município.

Fonte: Redação DS

Visando diminuição do déficit alimentar Saúde promove plantio de árvores frutíferas

O projeto denominando Cultivando Saúde desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, gerida pela Secretária Helena Maria Cavalini, visa a diminuição dos índices de déficit alimentar em Tangará da Serra. Desenvolvido pela Vigilância Nutricional do Município, o programa é voltado para crianças que vivem em bairros e comunidades carentes ou que não possuem a cobertura de um Programa de Saúde da Família (PSF).

A primeira etapa do programa foi desenvolvida neste sábado, 16, nos bairros Morada do Sol e Bela Vista, que além de serem comunidades carentes, não possuem a cobertura de um PSF próprio. Os bairros também não possuem árvores frutíferas plantadas em sua região.

A Coordenadora da Atenção Básica do Município, Enfermeira Gislaine Miranda Marin, explica que a Secretaria de Saúde está agindo em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que forneceu as mudas de árvores frutíferas que foram distribuídas nos bairros a partir das 8h deste sábado com a colaboração de parceiros como a Unemat e o Senac. “Esse é o primeiro passo do projeto. Nosso objetivo é distribuir até novembro 70 mil mudas de árvores frutíferas. Com esse projeto o Município leva saúde a toda a população, de forma simples com o plantio dessas mudas”, completou.

Para se definir as mudas que seriam plantadas uma Nutricionista procedeu com a avaliação e concluiu que devem ser plantadas nos bairros árvores que produzam jabuticaba, caju, acerola e goiaba inicialmente. “O projeto terá três etapas. A primeira acontece nesse sábado, a segundo será em novembro com a conclusão da distribuição das 70 mil mudas de árvores frutíferas e a terceira etapa será no início de dezembro quando faremos juntamente com a comunidade uma avaliação do projeto”, concluiu Gislaine.

No sábado o Prefeito Municipal Fábio Martins Junqueira acompanhou a equipe da Saúde nos bairros e distribuiu mudas frutíferas. A Primeira Dama, Helena Simões Matias Junqueira também participou da ação.

Fonte: Diego Soares - Assessoria de Imprensa

TCE ministra oficina para Conselhos Municipais e representantes da Administração Pública

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) encerrou nesta sexta-feira, 15, as atividades desenvolvidas com os servidores públicos e população de Tangará da Serra. A última etapa das ações desenvolvidas pelo órgão foi a oficina “Transparência e Controle Social”, o evento aconteceu durante todo o dia no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil.

A abertura foi feita pelo Prefeito Municipal, Fábio Martins Junqueira, que afirmou que a oficina do TCE é um ganho para a administração pública. “Vejo com muita satisfação a presença do Tribunal fazendo essa parte orientativa para os Municípios, ao invés de apenas uma função de apreciar, julgar, expedir parecer técnico do controle externo. O Tribunal tem tido uma ação muito mais orientadora, pedagógica, e por isso tem sido inclusive referência no país, por essas ações”, afirmou o Prefeito.

Junqueira disse ainda que os Municípios formados pelos agentes políticos e pelos demais servidores tem regras a obedecer, princípios constitucionais basilares da administração pública, de todas as esferas de poder. “O cumprir essas metas depende da ação de cada servidor, de cada agente político e muitas vezes ocorrem distorções e há necessidade de recondução para o caminho correto da administração pública que tem como finalidade o cidadão, para quem a administração pública existe”, salientou.

A oficina do TCE foi direcionada a representantes dos 23 Conselhos Municipais, membros da administração municipal, vereadores e população em geral. De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento, Arílson Hoffman, os 20 maiores Municípios de Mato Grosso receberam a consultoria do TCE. “Serão estabelecidas metas para os próximos dez anos, mas anualmente o Tribunal vai fazer o acompanhamento dos avanços dessas metas”, explicou.

Como Tangará aderiu ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) o TCE ministrou a oficina com o objetivo de estimular o acompanhamento, por parte da sociedade, das etapas do Planejamento Estratégico implantado pelo Município.

O QUE DIZ O TCE – A ação busca estimular os Conselhos Municipais a acompanharem as etapas do Planejamento Estratégico implantado pelo seu Município, além de participarem de forma efetiva, defendendo os interesses da sociedade. Um dos tópicos a serem discutidos é a criação de parcerias por parte dos conselhos e ainda a participação ativa deles nos processos de construção do Planejamento Estratégico que deve nortear as Peças Orçamentárias (PPA, LOA, LDO).

Fonte: Diego Soares - Assessoria de Imprensa

Projeto Oásis de preservação ambiental será realizado em Tangará da Serra

Será realizada em Tangará da Serra uma ação do projeto Oásis desenvolvido pela Fundação Grupo Boticário em parceria com o Programa Produtor de Água da Agência Nacional das Águas (ANA) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Esse projeto visa preservar as margens dos rios remunerando aqueles que as protegem.

O Projeto Oásis é uma iniciativa na modalidade de pagamento por serviços ambientais. Por meio de premiação financeira, a organização contribui para a conservação de remanescentes florestais que, assim, ajudam a manter ou melhorar a qualidade da água. “É uma iniciativa interessante, principalmente do ponto de vista de quem combate o desmatamento e as ações contra o meio ambiente. Buscamos a realização dessa parceria visando exatamente desenvolver um grande trabalho de preservação ambiental no Município”, salientou o Secretário de Meio Ambiente, Ander Santos.

Os trabalhos iniciam nesta quinta-feira, 14 e serão encerrados na sexta-feira, 15 no auditório de reuniões da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (ACITS). Confirmaram presença, representando a Fundação Grupo Boticário, Carolina Ximenes de Macedo e Luiz Henrique Noqueli, representante da SEMA de Mato Grosso. “Os trabalhos serão técnicos e por isso convidamos todas as entidades para que enviem participantes ligados ao meio ambiente”, completou Ander.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira – das 8h às 10h apresentação do projeto Oásis por Carolina Ximenes. Das 10h às 11h apresentação do sistema estadual de recursos hídricos que será feita por Luiz Henrique Noqueli. Das 13h às 17h será feita uma visita à bacia do Queima Pé com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Samae e Secretaria de Agricultura.

Sexta-feira – das 7h30 às 12h será feita a discussão do projeto com todos os participantes presentes.

Fonte: Diego Soares - Assessoria de Comunicação

Secretário Charles Laurini participa de reunião em Cuiabá

O secretário de Esportes de Tangará da Serra, Charles Augusto Laurni, esteve ontem, 12, em Cuiabá, onde participou de uma reunião com a Federação Mato-grossense de Atletismo, com o objetivo de falar da inclusão de Tangará no calendário de eventos de 2013. 

De acordo com informações da secretaria de Esportes, Laurini também aproveitou e visitou a Associação dos Municípios Mato-grossense (AMM) para tratar de assuntos dos projetos do Módulo Esportivo e Vila Olímpica, bem como atividades do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC).

O secretário também se fez presente na Caixa Econômica Federal com a presença do coordenador de projetos da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), onde realizou um protocolo de oficio junto a Secretaria de Estado de Esporte e Laser (Seel), solicitando recursos financeiros através de convênio para a realização da V Corrida de Rua Cidade Tangará 2013 e a III Colônia de Férias, edição 2013.

Fonte: Redação DS

Criação de cargos de livre nomeação do prefeito gera polêmica

Um projeto de lei gerou polêmica ontem na Câmara Municipal. De autoria do Executivo, o referido projeto, em seu artigo 2º, dá liberdade ao prefeito de contratar, independentemente de teste seletivo ou concurso público, 41 servidores para ocuparem cargos diversos no âmbito do Executivo. A maioria dos vereadores se colocou contrária a votação ainda ontem e a tramitação de urgência especial foi quebrada.

O vereador Fábio Brito, o Fabão (PSDB), comentou sobre a moralidade do projeto e utilizou o termo ‘cabide de empregos’ para defini-lo. “Esse projeto dá liberdade ao prefeito para fazer nomeação de quem ele quiser. Nós temos visto ao longo dos anos na cidade, e a sociedade vem nos cobrando, que a Prefeitura, entre aspas, é o famoso cabide de empregos”, comentou. 

Ao cobrar a mudança prometida nas eleições de 2012, Fabão pediu que sejam feitos teste seletivo ou concurso público para suprir tais vagas. “Temos que começar urgentemente a coibir este tipo de atitude, de livres nomeações, instituindo um teste seletivo e um concurso público”, disse, frisando que votará contrário a livre nomeação de cargos pelo prefeito.

Este é o segundo projeto em 2013 que apresenta os mesmos problemas: falta de informações e coerência.

Fonte: Redação DS

Vereador indica implantação do sistema “Zona Azul”

O vereador Rogério Silva (PSB), anunciou que indicará ao Executivo Municipal a adoção do sistema de Zona Azul nos estacionamentos da área central de Tangará da Serra.

Segundo ele, o sistema seria a solução para a atual desordem nos estacionamentos a partir da característica de rotatividade, o que proporcionaria organização e ainda geraria renda para o município reinvestir no próprio trânsito. “Esta modalidade vem dando certo em várias cidades do Brasil, então deverá dar certo aqui em Tangará também”, considerou, citando cidades como Campo Grande (MS), Santa Bárbara (SP) e Uberlândia (MG).

O vereador do PSB observa que o município possui um projeto para implantação do sistema de Zona Azul, contratado pela municipalidade ainda no ano passado ao custo de R$ 56 mil. O material inclui projeto de engenharia com sinalização vertical e horizontal, revisão da legislação vigente, normas para carga e descarga e vagas para idosos e deficientes e, ainda, o termo de referência para contratação de empresa especializada. “Já tem meio caminho andado, pois há um projeto. Tem de promover as adequações e colocar isso pra funcionar”, disse.

Indagado a respeito do projeto citado por Rogério Silva, o prefeito Fábio Junqueira garantiu que irá avaliar. “A informação que eu tenho é que há um projeto que foi apresentado agora, há poucos dias. Já o requisitei para analisar o que foi desenvolvido para formar uma convicção a respeito”, declarou o gestor.

SITUAÇÃO - Os problemas nos estacionamentos em Tangará da Serra se concentram no quadrilátero urbano entre as imediações da Rua Avelina Jaci Bohn e a região do Cisc/Correios, na Avenida Brasil; nas paralelas Antônio Hortolani e Júlio Martinez Benevides, e em todas as ruas transversais deste quadrante, principalmente a Hitler Sansão – conhecida como “Rua do Bradesco” - e a José Corsino, no entorno da Praça da Bíblia.

Ainda que estes quarteirões tenham as demarcações de locais específicos para estacionamento de motocicletas, a sinalização não é respeitada. Também há problemas com a permanência, durante o dia inteiro, de veículos de funcionários e proprietários de estabelecimentos do Centro, além da má educação de ciclistas, que simplesmente encostam suas bicicletas junto ao meio-fio, tomando espaço útil destinado aos veículos.

ROTATIVIDADE - O sistema de Zona Azul consiste no controle do estacionamento de veículos por tempo, através de dispositivos coletores (parquímetros) de informações armazenadas através de sistema automatizado. 

Fonte: Assessoria Especial

SECGTS inicia preparativos para Miss Comerciária 2013

O Sindicato dos Empregados do Comércio em Geral de Tangará da Serra (Secgts), em parceria com a revista Imagem, iniciou com antecedência os preparativos para mais edição do concurso Miss Comerciária 2013.

Segundo o presidente da entidade, Valdemar Manrich, as inscrições já estão abertas e seguem até o dia 31 de maio ou até quando forem preenchidas as vagas. “Este ano o tema será 20 anos do Sindicato e por isso teremos 20 candidatas concorrendo ao título, onde o objetivo, além de eleger a mais bela representante do comércio, é reviver um pouco da história do Secgts ao longo desses 20 anos”, adiantou, destacando que o evento acontecerá no dia 10 de agosto, no CTG Aliança da Serra.

“Iniciamos os preparativos do evento com bastante antecedência para que as empresas também se organizem com calma e escolham suas candidatas”. Podem participar todas as comerciárias registradas, acima de 16 anos, vinculada ao sindicato. “Vale ressaltar que não haverá eliminatória. Serão as 20 primeiras inscrições protocoladas no Sindicato e a partir da 21ª ficam na lista de espera, diante de uma desistência”.

Serão R$ 2,5 mil em premiação (em dinheiro), divididos entre as três primeiras colocadas.

Fonte: Redação DS

Unitan promoverá campanha para cadastrar doadores de medula óssea

O Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) juntamente com a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Tangará da Serra (Unitan), realizarão no sábado, dia 16, das 8h às 17h, uma campanha para realização de cadastro para doadores de medula óssea. 

O objetivo, de acordo com a coordenadora da Unitan, Juliana Marinho Gramarin, é ampliar o cadastro de doadores voluntários e facilitar o tratamento de quem sofre de leucemia. “Esta é a terceira vez que iremos realizar essa campanha em Tangará e a expectativa é que cerca de 400 a 500 pessoas participem”, destaca Gramarin, ressaltando que a campanha é destinada somente para às pessoas que ainda não foram cadastradas nas campanha anteriores. Nas duas primeiras, cerca de 800 pessoas se cadastraram.

Para ser doador voluntário, o interessado deve ter entre 18 e 55 anos, ter boa saúde e precisa preencher um cadastro e colher uma amostra de sangue para um teste de compatibilidade chamado de HLA. O resultado obtido por meio de um exame de laboratório bastante comum é colocado num banco de dados do Ministério da Saúde, o Redome, no Rio de Janeiro. Sempre que houver um paciente que necessite de transplante e não tenha encontrado doador na família, os médicos podem consultar esse registro. Uma vez localizada uma pessoa compatível, ela será convocada para realizar novos exames de sangue e para uma avaliação clínica a fim de saber se pode de fato doar a medula.

MEDULA ÓSSEA – A medula óssea é a matriz do sangue e contém as células mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos e brancos, e plaquetas. 

Estima-se que a compatibilidade entre doadores parentes seja por volta de 25% em 0,0001% entre as pessoas não aparentadas. Por isso, são organizados Banco de Doadores de Medula Óssea, para que quando o paciente necessite de transplante, esse cadastro é consultado.

Fonte: Redação DS

Ciclismo de Tangará da Serra se destaca

Campo Grande-MS foi palco de uma eletrizante corrida de bikes neste último domingo, 10, no Via Parque, onde bem próximo a natureza os ciclistas que disputaram o 4ºGP MEGA94 puderam desfrutar da bela paisagem local. Em um circuito perfeito e sem buracos de 2.300mts foi fechado pela guarda municipal e que com o apoio da policia militar fizeram da prova uma das mais bem organizadas e seguras do inicio da temporada 2013. Ciclistas de vários estados participaram do Mega 94 que distribuiu R$ 5.000,00 aos primeiros colocados de suas respectivas categorias. A equipe tangaraense participou também deste evento e fez bonito nas categorias que disputou. Elaine Canela na categoria Junior ficou com a primeira colocação, e Beatriz Kroetlzer também conquistou a ponta na categoria infanto-juvenil. 

Na categoria juvenil, Maykon Martins ficou na segunda posição, Daniel Augusto segurou o bronze e José Nathan conquistou a quarta colocação. “Foi uma ótima conquista para nossa equipe, atingimos com muita luta nosso objetivo e a liderança do ranking foi alcançada por nossa equipe e de agora para frente não vamos medir esforços para manter nossa colocação no ranking nacional”, disse José Abdo presidente da Associação de Ciclismo Tangaraense (ACT). 

“A próxima competição da equipe será no próximo domingo, 17, em Barão de Melgaço-MT em mais uma etapa do ranking brasileiro” comenta José Abdo. 

Ele aproveita para deixar registrado seu agradecimento aos estabelecimentos que prestaram a ajuda necessária para realização da viagem. “Agradecemos o apoio dado pelo Diário da Serra, Multi Elétrica, Auto Posto Tanaka, Rosa Rossi Advogados, Avalanche Pizzaria, Lojas Elder, Katuaba Ciclomotores, TV Paraná, Jet Cartuchos, Mate Verde, Castrillon e Concreto Vale da Serra”, agradeceu José Abdo.

Fonte: Redação DS

Empresárias de Tangará vencem Prêmio Sebrae de Negócios

Vieram de Tangará da Serra duas das vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, nas categorias pequenos negócios e empreendedora individual. São elas Maria Aparecida Herera da Silva, da Jusicler Uniformes, e Audiley Aparecida de Freitas, proprietária da Ki Delícia. A ganhadora da categoria negócios coletivos, Maria da Gloria Bezerra Chaves, é de Cuiabá e foi a primeira presidente da Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat). Garra, persistência, disposição para o trabalho são alguns dos atributos comuns às três ganhadoras de Mato Grosso e a quase todas as 5.400 mulheres que se inscreveram na premiação em todo o Brasil – em MT foram 186 inscritas na edição 2012 do prêmio, cuja grande final nacional foi realizada ontem, no Sebrae Nacional, em Brasília.

Como muitas outras mulheres, Maria Aparecida Herera, 58 anos, três filhos e 2 netos, começou na atividade meio por acaso. “Gostava de costurar, sempre fui curiosa e tinha facilidade em aprender. Iniciei o negócio fazendo biquinis e camisetas. Os primeiros uniformes escolares foram confeccionados para meus filhos e acabei recebendo uma encomenda de 400 camisetas da escola onde eles estudavam”, conta. Desde então o negócio cresceu e 25 anos depois ela e seus 10 funcionários – 7 delas mulheres -, fabricam mais de 20 mil peças por ano e faz uniformes para 30 escolas de Tangará, além de atender mais de 100 empresas do município e região. “Há 5 anos atendo o frigorífico Anhambi e quase tudo que faço é para venda em atacado”, destaca, acrescentando que atende também pequenas empresas. O segredo do sucesso, segundo ela é a experiência. “Sou muito exigente. Eu perco um tostão, mas não perco meu cliente. Trato cada um como se fosse único. Estou sempre aprendendo para aprimorar a qualidade dos meus produtos e para atender melhor”, constata, acrescentando que “a mulher é mais detalhista, mais humana do que o homem e essas características fazem a diferença na hora de administrar uma empresa. “Aprendi muito ao longo desses anos, especialmente a acreditar em mim mesma e a confiar na força do meu trabalho”, conclui a mãe de Juliano, Simone e Cleverson, cujas iniciais deram nome à empresa Jusicler.

Maria Aparecida e seus funcionários são clientes de Audiley Aparecida de Freitas, da Ki Delícia, Microempresa Individual (MEI) criada há 2 anos e que está prestes a se tornar uma empresa Ltda. Há 12 anos, Audiley faz trufas de chocolate, ovos de Páscoa, bombons e inúmeras outras delícias que durante muito tempo foram feitas exclusivamente por ela e vendidas na rua e de porta em porta pela fabricante. Hoje, nas proximidades de datas comemorativas como Páscoa e Natal, ela contrata 10 colaboradoras temporárias para ajudar na produção - no resto do ano trabalha sozinha.

Aos 30 anos e casada, ela acredita que as mulheres tocam o negócio de uma maneira diferente dos homens. “Ainda sinto um certo preconceito na hora de buscar financiamento, acho que pensam que não temos capacidade para gerenciar um negócio, mas estamos provando que não é bem assim”, avalia.
As duas empresárias de Tangará da Serra e a de Cuiabá viajaram ontem a Brasília para a grande final no Sebrae Nacional. Em Mato Grosso, o prêmio é organizado pelo Sebrae e BPW Cuiabá.

Fonte: Assessoria SEBRAE

Em solenidade Primeira Dama defende autonomia da mulher

A Primeira Dama de Tangará da Serra, Helena Simões Matias Junqueira, representou o Prefeito Fábio Martins Junqueira durante a sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher ocorrida nesta quarta-feira, 06, no plenário das deliberações da Câmara Municipal de Vereadores.

Helena Junqueira, em seu discurso, falou sobre o levantamento feito junto à Delegacia de Polícia em relação às agressões sofridas pelas mulheres em Tangará da Serra. Ao citar os números a Primeira Dama afirmou que um dos objetivos da atual administração é promover a autonomia das mulheres. “Fizemos o levantamento das estatísticas dos inquéritos policiais abertos referentes à violência sofrida pelas mulheres. De janeiro de 2012 a fevereiro de 2013 tivemos aproximadamente 352 casos de violência contra mulher. O Creas atendeu no ano de 2012 um total de 62 casos de mulheres vítimas de violência, dessas a grande maioria de violência intrafamiliar”, revelou Helena.

A Primeira Dama afirmou que o Prefeito Fábio Junqueira tem cobrado ações, serviços e projetos que possam viabilizar a autonomia de cada mulher residente em Tangará da Serra. “Buscaremos parcerias com os governos Federal, Estadual e Municipal para desenvolvermos a promoção humana dessas mulheres”, enfatizou, citando ainda que para o Prefeito o que importa é deixar como marca histórica para a população local as políticas de direitos. “Não as meramente eleitoreiras, de caridade que são insignificantes e que não estruturam verdadeiramente as nossas mulheres, crianças, adolescentes, jovens e idosos”, concluiu Helena Junqueira.

Fonte: Diego Soares - Assessoria de Comunicação

ATH Realiza Torneio Interno de Handebol

A Associação Tangaraense de Handebol (ATH) realizará no próximo sábado, 09, a partir das 15h30 na Vila Olímpica Rei Pelé o “Torneio Interno de Handebol”.

De acordo com a nova técnica do time adulto feminino, Michelli Stuchi, as equipes serão formadas conforme ordem de chegada, misturando os mais novos juntos com os mais experientes. “Nosso principal objetivo é reunir os amantes da modalidade, sejam eles adultos ou estudantis. Todos que gostam de jogar estão convidados a participar. Não será dividido por categoria e sim por sorteio, e para haver um incentivo a mais, também terá premiação de medalhas para os primeiros colocados”, disse a professora.

“Contamos com a presença da população, para que possa vir prestigiar esse torneio dando ênfase nos campeonatos tangaraenses”.

Vale lembrar que no mesmo dia será formada a nova diretoria da ATH e quem se interessar a um dos cargos, deve se apresentar até amanhã, 06, na sede da associação, situada a Avenida Tancredo de Almeida Neves nº. 2020 N – Jardim Olímpico.

Fonte: Redação DS

Redução de repasses pode inviabilizar consórcios

A redução dos repasses do Governo do Estado poderá provocar a extinção dos consórcios intermunicipais de Saúde de Mato Grosso. A informação é do presidente do consórcio da Região Médio Norte, prefeito Fábio Martins Junqueira. O motivo é que em dezembro a Assembleia Legislativa aprovou nova legislação – que agora na sua regulamentação traz vincula teto máximo do Fundo Estadual de Saúde para repasses aos municípios.

“Diminuir mais ainda é algo que vai tornando [a situação] insuportável para os municípios e pode levar até ao fim, a extinção dos consórcios de Saúde”, reclama Junqueira ao lamentar que o primeiro ponto atingido pelo contingenciamento é justamente o repasse aos consórcios.

Segundo o prefeito, já ocorre que o Estado contribui apenas com a metade do que os municípios gastam nos consórcios, sendo que os atendimentos realizados são de especialidades médicas que obrigatoriamente deveriam ser atendidas pelo Estado ou Governo Federal.

“Está havendo uma discussão entre os diversos consórcios da região de Juína, temos lá o ex-deputado Hilton Campos que tem estado muito preocupado, na região de Alta Floresta o consórcio daquela região também está preocupado. Tem lá o deputado Romualdo Júnior que já me fez contato também para somarmos esforços. Os diversos consórcios estão discutindo exatamente para essa articulação junto ao Governo para que os recursos não sejam diminuídos. Ao contrário, para aumentar.”, explica Junqueira.

Fonte: Redação DS

Semana do Turismo é marcada por realização de eventos em Tangará

A semana que passou foi movimentada em Tangará da Serra. Diversos eventos promovidos pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) marcaram a Semana Nacional do Turismo, celebrada com palestras, visitações e apresentações culturais na comunidade.

Com uma programação extensa a Semana do Turismo começou com uma visita ao Parque Municipal Ilto Ferreira Coutinho, o tradicional Bosque localizado no Centro da cidade, no sábado, Dia Nacional do Turismo, ocasião em que o Prefeito Municipal Fábio Martins Junqueira afirmou sobre a importância da interação com o meio ambiente. “O turismo não se limita apenas à realização de eventos, quem pensa assim, está no caminho errado. O turismo passa pelas questões ambientais que precisam estar diretamente ligadas às atividades turísticas, com o objetivo de preservar e ao mesmo tempo promover o turismo ecológico”, disse.

O Chefe do Executivo falou também aos alunos de diversas instituições de ensino, públicas e privadas, que participaram da visitação ao Bosque. Contou um pouco sobre a história do lugar e posteriormente, acompanhado da Primeira Dama, Helena Simões Junqueira, do vice-prefeito e Secretário de Administração, Zé Pequeno, do Secretário de Meio Ambiente, Ander Santos, da Secretária de Turismo, Hiara Hernandes, e da Secretária de Assistência Social caminhou pelo Parque com os alunos.

CASA DE RONDON – No domingo, 03, a comitiva da Prefeitura Municipal seguiu para a Casa de Rondon, Patrimônio Histórico, Tombado pelo Estado de Mato Grosso, localizado no Assentamento Antônio Conselheiro e que reserva um rico conteúdo histórico para o Município, pois foi lá que o Marechal Cândido Rondon ficou por duas ocasiões em que esteve nessa região durante a abertura das linhas telegráficas no interior.

Para tratar sobre esse rico assunto Hiara Hernandes convidou o Professor, Doutor em História, Carlos Edinei, para ministrar uma palestra sobre a trajetória de Cândido Rondon em nossas terras e sobre o contexto histórico da sede de fazenda que serviu de hospedagem para o famoso personagem da história brasileira com destaque em todo o mundo. “Esse evento foi de fundamental importância, principalmente do ponto de vista histórico, pois muitas informações que talvez nunca tivessem passado nem pelo nosso imaginário puderam nos ser contada através da palestra do Professor Carlos Edinei”, disse a Secretária de Turismo.

Em seu pronunciamento a alunos, professores e comunidade presente, o Prefeito Fábio Junqueira contou um episódio histórico que dá nome ao tradicional “Rio Sepotuba”. “O Sepotuba na verdade tem seu nome dado pelo Marechal Cândido Rondon de Rio Tenente Lira em homenagem ao Tenente que fazia parte de sua comitiva que morreu afogado nessas águas e seu corpo nunca foi encontrado”, informou o Chefe do Executivo, profundo conhecedor de História.

A visita à Casa de Rondon foi acompanhada ainda pela Primeira Dama, Helena Junqueira, pelo Secretário de Infraestrutura, Chico Clemente, pela Secretária de Assistência Social, Marli Franchini, pelo vice-prefeito e Secretário de Administração, Zé Pequeno, pelo Diretor do Samae, Wesley Lopes Torres e pelo Secretário de Educação, Junior Pimenta.

JOAQUIM DO BOCHE – A comunidade do Distrito de São Joaquim, o chamado Joaquim do Boche, recebeu o fechamento da Semana do Turismo, ainda no domingo, com as apresentações culturais realizadas pelo Ponto de Cultura do Município.

O teatro recreativo proporcionou entretenimento à comunidade local. Foram feitas, pelo Ponto de Cultura do Município, duas apresentações – teatro e dança de rua. Cerca de 120 pessoas acompanharam as apresentações. Em sua fala o Prefeito destacou a importância de atividades culturais como aqueles realizadas junto à comunidade do Joaquim do Boche, finalizando a Semana do Turismo em Tangará da Serra.

Fonte: Diego Soares - Assessoria de Imprensa

Grupo Havan poderá gerar 200 empregos diretos em Tangará

O deputado Wagner Ramos esteve reunido com o empresário Luciano Hang, o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Alan Zanatta, e o senador Cidinho tratando da possibilidade de instalação de uma unidade do Grupo Havan - de lojas de departamentos - em Tangará da Serra.

Às vésperas de completar 30 anos de sua fundação, a Havan começou a investir em Mato Grosso e a expectativa é que Tangará possa receber sua quinta loja no estado. Após saber de Wagner Ramos sobre o potencial da região, o fundador do grupo decidiu conhecê-la.

“Tangará da Serra tem características, dimensões, e um conglomerado empresarial importantes para atender todo o médio norte e crescer em níveis elevados a partir de uma concorrência saudável”, observou o deputado.

A partir dos entendimentos no encontro, Luciano Hang definiu uma visita à região nos próximos 15 dias. O modelo padrão da Havan disponibiliza torno de 200 empregos diretos e 1.000 indiretos a cada novo investimento.

O novo complexo da Havan em Cuiabá terá 11 mil metros de área construída com 400 vagas de estacionamento e será inaugurada até setembro. O investimento total do grupo na construção das novas unidades já projetadas será de aproximadamente R$ 100 milhões.

Fonte: Redação RP com Assessoria

Clínicas teriam R$ 3 mi a receber, segundo Ramos

Após receber as reivindicações dos prefeitos e do consórcio, indicando as dívidas que o Estado possui em relação a repasses atrasados, o deputado Wagner Ramos (PR) informou que as dívidas do Estado também se acumulam em relação a clínica particular responsável pelos leitos de UTI adulto (três parcelas em atraso) e infantil (cinco repasses em atraso), e também em relação a empresa que administra a Clínica de Hemodiálises (quatro meses). “Esses repasses atrasados estão se aproximando em torno de quase R$ 1 milhão a cada uma dessas empresas. Então são repasses mensais que estão atrasados, e isso acaba prejudicando a prestação de serviços à população”, afirma Ramos ao explicar que com seu apoio e com a união dos prefeitos, é possível que o Estado seja sensibilizado.

Fonte: Redação DS