Tangará está fora da lista do MEC para implantação de curso de medicina

Mais de 200 localidades se inscreveram para receber graduações de medicina

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 3 de dezembro a lista dos municípios pré-selecionados para sediar novos cursos de medicina. No total, 42 prefeituras demonstraram cumprir os pré-requisitos exigidos pela pasta. Mais de 200 localidades se inscreveram para receber graduações de medicina em instituições de ensino superior privado nos territórios. No Estado, Tangará da Serra, assim como as prefeituras de Rondonópolis e Sorriso se inscreveram na tentativa de participar do processo para implantação de cursos de graduação em medicina por instituições particulares de ensino superior. 

A iniciativa do ministério faz parte do programa "Mais médicos". Porém, nenhuma das três cidades mato-grossenses está entre as relacionadas. Para serem selecionadas na primeira etapa, as cidades deveriam ter mais de 70 mil habitantes, não serem capitais e não contarem com graduação de medicina. Além disso, na segunda fase, as localidades deveriam cumprir requisitos de infraestrutura, como presença de hospital de ensino, número de leitos e programas de residência. Há ainda uma terceira etapa, em que o MEC analisará o plano de melhorias dos equipamentos públicos e programas de saúde da cidade. 

O resultado final da seleção será divulgado pela pasta no dia 20. Em entrevista ao Diário da Serra, na ocasião da inscrição, o prefeito Fábio Junqueira (PMDB) demonstrou sua satisfação, principalmente diante do interesse de renomadas instituições em participar do processo. Porém, na mesma ocasião, ele afirmou que não queria criar expectativas, pois, mesmo diante dos esforços, a segunda era a mais difícil etapa de seleção.

Fabíola Tormes - Redação DS