SEMEC promove 2º Festival Estudantil da Canção em Tangará

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) realizou na noite do último sábado, o II Festival Estudantil da Canção que reuniu nove artistas de quatro escolas de Tangará da Serra. O Festival aconteceu no anfiteatro do Centro Cultural e foi marcado por belíssimas apresentações.

O professor Rodney Garcia avalia que o Festival é um desafio muito grande até porque analisando a história da música brasileira é possível ver que grandes cantores, entre eles Milton Nascimento, Chico Buarque e Caetano Veloso vieram de festivais. E em Tangará da Serra, conforme o professor há uma grande necessidade de despertamento dentro das escolas para que a música vire uma prática de ensino. “A identidade cultural na perspectiva musical de Tangará precisa retomar com pouco de saudosismo, como vivenciamos nos anos 80 em que festivais livres e espontâneos tomavam as praças de Tangará com composições com intérprete, música inédita ou coisa parecida”, comenta.

E hoje, comenta Garcia pela velocidade e modernidade do Festival pode se observar que isso está sendo resgatado. “A juventude que está aqui hoje [festival] é voluntária, faz música de resistência, quer seja MPB com conteúdo e qualidade, quer seja Gospel que tem a formação da igreja”, destacou o professor frisando que é um momento de manifestação cultural diferente daquilo que o mercado de consumo apresenta como sendo música.

O professor e vereador Sebastian Ramos presente no Festival, comentou que momentos como esses são fundamentais para a cidade no ponto de vista da promoção da cultura. E a música, pontuou, é uma das situações que aproxima as pessoas que as torna mais sentimentais e que toca o coração de cada uma delas. “A noite do Festival foi bastante interessante, a participação dos meninos e meninas teve muito prestígio. O público não era como o esperado, mas os que aqui estavam, participaram do momento com grande emoção”, disse.

O vereador aproveitou para destacar que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) deve dar continuidade a eventos como esses que promovem a música, arte e leva a participação artística de cada jovem.

Fonte: Lucélia Andrade/Roberto Weber - Redação RP