REPRESENTANTES DE CIPAS DEBATEM EM TANGARÁ DA SERRA A PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Tangará da Serra recebe nesta sexta-feira (08) a etapa regional oeste da série de Encontros de Representantes de CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes). O evento ocorre a partir das 8h, no auditório da OAB.

Organizada pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Mato Grosso (Getrin23), o encontro ocorre em cinco cidades do estado e visa fomentar o debate e fornecer mecanismos específicos para facilitar a atuação desses grupos para reduzir o número de acidentes no trabalho.

A perspectiva é a de proporcionar aos participantes a possibilidade de visualizar a organização e funcionamento de uma CIPA, unidade responsável por relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzi-las ou mesmo eliminá-las.

Segundo dados do Governo Federal, em 2012 aconteceram no Brasil mais de 711 mil acidentes, sendo que, destes, 2.884 resultaram na morte de trabalhadores. Esses sinistros custaram ao país 71 bilhões de reais, aproximadamente 4% do Produto Interno Bruto.

A programação dos eventos reúne a realização de palestras e oficinas, ambas voltadas à troca de experiências entre os participantes.

Além de Cuiabá e Primavera do Leste, que sediaram as primeiras etapas dos encontros, e de Tangará da Serra, os eventos serão realizados ainda em outras duas cidades pólos do estado: Rondonópolis, no próximo dia 22, e Sinop, no dia 29 de novembro.

Mais informações podem ser conferidas no site do Getrin23, acessado a partir da página TRT de Mato Grosso na Internet. O link está disponível na seção "Acesso a um Clique", à direita do site.

Getrin23

O Getrin23 é o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 23ª Região da Justiça do Trabalho (com jurisdição em Mato Grosso), vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e criado com base na Resolução 96/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Presidido pelo TRT de Mato Grosso, o grupo é formado por órgãos públicos, entidades sociais e empresas e tem como finalidade planejar e executar ações locais contínuas e permanentes voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança do Trabalho.

SERVIÇO:

Encontro de representantes de CIPAs de Tangará da Serra
Data: sexta-feira (08), das 8h às 16h30,
Local: Auditório da OAB de Tangará da Serra

Fonte: Zequias Nobre [email protected]