SICREDI comemora: é uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil

Pela sétima vez e pelo terceiro ano consecutivo, o Sicredi foi eleito como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Ficou com o 64º lugar entre as 150 melhores empresas, e no ramo de instituições financeiras é a segunda melhor do país. No Brasil, o Sicredi tem hoje em torno de 15 mil funcionários e no Sicredi Sudoeste são 220 atuando em 17 municípios, em 19 pontos de atendimento. Todas as 110 cooperativas do Sicredi do país estão hoje comemorando a escolha como uma das melhores empresas, e em Tangará a equipe foi brindada com um café da manhã especial.

A reportagem da Rádio Pioneira se fez presente e conversou com Luciano Pizatto, funcionário do Sicredi há 20 anos. Ele fala com satisfação da empresa. “Eu não tinha quase nenhuma experiência profissional e sempre foi muito bom em termos de oportunidade de crescimento, de conhecimento. O Sicredi valoriza muito o treinamento, a formação, não só para o trabalho, mas a formação como pessoa, pelos próprios ideais cooperativistas. Sempre me proporcionou muito conhecimento trabalhar nesta empresa”, afirmou.

A pesquisa foi feita em todo o país. Da cooperativa Sicredi Sudoeste dois colaboradores participaram da entrevista e todos os colaboradores são ouvidos, segundo o presidente da instituição Geraldo Wrobel que falou em entrevista ao Programa O Povo no Rádio sobre a conquista. “Isto nos deixa muito contentes e 90% dos nossos colaboradores se identificam com a empresa, se sentem pertencendo à empresa. Isto é gratificante e nos incentiva a investir mais na qualidade de vida dos colaboradores, na qualificação deles para que atendam cada vez melhor também o nosso associado”.

Segundo Geraldo Wrobel a preocupação com a qualificação do trabalhador é que garante oportunidade para que ele estude e participe de treinamentos para exercer com qualidade a sua atividade. “Nos preocupamos muito também com a qualidade de vida deles e eu acredito que são estes os fatores que mais impactaram para esta conquista”, disse.

O Sicredi participa também de uma premiação de excelência de gestão das cooperativas, prêmio da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. “Já passamos a 3ª etapa, estamos aguardando a quarta e última etapa, almejando ganhar mais um prêmio neste ano”, disse feliz o presidente do Sicredi Sudoeste.

Ele alerta para a atenção necessária, por parte de todos os empresários para a qualificação das equipes, num momento em que muitos enfrentam alta rotatividade nas empresas e em um país em que de um lado há vagas sobrando no mercado de trabalho e do outro lado trabalhadores desempregados. “O mais importante na atualidade é que tenhamos pessoas qualificadas, capacitadas para trabalhar em nossas empresas. Porque todo trabalho é realizado por pessoas, temos sistemas os mais modernos, mas quem opera estes sistemas são as pessoas e é nelas que temos que investir sempre. E o que se percebe em todas as áreas são pessoas qualificadas para assumir estes postos de trabalho”, frisou.

Segundo Geraldo Wrobel, o Sicredi precisa de pelo menos 180 dias para preparar um novo funcionário para assumir um posto de trabalho. “É muito mais barato manter o colaborador no trabalho do que contratar novos, então precisamos mesmo investir para que as pessoas permaneçam na empresa”, disse.

Em outubro o Sicredi dá início à elaboração de um planejamento estratégico para definir metas e objetivos para 2014. “Precisamos evoluir cada vez mais, reduzir custos, atender melhor e oferecer produtos de melhor qualidade a custo mais baixo”, explicou o presidente.

Fonte: Marlene Maria - Redação RP