Prefeito assina adesão de Tangará ao Plano Nacional Viver sem Limite

Para o prefeito o melhor caminho é oferecer o máximo de apoio às pessoas com deficiência. Fábio destaca ainda importante papel exercido pela Apae

O prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira, assinou o termo de adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites. Esse plano tem a finalidade de promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência.

O termo de adesão ao Viver sem Limites faz vistas a atuação integrada entre a União, os Estados e os municípios para que atuem em ações coordenadas oferecendo às pessoas com deficiência acesso a educação, inclusão social, acessibilidade e atenção a saúde. “Estamos nos comprometendo, através da assinatura do termo, a garantir o sistema educacional inclusive, garantir que os equipamentos públicos de educação sejam acessíveis para as pessoas com deficiência, inclusive por meio de transporte adequado”, afirmou o prefeito, salientando que estes são itens que constam no Plano Viver sem Limite.

Segundo Junqueira o Plano preconiza ainda a ampliação da participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mediante sua capacitação e qualificação profissional, bem como ampliar o acesso às políticas de assistência social e de combate a extrema pobreza. “O Plano estabelece ainda a adoção de medidas para a prevenção das causas de deficiência, qualificação e ampliação da rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência, em especial os serviços de habilitação e reabilitação. Enfim, a adesão ao Plano é de extrema importância para Tangará, mas deixo claro que essa adesão em nada afeta a nossa parceria com a Apae, instituição fundamental que desenvolve um grandioso trabalho e merece toda a nossa atenção”, enfatizou Junqueira.

Fonte: Assessoria de Imprensa