4º Campeonato de Canto de Pássaros começa domingo na Vila Olímpica em Tangará

O evento deste domingo marca a abertura de um campeonato que acontecerá em seis etapas até o final deste ano. Segundo o presidente da Associação de Criadores de Pássaros de Tangará da Serra – ACRIPATS, José Adriano, neste ano o campeonato vai resgatar duas modalidades. “As categorias já vem pré-definidas: fibra em todas as espécies, canto livre e repetição. Em anos anteriores não tivemos nem canto livre nem a repetição. Estamos, portanto, neste ano, resgatando estas duas modalidades”, explica.

A primeira etapa do campeonato acontece no próximo domingo 14 de julho, pela manhã, no Ginásio da Vila Olímpica. As demais etapas serão realizadas mês a mês, no mesmo local nos dias 04 de agosto, 01 de setembro, 27 de outubro, 24 de novembro e a etapa final dia 15 de dezembro.

Na etapa final será sorteada entre os participantes uma motocicleta. Para concorrer, os criadores precisam obrigatoriamente participar de cinco etapas do campeonato.

Segundo José Adriano, para participar do campeonato, é preciso ser passarinheiro: “Tem que ter passarinho regularizado, tem que ter o cadastro federal, estar em dia com o IBAMA e ser filiado a uma associação. O cadastro pode ser feito pelo site: http://www.tendadosbicudos.com.br/ ou http://curiodefibra.blogspot.com.br", explica.

Todas as etapas do campeonato serão realizadas na Vila Olímpica Rei Pelé, no Ginásio de esportes e são abertas à comunidade. “Queremos convidar a população que queira nos visitar em nosso evento, até para ter conhecimento sobre como acontece. É uma disputa de canto de pássaros e é muito bonito. Para nós é gratificante que as pessoas estejam presentes conhecendo de que forma se procede um campeonato de canto de pássaros”, convida José Adriano.

Fonte: Redação RP