Para Sommavilla, Câmara de Tangará acerta promovendo audiências públicas

Em entrevista ao programa O Povo no Rádio nesta 6ª-feira, o vereador do PV, Silvio Sommavilla, falou sobre a participação popular nos manifestos que acontecem em todo o país, inclusive em Tangará da Serra. Ele lembrou, na oportunidade, que a Câmara de Tangará da Serra tem buscado a participação da população para as decisões. “Nós temos cinco sessões temáticas, audiências públicas já marcadas. A população está sendo chamada para discutir. Jamais teremos problemas como os que são vividos hoje no Transporte coletivo se a população se manifestar” disse.

Sobre este tema foram apresentados, ao vivo, vários questionamentos de ouvintes do programa, que vivem problemas no setor. O vereador afirmou que já há na Câmara estudos sobre a questão. “Já estou sugerindo re-estudo dos itinerários, ar condicionado, que é algo de que não podemos abrir mão também, frota semi-nova, mais itinerários com um re-estudo inclusive, ônibus com cobrador, frota suficiente inclusive, entre outros”, afirmou.

Sommavilla lembrou que é muito importante que o povo participe das discussões. “A população ficou quieta durante muitos anos no Brasil diante de decisões que acabaram sendo tomadas em gabinetes. A população ficou em silêncio, mas não digeriu e o resultado está se vendo aí. Estamos muito dispostos a debater, a discutir com a população”, declara.

O tema Transporte Coletivo em Tangará da Serra estará em discussão em audiência pública, que a princípio estava marcada para ontem (20) e foi re-marcada para 1º de julho, às 19h30min no Centro Cultural.

O adiamento da audiência - Em relação ao adiamento da data, o vereador explicou que houve bom senso, um entendimento entre as autoridades e os organizadores do manifesto público realizado ontem. “Houve sensibilidade de todas as partes. O manifesto deu certo, porque está sendo organizado com seriedade. Os organizadores sentaram com a polícia, Câmara e Prefeitura e dialogaram. Fazer audiência para discutir só o transporte? Se fosse só o transporte até poderia ser feito em praça pública, mas não é o único foco do manifesto”, lembrou o vereador.

O manifesto popular – Sobre a manifestação da população tangaraense, realizado nesta 5ª feira, e os manifestos que acontecem em todo o país, o vereador disse estar feliz por poder participar desta história. “Este momento foi protelado já há muito tempo e estamos felizes por fazer parte desta história. O exercício da cidadania na sua essência fortalece a democracia. Isto está sendo mostrado em todo o país, até fora do país e também aqui em Tangará da serra. O importante é participar, independente da maneira como se pensa. Começa-se a buscar finalidades, um foco. A soberania está na população, mas de uma forma organizada”, afirmou.

Indagado sobre ter algum receio, como político em exercício de cargo, o vereador afirmou: “Para quem está na política é um grande teste. Ou joga limpo ou sai ‘de fininho’. Tenho zero de medo. Sinto-me protegido porque a intenção é fazer as coisas certas”.

Redação RP