Mais de 16 mil pessoas farão o vestibular da Unemat neste domingo

Neste domingo (26) 16.188 candidatos farão as provas do vestibular da Universidade do Estado de Mato Grosso e a primeira etapa das provas do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. As provas serão realizadas em 13 municípios do Estado.

Todo o esquema de segurança para a aplicação no dia das provas já foram adotados de forma preventiva pela Unemat, Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público e Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). As provas foram encaminhadas para os municípios sob escolta da Força Tática da Polícia Militar que também ficará responsável pelos malotes até domingo (26).

Na manhã desta sexta-feira os últimos malotes com as provas que serão aplicadas nos municípios de Cuiabá, Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Rondonópolis, Nova Xavantina, Alto Araguaia foram despachados pela Coordenadoria de Concursos e Vestibulares da Unemat. Os malotes das provas que serão aplicadas nos municípios de Alta Floresta, Sinop, Colider, Barra do Bugres, Tangará da Serra e Juara foram despachados na quinta-feira (23), já as provas que serão utilizadas no polo de Cáceres estão sob a guarda da Covest e a Polícia Militar.

O reitor Adriano Silva destaca a importância e o cuidado para garantir a transparência e a segurança para a realização das provas. “A Unemat e o Estado, juntamente com o Ministério Público vem trabalhando preventivamente e de forma afinada para garantir que todas as etapas do concurso vestibular ocorram sem qualquer surpresa. Nesse vestibular temos um recorde de inscrições e sabemos que como a universidade vem ganhando destaque e notoriedade muitas pessoas mal intencionadas podem tentar fraudar o concurso vestibular, por isso essas ações estão sendo adotadas”, diz.

Além da escolta policial dos malotes de prova, no dia do vestibular, domingo, em cada local de prova haverá a presença de policiais militares para garantir a tranqüilidade e a segurança dos candidatos. A Unemat e a Secretaria de Segurança Pública também realizaram uma parceria para garantir a presença de papiloscopistas de plantão que poderão ser acionados em caso de suspeita na identificação de um candidato. “São medidas preventivas e temos a certeza que todos os candidatos poderão realizar as provas com tranqüilidade e segurança”, afirma o reitor.

Orientações para os candidatos:

As provas do vestibular da Unemat e da primeira fase do CFO serão aplicadas no domingo no período matutino e também no período vespertino. Os candidatos devem ficar atentos e chegar aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência do horário marcado para o início, ou seja, às 7h da manhã e às 14h no período da tarde. O candidato pode consultar, de forma individual, o local de prova por meio do portal do candidato, disponível no site: www.unemat.br/vestibular para evitar tumultos no dia da prova.

Os candidatos devem ficar atentos ainda as regras previstas no edital. A diretora de Concursos e Vestibulares da Unemat, professora Ivanete Parzianello, lembra que muitos candidatos ainda são eliminados por uso de aparelhos celulares e/ou aparelhos eletrônicos que emitem ruídos. 

“O candidato pode entrar na sala com celular, relógios e alarmes desde que sejam acondicionados em um envelope plástico que será lacrado, mas o aparelho não pode emitir nenhum ruído sonoro, do contrário o candidato é eliminado, por isso o recomendável é que o candidato se apresente ao local de prova portando documento de identificação oficial com foto e com caneta esferográfica azul ou preta e de material transparente”, alerta Ivanete.

A Unemat vai divulgar o gabarito preliminar das provas objetivas a partir do dia 27 de maio. O gabarito final será divulgado a partir do dia 10 de junho. O resultado final será conhecido no dia 19 de julho e as aulas começam em agosto.

Neste concurso vestibular a Unemat oferta 2.110 vagas em 52 cursos de graduação distribuídos em 10 dos 11 campi da instituição. Para o CFO são 20 vagas para a Polícia Militar e seis vagas para o Corpo de Bombeiros.

Fonte: Redação RP com Assessoria