Vacinação contra aftosa deve imunizar mais de 12 milhões de animais em MT


A campanha de vacinação contra febre aftosa no rebanho bovino e bubalino de Mato Grosso começa nesta quarta-feira (1º). Durante o mês de maio, os produtores do estado devem imunizar os animais com idades entre 0 e 24 meses. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) é esperado que 12,5 milhões de cabeças recebam a dose da vacina. Este volume representa 42% do rebanho bovino total do estado, que é de 29,1 milhões de cabeças.

O Indea encerra nesta terça-feira (30) as notificações direcionadas aos pecuaristas para vacinação dos animais. De acordo com a coordenadora de Controle de Doenças do Indea, Daniella Soares Bueno, por enquanto nada está fora do cronograma. Ela explica que, neste ano, estarão em trabalho 41 pessoas entre médicos veterinários e agentes fiscais durante a campanha.

A área de fronteira internacional do estado é a região de maior preocupação para o Indea. Estão inclusas neste perímetro todas as propriedades dentro do um raio de 15 quilômetros da linha da divisa. Serão visitadas somente neste entorno cerca de 840 propriedades, o que corresponde a mais de 184 mil cabeças de gado.

O pecuarista tem até o dia 10 de junho para comunicar ao Indea a vacinação do rebanho. Aquele que não realizar a vacinação será multado em 2,25 UPFs, que correspondem a aproximadamente R$ 170 por animal não vacinado.

O pecuarista Luciomar Machado Filho, da região de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 quilômetros de Cuiabá, disse que não espera ter nenhuma dificuldade para vacinar o rebanho. "O período em que se pode encontrar alguma dificuldade é na vacinação de novembro, por causa das chuvas. Mas agora, com a seca, é bem difícil de acontecer algum problema. Eu já estou acostumado, isso já é uma rotina para mim". Ele espera vacinar aproximadamente três mil cabeças de gado.

A segunda campanha prevista para o estado será em novembro, com a estimativa de imunizar o rebanho de todas as idades.

Fonte: Redação RP com G1