Profissionais da educação se reúnem com Prefeito e discutem mobilização para Conai 2014

Profissionais da educação de Tangará da Serra estiveram reunidos com o Prefeito Fábio Martins Junqueira na última sexta-feira, 05, para discutir a organização da mobilização que acontecerá no Município para a realização das Conferências locais para discutir a proposta de construção do Sistema Nacional de Educação que servirá como documento base para a Conferência Nacional da Educação (Conae-2014).

Segundo o Coordenador de Políticas e Legislação Educacional da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Tangará da Serra, Professor Rodney Garcia que é membro da comissão, ficou definido pelo calendário nacional que no mês de abril seriam as conferências locais, no mês de maio a conferência municipal e em junho a conferência regional ou intermunicipal. “Tangará optou por fazer de 1º a 30 de abril a mobilização local, onde acontecerão as conferências locais sejam em escolas, clubes de serviço, sejam associações ou pessoas físicas que desejam propor emendas ao Programa que vai instituir o Sistema Nacional de Educação Básica que está organizado em oito eixos tratando desde o financiamento da educação à qualidade social da educação. Todo esse material está disponível no site http://fne.mec.gov.br/index.php/conae-2014”, explicou.

De acordo com o Prefeito Fábio Junqueira, qualquer pessoa física ou qualquer organização pode participar das conferências, mas ele alerta, porém, que existem alguns critérios para ser delegado. “Primeiro tem de fazer a conferência local e ser eleito pelo segmento. Depois pode se inscrever como ouvinte das propostas. As propostas da instância local podem ser encaminhadas para o email [email protected]”, informou o Chefe do Executivo, atento à mobilização que acontecerá em Tangará.

Ainda segundo Rodney Garcia, os formulários de emenda estarão disponíveis a partir do dia 15 de abril no site da Prefeitura Municipal, através de um link da Conae 2014, onde além de ter o documento base, de ter o material de orientação, estarão também os formulários onde as pessoas estarão baixando, preenchendo e encaminhando para o email que foi citado. “Esperamos que Tangará faça toda a discussão, que as conferências locais e as escolares envolvam algo em torno de cinco mil pessoas e aguardamos para o dia 6 de maio quando será a conferência municipal, um público em torno de 350 pessoas entre delegados, observadores e convidados”, salientou. Após isso conferência regional com a presença de sete municipais que será sediada em Tangará da Serra. Para mais informações, entrar em contato com a Semec pelo 3311-5130, ramal 203 e falar com o próprio Rodney.


MAIS INFORMAÇÕES


A Coordenação Municipal da CONAE 2014 pretende mobilizar Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Especial, SINTEP, SERPP, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, UNEMAT, ADUNEMAT, UNIC, UNISSERRA, Faculdades à Distância, CECITEC, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal do FUNDEB, Conselho de alimentação Escolar, Comissão de Transporte Escolar, Conselho Municipal de Proteção à Infância e Adolescência, Ministério Público, Escolas Particulares, ACITS, CDL, Câmara Municipal de Vereadores, Meios de Comunicação, Clubes de Serviço, e a sociedade em geral para que conheçam o documento, contribuam para a construção de um Sistema Nacional de Educação. Para tanto, estabeleceu o seguinte cronograma:

01 a 30 de abril – Conferências escolares ou locais; 
15 a 30 de abril – Inscrição de delegados à CONAE Municipal; 
30 de abril a 02 de maio – Envio de propostas de emendas ao texto base da CONAE 2014. 
06 de maio – Conferência Municipal da CONAE – Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho. 
A inscrição será feita em ficha – disponível no site www.tangaradaserra.mt.gov.br – a ser baixada, preenchida e enviada para o endereço: [email protected]

As emendas serão encaminhadas para o seguinte endereço eletrônico: [email protected]

Maiores informações, entrar em contato com:
Assessoria Pedagógica, falar com Marcia Abelha, telefone nº 3326 2612;
Cefapro Tangará, falar com Josiani Leitner ou Odair da Silva, telefone nº 3326 9318;
SEMEC, falar com Rodney Garcia, telefone nº 3311 5130, ramal 203.

Fonte: Assessoria de Imprensa