Prefeito e Secretário analisam experimento que tapa buracos usando pneus

Um experimento que está sendo utilizado em diversos Municípios, inclusive na vizinha Barra do Bugres, foi apresentado na manhã de sábado, 27, ao Prefeito Municipal de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira. Trata-se de um caminhão que realiza a operação denominada ‘tapa-buracos’ utilizando pneus triturados.

A idéia que oferece uma destinação adequada e ecologicamente correta a pneus velhos ou que não servem mais para serem utilizados está fazendo muito sucesso em diversas cidades do Brasil. Na região, Barra do Bugres já adotou o serviço que, segundo a empresa que o realiza em Mato Grosso, a Ecotech, apesar de mais caro que o utilizado pelas Prefeituras, demonstra maior durabilidade, significando, de acordo com eles, custo benefício às cidades.

Para o Prefeito Fábio Junqueira, observar a diferença de custo é fundamental, mas também levar em consideração o custo benefício, é importante. “Temos de colocar na balança as duas medidas, o fato desse serviço ser o mais caro e verificarmos se realmente ele é mais duradouro e por isso se é compensador”, salientou.

Segundo Junqueira a empresa Ecothec realizou apenas uma demonstração sem qualquer compromisso estabelecido. “A empresa veio a Tangará apresentar seu produto na prática. Juntamente com minha equipe vou analisar as viabilidades e concluir se há ou não necessidade de contratar o serviço ou realizá-lo como o Município sempre fez”, afirmou.

De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Chico Clemente, o tapa-buraco realizado pelo Município tem um custo médio de R$ 26,00 o metro quadrado, já o desenvolvido pela empresa utilizando pneus tem um custo de R$ 93,00 o metro quadrado, uma diferença considerável segundo ele. “É justamente como o Prefeito disse. Por ser um custo maior, temos de verificar se o material aplicado é de fato mais duradouro e assim compensador ou não em função dessa durabilidade. Essa é uma nova tecnologia de experimentos, estamos abertos a essas inovações desde que as mesmas venham de encontro com as necessidades do munícipe”, concluiu Clemente.

Fonte: Assessoria de Imprensa