Hospital das Clínicas deixa de atender pelo SUS

O que já não estava bom deve ficar ainda pior. Devido a supostos impasses com a Prefeitura, o Grupo Hospitalar Vida & Saúde, que gere o Hospital das Clínicas de Tangará da Serra, anunciou ontem que deixa de atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A informação é do vereador Professor Odair (PTB). Segundo ele, na tarde de ontem o grupo protocolou junto à Secretaria Municipal de Saúde o descredenciamento que pode promover o caos na saúde pública tangaraense, já que o hospital é referência nos atendimentos de alta complexidade, como partos e cirurgias em geral.

Para se ter uma ideia, o Hospital das Clínicas realiza diariamente cerca de 3 partos pelo SUS, isto é, entre 80 e 100 procedimentos do tipo deixarão de ocorrer todos os meses. Além disso, o hospital realiza mensalmente centenas de cirurgias ortopédicas, ginecológicas, entre outras de média e alta complexidade. O vereador Odair explicou que toda esta demanda deverá ser atendida em Nova Olímpia e Barra do Bugres, que, segundo ele, não têm suporte para supri-la.

“No mês passado estivemos reunidos com o prefeito e ele nos disse que tinha conversado com o prefeito de Barra do Bugres para que sejam feitos estes procedimentos por lá, mas eu não acredito que o município de lá tenha capacidade para receber toda a demanda tangaraense”, explicou.

Ele disse que não teve acesso ao teor do documento de descredenciamento, mas relatou que os motivos estão ligados a rigidez com que o prefeito Fábio Junqueira (PMDB) trata do assunto. “O prefeito quer impôr responsabilidades ao hospital que na verdade são da saúde pública, da Unidade Mista”, falou, prometendo abordar o tema na sessão de hoje a tarde na Câmara.

Fonte: Redação DS