Tangará da Serra será a capital do karatê de MT

A Associação Olímpica de Karatê (AOK), presidida pelo Shihan Antônio Felipe da Silva, prepara um mega evento para comemorar os 26 anos de fundação da entidade. Realizado em parceria com a Federação Mato-grossense de Karatê Interestilos (FKIMT), a IKGA/MT e a Secretaria Municipal de Esportes de Tangará da Serra, o evento deve reunir centenas de karateístas de todo o estado nos dias 22, 23 e 24 de junho.

O presidente da Associação Olímpica explica que esta será a 25ª edição da Copa Mato-grossense de Karatê Goju Ryu – um dos eventos mais tradicionais da modalidade no estado de Mato Grosso. “Nosso objetivo é de congraçamento, intercâmbios técnicos dos atletas e comemoração do 26º aniversário de fundação da Associação Olímpica de Karatê de Tangará da Serra, que será no dia 04 de setembro”.

As competições e cursos da 25ª Copa Mato-grossense de Karatê Goju Ryu acontecerão no ginásio Douglas Poyane – Vila Olímpica Rei Pelé e na sede da Associação. A programação começa no dia 22 de junho, às 20h, com o curso técnico “Atualização de Kata e Bunkai Kumite”, na sede da AOK.

No sábado as provas começam logo cedo, a partir das 8h. Primeiro vem as de Kata individual e equipe, com premiação simultânea. Após o almoço, às 13h, ocorrerá a solenidade de Abertura Oficial da 25ª Copa MT com presenças de autoridades municipais, estaduais, shows artísticos e marciais.

Às 14 horas as competições serão retomadas com as provas de Shiai Kumite individual e equipes até semifinais. E no domingo, pela manhã, haverá o desfile dos finalistas e a realização das finais de Shiai Kumite individual e equipes, com premiação e encerramento do evento.

Alexandre Rolim - Redação DS

GRÁFICA TANGARÁ

Proprietários da Gráfica Tangará, Sr. Rodrigo e Sra.
Elisângela recebendo o Troféu e o Diploma das mãos
do Sr. Leoclides Bigolin, Presidente da ACITS.
Funcionários da GRÁFICA TANGARÁ - Destaque
Empresarial 2011, no segmento Gráfica.

Audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre nesta quarta-feira

O Poder Executivo de Tangará da Serra, através do Prefeito Municipal Saturnino Masson, convida autoridades e membros dos poderes constituídos, representantes de órgãos públicos e a população em geral, a participar de Audiência Pública para prestação de contas referente ao 1º Quadrimestre do Exercício financeiro do ano de 2012.

A audiência é realizada em cumprimento ao disposto no Art. 54 da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101/2000), que trata da elaboração quadrimestral do relatório de gestão fiscal, e o parágrafo 4º do artigo 9º da mesma Lei, que trata da apresentação em audiência pública.

A audiência será realizada no dia 30 de Maio de 2012 (quarta–feira), a partir das 16h00, no plenário da Câmara Municipal de Tangará da Serra.

Fonte: Assessoria / Sefaz / Contabilidade

DROGARIA SANTO ANTONIO

DROGARIA SANTO ANTONIO - Destaque Empresarial 2011

Concurso público: Masson afirma que mais de 90% dos aprovados já foram chamados

Das 316 vagas disponibilizadas pelo concurso público 001/2010 da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, 287 já foram preenchidas pelos respectivos aprovados. A informação é da Secretaria Municipal de Administração, que aponta para um índice de 90,8% de provimento dos cargos disponibilizados.

O prefeito Saturnino Masson disse estar absolutamente tranqüilo quanto à denúncia protocolada na semana passada na Câmara Municipal por aprovados e classificados no último concurso público realizado pela municipalidade. “Temos a convicção de que estamos fazendo o que é certo. Estamos analisando o que de fato há nesta denúncia”, declarou.

Segundo o gestor, o concurso foi realizado em 2010, homologado em abril de 2011 e tem validade até 2013, prazo este que ainda pode ser prorrogado para 2015. “Ainda temos este prazo para chamar os aprovados”, considera Masson, que lembra que somente este ano já foram publicados três editais de convocação dos aprovados para provimento dos cargos. “Estamos acima da expectativa de posse dos aprovados”, completou.

Saturnino Masson observa que, entre as citações da denúncia, há contestações sobre a quantidade de cargos de livre nomeação, com referências ao próprio partido do prefeito. “O PSDB tem apenas seis pessoas em cargos comissionados, sendo que três deles fazem parte do secretariado”, considerou. 

Já o secretário municipal de Administração, Edirson José Oliveira, destaca que alguns cargos, como o de Agente Administrativo, já foram todos preenchidos com a convocação de todos os aprovados, incluindo o cadastro de reserva. Para estes cargos, revela Edirson, há necessidade de realização de um novo concurso público, o que já foi inclusive providenciado pela municipalidade.

Para alguns casos em que o município ainda não chamou candidatos aprovados pelo concurso – como os agentes de trânsito que aguardam convocação – o município ainda busca uma adequação estrutural da máquina administrativa para os respectivos chamamentos, mas que em breve haverá convocações.
Quanto aos apontamentos na denúncia de que houve preenchimento de vagas para as quais já havia candidatos aprovados e de ocorrência de adicionais de até 60 horas para evitar convocações, o secretário Edirson Oliveira disse irá conferir se há tais situações. “Não temos conhecimento disso, mas estamos tomando ciência do teor da denúncia, analisando item por item para apurar e, se for o caso, proceder nas devidas regularizações”.

Sobre desvios de função o secretário admite que existem alguns casos, mas que não configuram irregularidades. “Há, por exemplo, ajudantes de serviços gerais que são aproveitados em serviços administrativos justamente para garantir o andamento do serviço público, mas são situações temporárias”, explicou Edirson. Ele lembra que há situações de esgotamento da disponibilidade de concursados, inclusive no cadastro de reservas, como é o caso do cargo de agente administrativo. 

Quanto à manutenção de servidores aposentados, Edirson cita apenas um caso, constatado no setor de Fiscalização. Em relação às contratações de servidores terceirizados, o secretário afirma que tais serviços correspondem a contratos de serviços especializados, como limpeza de prédios públicos e coleta de lixo, não tomando os lugares, portanto, de concursados.

Edirson José Oliveira também esclarece que casos de servidores destinados a determinada função que atuam em outras acontecem devido a necessidades urgentes. “No caso do setor de saúde, por exemplo, enfrentamos problemas de carência nos plantões, o que temos de atender da melhor maneira possível”.O secretário reforça que a Administração, já nesta segunda-feira, buscou tomar ciência do conteúdo integral da denúncia protocolada na Câmara para apurar se há, de fato, tais irregularidades. “Estamos avaliando cada item da denúncia e, em caso de necessidade, não deixaremos de tomar as devidas providências para regularização”, finalizou Edirson José Oliveira.

Fonte: Assessoria - Gabinete/Smad

COVEPEL

COVEPEL - Destaque Empresarial 2011

Lions Clube realiza triagem à espera da Carreta do Hospital do Câncer

O Lions Clube Tangará da Serra está realizando, uma triagem a fim de selecionar as 120 pessoas que farão os exames gratuitos preventivos contra o câncer de Colo de Útero, Próstata e Pele no próximo dia 18 de junho. Os exames, em junho, serão realizados por uma equipe do Hospital de Câncer de Barretos-SP, através da Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos, da Fundação Pio XII.

A triagem, destinada a pessoas de baixa renda que desejam e precisam de uma consulta, iniciou na tarde de ontem e continuará sendo realizada hoje a partir das 13h, na sede social do Lions Clube. “Essa triagem em uma iniciativa do Lions que vem ser um portal, uma forma para conseguirmos selecionar estas pessoas que serão atendidas pelo Hospital do Câncer. Então é de suma importância que a população venha e participe, pois está é a única forma de tentar garantir o atendimento”, ressaltou a coordenadora da campanha, Lucimari Batista Izoton.

Ainda segundo a coordenadora todas as pessoas que passaram e ainda vão passar no dia de hoje, serão atendidas. De acordo com ela, a ideia é atender um número máximo de pessoas para que assim se possam identificar aqueles que realmente precisam de atendimento, que já apresentam algumas características da doença. “Quem passar pela nossa sede será atendido desde que dentro dos parâmetros, que seriam de idade para ser realizados os exames”

Ainda de acordo com a coordenadora, o objetivo é que por meio destes exames seja feito um diagnóstico precoce das doenças. Desde novembro de 2008, o Lions Clube Tangará da Serra em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos realiza no município atendimentos preventivos gratuitos contra o câncer de colo de útero, próstata e pele, através da Unidade Móvel. Desse trabalho, mais de 270 pessoas já foram atendidas pela equipe em Tangará, sendo que dessas mais de 15 já foram encaminhadas para Barretos para exames mais detalhados e tratamento.

A campanha é realizada como uma forma de conscientizar a população para a prevenção do câncer, através de exames, pois quando descoberto no início o câncer tem grande probabilidade de cura, daí a importância dos exames preventivos realizados pela unidade móvel. Vale ressaltar que serão realizados 120 exames no próximo dia 18 de junho, sendo 40 de próstata, destinados aos homens acima dos 50 anos, 40 de colo uterino e 40 de pele, para todas as idades.

Paulo Ramos - Redação DS

TGA SISTEMAS

O Proprietário da TGA SISTEMAS Sr. Márcio Lopes
recebendo o Troféu e o Diploma de Luciano Lorenzetti
Diretor da ACITS.
Funcionários da TGA  SISTEMAS - Destaque Empresarial 2011,
no segmento Desenvolvimento de Sistemas.

Juízes de Tangará são promovidos para comarcas da capital do Estado

O final da tarde de ontem foi de muita comemoração no Fórum da Comarca de Tangará da Serra, quatro juízes de importante gabarito foram promovidos pelo critério de merecimento e antiguidade de forma alternada. A decisão foi proclamada em sessão administrativa extraordinária, realizada na manhã de quinta-feira, dia 24.

Ao todo foram 17 magistrados de Terceira Entrância que foram promovidos para as comarcas de Entrância Especial, distribuídas em Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande. Com relação aos juízes da comarca de Tangará, todos foram promovidos para vagas situadas na capital.

São eles: a juíza Ângela Regina Gama da Silveira Gimenez, que assume a Primeira Vara Especializada de Família e Sucessões de Cuiabá; o juiz Jamilson Haddad Campos, que assume o Direito Auxiliar da Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá; o juiz Wladymir Perri, que assume a Quinta Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá e a juíza Tatiane Colombo, que assume o Direito Auxiliar da Segunda Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá.

“Estou muito dividida, devo muito a Tangará, a sociedade sempre esteve envolvida em nossas campanhas, em nossas batalhas, sempre quando solicitamos o apoio a população de imediato nos atendia. No entanto, em Cuiabá está toda a minha família, então necessito desta transferência. (…) Estou muito realizada como profissional, é um grande reconhecimento e feliz também, porque sei que estes juízes que estão ficando aqui, também são maravilhosos e muito competentes”, destacou emocionada, a juíza Ângela Gimenez que pede as orações da comunidade tangaraense para que os trabalhos do Poder Judiciário de Mato Grosso continuem crescendo cada vez mais.

RESUMO – Segundo o MidiaJur o concurso de promoção visou propiciar movimentação na carreira da magistratura e, por consequência, ampliar os níveis de estímulo e motivação profissionais. O presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, reconheceu o esforço empreendido pelos magistrados que atuam nas 79 comarcas do Estado em prol da prestação jurisdicional de qualidade, e adotou todas as providências necessárias para a realização da promoção. A votação foi feita vaga a vaga, iniciando pelo critério merecimento.

Ao final, seis varas da Comarca de Rondonópolis (212km a sul de Cuiabá) não foram preenchidas porque não tiveram nenhum candidato inscrito.

Paulo Ramos - Redação DS

Prova do processo seletivo da Seapa é transferida para 17 de junho

A prova objetiva do Processo Seletivo 002/2012 da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) foi transferida para o próximo dia 17. A informação é do titular da pasta, Cláudio José Alves.

A aplicação da prova objetiva estava prevista para este domingo (27.05). Segundo o secretário, a transferência foi necessária por uma questão administrativa referente ao processamento das inscrições dos candidatos. As inscrições, já encerradas, somam cerca de 600 candidatos para 12 vagas de fiscal e 01 vaga de médico veterinário, além do cadastro de reserva.

As provas do dia 17 de junho serão aplicadas a partir das 08h00, com limite até às 12h00. O local, assim que for confirmado, será informado no site www.tangaradaserra.mt.gov.br.

Fonte: Assessoria / Seapa

HOMENAGEM - Personalidades conquistam a cidadania mato-grossense

À frente do grupo, uma importante referência de pioneirismo: o arquiteto mineiro Américo Carnevalli (93 anos de idade e há 48 anos em Mato Grosso).


Fernando Leal - Assessoria de Gabinete

A Assembleia Legislativa concedeu na noite desta sexta-feira (25), pelas mãos do deputado Wagner Ramos (PR), uma de suas principais honrarias a alguns dos grandes responsáveis por parte da história e das trajetórias sociopolítica e econômica do Estado, a partir do seu médio norte.

Na solenidade, 32 personalidades conquistaram oficialmente a cidadania mato-grossense. À frente do grupo, uma importante referência de pioneirismo: o arquiteto mineiro Américo Carnevalli (93 anos de idade e há 48 anos em Mato Grosso).

Foi pelas mãos de Seo Carnevalli que surgiu um município de 11 mil e 391 quilômetros quadrados, e que ostenta atualmente a condição de um dos dez maiores arrecadadores de ICMS, entre os 141 de Mato Grosso. Hoje, aos 36 anos de existência e também considerado um polo potencialmente econômico, Tangará da Serra conquistou a condição de Capital do Médio Norte e exerce fortes influências no noroeste.

“Esta noite estamos homenageando um grupo de empreendedores aguerridos e que tem como referência e expoente máximo o senhor Américo Carnevalli. Todos têm a importância dos pioneiros – não só no aspecto histórico, mas também por suas contribuições para a consolidação econômica e política do Estado”, disse Wagner Ramos.

O também vice-líder do Governo do Estado na AL alertou para a necessidade da união de todos em torno de um trabalho político regional que atenda as necessidades dos municípios, desde Jangada até as divisas com Rondônia e o Amazonas.

A solenidade aconteceu no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na sede do Legislativo estadual. A seguir, em ordem alfabética, as personalidades agraciadas com o título de Cidadão Mato-grossense:

Américo Carnevalli, Agenor Possamay, Aparecido Vieira dos Santos, Camilo Felipi, Edio Lima de Sousa, Edna Aparecida Girotto, Heitor Sofia Filho, Herman Vanderlei Cavalari, Honorino Alves de Morais e Idail José Trubian.

Ildo Crestani, Iodomir Alves de Carvalho, Irineu Rodrigues, Ismar Costa Vila Real, Ivonete Iper de Lima, James Leonardo Parente de Ávila, José Pereira Marques Rosa, Lília Silvana Horn, Leoclides Bigolin, Luia Galdino de Lima, Margarete Dalcol de Souza, Maria Célia de Oliveira Pereira, Mauro Rui Heisler (prefeito de Brasnorte), Mauro Valter Berft e Miguel Batista Machado.

E Nereide Lucia Martinelli, Roberto Anselmo Rubert, Rogério Morimoto, Sabino de Araújo Ramos, Saturnino Masson (prefeito de Tangará), Valter Rigui e Waltemir Clóvis Piccoli.

Caso Daniel: Audiência de instrução e julgamento continua só em agosto

O juiz Marcelo Sebastião Prado de Moraes não ouviu ontem os seis acusados pelo Ministério Público Estadual de terem tido participação no assassinato do vereador Daniel Lopes da Silva em julho de 2001. Com isso, não terminou a audiência de instrução e julgamento, que terá continuidade nos dias 8 e 9 de agosto com o depoimento de testemunhas e a oitiva dos seis réus: Jaime Luiz Muraro, Ana Maria Urquiza Casagrande, Antônio Lopes Goonçalves, Argeu Fogliatto, José Cláudio Vani e Névio Bortoluzzi.

Em agosto será concluída a oitiva das testemunhas e dos réus e será aberto prazo para a manifestação do Ministério Público para que possa requerer a pronuncia ou impronúncia dos acusados. Em seguida será a vez da defesa apresentar razões finais pela impronúncia e em seguida o juiz irá sentenciar se pronuncia ou impronuncia. Se a decisão do magistrado for pela pronuncia, uma Sessão Plenária será marcada.

Apesar desse caminho não parecer muito longo, os advogados de defesa dos acusados deixaram claro ontem que antes de qualquer sentença pela realização de sessão plenária – quando os acusados são levados a juri popular - haverá uma longa disputa processual a ser litigada.

Questionado sobre se há interesse da defesa na protelação do resultado um dos advogados Welder Gusmã Jacon respondeu que não. “Não. De forma alguma. Na verdade nós tínhamos interesse já de que a audiência findasse hoje (ontem), mas infelizmente nós contribuímos para que isso acontecesse. Muitas testemunhas não chegaram nem a serem intimadas. Nós trouxemos para o juiz fazer a oitiva, mas infelizmente não são todas que foram encontradas. Inclusive algumas do Ministério Público e também tem algumas cartas precatórias a serem expedidas ainda para fazer a oitiva de testemunhas que residem fora da comarca”, afirmou.

Jacon explicou ainda que o processo é complexo, tem um grande número de volumes e muitas testemunhas arroladas tanto pela defesa como pela acusação. “Infelizmente não há tempo hábil, processualmente falando, para se ter uma audiência em que se possa ouvir a todos no mesmo momento. Muitas das testemunhas ainda não foram encontradas. São testemunhas que por questão de localidade às vezes fica difícil de se proceder a intimação das mesmas. Então o juiz achou por bem designar uma nova data para que dê continuidade e sejam ouvidas as demais testemunhas para, só assim, efetuar qualquer decreto ou manifestação acerca do que está nos autos”, explicou Welder Gusmã.

Mesmo relutando aprofundar comentários sobre os fatos denunciados, o advogado Welder Gusmã Jacon colocou em dúvida os motivos que teriam levado ao aditamento da denúncia relativa ao assassinato do vereador Daniel Lopes da Silva. “Infelizmente a gente vê um fato sendo levantado novamente depois de já ter tido os efetivos assassinos do vereador Daniel todos condenados, réus confessos. Então fica uma incógnita do porque se vai avante novamente com o processo. Nós não vislumbramos qualquer elemento que pudesse dar asa a qualquer outro tipo de denúncia. (…) São vários os nossos pensamentos, não seria só a questão política, mas prefiro não me manifestar”, afirmou.

Redação DS

Terceira edição da Expoflor Verde & Flor Apae inicia hoje

A beleza, a sutileza, as cores e o aroma tão presentes das flores de Holambra-SP estão de volta a partir de hoje, dia 24, na 3ª Expoflor Verde & Flor, evento que será realizado e organizado pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Tangará da Serra. A exposição já é considerada um dos principais eventos do município.

Ao todo serão 11 dias de exposição de mais de 300 espécies de plantas, que se caracterizam em flores, folhagens e plantas frutíferas, vindas da cidade conhecida mundialmente, como “Cidade das Flores”. A Estância Turística de Holambra conquistou este título graças ao trabalho e persistência dos pioneiros holandeses que se instalaram na antiga Fazenda Ribeirão após o final da Segunda Grande Guerra. Aqui, enquanto se adaptavam ao novo modo de vida, iniciaram o plantio de gladíolos, dando início ao cultivo e comercialização vitoriosos de flores e plantas, com base no sistema cooperativista.

A exposição traz espécies de a partir de R$ 2, atribuindo preços populares objetivando que a população crie o hábito de cultivar flores e plantas, a fim de que melhorem a qualidade de vida do ambiente em que vivem e, sobretudo, contribuam para que a escola arrecade fundos para a sua manutenção.

De acordo com a diretora da Escola Raio de Sol, da Apae, Magda Ferreira de Andrade Luppi, a exposição nada mais é de que uma grande festa da natureza, onde todas estas plantas despertam os sentimentos de alegria, calmaria, suas cores refletem um novo ambiente. Ainda segundo a diretora muitas novidades que não foram vistas na outras edições, estão podendo ser adquiridas nesta, “todas as exposições que realizamos, contando com esta que está acontecendo, ocorreram em estações diferentes, então para alegria de todos mais uma vez trouxemos inúmeras novidades, além de outras que já são mais comuns”, destacou Luppi.

ATRATIVOS – Além da grande variedade de plantas e flores, a Associação oferece outros atrativos como a comercialização de vasos e painéis para colocação de flores confeccionados na marcenaria da instituição, vasos ecológicos (de prolipropileno) da FG Comercial, vasos em argila da Associação de Artesãos do Progresso e ainda uma pequena praça de alimentação, sendo que esta será oferecida e organizada pelo Clube de Mães da Apae. Vale destacar ainda que durante todo o evento, uma equipe técnica de Holambra, auxiliados por voluntários da Apae, estarão orientando as pessoas quanto aos cuidados específicos com o cultivo das plantas e flores, assim como a maneira correta para harmonizá-las no ambiente.

A exposição que iniciou hoje segue até o dia 03 de junho, na Quadra Poliesportiva da Apae, estando aberta a partir das 09h até às 21h. Acredita-se que mais de cinco mil pessoas passarão pelos 11 dias de evento e mais de quatro caminhões de flores sejam descarregados no local.

“Queremos desde já convocar toda a população de Tangará da Serra que venha prestigiar a exposição e se quiser também visitar a nossa escola, que estará funcionando de segunda a sexta-feira, para também conhecerem quem estão beneficiando, pois além de estar levando uma flor para casa, enfeitando seu lar, você estará ainda beneficiando e mantendo o atendimento dos 275 alunos que a Apae de Tangará da Serra”, é o que destacou no lançamento da campanha, a diretora Magda.

Fonte: Paulo Ramos - Redação DS

LIONS CLUBE DE TANGARÁ DA SERRA


LIONS CLUBE DE TANGARÁ DA SERRA
Rua 22A, 486-W - Jd. Tangará II
Fone: (65) 3326-3511
E-mail: [email protected]
Site: lionsclubetangara.blogspot.com
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT


Gestão: 2011/2012
Presidente: Itair Luiz Scarabotto
Secretário: Gilmar Silva Santos
Tesoureiro: Carmo A. de Oliveira
Obs: Reuniões as quintas-feiras 19,30 hs.

Lions Clube Tangará da Serra realiza triagem para exames de próstata, pele e colo de útero

O Lions Clube Tangará da Serra realizará na próxima segunda e terça-feira, 28 e 29 de maio, uma triagem a fim de selecionar as 120 pessoas que farão os exames gratuitos preventivos contra o câncer de Colo de Útero, Próstata e Pele no próximo dia 18 de junho. Os exames, em junho, serão realizados por uma equipe do Hospital de Câncer de Barretos-SP, através da Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos, da Fundação Pio XII.

A triagem, destinada a pessoas de baixa renda que desejam e precisam de uma consulta, será realizada a partir das 13h, na sede social do Lions Clube. “Antes da vinda da carreta do Hospital de Câncer de Barretos a Tangará da Serra, realizaremos essa triagem para selecionar as pessoas que participarão das consultas”, explica a coordenadora da campanha, Lucimari Izoton, ao destacar que na triagem não há um número limite para atendimento.

“Todas as pessoas que estiverem no Lions, na segunda e terça-feira, serão atendidas. Teremos várias equipes capacitadas para atender a todos, não sendo necessário comparecer a sede no período da manhã”. Os interessados em realizar os exames devem comparecer na sede do Lions Clube, a partir das 13h, munidos de cópias do RG, CPF, Cartão do SUS (caso tenha) e comprovante de residência.

Ainda de acordo com a coordenadora, o objetivo é que por meio destes exames seja feito um diagnóstico precoce das doenças. Desde novembro de 2008, o Lions Clube Tangará da Serra em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos realiza no município atendimentos preventivos gratuitos contra o câncer de colo de útero, próstata e pele, através da Unidade Móvel. Desse trabalho, mais de 270 pessoas já foram atendidas pela equipe em Tangará, sendo que dessas mais de 15 já foram encaminhadas para Barretos para exames mais detalhados e tratamento.
A campanha é realizada como uma forma de conscientizar a população para a prevenção do câncer, através de exames, pois quando descoberto no início o câncer tem grande probabilidade de cura, daí a importância dos exames preventivos realizados pela unidade móvel.

Vale ressaltar que serão realizados 120 exames no próximo dia 18 de junho, sendo 40 de próstata, destinados aos homens acima dos 50 anos, 40 de colo uterino e 40 de pele, para todas as idades.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS

Vacinação contra gripe termina na sexta-feira

Ministério da Saúde orienta a população a procurar uma unidade de saúde para se proteger e, assim, evitar as formas graves da doença

A campanha nacional de vacinação contra a gripe,iniciada dia 5 de maio,se encerra nesta sexta-feira (25). A metaé vacinar80% do público-alvo: idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e povos indígenas. Até a manhã desta segunda-feira (21), foram vacinadas 13,5 milhões de pessoas, o que representa 44,87% dos 30,1 milhões de pessoas do grupo prioritário.

“O prazo está acabando e o inverno chegando. Então, as pessoas precisam se proteger contra o vírus da gripe”, alerta a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues. A Coordenadora destaca que é importante as pessoas procurarem um posto de atendimento para tomar a vacina nesta retafinal da campanha. A detecção de anticorpos protetores se dá, em média, entre 2 a 3 semanas, após a vacinação.(leia +)

Fonte: Portal da Saúde

Saturnino consegue emenda de R$ 400 mil para acesso ao aeroporto

Na semana passada o prefeito Saturnino Masson (PSDB) conseguiu do deputado federal Nilson Leitão (PSDB) a garantia de uma emenda no valor de R$ 400 mil para a pavimentação do acesso ao Aeroporto Municipal. O asfalto ligará o trevo do Anel Viário até a entrada do aeroporto. A obra contará com contrapartida do Município e as expectativas são de que os recursos sejam liberados pelo Governo Federal ainda este ano.

“Já temos esses recursos garantidos, o deputado Nilson Leitão já está trabalhando, o prefeito pediu que a Secretaria de Planejamento pudesse estar cadastrando porque o prazo estava encerrando, então já temos a garantia para essa ligação. Agora temos que ver com o secretário de Turismo que está também fazendo um trabalho para que consiga apoio junto ao Estado, junto ao deputado Wagner Ramos para que consiga também viabilizar outras obras. Mas em linhas gerais temos conseguido essa parceria com o deputado Nilson Leitão e o Governo Saturnino tem essa vontade, essa determinação de resolvermos definitivamente essa questão do aeroporto municipal”, conta o secretário municipal de Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Serviços, Francisco Dantas Garcia, o Chiquinho, que acompanhou Saturnino em Brasília.

Chiquinho ressalta que a conquista só foi possível porque sob a gestão de Saturnino o Município conseguiu todas as certidões necessárias para a condição de adimplente junto ao Governo Federal. Se todas as secretarias municipais não tivessem feito sua parte, lembra o secretário, o município não estaria em condições de receber os investimentos. “Uma das condições é esta. Você tem que ter as certidões, tem que estar regular para receber os investimentos. Então o Município adquiriu isto e a vontade política do prefeito é de resolver não só essa questão do aeroporto, mas todas as situações que se colocam e que precisam de solução”, afirma.

LEITÃO – O deputado Nilson Leitão estará em Tangará da Serra na quinta-feira, dia 24, quando participará de uma reunião política, um encontro com empresários do agronegócio e com o prefeito Saturnino Masson e secretários municipais. Na reunião o deputado deve reafirmar o compromisso com Tangará da Serra para a liberação da emenda ao Orçamento da União para a pavimentação do acesso ao aeroporto.

“Ele virá com esse objetivo, reunir o partido, fazer discussões, prestar contas de sua atuação até agora e os compromissos que está assumindo, em que pese ele não ter tido votos aqui, mas os compromissos que vai estar assumindo com Tangará da Serra. Ele é deputado federal de Mato Grosso e tem esse entendimento, de que o que a gente quer é compromisso e Tangará sempre soube retribuir o trabalho de quem prestou serviços pelo nosso povo”, conta Chiquinho.

PROBLEMAS – O secretário diz que é grande a lista de problemas a serem resolvidos para que o aeroporto seja regularizado. Segundo ele há a questão do alambrado, sinalização, recuperação da pista e terminal de passageiros, entre outros. “O aeroporto hoje demanda mais de dois milhões e meio, a três milhões em recursos. O deputado [Nilson Leitão] está entrando com sua emenda e resolvendo 15% do que seria necessário. Estado já tem alguma coisa alocada. O deputado Wagner Ramos tem dito que o Estado tem 1 milhão e 500 mil para ajudar a resolver, então daqui a pouco vamos ajustando isso, ajustando parceiros e conseguimos resolver definitivamente esse problema”, explica.

Fonte: Redação DS

Tangaraenses participam da 1ª fase do Estadual em Sapezal

A Federação de Karatê Interestilos de Mato Grosso (FKIMT) realizou, em parceria com a Associação Sapezal de Karatê e Prefeitura Municipal de daquele município, a 1ª Fase do 17º Campeonato Mato-grossense de Karatê Interestilos. Tangará da Serra, representada pela Associação Olímpica de Karatê, ficou em segundo lugar no geral, conquistando 56 medalhas.

A competição ocorreu nos dias 19 e 20 de maio na cidade de Sapezal com sucesso absoluto e grande público, como informou o presidente da Associação Olímpia, Felipe da Silva. Aproximadamente 200 karatecas de Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra e Sapezal se fizeram presentes.

Felipe explica que o Campeonato é dividido em várias categorias de Kata (formas) e Kumite (combate), e na disputa estava o Troféu Mestre Osvaldo Messias de Oliveira. “Gostaria de parabenizar Sapezal pela organização e atenção aos participantes, a próxima fase será em setembro na cidade de Brasnorte, quando será formada a Seleção de Mato Grosso para o Campeonato Brasileiro que ocorre em novembro na cidade de São Paulo”.

O presidente da Associação Olímpica aproveita para anunciar a 25ª Copa Mato Grosso de Karatê Goju Ryu, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de junho em Tangará da Serra.

Quadro de medalhas:

  • Campeã = Associação Sapezal com 22 ouro - 16 prata - 28 bronze = 66 medalhas
  • Vice Campeã = Associação Olímpica com 19 ouro - 21 prata - 16 bronze =- 56 medalhas
  • 3º Lugar = Associação Brasnorte com 10 ouro - 11 prata - 30 bronze = 51 medalhas
  • 4º Lugar = Associação Okinawa com 06 ouro - 04 prata - 18 bronze = 28 medalhas

Fonte: Redação Diário da Serra

UTILIDADE PUBLICA- PROCURA-SE PELA FAMILIA


PROCURA-SE PELA FAMILIA DE UMA SENHORA QUE SE DIZ CHAMAR: JOANA DARC.

A MESMA ENCONTRA-SE NO MUNICIPIO DE SANTO AFONSO MT, SEM NEHUMA DOCUMENTAÇÃO, NA ESPERA DE ALGUM FAMILIAR. ELA APARENTA TER APROXIDAMENTE 55 ANOS, E A MESMA POSSUI UM DISTURBIO MENTAL.
POR FAVOR GOSTARIAMOS QUE DIVULGASSEM ESTAS FOTOS PARA QUE POSSAMOS AJUDAR ESTA SENHORA.
ATENCIOSAMENTE,
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO AFONSO.

QUALQUER INFORMAÇÃO ENTRAR EM CONTATO NO TELEFONE:

(65) 3312 1267 FALAR COM JOANA OU MARCIA

Beneficiamento e conservação do pescado é tema de curso de qualificação

Instruções viabilizadas através de parceria Seapa/Sindicato Rural/Senar iniciaram nesta segunda-feira (21.05) e seguem até sexta-feira, com participação de 14 pessoas.

Teve início nesta segunda-feira (21.05), no Secitec de Tangará da Serra, o curso de qualificação profissional “Beneficiamento e Conservação de Pescado”. As instruções seguirão até a próxima sexta-feira, 25, para uma turma de 14 cursandos.

O curso é promovido através de parceria entre o município de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e do Sindicato Rural de Tangará da Serra. As aulas, com carga de oito horas diárias, são ministradas pelo instrutor do Senar, Isaías Alves Macedo.

O objetivo é proporcionar qualificação a produtores rurais enquadrados na agricultura familiar e também ao público externo interessado na área. “O curso visa levar aos agricultores o conhecimento necessário para agregar valor à matéria prima que eles já possuem, que é o pescado”, explica o secretário de Agricultura do município, Cláudio José Alves.

O conteúdo do curso gira em torno das práticas do manuseio do pescado desde a criação no tanque até o abate e os cortes, culminando com um melhor aproveitamento na elaboração de pratos. Há abordagens técnicas sobre abate, tipos de cortes, filetagem, higiene, defumação e cuidados no manuseio do pescado, além de várias receitas.

Segundo a Seapa, o município mantém um cadastro de mais de 50 produtores familiares na atividade de piscicultura. Destes, ao menos 10 produzem em escala comercial, enquanto os demais desenvolvem a atividade como subsistência e complemento de renda nas propriedades, com venda em pequena escala principalmente na Feira do Produtor.

Fonte: Assessoria / Seapa

Comissão visitou locais que receberão câmeras de segurança

Representantes da empresa que venceu a licitação para a instalação de Câmeras de Segurança em Tangará da Serra, representantes do Executivo Municipal e Consegur acompanharam o coronel Antonio Ribeiro de Morais, comandante do Comando Regional VII da Polícia Militar e o chefe de operações da Polícia Civil, Jucemilson Nazário, na manhã de ontem durante vistoria dos locais onde serão instalados os equipamentos para monitoramento. De acordo com o coronel, os locais já estavam definidos no projeto apresentado pelo Grupo de Gestão Integrada (GGI) e Prefeitura Municipal no ano passado, mas a visita define os últimos ajustes.

“Mostramos os pontos onde vai ser definida a localização exata onde as câmeras serão instaladas, os posicionamentos estratégicos para que possa ser atendido o maior número de empresas, bancos, enfim dando uma proteção maior à sociedade através da prevenção que será possível com a as câmeras”, explica o coronel Ribeiro.

A vistoria também foi acompanhada por representantes da Cemat, responsável pelos postes onde algumas câmeras serão instaladas, e pelo secretário municipal de Infraestrutura Ronaldo Diniz, já que em alguns casos será preciso a instalação de câmeras em calçadas ou mesmo a retirada de árvores com a finalidade de ampliar o campo de alcance das câmeras. “Nosso objetivo é garantir a certeza de que a cidade estará monitorada da melhor forma possível com as câmeras de segurança”, conclui o coronel.

Fonte: Redação Diário da Serra

Concurso ´Viva São João´ premia as melhores quadrilhas no Arraiá da Serra

A 13ª edição do Concurso de Quadrilhas ´Viva São João´ de Danças Juninas foi lançado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) através do Departamento de Cultura, a edição estará dentro da programação do Arraiá da Serra e será uma união para o desenvolvimento da festa entre duas pastas do executivo: a cultura e o turismo.

No mês de junho, o país inicia suas festanças juninas, um dos eventos mais esperados do calendário brasileiro e que fazem parte das manifestações populares mais praticadas no Brasil. Muita música caipira, quadrilhas, comidas e bebidas típicas em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29).

No município de Tangará da Serra, a comemoração que está sendo organizada pelo Executivo Municipal, será realizadas nos dias 15, 16 e 17 de junho. A XI Edição do ‘Arraiá da Serra’ e ainda XIII Concurso ‘Viva São João’ de Danças Juninas será na Praça dos Pioneiros e aguarda milhares de pessoas nos três dias de festa.

De acordo com a coordenadora de cultura de Tangará da Serra, Joeli Siqueira, todos os preparativos já estão sendo realizados, para que os presentes possam assistir um concurso embasado na organização e na preservação da tradição festiva, “com certeza o concurso já é tradição em nossa cidade, estamos indo para a décima terceira edição do concurso, a décima primeira do arraiá e o trabalho está sendo constante, para que mais uma vez a população saiu satisfeita do evento”, destacou.

As inscrições para o concurso iniciam nesta segunda-feira, dia 20 e vão até o dia 10 de junho. A inscrição é gratuita e autorizada para todos os grupos de danças, comunitários, escolas, clubes de serviço, enfim, para todos aqueles que desejam participar. “Os interessados devem realizar as suas inscrições aqui no departamento, bem como adquirirem todo o regulamento que fundamenta o concurso”, relatou Siqueira.
O concurso será dividido em três categorias, infantil, juvenil e adulta, sendo que cada grupo será avaliado nos critérios de coreografia, figurinos e adereços, sincronia dos dançarinos, trilha sonora, tempo de apresentação, originalidade da dança, desenvolvimento cênico, criatividade e puxador ou cantador.

“Toda a decoração, o espaço para dança dará um brilho maior para os participantes. Então, faço este convite, esta convocação para que os grupos realmente venham, participem, façam as suas inscrições”, comentou Joeli, frisando que para o concurso ser realizado necessita de um número de inscrições por categoria, sendo cinco inscrições para adulta, cinco para juvenil e três para infantil.

PREMIAÇÃO – As duas categorias, juvenil e adulta serão premiadas com: 1º lugar: troféu + 1 TV; 2º lugar: troféu + 1 DVD; e 3º lugar: troféu. Na categoria infantil se deu ao 1º lugar Trófeu + 1 máquina foto-gráfica. Maiores informações devem ser prestadas no Departamento de Cultura.

Fonte: Paulo Ramos - Redação Diário da Serra

36 anos com obras, arte, cultura, saúde, religiosidade, civismo e a confirmação de curso do IFMT para o município

Está confirmada a instalação, em Tangará da Serra, de curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. A assinatura do termo de cooperação ocorreu na manhã de sábado (12.05), durante reunião entre o prefeito Saturnino Masson e o secretário municipal de Educação e Cultura, José Júnior Pimenta.

O convênio celebrado tem como objeto a cooperação técnica para o desenvolvimento de curso superior tecnológico, pesquisas científicas e assistência técnica de interesse dos conveniados mediante implantação do Curso Superior Teconlógico em Sistema para Internet no município.

Todo o custeio, manutenção e aporte financeiro ficarão por conta do município de Tangará da Serra, em parceria com o Governo do Estado e IFMT. À instituição federal, através do campus de Cuiabá, caberá as responsabilidades no campo curricular, didática e pedagógica, enquanto o estado ficará responsável pelo espaço físico, infra-estrutura, equipamentos, acervo e biblioteca. Ao município caberá a disponibilização de um profissional coordenador, contratação e pagamento dos professores, manutenção do curso, obrigações fiscais e tributárias, entre outras obrigações administrativas.

Nos próximos dias, o Executivo Municipal divulgará o início dos trabalhos efetivos de instalação do curso e das respectivas estruturas, bem como informações relacionadas ao edital de seleção dos discentes.

AGENDA - A extensa agenda alusiva aos 36 anos de Tangará da Serra envolveu todas as secretarias, a Câmara Municipal, as entidades e a população em geral. O primeiro evento foi o curso “Sistema de Injeção Veicular”. Nos dias seguintes, houve o 1º Salão do Livro, de muito sucesso de público e de mídia, além de outros eventos culturais, como exposições fotográficas e de artes plásticas.

O município também comemorou, nos seus 36 anos, as melhorias na sua infra-estrutura urbana através da recuperação asfáltica na área central e em diversos bairros, instalação de meio-fios, sarjetas e bueiros, e também a reinauguração do Posto Central, da Padaria Comunitária e do Conselho Tutelar.

Entre as obras, também merece destaque as três creches que em breve serão entregues à população, no Alto da Boa Vista, no Altos do Tarumã, no Nossa Senhora Aparecida e no Jardim Califórnia.

Na área de segurança pública, o município assistiu a inauguração a 1ª etapa da reforma e ampliação da sede do Corpo de Bombeiros e o lançamento do Sistema Integrado de Segurança e GGIM.

A programação foi coroada no último final de semana, com a histórica celebração religiosa do 1º Tangará do Senhor Jesus, a Festa dos Estados, a Sessão Solene da Câmara Municipal e o tradicional desfile cívico. 
 
Assessoria Gabinete

IV Festa dos Estados leva milhares de pessoas à Praça dos Pioneiros

A IV Festa dos Estados veio para decretar a tradição ao evento na programação de festividades do aniversário de Tangará da Serra. Com três dias de festas que abrangeram todos os estilos musicais, bem como o regionalismo de diversos pontos do Brasil, a festa agradou e muito por quem ali passou.

Na primeira noite, logo o grande destaque. O Padre João Paulo Nolli, de Rondonópolis, conseguiu levar para a Praça dos Pioneiros, o maior público já visto em todas as festas realizadas ali, acredita-se que nem as festas de carnaval de rua, nem mesmo a virada do ano conseguiu fazer um aglomerado de pessoas tão específica. A missa de cura e libertação foi louvada com muita emoção pelos munícipes que foram agraciados com a benção do padre, que também abençoou a cidade e conduziu um ‘parabéns pra você’ irrigado com uma salva de palmas empolgante e coreografada.

“Foi um dos momentos mais bonitos que a cidade já viu, estou muito emocionada. Me sinto uma escolhida por Deus em poder vivenciar este momento”, destaca a professora Maria Rita, acrescentando que Tangará necessitava de um momento como este, “era o que a cidade precisava, olha que beleza, que coisa mais linda esse povo todo louvando, sendo abençoado por Deus”.

As outras noites, não com um público tão grande, mas satisfatório para quem ali compareceu, foram conduzidas com muita festa, comida e diversão. “A festa tem que virar uma tradição não pode deixar de acontecer, é uma oportunidade de ganhos, de se alegar, de se comemorar, tem que acontecer sempre”, comenta a acadêmica do 6° semestre de letras da Unemat, Rosimare Pereira, que estava vendendo com sua turma de faculdade em uma das barracas da festa.

PAULO RAMOS - Redação Diário da Serra

Vereadores querem aumentar para 15 número de vagas na Câmara

Os vereadores de Tangará da Serra reapresentaram esta semana o Projeto de Emenda a Lei Orgânica que aumenta de dez para 15 o número de vagas na Câmara Municipal. O projeto está sendo analisado pelas comissões permanentes do Legislativo, tem tramitação normal e a expectativa é de que seja votado ainda este mês.

Na justificativa os parlamentares argumentam a necessidade de atualização da Lei Orgânica. Segundo eles o número de vagas previsto atualmente pela legislação municipal foi fixado de acordo com o que previa a Constituição Federal antes da Emenda Constitucional número 58.

A emenda, promulgada pelos presidentes do Senado e da Câmara Federal em 23 de setembro de 2009, limitou o número máximo de vagas nas câmaras municipais de acordo com o número de habitantes dos municípios. Com a mudança, a Constituição Federal passou a prever que cidades com mais de 80 mil habitantes, como é o caso de Tangará da Serra podem ter no máximo 17 vagas de vereador.

Apesar de defenderem um número abaixo do limite máximo possível, os vereadores autores do projeto de emenda consideram que a proposta de alteração da Lei Orgânica de Tangará da Serra visa contemplar a simetria com a Constituição Federal. Isso é possível porque de acordo com entendimento majoritário o aumento no número de vereadores não é obrigatório e sim uma prerrogativa do Poder Legislativo Municipal, porém dentro dos parâmetros constitucionais.

CUSTOS – Quem defende a ampliação do número de vagas na Câmara justifica que o repasse de recursos ao Legislativo não está atrelado ao número de parlamentares e sim à população do município. Com isso, o percentual sobre a receita do município (duodécimo) a ser repassado para a manutenção do Legislativo em Tangará da Serra fica limitado a 7% - percentual para municípios com menos de 100 mil habitantes.

Redação Diário da Serra

Aniversário de Tangará da Serra - 36 Anos

Comemoração dos 36 Anos de Tangará da Serra. Programação desta quinta-feira – 10/05/2012:

08hs
· BUEIRO TRIPLO TUBULAR DE CONCRETO –Rua 20 entre Santa Terezinha e Alto Alegre
· BUEIRO TRIPLO TUBULAR DE CONCRETO –Rua 30 entre a Rua 01 e Rua 03-A Jardim dos Pomares - SINFRA

10hs – R. 12 nº 442 S - Centro - Reinauguração - Rádio Pioneira

14hs - SINE - Inauguração da Reforma do SINE - SICS

15h30min – Gabinete do Prefeito - Assinatura Convênio Unemat – Construção de 5 salas p/ o curso Eng. Civil - SEPLAN

19hs – Centro Cultural - Seminário de Lançamento do Sistema Integrado de Segurança e GGIM - GABINETE

Fonte: Assessoria Gabinete e Secretarias

Nova miss tem 17 anos e é de Primavera do Leste

Ângela Trampush vai representar MT no Miss Mundo Brasil

A nova Miss Mundo Mato Grosso é a bela Ângela Trampush, de 17 anos, natural de Primavera do Leste. A segunda colocada foi a Miss Tangará da Serra, Daniele Trubian, e a terceira colocada foi a Miss Alta Floresta, Rayla De La Coleta. Fecharam o grupo de 5 finalistas as Misses Nova Guarita, Patrícia Mendonça, e Chapada dos Guimarães, Stefany Holffman. Stephany também foi a vencedora do "Miss Popularidade UOL".

Entre os homens, o Mister Mato Grosso 2012 é Tony Brito, 19 anos, Mister Rondonópolis. O segundo lugar ficou com o candidato de Sapezal, Rafael Varela. O Mister Barra do Garças, Adriz Castro, foi o terceiro colocado. Os outros dois finalistas foram os Misters Cuiabá, Guilherme Mendes, e Jaciara, Jhony Gabriel (Mister Popularidade UOL).

O evento aconteceu na noite do último sábado (5), em Tangará da Serra (MT), na FLYER Eventos e teve a presença da Miss Mundo Brasil 2012, Mariana Notarângelo, o Mister Brasil 2007, Lucas Gil, a Miss Portugal Turismo, Ana Cláudia, e a Miss Mundo Mato Grosso 2011, Mariana Albuquerque.

Miss Mundo

O Brasil tem uma história de altos e baixos no Miss Mundo, criado em 1951 pelo empresário britânico Eric Morley. Em 1954, a Miss Brasil Martha Rocha foi convidada a participar após ter ficado em segundo lugar no Miss Universo. Porém, com a agenda lotada, ela não pôde ir e o Brasil só foi estrear no certame quatro anos depois, em Londres.

A primeira Miss Mundo Brasil foi a pernambucana Sônia Maria Campos, que ficou no top 8. Naquela época, o Brasil costumava enviar a segunda, ou até mesmo a terceira colocada no Miss Brasil para o Miss Mundo.

O título de Miss Mundo chegou aqui em 1971, com a Miss Guanabara Lúcia Petterle. Em 1977, a gaúcha Madalena Sbaraini foi considerada uma das maiores favoritas da história do evento, liderando as tradicionais apostas em Londres. Ficou na quarta posição.

A partir de 2006, o Miss Mundo Brasil ficou independente do Miss Brasil.

Fonte: UOL

Câmara aprova criação de 20 vagas para médico

Os vereadores aprovaram por unanimidade na manhã de ontem a criação de 20 novas vagas para médico na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra. O projeto foi votado durante a sessão legislativa realizada na manhã de ontem no Plenário Vereador Daniel Lopes da Silva.

O projeto encaminhado à Câmara pelo prefeito Saturnino Masson (PSDB) justificava a criação explicando a necessidade de incluir na lei de criação dos cargos para a realização de um concurso público. De acordo com o projeto a criação das novas vagas já foi objeto de estudo de impacto orçamentário. A intenção é realizar o concurso em atendimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o município e o Ministério Público Estadual.

Os parlamentares aprovaram a criação de duas vagas de cardiologista, duas vagas para cirurgião, duas para ultrasonografista, duas para neurologista e duas para nefrologista. Também foi aprovada a criação de dez vagas para clínico geral plantonista.

Fonte: Redação Diário da Serra

Miss e Mister Mato Grosso 2012 serão escolhidos nesse final de semana

Sábado, dia 05, será um dia que ficará na memória, não só dos tangaraenses, mas como também de inúmeras pessoas do estado inteiro. Amigos, familiares, autoridades e personalidades da grande Cuiabá e das cidades participantes da Miss e Mister Mato Grosso 2012 estarão em Tangará da Serra para tomar conhecimento dos nomes escolhidos, como o padrão de beleza mato-grossense para este ano.

De Tangará da Serra serão dois representantes diretos, o que segundo críticos, apresentam grandes chances de vitória. A Miss Tangará Daniele Trubian, que sempre participou de desfiles, concursos, com uma simpatia e uma beleza muito pessoal, a candidata tangaraense vem conquistando muitos elogios por onde passa, além de muitos olhares que indicam um futuro promissor para a jovem dentro do concurso.

O Mister Tangará Ulisses Carvalho, com uma vasta experiência em passarelas, não só em Tangará, mas em outros estados, trabalhos comerciais e afins, também é um forte candidato entre os homens, acredita-se que sua determinação poderá fazer grande diferença no momento da escolha. O 3º colocado no Mister Tangará 2012, William Aguiar, é a outra possibilidade, entretanto, William foi convidado a representar o município de Nova Olímpia e assim o jovem fará.

Ao todo serão 40 candidatos, divididos em 18 mulheres e 22 homens. Os jurados estarão atentos a cada passo, a cada olhar e a cada gesto emitido pelos proponentes aos títulos, que serão avaliados em três entradas com os trajes de banho, gala e um traje padrão.

“Estamos nos empenhando para fazer deste evento um grande acontecimento. Que a cidade fique orgulhosa de ser a sede da escolha. (…) Um evento como este só vem a contribuir com o município, acaba trazendo pessoas de fora, de outros estados, de outros países, todos os olhares estarão voltados para a nossa cidade”, destaca a coordenadora de cultura, Joeli Siqueira.

PERSONALIDADES – De acordo com o organizador do concurso Edylon Atanásio, a escolha acontecerá na Flyer Eventos, a partir das 20h30 e contará com a presença de inúmeras personalidades, como Miss Brasil, Miss Portugal, Miss Bolívia, dentre outras figuras de grande renome nacional e internacional. “Eventos como este, exigem estes nomes, estas formalidades” comenta.

Após a decisão, a festa continua com uma balada ao som da banda Imitáveis e do DJ Elton Cotrin da capital Cuiabá. Quem quiser adquirir convites de mesas pode estar procurando o quiosque 775 no Tangará Shopping ou no Departamento de Cultura. Sendo que existem as mesas de seis lugares no valor de R$ 150 e as de oito lugares no valor de R$ 200, os ingressos custam 20 reais, sendo que cada pessoa, seja de mesa ou avulso deve levar uma lata de leite em pó que será doada para uma instituição de caridade.

Fonte: Paulo Ramos - Redação Diário da Serra

Salão do Livro começa com debates em torno da leitura e da tecnologia

Uma verdadeira salada de opiniões e ideias, conceitos de toda natureza, técnicas e estilos para agradar até os gostos mais aguçados, mas tudo em torno de um tema: leitura e tecnologia. Assim pode-se definir o 1º Salão do Livro de Tangará da Serra, que começou ontem às 7h30. Milhares de pessoas acompanharam as palestras, visitaram estandes, conheceram projetos e adquiriram livros. 

“Nem mesmo o frio e o feriado atrapalharam, já está sendo sucesso com a participação das famílias, esperamos que hoje também seja assim”, disse Robson Rocha, idealizador do evento.

Ontem, a escritora cuiabana, Neusa Baptista, o cartunista Rick Milk e o jornalista Roberto Boaventura da Silva Sá comprovaram a diversidade do evento desde o primeiro dia. Neusa, por exemplo, veio falar de preconceito, de racismo nas escolas e o despreparo dos professores para lidar com ele, falou sobre identidade, igualdade e respeito. Ninguém melhor do que ela para falar disso, afinal, Neusa desenvolve um dos mais respeitados projetos de arte e cultura do estado, o Projeto Pixain. 

Ela é autora do livro “Cabelo Ruim?”, que trata de racismo, bullying e outras drogas que prejudicam a convivência humana. Uma espécie de autobiografia onde a autora expõe situações de sua vida, seus desafios e inspirações para continuar lutando e mostrando sua capacidade.

O doutor em Jornalismo Roberto Boaventura, politicamente incorreto, como sua própria definição, fez uma viagem no tempo em sua palestra para falar sobre a educação no século passado e hoje, das cartilhas aos computadores. Com opiniões bem definidas, o respeitado crítico mato-grossense participou do bate-papo com Neusa Baptista sobre igualdade racial. “Estamos transformando este país num país de cores e gêneros”, falou ao opinar sobre cotas raciais e ´luta´ contra o preconceito.

Já o ilustrador Rick Milk, autor dos livros “Turma do Mato” e “Diário de um Casal”, possui participação em várias obras mato-grossenses e brasileiras, inclusive uma obra em conjunto com os principais ilustradores da atualidade organizada pelo renomado Maurício de Souza (Turma da Mônica). Ele ministrou palestra sobre como deixar o ensino mais interativo utilizando ferramentas tecnológicas.

À noite foi a vez do pós-doutor em Letras, Benjamin Abdala Júnior, lotar o anfiteatro do Centro Cultural para a sua palestra intitulada “Leituras do mundo e reflexões críticas”. Posteriormente, o advogado, especialista em Direito, Welder Gusmã Jacon, palestreou sobre a geração Y e sua decorrência cognitiva frente a tecnologia.

Salão segue hoje com ampla programação.

O Salão segue até sábado, 05 de maio. Hoje o espaço dos estandes na Escola 29 de Novembro, estará aberto a partir das 7h30, seguindo até 22h. No local o visitante poderá conhecer os autores, pegar autógrafos, comparar livros e ver trabalhos de universidades e empresas envolvidas com a leitura e a tecnologia. Também haverá contação de histórias no tablado, localizado nos fundos do pavilhão. Atores do grupo Identidade contam as histórias dos livros dos autores que participam do evento.

Entrementes, acontece o ciclo de palestras no anfiteatro do Centro Cultural. Benjamin Abdala Júnior, Welder Gusmã Jacon, Cristina Campos, Marli Fantini Scarpelli e Márcio Urel Rodrigues, entre outros, estarão presentes com palestras e bate-papos.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra

Proteger é Cuidar! Vacinação contra a Gripe ocorre de 05 a 25 de maio

Dia D será no sábado (05.05). Objetivo é reduzir a mortalidade, complicações e internações que causadas pelo vírus da influenza.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (influenza) entre os dias 05 a 25 de maio.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe deste ano é imunizar 9.473 pessoas. O número representa 80% da população considerada vulnerável à manifestação grave, que é de 11.841.

O principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza. Este ano, pela primeira vez os presidiários serão vacinados contra Influenza.O dia D será no sábado (05/05), e haverá vacinação no Posto Central, em todos os PSFs, nos 3 postos satélites: Alto da Boa Vista, Santa Lúcia e Vila Alta, Posto de Saúde do Distrito de Progresso e de São Joaquim do Boche. Serão vacinadas crianças de 6 meses completos a menores de 2 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde (levar comprovante de trabalho) e indígenas.

O horário de vacinação no dia 05 será das 08:00min às 17:00, e é muito importante que a população procure chegar mais cedo para evitar filas e transtornos. Principalmente nos postos satélites e nos distritos, que não possuem geladeira específicas para vacina, por isso começarão a ser recolhidas a partir da 16:15h.
Do dia 07 a 25 de maio, a vacinação continuará somente nos PSFs e no Posto Central durante o horário normal de atendimento, 07 às 11 e das 13 às 17h.

VACINA - A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Ministério da Saúde alerta que a vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação – ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, recomenda-se a busca por avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global, de acordo com o ministério. Entre os residentes em lares de idosos, a vacinação pode diminuir em 60% o risco de pneumonia e em cerca de 50% a 68% o risco global de hospitalização, respectivamente.

Fonte: Aline do Monte Braga - Vigilância Epidemiológica / SMS

Tangaraenses no Sul Americano de Karate Goju Ryu faz bonito

Os seis (6)Tangaraenses que participaram do Sul Americano de Clubes de Karate Goju Ryu, em Fóz do Iguaçu/PR, nos dias 27, 28 e 29 pp, representando o estado de Mato Grosso tiveram ótimos resultados:

01 - Isabella Souto da Silva - 02 Ouro
02 - Igor Ferreira Franchini - 02 Ouro
03 - João Emannuel Santos - 01 Ouro - 01 Prata
04 - Iuri Ferreira Franchini - 01 Ouro - 01 Bronze
05 - Eduardo Martins Souza - 01 Ouro - 01 Prata
06 - Antonio Felipe da Silva - 02 Ouro

Total de 09 Ouro - 02 Prata - 01 Bronze = 12 medalhas.

Todos são associados da Associação Olímpica de Karate de Tangará da Serra e filiados à Federação de Karate Interestilos de Mato Grosso (FKIMT). Parabéns Campeões, estes são os votos da comunidade Karateístas de MT.

Prof. Antonio Felipe da Silva
Presidente

14º Café Colonial é sucesso de público

Foi realizado com sucesso o 14º Café Colonial promovido pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O evento tradicional este ano contou com a presença de mais de 500 pessoas. Comidas típicas das comunidades italiana e alemã novamente foram a atração principal, mas o público também foi agraciado com apresentações de danças.

“Foi muito bom. Acima da expectativa que nós tínhamos. A gente está muito agradecido a todas as pessoas que participaram. Aos patrocinadores, a Polly Dance, a imprensa. Este ano foram mais de 70 voluntários e todos trabalhando muito para que o evento seja sempre bom e mais uma vez foi. Então, em nome da comunidade, agradecemos a todos que ajudaram de uma forma ou de outra”, diz o tesoureiro da comunidade luterana, Lamir Weissheimer.

Segundo Lamir, o objetivo de arrecadação estipulado para este ano foi alcançado. O dinheiro cobrirá parte das despesas com o término das reformas do Ginásio Luterano, que está passando por adequações de prevenção de incêndio e rede elétrica. Segundo os organizadores, o Café Colonial resulta em 50% dos recursos necessários para conclusão das obras de reforma no Ginásio Luterano. Os outros 50% a comunidade espera arrecadar com a comercialização dos espaços publicitários no interior do próprio ginásio.

AGRADECIMENTOS – Uma das organizadoras, Elaine Brinker, agradece a todos que compareceram. “Estamos muito contentes em poder realizar um evento desses aqui em Tangará da Serra. O café colonial é tradicional no sul e já é tradicional aqui também. Queremos agradecer a todos os colaboradores e a todas as pessoas que trabalharam para realizar esse café. E esperar que ano que vem a gente possa repetir o mesmo café colonial”, conclui.

Fonte: Redação Diário da Serra

Zé Pequeno deixa liderança de Saturnino na Câmara

O vereador José Pereira Filho, o Zé Pequeno (PT), não é mais o líder do prefeito Saturnino Masson (PSDB) na Câmara. Havia assumido o posto em outubro do ano passado, logo após as eleições indiretas que elegeram o tucano para o mandato tampão que encerra em dezembro deste ano. Em entrevista ao DS, Zé Pequeno diz que se sentiu levado a tomar a decisão de deixar o posto de líder em função de ter seu nome defendido pela direção do Partido dos Trabalhadores como pré-candidato a prefeito.

“A motivação é muito própria da discussão política. A partir do momento em que o meu partido me indicou como pré-candidato a prefeito e a perspectiva também do próprio PSDB ter a candidatura, isso de certa forma colocou até como uma questão mesmo ética. Nós estamos construindo, buscando construir nosso caminho como pré-candidato a prefeito no processo eleitoral e ficaria incompatível estar na liderança do prefeito. Então essa foi a principal motivação”, diz ao garantir que não houve desgaste ou qualquer tipo de problema.

Questionado se o fato de ter sido líder de Saturnino não poderá ser utilizado como discurso adversário, caso seja candidato em palanque oposto ao do atual prefeito, Zé Pequeno diz que não vê qualquer influência dessa situação no pleito eleitoral. Da mesma forma, avalia, os avanços conseguidos neste período com a tranquilidade e paz política, são fruto de um trabalho coletivo.

“Não vejo nenhum tipo de influência. No período em que estive procurei exercer meu papel. Essa questão da estabilidade, da calmaria, das coisas estarem andando com tranquilidade é uma postura do Executivo também, que contribui para esse processo, mas também da própria Câmara Municipal, do conjunto de vereadores também que colaborou e colabora com esse processo. Então o papel da liderança é mediar um pouco essa relação. Tudo o que foi construído é um processo coletivo em que o líder do prefeito colaborou, mas teve todos os outros agentes que colaboraram nesse sentido”, diz.

Prudente, Zé Pequeno diz que nesta fase o quadro de pré-candidaturas ainda é muito instável. Segundo ele, ainda existe no PT espaço de discussão. Segundo ele, trabalha-se a consolidação no chamado Blocão, mas ainda existe a perspectiva de estar também caminhando com outras forças, inclusive com o PSDB.

“Em que pese nós termos uma dificuldade nacional, mas nós temos um relacionamento municipal que não cria nenhum tipo de problema e outras forças políticas que estão se movimentando. Então esse quadro pré-eleitoral é muito volátil, é muito instável”, explica.

BLOCÃO – Na avaliação de Zé Pequeno, a entrada do PT no chamado “Blocão” com PTB, PRB, PP e PMDB foi decisiva para que deixasse o posto de líder do prefeito na Câmara. “O partido sinalizou para uma perspectiva de um outro rumo. Eu não me senti muito confortável para estar nessa condição de liderança. Não que eu vá atrapalhar o governo, ou que eu vá ficar jogando pedra no governo, porque esse não é meu perfil parlamentar, mas criou uma certa angústia. E eu não gosto de viver com angústia. Eu falo sempre que o ser humano veio mundo para ser feliz, então tudo aquilo que te causa algum tipo de incomodação e inquietação você deve deixar. E essa situação me causou uma certa angústia, uma certa inquietação”, justifica.

Fonte: Redação Diário da Serra

Clínicas de Odontologia

ALEGRA ODONTOLOGIA
Rua Antonio Hortolani, 272-W - Centro
Fone: (065) 9 9917-8585
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

CENTRO ODONTOLÓGICO DO TRABALHADOR
Rua Benedito P. de Oliveira, 37-N - Centro
Fone: (065) 3326-0708
Cel: (065) 9 9643-1828
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

CLARIDENTE - ODONTOLOGIA
Rua José Corsino, 246-W - Centro
Fone: (065) 3326-2301
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

CLÍNICA ODONTOLÓGICA VIVATTI
Dra. Neiva Iagla Belai

CRO -MT 5511
Rua Manoel Dionísio Sobrinho, 144-S - Centro
Fone: (065) 3325-1141
Cel: (065) 9 9967-8855
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Informações

CLÍNICA PERSONALLE
Av. Tancredo Neves, 805-W - Jd. Tanaka
Fone: (065) 3326-6052
Cel: (065) 9 9932-0454
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

COP+ CENTRO ODONTOLÓGICO
Rua Antonio Hortolani, 402-W - Centro
Fone: (065) 3329-2030
Site: www.copmais.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

DENTAL CLÍNICA
NSTITUTO DE ODONTOLOGIA
Rua Antonio José da Silva, 143-W - Centro
Fone: (65) 3326-3100
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

DENTALITTÈ
ODONTOLOGIA DO FUTURO
Rua 12-A nº 397-W - Jd. Tangará I
Fone: (65) 3326-0483
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

FALCÃO - ORTODONTIA E
SAÚDE BUCAL
Av. Brasil, 1129-S - Centro
Fone: (65) 3326-8907
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Ver no Mapa

FÊNIX ODONTOLOGIA
Rua Euclides G. Medeiros, 360-S - Centro
Fone: (65) 3326-7471
Cel: (65) 9 9627-9737
Cep: 78300-000
Ver no Mapa

GASPAROTTO ODONTOLOGIA
Rua Celso Rosa Lima(26), 662-N - Centro
Fone: (065) 3326-0800
Cel: (065) 9 9678-8491
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

IDENT ODONTOLOGIA
Rua Manoel Dionísio Sobrinho, 262-S - Centro
Fone: (65) 3326-2091
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

IMPLA ORTO
Av. Ismael J. Nascimento, 758-W - Sala 101
Jd. Santa Lúcia
Fone: (65) 3326-1834
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

INSTITUTO FACIS
CLÍNICA ODONTOLÓGICA
Av. Ismael José do Nascimento, 270-W - Pq. das Mansões
Fone: (65) 3326-3972
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

NEO ODONTOLOGIA ESPECIALIZADA
Av. Nilo Torres, 740-W - Pq. das Mansões
Fone: (065) 3326-3081
E-mail: [email protected]
Site: www.neoodontologia.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

ODONTO EXCELLENCE
Av. Brasil, 1945-S - Vila Alta
Fone: (65) 3326-2663
Cel: (65) 9 9950-2663
Site: www.odontoexcellence.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

ODONTOVIDA
Rua Sebastião Barreto, 157-W - Centro
Ed. Constantino - 2º andar - sala 14 - 2º
Fone: (065) 3326-0106
Cel: (065) 9 9935-7534
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa


ORAL CLÍNICA
Rua Antonio José da Silva, 72-W - Centro
Fone: (65) 3326-3866
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

ORTOMASTER 
ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL
Rua Euclides G. Medeiros, 1441-S - Vila Alta
Fone: (65) 3326-2201
Cel: (65) 9 9997-2717 - WhatsApp
Cel: (65) 9 8117-1004
E-mail: [email protected]
Site: www.ortomastermt.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

PASSAMANI ORTODONTIA
Rua Antonio José da Silva, 99-N - Centro
Fone: (65) 3326-0660
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

PREV-CLIN ODONTOLOGIA
Av. Tancredo Neves, 188-N - Centro
Fones: (65) 3326-0790 
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

VIVÀZ SAÚDE INTEGRADA
Dra. Daiane Angélica Ronsoni
CRO-MT 6217
Cirurgiã Dentista
Rua Olívio de Lima, 157-W - Centro
Fone: (65) 3326-4549
Cel: (65) 99627-4063
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa