Tangará foi palco para competições nacionais de Ciclismo

Tangará da Serra sediou neste final de semana duas competições válidas pelo Ranking Nacional de Mountain Bike Maratona e Ciclismo Olímpico. A competição começou no sábado com a disputa da final do certame de 2012, na modalidade do Cross Country. E no domingo, foi a vez dos atletas do Ciclismo Olímpico mostrarem sua garra. Uma estrutura foi montada na Avenida Tancredo Neves para realização da prova.

O presidente da Federação Matogrossense de Ciclismo (FMTC) Manoel Lima, afirma que a competição visa colocar os atletas em nível nacional para que consigam acessarem o Bolsa Atleta. A competição teve a participação de ciclistas de Rondônia, Mato Grosso do Sul, São Paulo além de Tangará, Rosário Oeste, Acorizal, Nobres e Barra do Garças.

Lima avalia o ciclismo no estado, como um esporte de ponta e que conta com os melhores atletas de todo país nas categorias de base, mas ainda assim os ciclistas sofrem com a falta de apoio. “A falta de apoio para esses atletas principalmente do governo e das prefeituras é grande”, diz o presidente ressaltando que somente através do Bolsa Atleta, é que eles conseguem suprir essa dificuldade de patrocínio. “Para conseguir a ajuda do governo, o atleta precisa conquistar o sexto lugar. O auxílio é de R$ 800 por mês, que ameniza o desgaste na busca de apoio e patrocínios”, frisa.

Este foi o último evento do ano da Federação, que a partir de agora irá se dedicar na montagem da documentação para o Bolsa Atleta (2 de janeiro a 31 de janeiro de 2013). As competições encerraram-se neste ano, mas o treino continua entre todos os atletas.

Fonte: Redação RP